03
05
2017

Acabei de Ler: O Canto Mais Escuro da Floresta – Holly Black

Eu amo ler fantasia, vocês já sabem. Mas às vezes existem alguns tipos de fantasia que eu acabo não lendo tanto. Quando recebi O Canto Mais Escuro da Floresta do Turista Literário, por exemplo, notei que nunca tinha lido uma fantasia com fadas. Não porque não gosto, mas nunca tinha tido a oportunidade antes. O folclore criado ao redor dessas criaturas tem várias obras baseadas nele. Esse foi um dos motivos pelos quais fiquei curiosa para lê-lo. E foi uma leitura bem gostosa, por isso vim conversar sobre esse livro com vocês.

Título Original: The Darkest Part of the Forest
AutorHolly Black
Editora: Galera Record (selo da Editora Record)
Páginas: 290
Adicione: Skoob | Goodreads
Para comprar, clique: 

A História de O Canto Mais Escuro da Floresta

Quando vi a capa do livro e sua sinopse, não sei porque, achei que a história seria contada por crianças. Porém, na realidade, os personagens principais, Hazel e Ben, são adolescentes. Eles são irmãos que vivem em Fairfold, uma pequena cidade que tem sua história repleta de encontro com o Povo, que vive nas florestas. Essas criaturas mágicas convivem relativamente em paz com os humanos… Até que não convivam mais. Na verdade, parece que eles brincam com as pessoas como bem querem, principalmente com os turistas.

Os pais de Hazel e Ben nunca foram pais primorosos. Por isso, os dois viviam entrando cada vez mais fundo na floresta.  Convivendo com o garoto de chifres que dorme dentro de um caixão de vidro. Sempre se autointitulando guardiões que salvavam os desavisados dos caprichos das criaturas. Até que o garoto acorda e tudo isso começa a lhes causar problemas…

O Que Eu Achei da Leitura

É uma leitura diferente, principalmente pelo folclore apresentado ser bastante amplo. O número de criaturas e sua diversidade é alto, o que confunde um pouco no começo. Mas é intrigante ver como a autora mistura as criaturas místicas com o colegial americano e suas lutas pela popularidade.

Além disso, as várias referências à cultura geek não passam desapercebidas. Tem até referência a Doctor Who! Claro, considerando que Holly Black é uma das autoras de Doctor Who – 12 Doutores, 12 Histórias, isso não é surpresa. Mas também existem várias outras referências, como ao vestido amarelo de Bela em A Bela e a Fera, ou a Harry Potter. 

Um dos pontos mais fortes no livro, na minha opinião, é como a autora desenvolve a relação entre os irmãos. Sim, eles se amam muito e protegem um ao outro. Porém, a relação entre os dois é mais complexa que isso e eu acredito que tenha sido muito bem explorada.

O final foi bem satisfatório. Gostei da maneira como o folclore das fadas e de todas as outras criaturas foi utilizado. Sem dúvida, o grande trunfo de Holly Black é a junção do mundo das fadas com o mundo do high school americano. Há aprofundamento nos sentimentos dos personagens, mas também há o elemento fantasia que nunca deixa de se fazer presente. É uma leitura que eu recomendo.

E vocês, já leram livros sobre fadas e afins? O que acharam?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

113 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Evelyn
3 anos atrás

Eu adoro fadas! Ainda não li nenhum livro que fale sobre isso, mas gostaria! Essw livro parece ser muito bom, tenho muita vontade de ler ele!
By: Evy | atravesdaescrita.blogspot.com

Clayci
3 anos atrás

Quando vi alguns blogueiros recebendo esse livro, me apaixonei pelo presskit.
A capa é linda e fiquei com vontade de ler..
E AGORA vendo vc falar das referências a vontade só aumentou

Cíntia Carmellin
3 anos atrás

Parece ser ótimo o livro, boa resenha! Abraços.

