24
01
2016

Viagens Literárias

Amo viajar e tenho certeza que a maioria das pessoas gosta também. E também amo livros, por isso decidi reunir num único post algumas sugestões de viagens literárias, ou seja, destinos que tenham a ver com livros, como bibliotecas e livrarias imperdíveis ao redor do mundo.

1.  Shakespeare and Company – Paris, França (site)

Essa livraria em Paris, na França, é cheia de história. Pertinho da Catedral de Notre Dame e do Rio Sena, foi fundada por um americano chamado George Whitman e é um refúgio até hoje para escritores estrangeiros que vivem na França. E sim, nessa livraria se vendem livros em inglês.IMG_1823

IMG_1820

Ela é cheia de charme e um dos locais que eu fiz questão de visitar quando fui para Paris em 2014. Suas estantes repletas de livros e de pequenos detalhes fazem o coração de qualquer amante da leitura suspirar. Aliás, a foto do perfil que aparece aqui no blog foi tirada lá, mais especificamente na bancada de livros que eles deixam para fora da livraria para que as pessoas possam levar para casa, de graça. Legal, né?

2. Cecil Court – Londres, Inglaterra

A Cecil Court é uma ruazinha, mais especificamente uma travessa, no coração de Londres onde se concentram várias livrarias que vendem em sua maioria livros usados ou que são pequenas livrarias especializadas.IMG_1916

IMG_1911

É bem pequenininha, com apenas um quarteirão, mas todas as fachadas das lojas são em estilo vitoriano, e quando você entra nela dá a impressão que voltou ao passado. Ah, e se você precisa de mais um motivo para visitar o local, o boato é que JK Rowling se inspirou ali para criar o Beco Diagonal. E olha, realmente, tem toda uma vibe Harry Potter ali, hahaha.

3. Biblioteca Pública de Nova York – Nova York, EUA (site)

Essa eu ainda não conheço, infelizmente, mas já tinha visto em vários filmes antes, e as fotos que a gente encontra do seu interior são de tirar o fôlego. Ela é enorme e tem um estilo mais antigo, já que foi fundada em 1895.

Suas salas de leitura e a arquitetura em geral do local chamam a atenção, bem como seu enorme acervo que, segundo o site oficial, conta com mais de 51 milhões de itens, incluídos nesse número livros, ebooks, artigos e vários outros tipos de publicação. Uma parada essencial para os amantes dos livros que visitam a Big Apple.

4. Real Gabinete de Leitura Português – Rio de Janeiro, Brasil (site)

Essa indicação é bem mais próxima da maioria dos leitores do blog, com certeza. O Gabinete Real de Leitura que fica no Rio de Janeiro é um dos locais brasileiros que ainda não conheci que mais me deixam curiosa, porque as fotos são maravilhosas e é o maior acervo de obras portuguesas fora de Portugal.02 03

O acervo ainda conta com primeiras edições de vários livros importantíssimos para a história da literatura portuguesa, como Os Lusíadas, por exemplo. E a biblioteca foi eleita como uma das 20 mais bonitas do mundo pela revista americana Times.

5. Livraria Cultura do Conjunto Nacional – São Paulo, Brasil (site)

A Livraria Cultura do Conjunto Nacional na avenida Paulista já é bem conhecida pelos amantes de livros do Brasil. Mesmo quem nunca teve a oportunidade de conhecer ao vivo e à cores pelo menos já ouviu alguém comentando.-101151027 -98380464

Esse conceito acabou sendo expandido para outras lojas da rede no Brasil, mas sempre é a Cultura do Conjunto Nacional que acaba sendo referência. Além de ter um catálogo enorme, a arquitetura chama a atenção e o que era para ser só uma passadinha acaba virando um belo passeio.

E vocês, já visitaram algum desses locais? E gostariam de ter visto outro destino literário aqui?

Siga o blog nas redes socias:

Twitter | Facebook | Instagram

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

22 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Maria Lourdes
Maria Lourdes
5 anos atrás

Mariana, só conheço a Cultura do Conjunto Nacional. Mas vamos a outras tá?

iza
iza
5 anos atrás

GENTE! Que acervo é esse no Rio e eu não sabia! Muito obrigada por informar, já vou me preparar para visitar. ♥ i

Pandora
5 anos atrás

Sou louca para visitar as Shakespeare and Company! Absolutamente louca! Ai você realizou um sonho meu, um dia farei isso que você fez!

É a primeira vez que ouço falar da Cecil Court, e já inclui ela na minha lista de lugares obrigatórios a serem conhecidos ainda nessa vida!

Ai gente parei de citar um a um, quero conhecer todos os lugares que você listou! Preciso de dinheiro, trabalha metade para ganhar o dobro e poder viajar e conhecer esses lugares!

Pandora
O que tem na nossa estante

Cecília Maria
5 anos atrás

Meu Deus, que post mais lindos! Isso é utilidade pública! Eu tô morrendo de amores e quero fazer as malas agora mesmo! Não acredito que não tinha ouvido falar desse bequinho maravilhoso em Londres quando estive lá! Com certeza tá na minha lista para quando eu voltar, juntamente com essa livraria de Paris, afinal é ali do ladinho ne? *aquelas* hahaha E também não tive a oportunidade de conhecer o Real Gabinete de Leitura no Rio, mas como tenho parente lá, fica mais fácil voltar e dar uma passadinha na biblioteca hahaha Já estive em outras Livrarias Culturas e sempre… Ler mais

Flavi
5 anos atrás

Dragãaaaaaaaaaaaaaao! *-*

Adriel Christian
5 anos atrás

oi, oi.

ain, gnt! bateu uma inveja aqui… eu amo Londres e tudo o que envolve a Inglaterra. vou até colocar na minha lista de lugares pra conhecer essa rua maravilhosa. tenho certeza que o meu dinheiro vai ficar todo por lá! *-*

adorei a ideia do post. bjs!
Não me venha com desculpas

Cris
5 anos atrás

Não conheço nenhum desses lugares pessoalmente, mas fiquei com vontade de conhecer todos! Essa no Rio de Janeiro eu já tinha visto por aí e nossa, preciso conhecer, é muito linda!
Beijos! =**

Vanessa Bayer
5 anos atrás

Meu sonho (o mais pé no chão) é conhecer essa livraria cultura, ela é linda demais. )): Triste em dizer isso, mas não conheço nenhum dos lugares citados, pessoalmente. Chateada. Um beijo ♡

Dai Castro
5 anos atrás

Que viagem maravilhosa deve ter sido essa Mari! Achei lindo cada lugar, principalmente a de Londres, por ter todo aquele climinha Harry Potter, como você mesmo falou 🙂 Dessas eu só conheço a livraria cultura, quero conhecer as demais já! Hahaha Beijos!

Clayci
5 anos atrás

Adorei!! Que experiência incrível conhecer esses lugares <3