05
07
2017

Acabei de Ler: A Leitora – Traci Chee

Hoje o post é sobre o livro A Leitora, primeiro da série Mar de Tinta e Ouro. Esse é mais um exemplar recebido através do Turista Literário e mais uma vez, considero um acerto. A Leitora me encantou desde o começo. A forma como a história é contada é apaixonante. Além disso, achei bem diferente da maioria dos livros de fantasia que já li. Nesse post, eu explico o porquê. 

Título Original: The Reader
AutorTraci Chee
Série:  Mar de Tinta e Ouro #1
Editora: Plataforma21 (selo da Editora V&R)
Páginas: 457
Adicione: Skoob | Goodreads
Para comprar, clique:

A história de A Leitora

Sefia e Arqueiro

A Leitora conta a história de Sefia. Ela vem de um lugar chamado Kelanna, onde as histórias são passadas de geração em geração. Não são escritas ou lidas. Por isso, quase ninguém conhece o livro e os que conhecem sabem do poder que ele tem.

Sefia é órfã e viaja de um lugar para o outro, fugindo. Ela não sabe muito bem porque a perseguem, mas sabe o que querem: um objeto retangular que achou na casa de seus pais. Esse objeto é um livro. Sefia é também uma das únicas pessoas capazes de se tornar uma leitora. Porém, ela não entende o poder de tudo isso. Ela pratica a leitura e aos poucos vai juntando palavras e formando frases. Faz isso porque quer desesperadamente vingar a morte do pai. Então, ela acredita que a chave para a sua vingança pode estar nesse objeto que seus perseguidores tanto querem.

Em suas fugas, acaba cruzando caminhos com Arqueiro. Ele havia sido treinado para lutar e matar por seus sequestradores, que depois o faziam lutar em ringues onde apostavam quem venceria. Sefia então o ajuda a escapar dos homens que o capturaram e eles acabam seguindo viagem juntos. Ela ainda tenta fazer que ele vá embora, mas ele prefere ajudá-la em sua missão. Arqueiro não consegue falar, mas os dois se comunicam através de gestos.

Capitão Reed e Lon

Além da história de Sefia, duas outras são contadas paralelamente: a do Capitão Reed e sua tripulação e a de Lon. No princípio, não entendemos como a história de um pirata e de um aprendiz de bibliotecário podem estar relacionadas, mas com o decorrer da leitura tudo se encaixa.

Capitão Reed é um pirata que quer muito ser lembrado. Ele e sua tripulação estão envolvidos em uma viagem para um local muito perigoso, dos quais poucos voltam com vida. Mas isso não amedronta o Capitão e sua tripulação lhe é extremamente fiel.

Lon foi recrutado como aprendiz da Biblioteca, muito embora pouquíssimas pessoas saibam da existência da instituição. Ele tem o dom e logo aprende a ler. Nos capítulos que contam sua história, conhecemos um pouco mais de como essa organização funciona.

Sobre a experiência de ler A Leitora

Sefia é uma personagem interessante, cheia de habilidades e mistérios. Arqueiro, seu companheiro, também tem muitos segredos em seu passado, mas a química dos dois personagens funciona muito bem. Aliás, todos os personagens são intrigantes, desenvolvidos de maneira única.

O livro inova por trechos e mensagens em seu interior que vão além da simples leitura. Existem páginas do livro manchadas ou rasuradas. Existem palavras escritas em fontes e tamanhos diferentes. Não são raras as vezes que nos são apresentadas dicas sobre o que irá acontecer. É como se você, leitor, estivesse não só lendo a história de Sefia, mas também lendo o livro que ela carrega. Existem parágrafos apagados ou borrados, por exemplo, e ainda mensagem escritas junto à numeração das páginas. É encantador.

Não é uma leitura para ser feita de modo desatento. É necessário paciência para entender e processar todas as informações que estão nas páginas. A melhor maneira de ler essa história é deixar-se envolver completamente pelo livro.

Eu gostei muito dessa experiência, mas acredito que não seja algo que irá agradar a todos. Realmente é algo inovador, portanto não é uma leitura tradicional. Porém, se você gosta do gênero e quer aventurar-se em uma leitura diferente, recomendo bastante a leitura. Quero muito ler a continuação dessa história.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

102 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Amilton Júnior
3 anos atrás

Fiquei muito curioso por conhecer esse livro que me parece fugir do clichê em vários aspectos, desde a formatação até a história em si, anotado na lista dos “a ler” kkkk Ótimo post, Abraços

Pamela
3 anos atrás

Olá Mari, tudo bem?

Eu gosto de livros complexos, mas acho que não estou no momento certo para lê-los. Estou preferindo leituras mais leves, mais mimimi, hahaha.

