27
12
2015

Acabei de Ler: Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer – Jesse Andrews

euvoce

Livro que deu origem ao filme vencedor do Festival Sundance 2015, nas categorias Público e Crítica, com estreia marcada para 12 de junho nos EUA, Eu, você e a garota que vai morrer é uma mistura perfeita entre drama e humor e um retrato preciso da adolescência em face do amadurecimento.

Na trama, Greg tem apenas um amigo, Earl, com quem passa o tempo livre jogando videogame e (re)criando versões bastante pessoais de clássicos do cinema, até a sua mãe decidir que ele deve se aproximar de Raquel, colega de turma que sofre de leucemia. Contrariando todas as expectativas, os três se tornam amigos e vivem experiências ao mesmo tempo tocantes e hilárias, narradas com incrível talento e sensibilidade.

Crossover com enorme potencial no segmento young adult, o romance é perfeito para fãs de livros e filmes como “As Vantagens de Ser Invisível” e “A Culpa é das Estrelas”.

Título Original: Me and Earl and the Dying Girl 
Autor: Jesse Andrews
Editora: Fábrica 231
Páginas: 288
Avaliação: 2/5

Começo o post com a seguinte indagação: por que capas lindas acontecem com livros chatos? Aliás, a diagramação e os inícios dos capítulos desse livro estão perfeitos, também. Pena que o conteúdo não acompanha.

garota01

Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer Jesse Andrews Capa

E sim, eu comprei esse livro pela capa. Ouvi algumas pessoas dizendo que haviam gostado do livro também, mas confesso que se a capa não tivesse me agradado tanto, não o teria comprado.

O que posso dizer desse livro? Sem dúvidas, é uma leitura que foge do padrão. Acho que nunca tinha lido um livro escrito dessa maneira. O personagem, Greg Gaines, conversa com o leitor o tempo todo. E a forma como ele conta os fatos, sempre incluindo suas opiniões pessoais e o que ele queria ter tido mas não disse, realmente é única. Em muitos pontos, é como se fosse um script, o que faz sentido, já que o Greg e seu amigo Earl criam filmes terríveis juntos (é assim que eles mesmos descrevem).

Tudo muda quando uma das meninas que estudaram com Greg é diagnosticada com leucemia e a mãe dele faz com que ele vá fazer companhia a ela.

garota02

Na verdade, o grande problema do livro é que é tudo muito estranho. O protagonista é estranho, a Rachel é estranha, o Earl é estranho… E até a maneira como a história é contada deixa o leitor incomodado. Não consegui em momento algum sentir uma conexão com qualquer um dos personagens.

A grande decepção desse livro é que em vários momentos eu quase gostei dele, mas logo em seguida eu já tinha mudado de ideia. É como se o autor estivesse determinado a fazer desse livro algo tão novo que deixasse para trás pontos básicos, entre eles o de explorar algo com que o leitor pudesse se identificar mais.

E o fim te deixa com uma certeza: você leu o livro mas ele não te levou a lugar algum. Quando acabei de ler, fiquei me perguntando qual a razão de ser desse livro tão… esquisito. Um dos piores do ano, com certeza.

Siga o blog nas redes socias:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Juliara Vasconcelos
5 anos atrás

Nossa, eu vi tanta gente falando bem desse livro. Não é meu estilo de leitura, mas é chato quando não conseguimos tirar nem um proveito de uma leitura.

Silvana
5 anos atrás

Oi Mari! Parabéns pela mudança, o blog ficou lindo <3
Realmente a capa do livro é bem chamativa, mas pelo visto, deve ter sido muito chato ler ele, se fosse eu nem tinha terminado, sou muito impaciente, gosto do livro quando a história me prende desde o começo 🙂

bjs

http://www.tpmbasica.com.br
youtube.com/tpmbasica

Giovana Oliveira
5 anos atrás

Sempre vi comentários bem negativos sobre a obra e apenas um positivo! Por isso nem fui atrás e pelas imagens por aí me parecia uma capa feia, mas nas suas fotos ficou mais embelezada e realmente a edição é bem legal! Essa forma de narração me pareceu bem interessante, pena que no todo não funcionou.

Chris Pereira
5 anos atrás

Eu também compraria pela capa… Uma pena ele não ser bom =/
E o pior é ler até o final esperando algo que o torne bom né, decepcionante mesmo.
Adorei que fez uma resenha falando a real do livro, não fez por fazer sabe! =D =D
Beijosss

trackback
5 anos atrás

[…] que não li Uma História de Amor e Toc, mas como vocês já sabem, eu realmente não gostei de Eu, Você e a Garota que Vai Morrer, então vou continuar com o […]