Lucianna
3 anos atrás

oi Mari!!
Não tinha ouvido falar sobre esse livro, deve ser daquelas leituras que te prendem do princípio ao fim 🙂
bjs, ótima resenha

Kaila Garcia
3 anos atrás

Fiquei simplesmente apaixonada pela capa desse livro, não o conhecia e achei bem interessante! Excelente indicação. ❤

http://www.kailagarcia.com

Kassia Gular
3 anos atrás

Adorei, sem contar que a ilustração é linda demais.
Bjs ♥

Michelle
3 anos atrás

Olá, estou louca para ler este livro, vi que muitas blogueiras receberam, ele tem uma capa e premissa maravilhosa, sou fã de ficção e sabendo sobre as criaturas a ansiedade só aumenta, adorei sua resenha e opinião sobre a leitura, parabéns pelo blog, beijos!

Esther
3 anos atrás

Olá Mari, tudo bem?
Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa. Já li histórias em que tinham fadas, mas também tinham vampiros e etc. Fiquei bastante curiosa após ler sua resenha, já está na lista.
Beijos!

tatuga as palhacitas
3 anos atrás

Parece ser uma ótima história, mesmo não gostando muito de contos, mas confesso que me deixou bastante curiosa rs um beijos

Karine Fernandes
Karine Fernandes
3 anos atrás

Achei o kit desse livro lindo. É tão cheiroso. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas não é uma leitura que me vejo fazendo agora apesar de você ter gostado. Porém ameiiii suas fotos. Parabéns pelo lindo trabalho.

Beijos.

Oscar Calixto
3 anos atrás

Mesmo não sendo o tipo de literatura que me desperta interesse, a sua resenha consegue vendê-lo bem. Embora nã vá comprar… rsrsr Gostei da tua escrita e do teu blog

Luíza Braz
3 anos atrás

Parece bem bacana, irmaos que se amam e se protegem, difícil ver isso hj em dia. Mesmo sendo um conto de fadas, é interessante.

Fran Scandolara
3 anos atrás

Oi, Mari
Não sou muito fã de livros de fantasia, mas parece que essa história é um pouco diferente. Se você não dissesse que são fadas eu pensaria neles como personagens humanos.

Parabéns pelo blog.
https://sobrecadamomento.blogspot.com

Erick Correia
3 anos atrás

Adoro histórias que falam de fadas. Fiquei com vontade de ler principalmente pela descrição que você fez que tem um toque de high school americano. Fiquei curioso pra entender.

Amanda
3 anos atrás

Gostei muito da resenha. Adoro fantasia e criaturas encantadas, com certeza vou ler esse. É um livro único, stand alone, ou é parte de uma série?

Beijos!

Tatiana Aponte
3 anos atrás

Oi Mari, tudo bem?? Legal que você tem o hábito de ler, já te considero muito por isso. São poucas as pessoas que gostam de ler, de abrir um pouco a imaginação e se deixar levar. O livro que você comentou – O Canto Mais Escuro da Floresta – me pareceu ser uma leitura fácil, ainda que no começo haja uma profusão de personagens místicos, como você mesma ponderou. O interessante é que a autora parece usar de uma linguagem acessível e faz uma das coisas que eu mais admiro, coloca referências de outras obras na sua, para chamar mais… Ler mais

Melaine Negreli
3 anos atrás

Encantador este livro,a capa é linda e vontade de ler de cara.

Rob Camilotti
3 anos atrás

Oi, tá aí mais uma história e um livro que não conhecia. Assim como você Mari também não desprezo o poder de uma fantasia muito bem construído, com personagens interessantes.

Adorei a resenha; muito bem escrita!

Até o próximo comentário, haha!

Alice Martins
Alice Martins
3 anos atrás

Olá, tudo bem?

Ainda não conhecia o livro, mas já fiquei mega curiosa. Sou apaixonada por fantasias e gosto de ler as mais diversas. Já li algumas com fadas, mas creio que não tinham um folclore tão atrelado como parece-me ser o caso deste livro. Com certeza irei pesquisar mais sobre a obra, pois me encantou!

Beijos!

Thamiris Alves
3 anos atrás

Também nunca li nada com fadas no foco, fiquei curiosa.
Os livros da Cassandra até tem fadas mas são bem diferentes rs
Gostei do post. bjos

Death Life
3 anos atrás

Adorei o livro, a capa é um amorzinho, o título também e gosto muito de histórias com seres sobrenaturais e fantasia.

