22
06
2016

A Arte de Ser Gentil Na Internet

Que internet é um meio de comunicação indispensável, ninguém pode negar. Ninguém quer voltar ao tempo da internet discada, né? Mas infelizmente nem tudo são rosas no mundo virtual. Muita gente mal intencionada, muita notícia falsa e muita gente sentindo prazer em humilhar os outros. Esse último tipo de pessoa acaba me deixando bem confusa. Por que tem gente que se diverte sendo mal educada de forma gratuita na internet? gentil01Mesmo no Twitter, com seu limite de 140 caracteres por mensagem publicada, as pessoas conseguem dar umas respostas que chegam perto da pura crueldade. Eu não nego, existem muitas perguntas sem noção, muitas “opiniões” que são preconceituosas. Mas também existem várias interações que é fácil perceber que a pessoa só quer mesmo fazer uma pergunta. E já vi muitos perfis no Twitter, alguns que nem são pessoais mas sim perfis de sites, respondendo de forma mal educada. Por quê? 

Qual o problema de ser gentil?

Às vezes penso que para algumas pessoas, ser gentil é sinônimo de fraqueza. Ou ainda que pelo seu número de seguidores ser alto, podem dar a resposta que quiserem. Não é bem assim. Afinal, uma resposta gentil não custa nada. E se não puder dar uma resposta gentil… Por que não ignorar a pergunta?

Às vezes, ser mal educado é sinônimo de status.

Basicamente, ao tirar sarro das fraquezas de alguém, o indivíduo sente-se mais forte. Estou falando no mundo virtual, mas não é difícil observar o mesmo comportamento no mundo real. Na época do colégio, sempre tem aquele aluno que sofre bullying dos colegas. Seja pelo seu jeito, seja pela forma como fala ou se veste, ou pelo seu corpo.

No mundo virtual, porém, a situação consegue ser pior. Mesmo que a pessoa se afaste das redes sociais, um simples post no Facebook pode rodar o mundo. Um vídeo no YouTube, ainda mais se for tirando sarro de alguém, pode atingir milhares de visualizações num único dia. O que antes acontecia numa roda de amigos agora acontece numa escala mundial. De repente, até o grupo de crochê da sua avó está comentando o assunto.

E qual o sentido de tudo isso?

A verdade é que deixar de ser gentil com alguém não vai fazer de você uma pessoa melhor. Tirar sarro da dúvida sincera de alguém não faz ninguém mais inteligente. Responder com um coice verbal só faz de você um cavalo.

Como você anda tratando as pessoas na internet? Será que a sua forma de ser engraçado não está magoando alguém? Não se esqueça que por trás de um perfil numa rede social, existe alguém. E você só vê dessa pessoa o que ela deixa você ver. Você nunca vai saber exatamente tudo o que ela está passando. E uma palavra sua pode afetar bem mais do que você imagina.

gentil

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

45 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nequeren Vitoria Galdino Reis
5 anos atrás

Postagem maravilhosa nunca devemos olhar que não e sim
fazer o que é certo.
Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

Dai Castro
5 anos atrás

Realmente, as vezes, esse tipo de coisa parece não ter limite. Eu procuro passar longe de polêmicas, sabe? Acho que esse tipo de compartilhamento acaba sendo bem tóxico pra mim. Acho que por isso acabo não sendo muito ativa nas minhas redes sociais. Tem gente que não se importa em machucar o próximo, aliás, as vezes, faz isso de propósito mesmo. :/ Beijos!!

vanessa
5 anos atrás

Olá lindona,
Um dos melhores posts que vi até hoje.
Concordo plenamente com cada pedacinho desse texto, sou nova nesse mundo da blogosfera mas, nesse pouco tempo já vi pessoas falando coisas sem necessidade, coisas que machucam e que muitas vezes nem são reais.
Parabéns pelo post.
Beijos.

meumundosecreto

Clayci
5 anos atrás

eu quero morrer quando entro em alguma publicação no facebook para ler os comentários. Parei de fazer isso! Muita gente ignorante, estúpida e incrivelmente anônima ¬¬
Adorei a publicação e amo esse preceito livro

Tatiane Carneiro de Souza
5 anos atrás


Eu amei seu post, o que falta nas pessoas é empatia.
Como elas se sentiriam se o respondessem, zoassem eles? acho que não gostariam né?!
Elas esquecem que gentileza gera gentileza e as vezes tudo o que a pessoa que está sendo maltratada quer é uma palavra amiga ♥
ótima quinta
bjo

Tati C.

Bianca Teodoro
5 anos atrás

Adorei, falou só verdade. Também não entendo o pq não ser gentil. Não vai te matar ignorar uma pergunta que você não consegue responde com gentileza e muito menos te mostra fraco ou inferior e sim, forte e superior.

beijos

Mariana Oliveira
5 anos atrás

Gentileza gera gentileza. Não tem porquê as pessoas serem ignorantes uma com as outras, é ridículo. Se você não gosta de algo que outro tenha dito, apenas ignore. Ou critique, mas a boa critica, claro. O mundo seria bem mais fácil assim.

