05
01
2016

Terças Whovians: The Husbands of River Song

Como é tradição, nesse dia 25 de dezembro tivemos a exibição no Reino Unido do especial de Natal que contou com a volta de uma das personagens mais amadas pelos Whovians: a River Song. Como não podia deixar de ser, aqui está o post sobre o episódio, ainda que um pouquinho atrasado… Mas só um pouquinho mesmo. river04

Esse episódio foi o primeiro contato da River com o Doctor do Peter Capaldi (o que me fez imaginar o Matt Smith morrendo de ciúmes, hahaha). Mas ele teve um diferencial: foi a primeira vez que a River não reconheceu o Doctor. E isso mexeu com a dinâmica dos dois de uma maneira que eu gostei bastante.

Também fiquei muito feliz de ver, mesmo que de relance, um pouco da River quando ela não está com o Doctor. É algo que havia me incomodado em alguns episódios passados, essa sensação de que a River vivia para os seus encontros com o Doctor.

Ela até esperava encontrar com o Doctor, mas seu objetivo tinha muito mais a ver com a TARDIS, que aparentemente ela rouba com uma certa frequência (o que eu sinceramente achei a cara dela). E ela precisa da TARDIS para completar seu plano mirabolante de roubar um diamante valiosíssimo que está alojado na cabeça de um rei tirano, mas muito amado pelos seus súditos. River Song sendo River Song.

Ah, e como ela conseguiu a confiança desse rei? Fácil, ela casou com ele. Aliás, ela ainda apresenta ao Doctor (que ela acredita ser um médico comum, já que não o reconhece) um outro marido. E menciona a sua segunda esposa. Uau, you go, River Song! Fico feliz de ver que, mesmo amando o Doctor, ela viveu bem sua vida.

Eu amei a cena do Doctor, agora companion da River, entrando na TARDIS e fazendo todo o teatro do “é maior por dentro”. Ri muito, o Capaldi estava perfeito com suas caras e bocas.

Aliás, a atuação do Peter Capaldi e da Alex Kingston nesse episódio não deixou nada a desejar. Não sei como seria a química dos dois a longo prazo e acho um episódio só muito pouco para tirar conclusões a respeito disso, mas nesse especial, funcionou bem. river02

Não vou entrar em muitos detalhes a respeito da aventura em si, do roubo do diamante e da tentativa de venda que a River faz, porque acho que na verdade era apenas pano de fundo para a história principal, ou seja, o encontro da River com o Doctor.

O discurso da River Song sobre o fato de o Doctor não amá-la, embora tenha sido um pouco cliché e meloso (desculpa, gente, eu achei) serviu bem para mostrar como era a percepção dela a respeito do relacionamento dos dois. Achei bom que o Doctor estivesse ali para ouvir, também. Gostei de ter sido dado espaço para a exploração da sua insegurança e que os sentimentos dela tenham sido mostrados.

Não é difícil imaginar que ela se sentisse assim, muito embora eu acredite que sim, o Doctor a ama. E ama romanticamente, mesmo. Só que por ser esse personagem complicado que mal sabe lidar com emoções básicas, ele não dá para ela muita segurança de seus sentimentos. river01

O final do episódio, com o que a River em “Forest of the Dead” (ou seja, já sabendo que vai se sacrificar para salvar a biblioteca do Vashta Nerada) menciona ter sido o último encontro dos dois, tudo o que ele diz para ela… Achei bonito e digno da personagem.

Em The Name of the Doctor, achei que a River Song não deveria voltar, porque o seu final ali foi bastante decisivo e tinha medo que ela acabasse retornando e não ficasse tão bom o resultado, mas devo admitir que esse episódio funcionou muito bem. Gostei de a ter visto novamente e achei que foi feita justiça à essa personagem que acabou se tornando tão importante para o Doctor.

E vocês, gostaram desse especial de Natal?

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Clayci
4 anos atrás

Seu layout está tão fofo *_*
Eu gostei sim do episódio e ver os dois atuando juntos me deixou toda esperançosa sabia? rs
Só não gostei do inicio, pq achei que foi forçado ela não reconhecer o Doctor depois de todas as indiretas DIRETAS que ele deu rs.. E fiquei brava pq o episódio foi curto demais, ¬¬ ahuhauhaahuahuahah

Tati
Tati
4 anos atrás

Eu PRECISO tomar vergonha na cara e começar a ver Doctor Who
Sério, fico muito deslocada nos papos mais maneiros

cíntia de melo
4 anos atrás

Eu to nessa igual a Tat e preciso começar a ver dr who =( na verdade eu comecei mas nao continuei. Mas esta nas metas hhaha
beijs

Min
Min
4 anos atrás

Pra mim foi arrepiante, um epis. que eu esperava há eras. Ah, como amo a River e como me identifico com ela! <
Enfim, chorei nas tres vezes que assisti, acredita?!
Beijao, Min

Rubyane Santos
4 anos atrás

No quesito especiais de natal acho que esse é o meu favorito ♥
Eu fiquei com um pouco de medo quando soube que a River iria aparecer de novo (The Name of the Doctor foi realmente decisivo) mas esse especial foi perfeito.
A cena da River falando que o Doctor não amava ela e ela descobrindo que o Doctor era o Doctor foi tão emocionante ♥
Rever a River foi bom mas acabei ficando com saudades do Matt…

Ju Galak
4 anos atrás

Acho que depois que o Moffat assumiu a série, esse é o meu especial de Natal preferido. Acho que todos estavam esperando há eras esse encontro da River com o Doctor, e o episódio ficou muito legal (mas aí lembrei da biblioteca e fiquei triste).