03
04
2018

De Volta Para Casa – Seanan McGuire

Essa semana finalizei de ler De Volta Para Casa. Esse livro veio na caixinha do Turista Literário. Não tinha lido nada sobre ele antes, mas acabei me apaixonando pela capa. Às vezes tenho alguma dificuldade em ler livros de fantasia como esse, porque não consigo me envolver pela história. Porém, no caso de De Volta Para Casa, isso não foi problema. E, mesmo que o universo seja bem diferente, ainda assim é bem construído. Portanto, achei fácil a leitura.

Título OriginalEvery Heart a Doorway
Autor: Seanan McGuire
Série: Crianças Desajustadas #1
Editora: Morro Branco
Páginas: 184
AdicioneSkoob | Goodreads

A história de De Volta Para Casa

Essa é a história de Nancy. Seus pais a estão enviando para o Lar de Eleanor West para Crianças Desajustadas porque não sabem mais como ajudá-la. Nancy desapareceu por seis meses e quando voltou, estava muito diferente.

O que eles não sabem é que Nancy encontrou uma porta. Essa porta a levou para um mundo totalmente diferente, os Salões dos Mortos. Lá em meio a fantasmas ela aprendeu a ficar quieta, quase parada. E ainda que para outras pessoas isso possa parecer estranho, para Nancy era como voltar para casa.

Porém, o Senhor dos Mortos a mandou de volta para que ela tivesse certeza. Desde então, Nancy procura desesperadamente a porta que a levará de volta para casa.

Eleanor West entende bem pelo que Nancy está passando. Ela também achou uma porta e encontrou um mundo do Absurdo, um lugar que chamou de casa. Porém, ela voltou para ajudar outras crianças que ao contrário dela não tiveram a sorte de encontrar sua porta novamente. Por isso montou a escola.

Esses mundos tem direções: alguns são alto Absurdo, outros alta Lógica, e há ainda subdivisões. Uma coisa é certa: as portas só se abrem para as crianças certas. Em sua maioria, garotas, mas garotos também encontram a porta para seus mundos.

Sumi é uma das meninas que vieram de um mundo do Absurdo, por exemplo. E também conhecemos as gêmeas Jack e Jill, que foram para o mesmo mundo mas são muito diferentes entre si. E Kade, que foi para o seu mundo como menina e acabou descobrindo que era menino.

Tudo começa a se complicar quando alunos começam a aparecer mortos na escola. E todos acabam desconfiando de Nancy, pois ela veio dos Salões dos Mortos. Então, ela se junta com os amigos que fez para tentar descobrir quem está por trás dos assassinatos violentos.

Lendo a fantasia

A leitura é extremamente fantasiosa, ainda que se passe no nosso mundo. Os personagens todos trazem características muito próprias. Mas a descrição dos cenários e das pessoas ajuda muito a visualizar o universo criado.

Essa é uma história sobre se encontrar, descobrir quem é na verdade, apesar e não por causa do que é esperado de você. E é isso que acontece com as crianças desse livro. Elas atravessaram suas portas e encontraram lugares bem diferentes do que esperavam, mas estavam em casa. E apesar de muitas delas terem famílias que as amavam muito, nem sempre seus familiares as entendiam.

Os pais de Nancy por exemplo querem que ela seja a menina que só usava roupas coloridas e que namorava. Mas Nancy se encontrou num mundo onde ficar praticamente imóvel era o ideal. Onde cores eram agressivas. E se descobriu assexual (não assexuado, assexual, hein gente?). Aliás o termo é mencionado expressamente, o que achei sensacional.

Isso é feito de forma natural. E ainda temos a explicação da diferença entre assexualidade e arromantismo, duas coisas diferentes. Uma pessoa pode não sentir atração sexual, mas ainda assim se sentir romanticamente atraída por outras.

Já os pais de Kade nem querem ele de volta, pois ainda esperam a menininha que fugiu de casa. E ele sofre com isso, mas não pode ser quem ele não é.

É uma leitura rápida, mas que se utiliza da fantasia para trazer vários ensinamentos. Eu amei a leitura, ainda que o fim tenha me deixado um pouco triste. Mas para entender porque, você vai ter que ler o livro.

