18
01
2021

O Duque Muquirana – Lucy Dib

Bom dia, boa tarde ou boa noite, prezados leitores desse blog literário. Tudo bem com vocês? Estou aqui para compartilhar a primeira leitura do ano, O Duque Muquirana. Esse ebook veio da parceria do blog com a Pitangus Editorial e é o segundo da série Lordes Imperfeitos. Se quiser conhecer também sobre o primeiro, O Conde Sovina, é só ler o post aqui no blog. Eu fiquei bem interessada nesses livros porque são romances de época escritos por autoras brasileiras. Além disso, ainda tem um diferencial: no meio da história, a autora do outro escreve uma carta para dar uma reviravolta na história. Ou seja, em O Duque Muquirana, a Moira Bianchi escreveu uma carta surpresa para tornar a vida da Lucy Dib um pouco mais agitada. Se você quiser saber o resultado disso, é só continuar a ler esse post.

Autor: Lucy Dib
Série: Lordes Imperfeitos #2
Editora: Pitangus Editorial
Páginas: 164
AdicioneSkoob

A História de O Duque Muquirana

A protagonista de O Duque Muquirana é Jemina, uma jovem nobre que está tentando escapar de alguma coisa. Porém, não fica claro logo de cara o que seria isto. Apenas que ela está fugindo do pai, um comerciante que ganhou um título de nobreza e que impõe suas ordens sobre a filha. Ela pede ajuda de sua vizinha, Lady Abigail, por quem tem muito carinho, e a senhora não hesita em ajudar. Assim, as duas vão visitar o sobrinho de Lady Abigail, Oliver, o duque de Shropshire. Entretanto, Lady Abigail convenientemente esquece de esclarecer para as suas famílias quem está indo visitar, com o intuito de atrasar qualquer busca por Jemina.

Oliver respeita demais a tia, mas logo percebe que nem ao menos o sobrenome correto de Jemina ela está lhe dizendo. Portanto, claro que fica desconfiado e tenta extrair informações das duas. Por sua vez, Jemina não consegue entender como alguém na posição de Oliver, um duque, pode ser tão pão duro. Os dois passam a se cutucar em suas conversas, o que não diminui a crescente atração entre os dois.

Também conhecemos na história o melhor amigo de Oliver, Nicolas. No que Oliver é fechado, Nicolas é sociável e charmoso. Jemina acaba se sentindo mais à vontade com Nicolas, o que resulta em alguns pequenos ataques de ciúmes de Oliver. Ainda temos a criada pessoal de Jemina, Rosaline, que tem uma grande participação na história. Isso porque ela tem muito mais liberdades do que uma criada da época normalmente teria, já que foi criada com Jemina e as duas se tornaram muito amigas.

Lendo O Duque Muquirana

A história de O Duque Muquirana foi bem gostosa de ler. Não tive tantas dificuldades com a linguagem utilizada dessa vez, apesar de em alguns pontos ela ainda ser rebuscada. Eu teria esperado um pouco mais de energia de Oliver, mas conforme a história vai se desenvolvendo, o personagem ganha impulso. Jemina é mais consistente e logo fiquei intrigada sobre qual seria o motivo de sua fuga. Quanto mais ela revela sobre sua família, mais indignada eu ficava sobre a maneira como ela era tratada.

Os personagens secundários ajudam muito a explorar a história. Tanto Nicolas com sua jovialidade quanto Rosaline com suas observações protagonizam cenas mais leves em meio ao turbilhão de preocupações.

Eu ainda acho estranho ler sobre nobres da época da regência que são pão-duro a esse ponto. Oliver não oferece bailes, controla os gastos com velas e comida em sua propriedade, por exemplo. Embora seja muito interessante e claro, eu imagine que tenham existido homens assim ao longo da história. Mas existia também uma responsabilidade social desses nobres. Um duque, por exemplo, gastava para investir e proteger aqueles que viviam sob seu ducado.

Enfim, acho que o que estou tentando dizer é: exageros são ruins. Independente de se é um nobre que gasta demais ou um nobre que gasta pouco, se não houvesse equilíbrio, as pessoas mais simples sofreriam.

Porém, o fato de termos protagonistas com essas características, fugindo do mais comum em romances de época, é algo que convida a pensar e a discutir. Por isso, recomendo a leitura dessa série. Sair um pouco do mesmo, conhecer outro tipo de personagem com outro tipo de atitude renova a vontade de ler romances do gênero. Além disso, é uma produção nacional e isso também precisa ser valorizado.

Os Lordes Imperfeitos

Tanto O Conde Sovina quanto O Duque Muquirana encontram-se disponíveis para compra ou de graça para assinantes do Kindle Unlimited. Além dessas opções, logo teremos as edições físicas, para quem prefere ler no papel. Para saber mais, acompanhe @pequenosretalhos no Instagram, vou sempre postar as novidades por lá.

* Esse livro foi recebido em parceria com a editora.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments