30
05
2016

[Blogueiros Geeks] 03 Indicações de Livros Nacionais

Para fechar o mês aqui no blog, resolvi escrever sobre mais um dos temas sugeridos pelo grupo Blogueiros Geeks: 03 indicações de livros escritos por autores daqui do Brasil. Gostei bastante da ideia, já que estou sempre procurando ler mais livros nacionais e desfrutar melhor da nossa literatura. nacionais

Um dos grandes problemas é que muitas vezes acabamos relacionando literatura nacional com os grandes clássicos que lemos no colégio ou para o vestibular, que claro também são muito bons e devem ser lidos, mas os livros nacionais não se limitam somente aos escritos há muitos anos atrás. Temos ótimos títulos nacionais bem mais atuais e de qualidade, em vários gêneros.

Nesse post, vou indicar três livros que têm mais a cara do blog e foram escritos por autores brasileiros e se passam no Brasil que eu acredito que exemplifiquem bem a diversidade de novos trabalhos dos escritores brasileiros.

1. A Marca de Uma Lágrima – Pedro Bandeira.

Quando há alguns anos eu falei aqui no blog sobre livros que marcaram a minha história, A Marca de Uma Lágrima estava entre eles. Acredito que a maioria das meninas que foram adolescentes na mesma época que eu já pelo menos ouviram falar sobre esse exemplo de jovem adulto.umalagrima

Essa obra, que se passa num colégio e conta a história de Isabel, uma garota com vários problemas de auto-estima que se apaixona por seu primo Cristiano, só para ver ele se apaixonar por sua melhor amiga Rosana e ainda por cima, numa dessas armadilhas do destino, acaba tendo que escrever as cartas de amor de Cristiano para Rosana e de Rosana para Cristiano, numa bela situação estilo Cyrano de Bergerac, tem romance mas tem mistério também. Isabel acaba envolvida nas investigações do assassinato da diretora do seu colégio e passa por poucas e boas por conta disso.

Como eu leio até hoje muito livro jovem adulto, achei interessante indicar essa história, que já é mais velha, mas ainda assim é uma das histórias que mais me marcaram e é escrita de uma forma muito original, já que Pedro Bandeira chega a escrever os poemas de Isabel no livro. Vale muito a pena.

2. Até O Fim da Queda – Ivan Mizanzuk

Essa leitura foi inspirada pela resenha em vídeo que a Iara Picolo, do canal Conto em Canto, postou. Nunca tinha ouvido falar desse título mas a maneira como a Iara apresentou a história me deixou muito curiosa. O livro acompanha, através de uma transcrição de uma entrevista dada por um escritor de terror chamado Daniel Farias, a história de como o livro escrito por ele aparentemente tem sido a causa de vários suicídios por todo o país. O mais interessante é que esse livro que ele escreveu é uma história de ficção que foi baseada no resultado de uma pesquisa sobre um grupo que se suicidou coletivamente anos antes. ateofimdaqueda

Além da transcrição da entrevista, o livro ainda é intercalado por notícias de jornal acerca dos suicídios, trechos da pesquisa de Daniel Farias e estranhos diálogos entre duas pessoas que você só fica sabendo quem são no fim do livro. Aliás, isso é o mais interessante dessa história: são várias informações e parecem que não vão se encaixar, mas no fim, tudo faz sentido. Definitivamente, um livro muito diferente e que intriga de uma forma que não se consegue parar de ler.

3. Mentira Perfeita – Carina Rissimentira03

Bom, esse daqui tem até resenha aqui no blog (e o sorteio tá nos últimos dias, se você ainda não se inscreveu, agora é a hora), mas eu não poderia deixar de indicar a leitura. É chick-lit, outro gênero que eu realmente gosto muito de ler, e é Carina Rissi, uma autora que eu conheci melhor e me apaixonei por ela esse ano. Não vou me alongar muito, já que se vocês quiserem saber mais sobre a história, basta ler o post sobre ele, mas recomendo bastante para quem gosta desse tipo de leitura, já que é uma autora nacional e seus personagens são brasileiríssimos. 

Qual o livro nacional preferido de vocês? Existe algum que vocês morrem de vontade de ler? Deixe aí nos comentários, amo conhecer livros novos!

barra_bg

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

46 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Tary Belmont
4 anos atrás

Você acabou de me fazer encontrar um livro! Quando estava no ensino médio uma amiga da minha irmã estava lendo “A Marca de Uma Lagrima” e me mostrou um trecho que li e fiquei curiosa, mas não anotei e esqueci o nome do livro e até hoje queria saber qual era huahaua O “Até o Fim da Queda” Me pareceu bem tenso, gostei.

Eu gosto muito de literatura fantástica e alguns dos meus autores br favoritos são o Raphael Draccon, Eduardo Spohr e a dupla G. Norris e G. Brahsman.

Bites!

Do Prefácio ao Epílogo
Do Prefácio ao Epílogo
4 anos atrás

Oii, adorei as indicações. Já tenho o livro da Carina Rissi e adoro ela. Gostei bastante da capa e da premissa de “Até o fim da queda”, vou anotar aqui.