Vocês já leram esse tipo de livro?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

54 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Karini
2 anos atrás

Pulei boa parte da sua leitura, pois estou como esse livro na minha fila. E não quero sofrer influências antes de ler.

Eu curto muito o gênero e amei a capa e sinopse desse livro. O gênero é um dos meus preferidos.

Estou muito ansiosa para ler.

Beijos.

http://www.alempaginas.com

Viviane Almeida
2 anos atrás

Olá, tudo bem?
Estou muito triste, porque não consegui comprar a minha caixinha do turista literário de fevereiro e veio esse livro incrível, pior, estou louca para compra-los faz algum tempo..rs!
Espero que eu me apaixone pelo livro assim como você!

Beijos e abraços
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

Gilvana Rocha
2 anos atrás

Olá, adorei sua resenha, eu também não sou muito de ler fantasias, mas achei essa bem interessante, talvez pela forma da autora inserir problemas do nosso cotidiano em personagens de um mundo fantasioso e assim deixar algumas mensagens. Bjs

ClayciOliveira
2 anos atrás

Minha vontade de ler essa história só aumenta a cada resenha que encontro.
Não assino a box, mas quando vi que era este livro fiquei tentada hahaha. Devia ter aproveitado a promoção e comprado a edição <3

Alice
2 anos atrás

Oiii Mari

Eu adoro fantasia, amo ler livros do gênero, aho que é o que mais leio. Que bom que vc gostou da leitura deste, é ótimo quando um livro surpreende a gente e acaba sendo mais do que gente esperava. A capa está maravilhosa mesmo.

Beijos

http://www.derepentenoultimolivro.com

Camila de Moraes
2 anos atrás

Olá!
A capa é bem incrível e achei a escolha bem interessante. Não sei se pegaria pra leitura no momento, mas gostei da forma como o autor trouxe temas importantes e nomenclaturas dentro da vida desses personagens.
Beijos!

Tânia Bueno
2 anos atrás

Como amo fantasias, penso que este livro me agradará. Achei a capa bonita, mas para mim tem algo de sinistro, só fiquei com pé atrás para investir na leitura pq o final lhe deixou um pouco triste e realmente não gosto de tramas que me deixam sentimento de tristeza, mas… quem sabe…

Bjo
Tânia Bueno

Ritchelly Galani
2 anos atrás

Que livro maravilhoso! Fique encantada com a sua resenha dele, estou de olho nele um tempinho e amei saber mais sobre ele através da sua resenha <3 Com certeza lerei este livro <3

Obrigada pela dica!

Kris Monneska
2 anos atrás

Oi tudo bem?
Não conhecia o livro, mas acho que já tinha visto essa capa por ai, gostei da premissa da obra me deixou curiosa, bem curtinho né?
Fico de cara quando fazem séries com livros curtos, fico com a impressão que só dividem a história pra vender mais, mesmo assim fiquei curiosa

marijlete
2 anos atrás

Olá, esse é um livro que já queria ler, talvez pela capa ou pelo título; e ao ler sua resenha, apesar da ressalva sobre o final, acho que seria uma leitura que realmente me agradaria pela mensagem que passa.

Beatriz Andrade
2 anos atrás

Desde que a editora anunciou o lançamento desse livro eu estou curiosa com ele, eu adorei poder conhecer um pouco mais sobre a história aqui na sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para ler.

Nilda de Souza
Nilda de Souza
2 anos atrás

Não imaginava que esse livro tratasse de tema tão interessante. Que bom ver uma autora falando de gênero, orientação sexual na fantasia. Vou com certeza comprá-lo o mais breve possível.

Nara
2 anos atrás

Oi Mari, tudo bem? Então, apesar de ser uma história original, não curti muito alguns aspectos do livro… Mas teria que ler para poder criticar adequadamente, enfim, algo nele não me agradou.

