01
02
2021

Leituras de Janeiro e Como Ficou Meu Reading Journal

Oi, meus companheiros leitores, tudo bem por aí? Janeiro já acabou e por isso pensei em conversar um pouco com vocês sobre as leituras do mês. Eu fazia isso aqui no blog há muito tempo atrás, mas acabei deixando de lado. Porém, como comecei a preencher meu Reading Journal (ou Caderno de Leituras, como preferir), achei que seria legal mostrar pra vocês. Até porque tem muita coisa que eu leio que eu acabo não trazendo em forma de post aqui no blog. Desse jeito, posso comentar sobre o que li e só fazer um comentário breve.

Quer dizer, “breve”, porque se tem algo que eu gosto de fazer é escrever, né?

Como Ficou Meu Reading Journal de Janeiro

Books Read

A estantezinha de “Books Read” (arrependida de não ter colocado “livros lidos”, mas vida que segue) começou a ficar colorida. Muita gente usa uma legenda para colorir os livros, como um gênero de cada cor, ou uma cor para cada formato… Mas eu fiz mais ou menos de acordo com a capa do livro original mesmo. Ah, e não escrevi o título na lombada, achei que seria muita poluição visual.

Dias Lidos

O calendário de dias lidos também está todo preenchido. A única coisa é que é algo aproximado. A grande maioria dos livros que leio é pelo Kindle e nem sempre os ebooks tem marcação por páginas, então eu meio que calculo o quanto li. Do lado marquei os títulos dos livros que li em janeiro e a data de término de cada um. Em fevereiro pretendo colocar a data de início e fim das leituras, acho legal ver quantos dias levei para ler o livro.

Os Livros Lidos

Finalmente, a parte de cada um dos livros. Em janeiro, fui lendo e fui escrevendo pequenas notas sobre cada um deles depois que terminava. Porém, eu deixei para fazer isso depois que terminei cada uma das leituras e estou pensando se não é melhor eu ir fazendo notas durante a leitura. Meu problema com isso é que não costumo parar para escrever meus pensamentos enquanto ainda estou lendo. Acho que quebra o ritmo. Mas pode ser questão de adaptação, também. Por isso, estou pensando em tentar.

Resumo de Janeiro

A última página do mês é o Resumo de Janeiro. Ainda estou decidindo o que devo marcar aqui. Nesse mês, coloquei o total de livros lidos, de páginas lidas, os tipos de livro que li, formato, protagonistas e a minha classificação. Uma coisa que provavelmente vou mudar é a classificação, já que não uso muito. Devo trocar por livros em inglês/tradução/nacional, para saber quantos estou lendo de cada um.

Não esquece de seguir meu Instagram de planners e coisas de papelaria, o @maritheplanner. Quase sempre o Reading Journal aparece por lá!

Leituras de Janeiro

Em janeiro, li doze livros. E sim, para quem escreveu que tem uma meta mais baixa em 2021, pode parecer estranho. Mas eu não quero necessariamente ler menos, só não quero a pressão de ter uma meta alta para atingir. E em janeiro eu li muitos livros curtos, inclusive contos que tinham em torno de 60 páginas. Não vou falar sobre todos, então se tiver algum que eu não comentei e você quiser saber mais, me avisa que eu conto sobre a leitura em mais detalhes.

Romances de Banca

Eu li dois romances de banca (que sim, pra mim é uma categoria à parte) que também são bem curtos. Os dois são da Miranda Lee, uma autora que eu gostava muito quando consumia mais livros desse tipo. Porém, esses dois não gostei tanto.

Contos

Também li dois contos da Renata Lustosa, que escreveu Confissões de Uma Terapeuta. Contrato de Natal e Cale-se Para Sempre são bem gostosinhos de ler e rapidinhos, por isso recomendo. Eles estão no Kindle Unlimited, então fica até fácil de ler. Outro nacional que está no KU é o Disponíveis Até o Natal, da R. Christiny. Gostei muito por causa da amizade entre as personagens e é um livro divertido. Se for seu estilo, vale a pena dar uma chance.

Livros em Inglês

Esse mês três dos livros que li foram e-books em inglês. Um deles, The Ultimate Pi Day Party, acabou sendo meu preferido do mês. É da autora Jackie Lau e traz um protagonista asiático (de descendência chinesa). Coming Up Roses é inspirado em Orgulho e Preconceito, também gostei muito da leitura.

Já os dois últimos lidos, Teoricamente Princesa e Simplesmente Nova York, provavelmente ganharão posts aqui no blog, por isso nem vou comentar nada.

Então acho que é isso, esse foi meu Janeiro em leituras. Como foi o seu? Deu pra ler muito ou não estava animado? Qual sua leitura preferida?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments