10
11
2015

Terças Whovians: The Zygon Inversion

Eu sei que nós já tivemos um post hoje sobre Doctor Who, para comemorar o aniversário de Neil Gaiman. Mas hoje é terça-feira e não podia faltar o já tradicional post sobre o episódio que foi ao ar no sábado. Nós já estamos no oitavo episódio dessa nona temporada, se é que dá para acreditar, e nesse fim de semana tivemos a conclusão da história da semana passada. Você já sabe: clicando no “Continuar lendo” muitos spoilers, então só faça isso se já tiver assistido ao episódio ou se quiser saber o que aconteceu:ziv

ziv01Começamos o episódio com a Clara (a verdadeira Clara, não a Zygonella Bonnie) acordando. Descobrimos então que como ela ainda é mantida viva dentro do pod, ela pode mover parte do corpo da Zygon sem que Bonnie ao menos perceba. É assim que ela atrapalha Bonnie ao ponto de conseguir dar tempo ao Doctor para que ele e Osgood escapem do avião em pára-quedas. Depois ainda consegue mandar uma mensagem para o Doctor avisando que ela está viva.

ziv02Acreditando que o Doctor estava aniquilado, Bonnie volta ao QG da UNIT para procurar a caixa Osgood, com a qual ela poderá forçar todos os Zygons que estão vivendo entre os humanos, camuflados, a se revelarem. Seu objetivo é causar pânico para levar a humanidade e os Zygons a uma guerra. ziv04Mas Clara, claro, não vai deixar que Bonnie leve seus planos adiante. Como o Doctor diz para ela (e para Bonnie também) que ela não pode revelar o que é a caixa Osgood para os Zygons, a Zygon logicamente tenta descobrir o que puder dela, utilizando dos batimentos cardíacos para definir se ela está falando a verdade ou não. ziv05Clara revela para a Zygon que mesmo podendo passar pela segurança e chegar até a caixa Osgood, já que a chave é seu próprio corpo, ela precisará de ajuda quando chegar até a arma secreta.ziv06E o mistério de como é a caixa Osgood é revelado… e não dá para não pensar: bem, claro que é isso. Na verdade, são duas caixas, já que existiam duas Osgood. E como a Bonnie vai saber qual das caixas fará o que ela quer? Segundo o Doctor, uma delas fará com que todos os Zygons tomem sua forma natural, mas a outra lançará o gás letal para todos os Zygons, exterminando-os da Terra. ziv07É com o Doctor chegando à UNIT que as coisas ficam interessantes. Essa última temporada de Doctor Who realmente está muito melhor do que a anterior, que tinha desanimado boa parte do fandom. E esse episódio acabou por confirmar ainda mais essa impressão. É interessante ver a série voltando a ser o que era antes. O desenrolar da possível guerra entre Zygons e humanos e mais ainda, a atuação de Capaldi no discurso do Doctor fez toda a diferença.
ziv08Fora que a ideia de duas caixas com dois botões cada uma, um dizendo “verdade” e o outro “consequências”, sem nenhuma explicação de qual botão faz o quê, é muito intrigante e definitivamente algo que eu vejo o Doctor fazendo. Colocar a Zygon Bonnie e a Kate Stewart frente a frente, com o poder de começar uma guerra ou terminá-la e ainda chamar a situação de um protótipo de todas as guerras que já aconteceram é brilhante, porque é exatamente aquilo que estava acontecendo ali. ziv09O momento é cheio de tensão até que Kate decide que não utilizará nenhum dos botões. Então, o Doctor passa a tentar convencer Bonnie a desistir de apertar qualquer um dos botões. Vou ser sincera: o discurso teria sido muito mais impactante se o especial de 50 anos não tivesse acontecido. Seria mais interessante ver um Doctor corroído pela culpa aqui ao invés de simplesmente alguém que “quase” fez alguma coisa. Acho que é isso que tanto me entristece quando penso naquela história: a oportunidade perdida de ter um Doctor que usa a sua experiência por mais dolorosa que seja para fazer o bem. Agora, toda essa dor meio que perdeu o sentido. ziv10Por fim, Bonnie compreende o que o Doctor que dizer e mais do que isso, passa a pensar como ele, ao se dar conta de que as caixas estão vazias, o que eu também achei genial. Aliás, tive que rir quando percebi que a memória da Kate já tinha sido apagada umas quinze vezes, o tanto de vezes que ela já havia passado pela mesma situação. E no fim a Bonnie vira mais uma Osgood (o cargo tava vago, errrr).

Gostei desse episódio e minhas únicas ressalvas são realmente quanto ao episódio de 50 anos. Achei que tanto Capaldi quanto a Jenna atuaram super bem e que agora sim estamos conhecendo o Doctor dele. Achei a Osgood interessante e amei a firmeza dela em não dizer se era a Zygon ou a humana, porque isso não importava (ela é… um híbrido #memedw #whoviansentenderao). Foi um episódio digno de Doctor Who e fiquei feliz com ele.

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Mariáh
8 anos atrás

Eu to muito atrasada em doctor who, to acompanhando junto com a cultura acredita? hahaha
Mas estou amando! Ia assistir no netflix, mas já sabe o que eles fizeram né? :/
Preciso baixar agora…
Beijos <3

Maria Lourdes
Maria Lourdes
Reply to  Mari
8 anos atrás

Comecei a comprar os DVDs, apesar de ter no meu computador também.

maslessa
8 anos atrás

So digo uma coisa: queria Osgood como companion, e digo mais (kkkk) essa temporada não teve um ep ruim ate a gora in my opinion.

PS: Mari, adoro seus textos de DW

Maria Lourdes
Maria Lourdes
8 anos atrás

Mas quanto ao episódio, que coisa mais linda! Que atuação do Capaldi, épica! Quem não assistiu, deve reservar um tempinho e aproveitar cada minuto! E que bom que você deu uma chance ao Capaldi, Mariana! Valeu! E quanto ao especial de 50 anos, pode ter outra finalidade. O Moffat não dá ponto sem nó. Acho que o Doctor vai ter que ser, mais do que anti-violência: vai ter que ser um pacifista. Porque se ele fizer Gallifrey voltar ao espaço normal, a Guerra do Tempo recomeça imediatamente, como eu já disse. Vimos isso em Time of the Doctor. Para poder… Ler mais

Maria Lourdes
Maria Lourdes
8 anos atrás

Sim…..

Em lugar nenhum
8 anos atrás

O melhor discurso do Doutor foi dado nesse ep.
Mariana