21
02
2024

Como Vou Usar Meu Reading Journal em 2024

Já vai ser o quarto ano usando reading journal para registrar minhas leituras. Para 2024, resolvi alterar algumas coisas em como vou usar meu reading journal. Mudanças são essenciais, afinal é necessário sempre atualizar para algo que se adapte melhor às suas necessidades. A pior coisa que você pode fazer é se manter presa a algum modelo ao invés de reavaliar se aquilo está te ajudando ou não. Essas foram as mudanças que eu fiz para meu reading journal em 2024.

Um pouco de conversa

Primeiro, eu sei que esse post está atrasado. Normalmente, eu teria postado em janeiro sobre como organizei o journal, mas esse começo de ano foi um pouco caótico. Além de tudo, vou ter que trocar meu computador pessoal e estou aguardando o novo. O problema é que não era algo que estava preparada para fazer agora, mas parece que é sempre assim, não é?

Eu ia esperar o novo computador chegar para escrever o post, mas como pode demorar um pouco ainda, resolvi usar esse aqui mesmo. Enfim, tudo isso para explicar porque o post atrasou… e muito.

Ainda tenho dúvidas se vou continuar esse ano com os posts de leituras todos os meses. Eu fiz isso nos últimos três anos, mas acho que se tornou algo muito repetitivo. Talvez eu altere um pouco isso e volte a falar só sobre os livros que mais me interessaram mesmo.

Como Vou Usar o Meu Reading Journal em 2024

Falando sobre como vou usar meu reading journal em 2024, uma das coisas que acabei alterando foi que eu diminuí bastante as coleções iniciais do journal. Por exemplo, desisti de vez da página de séries e da de releituras. A verdade é que eu acompanho sim muitas séries, afinal leio muito romance e é algo comum no gênero. Mas colocar numa página separada não é algo que estava me ajudando muito. Releituras então não são muito comuns para mim. Sim, eu releio alguns livros durante o ano, mas não é o suficiente para precisar de uma página separada.

As Páginas Que Ficaram

No fim, as páginas que sobreviveram foram a da Batalha dos Livros, o reading log e a estante dos livros lidos. A Batalha dos Livros é uma brincadeira divertida que me ajuda a pensar em quais livros eu gostei mais e quais foram bons mas não tão bons assim. O reading log para mim é essencial, porque gosto de ter controle não só de quantos livros li durante o ano, mas também da ordem que li.

Por fim, fiz uma mudança na minha página de estante de livros. Devo dizer que acho essa página essencial e não consigo ver meu reading journal sem ela, apesar de entender que é algo mais pela estética. Mas esse ano vou pintar os livros conforme a classificação que dei para eles.

Se você me acompanha há algum tempo, já sabe que eu na verdade não dou muita bola para quantas estrelas eu dou para cada uma das minhas leituras. Porém, como sei que muita gente se utiliza dessa classificação para entender melhor como o leitor gostou do livro, resolvi levar essa parte um pouco mais a sério esse ano. Afinal, eu sou uma leitora que compartilha conteúdo literário na internet e acredito que possa ajudar um pouco mais quem me segue.

Fora isso, acabei criando uma página de destaques, não de lançamentos, mas simplesmente uma página onde poderei anotar livros que me parecem interessantes. Achei melhor deixar assim, sem muita regra.

Essas foram as mudanças em como vou usar meu reading journal em 2024. Espero que possa ter ajudado se você quer ter seu próprio reading journal com algumas ideias do que fazer no seu.

Nos vemos no próximo post e obrigada pela visita.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments