21
04
2024

O Que São Os Livros Cozy? – Literatura Aconchegante

Se tem um tipo de leitura que tem me agradado muito nos últimos tempos são os livros cozy, ou, numa tradução livre, literatura aconchegante. Esse tipo de livro existe em vários gêneros, por exemplo existem cozy mysteries, cozy fantasies e até cozy romances. Eu já falei um pouco sobre esse tipo de livro aqui no blog, principalmente em alguns dos meus posts sobre o reading journal. Ano passado li alguns cozy mysteries que me encantaram porque são tão diferentes do meu estilo de leitura. Mas afinal, como definir os livros cozy?

O Que São Livros Cozy?

Cozy Mysteries

A tradução de cozy é aconchegante. Quando falamos em literatura, são histórias que não tem grandes reviravoltas nem são tão cheias de ação. Pelo contrário, tais histórias tem o objetivo de transmitir ao seu leitor um sentimento de aconchego. É o tipo de leitura que te dá a impressão de ser um abraço. E realmente pode parecer um pouco pacata, mas aí é só lembrar que num cozy mystery você normalmente tem uma investigação de assassinato acontecendo. É a forma como a história é conduzida que faz a diferença. Afinal, num cozy mystery você não vai ter descrições violentas, cenas cheias de sangue e muita tensão. Isso não quer dizer, porém, que o crime vai ser algo que pode ser descartado. Apenas que o foco se dará mais no cotidiano e na rotina das pessoas.

Cozy Fantasies

No caso das cozy fantasy, ou seja, fantasias aconchegantes, você tem a descrição de lugares mágicos mas não as grandes batalhas nem a ameaça do fim do ano. Em uma das cozy fantasies mais famosas, Cafés e Lendas (que foi publicada no Brasil pela Intrínseca), a história é da orc Viv que decide se aposentar da vida de mercenária. E ela tem um ótimo plano: abrir uma cafeteria. O livro é sobre como ela encontra o local certo para a cafeteria, contrata os funcionários, decide o que vender… enfim, é bastante focado no cotidiano. Existe um enredo, mas em momento algum você tem a grande jornada do herói. Não, aqui o importante é o cotidiano, é escolher o que vender na cafeteria.

Cozy Romances

Claro que eu não poderia deixar de falar dos cozy romances. Aqui é bem mais fácil se confundir um romance comum com um cozy romance, porque muitos romances por si só já são focados nas pequenas coisas. O que eu considero um cozy romance é aquele tipo de história que te deixa com um quentinho no coração e um sorriso bobo no rosto. Não é um romance com muito drama ou com muita tristeza, pelo contrário, ele foca no positivo. E sempre com esse tema de rotina, do cotidiano, sempre dando atenção aos pequenos detalhes.

Literatura Cozy

Acho que muito da literatura cozy tem a ver com desacelerar. Afinal, quando prestamos atenção aos detalhes, nossa vida fica bem menos agitada. É com certeza a ideia de relaxar, de ter um tipo só para si. Acredito que precisamos mais disso. Como uso a internet o dia inteiro, muitas vezes fico muito acelerada no fim do dia. E às vezes me deixo levar pela ideia do imediato. Quantas vezes não quero a resposta agora? E isso me deixa ansiosa. Por isso, os livros cozy são tão interessantes. Eles vem contra essa ideia. E olha, eu sinto muita necessidade desse sentimento de aconchego às vezes.

Você já leu algum livro cozy? O que achou?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
22 dias atrás

[…] mais atraída pela temática cozy, essa temática aconchegante. Não é à toa que já falei sobre livros que se voltam para esse tipo de tema ou aesthetic como você preferir. Também ajuda que eu amo assistir vídeos de journaling e […]