Vou deixar o título anotado. Assim que encontrar uma promoção boa, adquiro-o.

Beijos

Laiane Espósito
3 anos atrás

Eu fiquei super curiosa para ler esse livro agora. Ele parece ser muito interessante e eu amei o fato de as páginas dele serem diferentes. Parabéns pelo post, Beijão e sucesso para você.

Isadora Soares
3 anos atrás

Ainda não conhecia, mas fiquei curiosa para conhecer esse livro!

Banshuu
3 anos atrás

Só eu que me apaixonei por essa capa? AAAAAAAAAAAHHHHHHH

Malu Silva
3 anos atrás

Pode não agradar a todos, mas a mim, acho que vai! Adorei a resenha e essa capa é linda, fiquei super afim de ler <3

sorria sempre 🙂
http://www.malusilva.com.br

Lucy
3 anos atrás

Oi, Mari!
Adoro leituras em que o livro interage com o leitor! Eu gostei muito do plot dessa história e o Arqueiro me intriga muito! Já vi que vou me apaixonar por ele quando ler! rsrs #soudessas

Caroline
Caroline
3 anos atrás

Esse vai para minha listinha kkk, me encantei pelo livro. aaaaa eu já quero com toda certeza <3 parabéns pelo post

Sabrina Sampaio
3 anos atrás

Gostei da sinopse, fiquei interessada em ler e isso dela ser uma das poucas a ter a habilidade de ler, confesso que demorei um pouco a assimilar haha deve ser uma ótima leitura.
http://www.agendaleatoria.blogspot.com.br

Karol Rabêlo
3 anos atrás

É um livro que te chama para a interação, te insere na história de todos jeito! Preciso dizer que: ESSA CAPA É MARAVILHOSA! Adorei sua resenha! 🙂

Bárbara
3 anos atrás

Ultimamente, com minha ressaca literária, estou procurando leituras mais leves e simples. Dessa vez vou deixar a dica passar, mas deixarei anotadinho esse livro, pois pela resenha percebi que é uma leitura incrível!!!

Bjs

https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

Beatriz Andrade
3 anos atrás

Nossa, eu não conhecia o livro e fiquei muito curiosa para ler essa história. Adorei a sua resenha e a maneira como você falou da bora, bem sincera e mostrando os principais pontos da leitura.

Nani Moreira
3 anos atrás

Primeiro: que livro lindo (a louca das capas hahah). Gostei da sua resenha, toda caprichada e por trazer uma leitura diferente do habitual. bjs

Camila Mondaini
3 anos atrás

Olá tudo bem?
Adoro leituras em que os personagens interagem com o leitor é como se fosse a quebra da quarta parede sabe? Gosto disso porque possibilita um envolvimento melhor do leitor com a história. No mais, achei a trama bem diferente dos livros a qual estou acostumada a ler e adoraria ter a oportunidade de ler essa obra um dia. Já vou deixar a dica anotada.

beijinhos!

Fábrica dos convites
3 anos atrás

Oi Mari, achei a edição linda, e estes pequenos detalhes para que o leitor sentir como se lesse o livro da personagem foi uma ótima e deliciosa sacada.
Bjs Rose

Pensamento Literário
3 anos atrás

OI!

Coloquei na minha lista de leitura. Primeiro pelo design do livro ser tão peculiar e estar interligado com o enredo, por segundo o fato do segredo estar em um livro e ela precisa decodificar é maravilhosamente surpreendente. Obrigada pela dica. beijos!

Amanda | Livros que Li
3 anos atrás

Sua resenha está ótima, parece um livro um tanto místico e singelo, um livro que certamente eu leria e as os recursos visuais da edição só deixam a história mais encantadora <3

CLUAZ
3 anos atrás

Oi! Essa é a primeira resenha que leio deste livro, confesso que desde o lançamento estou interessado em conhecer a escrita, achei a capa lindíssima e pelas suas fotos a diagramação também ficou super bacana, esse novo selo está muito bom, hein? Acho que assim que diminuir a pilha de leituras eu me aventuro nessa história! 🙂

http://www.cluaz.tk

Anna Caroline
3 anos atrás

Oi, tudo bem?
Sempre tive interesse em participar de experiências literárias, mas sempre fico com receio e espero ter a oportunidade de abrir minha mente um dia, pois acredito que somente dessa forma uma leitura pode surpreender de verdade (mesmo que nem sempre acerte). O livro de fato tem uma proposta inovadora e pelo fato de ser preciso ir com calma, ler com atenção compreendo quando você menciona que não irá agradar a todos.
Gostei da habilidade da protagonista e fiquei curiosa para saber ao certo o porquê dessas perseguições. Vou deixar a dica anotada!
Beijos

Paloma Wancleia
3 anos atrás

Já estou salvando esse post para lembrar de procurar esse livro. Muito curiosa sobre a história de Sefia. Vou aproveitar que estou de férias e colocar leituras em dia ♥ 😀

P.S: O post ficou muito organizado e “aconchegante”.

