30
05
2014

Porque deixei o Skoob e passei a usar o Goodreads

UPDATE (02/01/2016): Esse post foi publicado em 30/05/2014, quando o blog ainda era wordpress.com. Desde então, com as mudanças do Skoob e do blog também, resolvi reativar o perfil por lá. Se você tiver Skoob, pode adicionar o blog para acompanhar as minhas leituras. Ah, e o Goodreads continua firme e forte (aliás, ele ainda é muito melhor do que o Skoob – desculpa sociedade).

Não sei se alguém percebeu, mas mudei o link ali do lado. Antes eu tinha um link pro meu perfil do Skoob, e agora o link já é direto pro meu perfil do Goodreads. Como eu sei que muita gente usa as redes sociais de leitura para fazer amizade com pessoas que tenham o mesmo gosto literário, resolvi escrever esse post para tentar enumerar alguns pontos das duas.

ten

Que fique bem claro, ainda acho o Skoob uma ótima rede social literária. O problema é que ele já não atendia minhas necessidades, e acabei migrando para algo que me adaptei melhor, que é o Goodreads. Também sei da existência do Orelha de Livro, mas tentei fazer o cadastro lá (que só é aceito pelo Facebook) e comecei a receber e-mail toda vez que alguém adicionava algum livro igual ao que eu tinha adicionado, o que me irritou e eu desisti.

A grande vantagem do Skoob é que ele é brasileiro, ou seja, totalmente em português. Outra coisa muito legal é que eles sempre tem sorteio de cortesias, ou seja, sempre há chance de você ganhar um livro na faixa. Muito legal mesmo. Mas então, por que eu abandonei o Skoob?

Meu problema é que eu leio muito livros em inglês, principalmente agora com o Kindle, que me permite baixar ebooks em inglês ao mesmo tempo que eles são lançados lá fora. E toda vez que eu ia adicionar um livro em inglês no Skoob (sim, existe uma base de dados grande lá também) eu achava pelo menos uns cinco livros cadastrados em duplicidade.

Além disso, para cada edição tinha como adicionar um livro diferente. Isso me irritava muito, pois eu achava uma bagunça sem tamanho, e toda vez ficava sem saber se já tinha adicionado o livro X em inglês ou se tinha a versão em português…

Com o Goodreads não é assim. Só existe um “perfil” para cada livro, e você pode mudar a edição dele sem problema. Dá para procurar pelo ISBN, e o que eu acho mais legal: com o aplicativo do Goodreads instalado no iPhone, dá para escanear com a câmera o código de barras do livro, e ele já encontra o livro que você tá lendo, edição correta e tudo. Muito mais prático.

O Goodreads também tem o Reading Challenge anual: você coloca quantos livros se propõe a ler no ano e, conforme vai marcando os livros que tá lendo, ele vai te dizendo quanto do desafio você já cumpriu, e quantos livros você está atrás ou à frente, de acordo com a média tempo/número de livros.

Também dá pra ver como seus amigos estão nos desafios deles, dá para indicar livros para eles e até curtir ou comentar no progresso deles.

Acho que nos dois dá para ir marcando em que ponto do livro você está, e no Goodreads dá para pôr tanto a página quanto a porcentagem (ótimo para quem que, como eu, lê no Kindle que não tem número de páginas, só porcentagem). Dá para viajar nas citações dos mais diferentes livros e curtir as que você gostar mais para que elas apareçam na sua página do perfil.

Dá também para seguir os seus escritores preferidos (entre os que estão no Goodreads, Rick Riordan, Meg Cabot e Stephanie Perkins) e ver recomendações de livros baseados naqueles que você tem cadastrado. Dá para fazer listas dos mais diferentes tipos de livro e dá para ver a lista dos outros. Sério, dá para se perder lá e de repente aumentar a lista dos “Quero ler” em 90%. Muito fácil.

Enfim, acho que o legal é você ver qual rede social te atrai melhor e você se adapta com mais facilidade. Comigo foi o Goodreads. Mas o importante mesmo é participar de uma, se você ama ler. Nem que seja para ver quanto você lê no ano, ou quais amigos tem o gosto mais parecido com o seu.

Ah, e pode me adicionar no Goodreads! Vou adorar ver você lá!

mari-transp

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Fertonani
7 anos atrás

Oi Marina. Entao, eu uso o Orelha de livro, é meu preferido 🙂 Pra desativar o recebimento de e-mails, basta ir na pg configuracoes, ou clicar naquele link, lá no rodapé do e-mail.

Macgrey Kneipel
6 anos atrás

Você conseguiu exportar os livros já lidos do skoob pro goodreads ou teve que fazê-los na mão ?

Cosme Felix Santana Filho
6 anos atrás

como faço p/ baixar estes livrios p/ o kindle nestes sites,eu não consigo???

Fernando Dias
6 anos atrás

Quando você diz: “livros cadastrados em publicidade”, você quis dizer “livros cadastrados em duplicidade”?

trackback
5 anos atrás

[…] ESSE POST ESTÁ DISPONÍVEL EM PEQUENOSRETALHOS.COM – PARA ACESSÁ-LO, CLIQUE AQUI […]