Ane
Ane
5 anos atrás

Esse trecho do livro que você citou é um ensinamento para levar para vida. É triste as pessoas confundirem gentileza com fraqueza. Acredito que gentileza atrai gentileza, uma hora essas pessoas grossas vão se sentir mal e serem legais também.

Laura Nolasco
5 anos atrás

Amei o post! Realmente, as pessoas se utilizam da “proteção” que é estar atras de uma tela para serem mal educadas e tratarem mal as pessoas… isso é péssimo.
Beijos!

Mariana
5 anos atrás

As pessoas hoje em dia acham que internet é terra de ninguém e que todo mundo pode fazer o que bem entender. Muita gente mal educada, muita opinião disfarçada de preconceito e por aí vai.
Por sorte acho que estamos começando a mudar pelo menos uma parcela de coisas ruins na internet agora que várias coisas está sendo consideradas crimes virtuais. Com o tempo a gente chega la!

Karen
Karen
5 anos atrás

Amei teu post e não poderia concordar mais com o que disseste! É íncrivel como você ser bom na internet é apontado como fraqueza! Já tentaram muitas vezes me machucar por eu ser assim, o que magoa muito!

Mariana Fialho
5 anos atrás

Amei seu texto! O que você disse é uma triste constatação, mas é a realidade. Muita gente acha “feio” ser gentil, acha que vai ser melhor que os outros sendo cruel. E é verdade, eu vi e vejo muito disso na vida “real”, mas a internet dá muito mais munição pra essas pessoas. Fico meio inconformada com essas coisas, sabe? Seria bom que todos tivessem essa cabeça. Ou que no mínimo tivessem respeito, porque é o que tá faltando. E muito. :/

Beijos!

ingrid
5 anos atrás

Amei o se texto, mas a Internet oferece uma falsa sensação de liberdade que não é em assim, acho que de vez existir o relacionamento, tem pessoas que a utilizam para atacar as outras.

http://www.cantinhob.com

Luciana
5 anos atrás

Concordo com tudo o que você falou! principalmente no ” Qual é o problema de ser gentil?” Também acho que tem a ver com a competição que as pessoas fazem sabe? quem tem mais seguidores, mas curtidas… isso é horrivel
Beijos
http://leitoraemsagas.blogspot.com.br/

Juliana
5 anos atrás

Todo mundo devia ler esse post! As pessoas acham que a internet é terra de ninguém, e que podem sair distribuindo ódio por trás de perfis até falsos… Isso faz mal pra todo mundo. Ótimo post!

Carolina Delacroix
5 anos atrás

Gostei muito do seu post, e gostei muito de tudo que você escreveu!

Muitas pessoas hoje em dia parece que fazem questão de não serem gentis e eu sinceramente não consigo entender isso!

beijos

http://www.senhoritamarmelada.com/

Luly
5 anos atrás

Esse preceito é basicamente meu grande lema de vida, sempre que me perguntarem UMA frase favorita é essa!
Eu só não entendo qual a dificuldade em ser gentil, na internet ou em qualquer lugar, porque ser indelicado dá MUITO MAIS TRABALHO! Quando a gente é gentil o MÁXIMO que recebe em troca é gentileza também, mas ser indelicado sempre rende, a pessoa te responde, outras pessoas também, você tem que continuar aquele esforço, tudo muito a troco de nada. Ninguém ganha com isso, sério, não entendo!

Ana Carolina
5 anos atrás

Gentileza é uma coisa que está super em falta hoje em dia, na internet e fora dela. É muito trsite ver como as pessoas se tornaram tão egoístas

Aline
5 anos atrás

O mundo precisa de mais pessoas gentis <3

larissa
5 anos atrás

Super concordo com você, as pessoas vêm a gentileza com maus olhos na internet.

Gabrielle
5 anos atrás

Sempre tento me policiar ao máximo pra não ofender ninguém ninguem e nem ser grossa, porque na internet as vezes até o jeito que vc escreve ofende a pessoa, existem sempre os cavalos de plantão, é claro, esses aí a gente dá bloco que é melhor kkkk, gostei muito do post!

Juliana
5 anos atrás

Às vezes fico super desanimada com a internet por conta disso 🙁
Outro dia minha amiga me passou um “print” do twitter de um ator americano respondendo de forma bem grosseira um fã que tinha feito uma pergunta totalmente normal. Fico pensando qual a necessidade disso ou se a pessoa se sente bem humilhando a outra. Acho tão triste.
As pessoas se sentem muito confortáveis quando estão atrás de uma tela para falar as coisas sem parar para pensar nas consequências. Espero que isso mude um dia!

Beijos Mari

Geraldo
Geraldo
4 anos atrás

Obrigado