Luana Souza
Luana Souza
3 anos atrás

Antes de mais, nada eu amei a sinopse! Fiquei imaginando o quão peculiar deve ser viver num mundo sem livros, com histórias que vão sendo contadas… nem deve ter tanta imaginação por lá. Eu leira sim o livro! Amei esses detalhes de rasuras nas páginas *-*

Nayara
3 anos atrás

Nossa, eu adorei a sua resenha. O livro parece ser realmente encantador.
Não tinha ouvido falar sobre esse livro até o momento, mas achei a história muito intrigante e fiquei realmente curiosa para ver a diagramação dele que, pelo que você disse, parece dar um toque todo especial a leitura.
Beijos!!

Porre de Leitura e Livros
3 anos atrás

Olá! Tudo bom?
Estou louca para assinar o turista, é muito fofa a mala deles, e essa que veio com o livro estava demais, ainda não li esse livro, acho a capa incrível e a narrativa parece não ficar atrás.
Beijos.

Marcia Lopes
3 anos atrás

Hummm isso de que talvez não agrade a todos, que é inovador e o mistério todo que envolve Sefia, já me conquistou! Dica anotada no topo! rs
Bjs

Alessandra
Alessandra
3 anos atrás

Olhando apenas para a capa, acho que não me interessaria pela obra, mas ainda bem que li sua resenha.

Gosto de histórias que precisam da minha total atenção, isso me prende às páginas. Então com certeza já estou toda empolgada e querendo ler esse livro.

Nilda de Souza
Nilda de Souza
3 anos atrás

Já me interesse pelo livro, por ter toda essa estrutura diferente e que faz parta da narrativa. Ainda não tinha lido nenhuma resenha, e fiquei encantada. Os personagens também parecem muito interessantes. Esse dias eu li Fahrenheit 451 que tem toda uma questão de proibição de livros. Acho que Leitora segue a mesma linha.

Beijos

Camila de Moraea
Camila de Moraea
3 anos atrás

Olá!
Que livro fantástico!
Fiquei muito interessada pra conhecer mais dos personagens. E que primoroso esse projeto gráfico!
Ainda não li nada dessa editora e sem dúvidas quero começar por essa leitura.
Dica anotada!
Beijos!

alzinete rodrigues
3 anos atrás

Eu SUPER amei esse livro MEU DEUS vou adicionar na minha listinha só falta saber onde arrumar por aqui rsrsrs, eu gosto do estilo do livro.

No Conforto dos Livros
3 anos atrás

Olá!! 🙂

Eu não conhecia este livro mas fiquei curioso em fazer a leitura! E uma pena que aches que a experiencia não va agradar a todos!

Mas pelo menos tu gostaste! E achaste que a envolvencia na historia e fundamental, mesmo porque a historia exige a absorcao de muitas informaçoes!

Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Camila
3 anos atrás

Caramba! Não conhecia o livro, mas gostei bastante dele. Parece ser totalmente diferente de tudo que já li e minha curiosidade está a mil agora.
Ótima resenha.

Larissa
3 anos atrás

Ola, tudo bem?
De início não estava achando o livro muito interessante, porém gostei da parte em que disse que algumas partes são escritas de forma diferenciada, contendo até rasuras. Achei diferente 🙂
Gostei muito da sua resenha!
Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

Maria Luíza Lelis
3 anos atrás

Oi, tudo bem?
Eu estou super ansiosa para ler este livro, porque me apaixonei pela capa. Confesso que não sabia muito sobre a trama, então, adorei ler sua resenha e descobrir mais sobre o livro. Fiquei ainda mais curiosa para ler.
Parece ser uma experiência de leitura bem diferente e acredito que a edição esteja incrível, com esses detalhes de fontes diferentes e parágrafos borrados. Como você disse que é uma leitura que merece atenção e paciência, vou guardar a dica para quando eu estiver de férias e com mais tempo livre.
Ótima resenha!
Beijos!

Michele Lopez
3 anos atrás

Olá,
Sou apaixonada por fantasia e achei a forma que o livro é apresentado bem intrigante, ousado e inovador. Ter borrões e até mesmo rasuras com certeza nos fará adentrar ainda mais no mundo de Sefia e sua viagem encantadora.
Outro ponto que me agrada bastante é sobre os personagens por serem desenvolvidos de maneira única e intrigante, nos levando a querer conhece-los cada vez mais.