Kimberly Camfield
3 anos atrás

Eu nunca li um livro específico de fadas. Já li alguns livros de mitologia, fantasia e magia, nos quais elas aparecem, mas não são o foco da história. E nem preciso dizer que PRECISO COMPRAR ESSE LIVRO! Não apenas por abordar um universo mágico, o que adoro, mas também porque essa capa é linda demais! Morri de amores pela fonte do título, pelo nome do livro e claro, pela capa. Tudo nele é lindo demais e convidativo para ler.

Beijos

Flávia Oliveira
3 anos atrás

Não é o tipo de leitura que gosto. Mas eu fiquei apaixonada por essa capa, certamente iria dar uma folheada só por isso, rs.

Fábrica dos Convites
3 anos atrás

Já tinha visto o livro por aí e lido algumas resenhas. O enredo parece bom, ainda mais por falar de folclore e pelo mundo geek inseridos, uma mistura interessante.
A capa esta muito bonita e gostaria de ler.
Bjs, Rose.

Karol Rabêlo
3 anos atrás

Como não amar livro sobre fadas?
Adorei a Capa e me conectei muito com livro: gosto muito deste tipo de fantasia!
Beijo ♥

Bruna Morgan
3 anos atrás

Eu geralmente também não leio contos de fadas, mas a sua resenha deixou um ar tão confortável que deu até uma vontade de ler huahua

Júlia Raquel
3 anos atrás

Eu já estava namorando este livro, pois me interessei muito pela premissa do mesmo. Preciso confessar que a sua resenha só me deixou ainda mais curiosa. Sem falar que esta edição da Galera está muito apaixonante!

Beijos
http://paginasincriveis.blogspot.com.br/

Kelly Mathies
Kelly Mathies
3 anos atrás

Eu li esse livro e terminei com aquele quentinho no coração, sabe? Não sei bem o motivo, mas fiquei muito emocional e nostalgicamente afetada pela história. Sabe quando você termina a leitura e quer se agarrar à história? Foi isso <3 Adorei tua resenha e adorei o livro rs, vale muito a pena conhecer os personagens e a relação entre eles.

Marcia
3 anos atrás

Olá!
A capa do livro é linda!
Bem legal quando lemos algo do nosso gênero favorito e não nos decepcionamos!
Contudo a história não me atraiu, apesar de ler alguns livros de fantasia, não sou muito fã de contos de fadas. rs

Suelane Pereira
3 anos atrás

Recebi esse livro no turista literário, estou louca para lê-lo mas dou prioridade a livros dos parceiros.
Sua resenha só me deixou com mais vontade.

Bjs
Suka
http://www.suka-p.blogspot.com.br

Marcia
3 anos atrás

*Não gosto de histórias sobre fadas rs

Ana Letícia Ribeiro
3 anos atrás

Que capa mais fofa! Amo livros de fantasia.

Sthefani Monteiro
Sthefani Monteiro
3 anos atrás

Adorei a temática do livro, com certeza vou ler algum dia. O livro parece ser otimo, além da capa ser bem convidativa! Otima indicação.

Ana Carolina Domingues
3 anos atrás

Fiquei apaixonada pela capa desse livro, eu deixaria ele decorando a minha escrivaninha porque ele parece uma caderneta. O bom é que a história também me interessou, já quero!

Maria Victoria
3 anos atrás

Oie!
Tô com esse livro pra ler, ele veio na minha caixinha também! 😀 Talvez se não fosse por ela, eu também nunca pegaria para ler… Adorei a sua resenha e fiquei feliz por saber que tem referência a Doctor Who, minha série favorita <3

Ane Carol
Ane Carol
3 anos atrás

Pretendo ler esse livro ainda esse mês, mas ainda não tinha lido nenhum resenha sobre ele. Foi legal saber um pouco sobre a história, mas sem pegar spoilers. Espero gostar da leitura. Parabéns pela resenha.

Rubyane
3 anos atrás

Acho que os únicos livros que li que tinham fadas são os da Cassandra Clare.
Acho histórias que envolvam fadas fascinantes, uma pena que é difícil encontrar histórias que tenham essas criaturas.
Tenho bastante vontade de ler algo da Holly Black e esse livro me interessa bastante (sem falar que essa capa é linda). Sua resenha ficou ótima, me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro!
Vem cá, você sabe se ele (o livro) tem continuação ou se é um livro único?