Beijos,
Natália.

http://www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

Cíntia de Melo
4 anos atrás

A marca de uma lágrima é muito queridinho <3 eu sou apaixonada por Marcos Rey =) quero reler tudo

Dai Castro
Dai Castro
4 anos atrás

Confesso que não leio muitos autores nacionais, gostaria muito de mudar isso, mas quando eu percebo a minha listinha de leitura aumentou e não tem nenhum livro nacional entre eles :/ Da sua seleção eu só conheço a Carina Rissi, sei que muita gente adora as obras dela, quero muito ler algum de seus livros 😀 Beijos!
Colorindo Nuvens

Katarina Holanda
4 anos atrás

Gente! Eu escuto todos os podcasts de Ivan Mizanzuk e sigo nas redes, mas não fazia ideia que ele tinha um livro :O

Duds
4 anos atrás

Muito legais suas dicas. Gostei principalmente da do livro do Pedro Bandeira. Li A Droga da obediência dele há muitos anos e adorei 🙂

Clayci
4 anos atrás

Eu nem lembrava mais do “A Marca de Uma Lágrima” hahahaha
Minha irmã que lia pra mim

simone
4 anos atrás

Adorei tuas indicações, gosto muito de filme jovem adulto e de suspense *.*
http://www.charme-se.com/

Isabele
Isabele
4 anos atrás

Pedro Bandeira marcou uma geração inteira. Esse A marca de uma lágrima eu li umas duas vezes seguidas. Choraaaaava…
Saudade.

Mari
4 anos atrás

Gostaria de ter bastantes livro nacionais pra indicar, mas não tenho 🙁
Do Pedro Bandeira eu li “A Droga da Obediência” e gostei muito. E da Carina Rissi eu li “Perdida” e estou precisando dos outros livros dela, kkkk.

Beijos

Andreia Faria
4 anos atrás

Quando escolho um livro para ler, sempre esqueço dos brasileiros. O que é um erro, gostaria de dar mais preferencia aos nossos escritores..
Gostei do post, pois nos dá opções de livros para ler.
Quero ler mentira perfeita.
Bjs!

Paloma
4 anos atrás

Moçaaaa, adorei esse post!
E olha só que legal, A marca de uma lágrima também foi um livro que marcou minha adolescência. Eu li ele muuuuuuuuuuuitas vezes, e nossa acho que eu gostava dele pela carga de drama haha Eu era muito dramática nessa época.
Adorei as indicações, acho muito importante a leitura dos nossos autores nacionais<3

Bela
4 anos atrás

Livros do Pedro Bandeira, cara <3
Minha adolescencia girou em cima de ler livros dele! Amei a indicação!
| A Bela, não a Fera| | Compro e Vendo em Bazar de Roupas online|| FB Page A Bela, não a Fera|

Juliana
4 anos atrás

Gosto muito do Pedro Bandeira. Muitos livros dele marcaram a minha infância. Esse eu não conhecia, mas não duvido o quanto seja bom!

Claudia
4 anos atrás

Nao li nenhum dos três ainda, mas estão na minha lista.
Adorei o post, Mari
Bjks mil

Luana Souza
Luana Souza
4 anos atrás

“Mentira Perfeita” melhor livro nacional que eu já li *——–* sou apaixonada pela Carina Rissi e quase tive uma overdose de amor por esse livro!

Já ouvi falar de “Até o fim da Queda” e tenho muita curiosidade de ler <3

adorei as suas indicações ~livros nacionais são bons SIM!!

beijos.

VANESA BRUNT
4 anos atrás

Mari, não sei para qual fiquei mais curiosa! Adorei imensamente as entrelinhas que já pude imaginar de cada um, mas sinto que esse primeiro seria do tipo para guardar e passar de geração para geração. Fiquei super curiosa para os poemas! Ai, quantas indicações maravilhosas.

http://WWW.SEMQUASES.COM

Danielle S.
4 anos atrás

Lembro de ter lido “A Marca de Uma Lágrima” há muitos e muitos e muitos anos atrás! Tanto que eu nem lembrava do livro até ver a foto! Nem lembro direito da história mais, nossa!! Mas eu jurava que tinha algo “sobrenatural” nesse livro, ou estou confundindo? E Pedro Bandeira é maravilhoso, os livros dos Karas marcaram minha pré-adolescência <3

Beijo! ♥

Karoline
Karoline
4 anos atrás

Amo literatura nacional ♥ Esse “a marca de uma lágrima” eu li há muito tempo, acho que muita gente leu na escola haha

Juliana
4 anos atrás

Minha tia tinha esse livro “A marca de uma lágrima”, mas eu mal sabia ler hahahah Fiquei interessada em ler os três, mas ele principalmente!

Mariana
4 anos atrás

Amooo a Carina Rissi, tenho 4 livros dela, pretendo ler Mentira Perfeita em breve hehe

Beatriz Cavalcante
4 anos atrás

Desses três o que eu mais quero ler é mentira perfeita da Carina Rissi e acho que vou gostar bastante. Eu curti muito a série perdida e esse parece ser mais engraçado e com menos drama que os outros, haha. E eu sempre fico bem surpresa de não conhecer Pedro Bandeira enquanto todo mundo fala dos livros dele. 😛

Beijos!

Laís Portal
4 anos atrás

Desses que você citou eu só li A Marca de Uma Lágrima, e é um dos livros que eu mais gosto. Só não conhecia o Até O Fim da Queda, e Mentira perfeita eu já tinha ouvido falar, mas ainda não li. Enfim, ótimas dicas 🙂
Beijo!

http://laflorando.blogspot.com.br/