LEITURA DESCONTROLADA

Ana Lícia
3 anos atrás

A capa é maravilhosa, gostei muito. E achei a premissa muito interessante, fico acompanhando o Turista Literário e tão bacana, e sempre são livro que nos dá vontade de ler. Adorei a sua leitura.
Abraços.

André Gama
3 anos atrás

Oi Mari,
Já queria muito ler a Leitora antes, agora, depois de ler a sua resenha, se tornou uma questão de vida ou morte. É o estilo de livro que costumo amar. Vou comprar.
Beijos,
André || Garotos Perdidos

Milena Nones
3 anos atrás

Oi!
Dica mais que anotada! Gosto de ler coisas diferentes. Além disso, a capa é maravilhosa e me envolver profundamente com um livro é tudo que eu preciso no momento.

Beijos!

leticia delicor
3 anos atrás

Oii
Também li o livro, adorei o modo como a narrativa é construída, mas achei o mundo pouco explorado. A parte gráfica do livro está realmente muito linda. Eu dei nota 4!
Bjus

Ana Souza
3 anos atrás

Recebi esse exemplar também pela malinha do turista, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
Bem legal conhecer um pouco da obra através de sua resenha!
Espero conseguir ler em breve!

beijinhos!!

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/

Saga Literária
3 anos atrás

Olá, tudo bem?

O que me chamou muito atenção foi essa capa, magnífica. Eu gosto de livros bem trabalhados e complexos e o livro de Traci Chee parece ser o caso. Fiquei curioso e intrigado com a formatação, o fato das páginas serem diferentes. Parece ser uma boa leitura, dica anotada!

Grazielli
3 anos atrás

Oi Amore,

Nossa que espetáculo essa capa… já quero!
Adoro fantasia e com certeza vou amar essa belezura… parece ser bem diferente mesmo!
Adorei a edição e já anotei a dica por aqui!

Beijokas!

Angelica\'
Angelica\'
3 anos atrás

Oi, tudo bem?
Deu um modo geral o livro é bem diferente do que costumo ler, é bem interessante e gostei da capa dele.
Bjs

Kenia Candido
3 anos atrás

Oi Mari.

Eu não conhecia este livro e apesar da sua opinião está muito boa e despertou um pouco de curiosidade, vou ter que deixar sua dica para o futuro. No momento não estou comprando livros, mas está anotada para adquirir o livro.

Bjos

cila-leitora voraz
3 anos atrás

Oi Mari, sua linda, tudo bem?
A Mala do turista literário é ótima, acho que nunca vi ninguém dizendo que não gostou do livro que recebeu. Achei essa capa super diferente. E já me ganhou trazendo uma edição inovadora com essas rasuras, trechos apagados, que máximo!!! Adoro piratas e estou super empolgada para descobrir até onde irá essa história dos dois. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Kelly Silva Prado
3 anos atrás

Fiquei super curiosa pra ler esse livro! Que formatação mais interessante!!! E a história também parece não deixar a desejar! Gratidão pela resenha! Abraços e muita paz!

Kamila Villarreal
Kamila Villarreal
3 anos atrás

Olá!

Não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou a atenção, ainda mais pela capa, que sinceramente, não gostei, parece uma grande poluição visual. Agora tomara que a editora publique os demais volumes.

Carolina Ramires
Carolina Ramires
3 anos atrás

Olá!
EU ainda não conhecia essa obra, mas achei bem interessante esse design da edição, com certeza dá um ar diferente à obra. No momento não estou com cabeça para ler um livro assim, mas com certeza vou deixar a dica anotada.
Beijos.

NIZETE RIBEIRO
3 anos atrás

Olá!
É o tipo de livro que eu leria sem pestanejar. Adoro esse tipo de livro, e a proposta dele me chamou a atenção e me convenceu. Irei comprar… quem sabe ganhar. rsrs
Ótima resenha.
Nizete
Cia do Leitor

Jhonatan
Jhonatan
3 anos atrás

Fiquei encantado pela capa e pelas fotos que fez, ficaram lindas. Gostei no geral da premissa e se eu puder ler em breve será ótimo.

Suelen Fernandes
3 anos atrás

Olá!
Eu não conhecia o livro e não sou muito de ler livro de fantasia. Mas gostei da premissa que você apresentou na resenha. É muito bom quando a autora consegue mesclar várias histórias e não perder o foco do livro.
Vou anotar a sua dica para uma leitura futura.
Beijinhos!

Mara
3 anos atrás

Olha, não sei se visse ele livro o compraria, acho que por muitas vezes não queremos nos desafiar né? Mas ler tua resenha, me deixou bem curiosa pela história… Acabei de anotar a dica, super obrigada!