Erika Monteiro
3 anos atrás

Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o livro mas já fiquei curiosa para lê-lo. Quem não gosta de fadas ou nunca pensou em conhecer uma “Sininho”? rs A referência a flores, borboletas e a floresta deixa o livro ainda mais incrível. Amei suas fotos e já coloquei o livro na minha listinha de futuras leituras. Beijos, Érika =^.^=

Gislaine
3 anos atrás

Eu já li outro livro da Holly Black, Boneca de Ossos, e minha experiência foi tão gratificante que iria querer ler esse livro mesmo que a premissa não me interessasse tanto – mas não é o caso. Estou muito ansiosa pela leitura!
Literalize-se!

emily ferreira
3 anos atrás

Adoro resenhas e essas fotos estão incríveis. Esse é um livro que me chamaria a atenção pelo titulo, confesso que amei e já ta na minha lista de desejados.

Hemylly
3 anos atrás

Esse livro está em minha lista já tem algum tempo. Livros sobre fada eu li alguns principalmente sobre súcubos!

Tatiana Castro
3 anos atrás

Oi, Mari!
A capa realmente ficou um pouco infantil, mas confesso que adorei…rs… eu acho que fantasia sempre aflora aquele lado infantil que todo mundo tem. Se menciona HP eu já quero ler…rs…

Beijos!
Gatita&Cia.

Ana Caroline Cruz dos Santos
3 anos atrás

Olá, tudo bem? Também amo fantasia mas nunca tinha lido antes algo sobre fadas. Isso por si só, já seria um motivo para adicionar a leitura. Tendo nome Holly Black, essa capa LINDA, e um ponto positivo para o livro, com certeza está entre meus desejados. Dica anotada e ótima resenha <3
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com

Luan
Luan
3 anos atrás

Oi, tudo bem?
Eu tenho esse livro por aqui, gostei bastante da divulgação que a editora fez a respeito e de certo modo quando recebi fiquei extremamente surpreso porque ela é autora de As Crônicas de Spiderwick, um dos meus filmes favoritos da vida. Ainda não tive oportunidade para conhecer a história, mas após essa resenha eu tenho certeza que irei dar uma chance brevemente <3

Beijos,
http://www.justificou.tk/

Amanda Luizari
Amanda Luizari
3 anos atrás

Oi tudo bem
Vou ser sincera: fiquei interessada nesse livro mais pela capa do que qualquer outra coisa, hahahahahaha. Achei linda, as cores estão maravilhosas, a fonte combina super bem… A história também me encantou e quero conhecer a escrita da Holly Black. Vai ser uma das minhas próximas leituras!

Allana Império
3 anos atrás

A mitologis das fadas não me é totalmente desconhecida, porém nunca me aprofundei de fatos, a não ser em algumas menções, marjoritariamente, repentinas em algumas obras já lidas. Uma coisa é fato, adoro uma boa fantasia, porém nunca ouvido falar nesta obra.
Beijos

Catrine Vieira dos Santos
3 anos atrás

OOi!
Esse parece ser daqueles livros que o que ter de lindo por fora também tempo dentro.
Essa capa está maravilhosa, e a premissa da obra é bem interessante. Espero realizar esse leitura em breve!
Beijoos!

Kenia Candido
3 anos atrás

Oi Mari.

Eu tinha visto a capa e a sinopse no Skoob, mas não tinha interessado nele. Mas lendo sua resenha parece ser um bom livro, mesmo não sendo uma leitura que estou procurando no momento. Quero guardar a dica para outra ocasião porque gostei da sua opinião.

Bjos

Hoje é dia de livro
3 anos atrás

Eu amo fantasia e essa obra parece ser bem legalzinha! Quem sabe um dia eu confira pessoalmente essa história?! Dica anotada!

cila-leitora voraz
3 anos atrás

Oi Mari, sua linda, tudo bem?
Faz tempo que não leio nada de fadas e gostei de saber que ela criou todo um universo com vários seres. Acho que essas referências só enriquecem a leitura. E gostei muito também do relacionamento dos irmãos, acho lindo quando os autores trabalham esse sentimento. Não vejo a hora de ler!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/