Beijos
Nara Dias
Viagens de Papel

Wesley Italo
2 anos atrás

Já fiquei curioso sobre o final! Rsrrsrs A temática do livro me parece bastante original, e certamente vou querer lê-lo. Saber que a história carrega esse ensinamento sobre se encontrar é muito bacana, pois isso é algo que todos nós queremos achar: nós mesmos. Estou ansioso para realizar a leitura o quanto antes! Beijos do Wes ^^

Mari Barros
2 anos atrás

Olá, xará! rs

Eu não conhecia esse livro, mas já peguei a dica. Adoro fantasias e essa sensação de poder viver em outro mundo, outra realidade.

Adorei sua resenha e essa capa é mais que linda, maravilhosa!

Beijos, Blog Diversamente

Maria Luíza Lelis
2 anos atrás

Olá, tudo bem?
Eu já tinha visto a capa desse livro e me encantado, porém, não sabia direito do que se tratava. Achei o enredo meio confuso, porém, gostei de saber que as descrições ajudam a entender melhor esse universo fantasioso. Além disso, achei a premissa original e me pareceu um livro com mensagens importantes e representatividade, o que é sempre importante.
Adorei a resenha e com certeza vou querer ler este livro.
Beijos!

Kah Fernandes
Kah Fernandes
2 anos atrás

Fico contente em saber que foi uma leitura que lhe agradou, é sempre bom quando isso acontece, mas tenho que falar que não é uma leitura que tenha me chamado tanto a atenção.
De qualquer forma, obrigada pela sua dica e pelas lindas fotos, eu adorei.

Abç.

Suelen Fernandes
2 anos atrás

Olá!
Eu já tinha visto esse livro, mas só tinha me atentado para a capa. A história é bem interessante e apesar de não ler muitos livros de fantasia eu gostei da premissa e fiquei bem empolgada para fazer a leitura.
Adorei a sua resenha e se tiver oportunidade lerei o livro.
Beijinhos!

Valéria
2 anos atrás

poxa, curti a premissa. acho que dá pra trabalhar inclusive em sala de aula para o público juvenil mesmo. os elementos fantásticos na narrativa devem dar um bom tom de fluidez à leitura…
bjs…

Rafaella Viegas
2 anos atrás

Oiii tudo bem??

Meu exemplar está para chegar na promoção do dia das mulheres, mas até agora nada :/
Então achei o enredo um pouco confuso, talvez por ter tantos detalhes acabei me perdendo, acredito que tenha que ler para entender.
Pois que tanto de porta e de criança. Pirei ahuahauhau
Espero ler em breve.
Bjus Rafa

Fábrica dos Convites
2 anos atrás

Oi Mari, não conhecia o livro e gostei da ideia de usar a fantasia para abordar alguns temas e levar a algumas reflexões.
Bjs, Rose

Jennifer Silva
Jennifer Silva
2 anos atrás

OMG, que história incríveeel! Já quero conhecer essas portas e os seus mundos haha. Amoo fantasias, gostei mais ainda por haver um mistério envolvido. Parece ser uma história muito interessante e viciante, dica anotada com certeza. Bjss!

Saga Literária
2 anos atrás

Olá, tudo bem?

Eu adoro a Morro Branco Editora, gosto dos livros sempre com tons reflexivos, essa edição parece ser linda, gostei da premissa e a sua resenha ficou bem legal, está de parabéns. Pretendo ler “De volta para casa”!
Abraço!

Joyce Penedo
2 anos atrás

Ola lindona eu amo fantasia, e estou muito curiosa com esse livro, já está em minha enorme lista de leitura, fico feliz que a leitura te agradou. beijos

Joyce
Livros Encantos

Ana
Ana
2 anos atrás

Oiii!

Eu não sou boa com fantasias, sempre acho uma leitura arrastada. Já tentei diversos autores e sempre – por mais curto que seja o livro – acabo me perdendo na obra. Gostei de ler sua resenha, mas passo a leitura.

Mara
2 anos atrás

OOOiiiii, esse livro parece ser super interessante, apesar de não ler muito fantasia, esse talvez seja o tipo dos quais gosto! Adorei a sua resenha!

Hoje é dia de livro
2 anos atrás

Meu Deus, que premissa diferente essa! Com certeza a história ganhou a minha atenção! Vou providenciar o mais rápido possível para ler! Adorei a resenha!