10
03
2016

[Book Club] TAG: Mulheres Na Literatura

Lá no Book Club, a postagem coletiva sugerida para o mês de Março é uma tag criada pela própria equipe do grupo, onde nós responderemos algumas perguntas sobre a nossa relação com as mulheres na literatura.tagbookclub

1. Minha autora preferida

Eu tenho várias autoras que eu amo de paixão, que acho super talentosas e que recomendo a leitura de seus livros sempre, mas a preferida mesmo sempre será a JK Rowling. A série Harry Potter me acompanhou na adolescência e por causa dela conheci pessoas que são até hoje importantíssimas na minha vida. Minha admiração só aumenta quando penso em como ela vive ajudando instituições de caridade e como faz questão de se posicionar sobre assuntos sérios.

chimamanda2. Uma autora que eu gostaria de ler

Eu tive que pesquisar para escrever o nome dela corretamente, mas se existe uma autora que eu simplesmente tenho que ler é a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, autora de Americanah. Conheci essa mulher maravilhosa através de seu discurso “Sejamos Todos Feministas“, no TEDx Euston, que inclusive foi adaptado e publicado no Brasil.

3. Um livro com uma protagonista feminina incrível

Tive que pensar bem para escolher aqui e acabei escolhendo os livros da série Addicted. Acho as irmãs Calloway simplesmente sensacionais (embora deva confessar que a minha preferida sempre será a Rose) e extremamente bem construídas como personagens. Elas tem falhas, elas são fortes e elas são fracas, elas acertam e elas erram, elas são apaixonadas e elas odeiam com todas as suas forças… São personagens incríveis e eu queria que mais pessoas conhecessem os livros e se apaixonassem por elas também.

4. Uma personagem feminina que me inspira

 A Mia, da série O Diário da Princesa. Acho a Mia super atrapalhada, mas muito natural e acho as convicções da personagem, ainda que apresentadas de forma bem adolescente (afinal, a Mia começa a série com 14 anos) bem inspiradoras. Como foi uma série que eu cresci lendo, posso dizer que com certeza em muitos pontos a Mia me inspirou.

fangirl5. Uma personagem com a qual me identifico muito

Quando eu li Fangirl, lembro de ter me identificado muito com a Cath, personagem principal, o que só foi reforçado pelo fato de que eu também tinha passado grande parte da minha adolescência escrevendo e lendo fanfics. Mas todos os medos pelos quais ela passa, suas inseguranças, é algo com que eu me identifico muito.

6. Uma personagem forte/ corajosa

Ginny Weasley, de Harry Potter. Poderia citar a Hermione aqui também, claro, mas sou fã demais da Ginny, que começa a história como a irmãzinha do Ron, que perde a língua quando o Harry chega perto, e aos poucos vai se revelando, enfrentando o grande Harry Potter quando ele começa a ficar chato demais, dizendo-lhe o que ele precisa ouvir. Enquanto o trio está caçando as relíquias da morte no último livro, lá está Ginny, com Neville e Luna, enfrentando os professores em Hogwarts e organizando a Armada de Dumbledore.

7. Meu livro preferido com uma protagonista feminina

São tantos… um bom exemplo são os livros de As Crônicas Lunares, da Marissa Meyer. Cada um dos quatro livros da série (e também o livro lançado para contar a história anterior a Cinder) tem como protagonista uma personagem feminina diferente, inspirada por um conto de fadas: Cinderela (Cinder), Chapeuzinho Vermelho (Scarlet), Rapunzel (Cress) e Branca de Neve (Winter). E a história se passa num futuro onde existe uma peste matando grande parte da população terrestre e os grandes inimigos dos terráqueos são os lunares, que moram na lua. Quer saber mais? Clica aqui!

alma8. Um livro com uma mulher decidida

Alexia Tarabotti, da série O Protetorado da Sombrinha. Se tem uma personagem literária decidida (para não dizer teimosa) nessa vida, é Alexia. Nesse universo steampunk, Alexia é uma sem alma e seu poder é anular o poder dos seres sobrenaturais que ela toca. Mas ela nunca faz nsda de maneira delicada e coloca a todos nos seus devidos lugares, fazendo o que quer, do seu jeito.

9. Um livro com uma mulher inteligente

Emma Woodhouse, personagem principal do romance Emma, de Jane Austen, é extremamente inteligente. Talvez até um pouco demais para o seu próprio bem. Emma é uma das minhas personagens preferidas de Jane Austen, que sempre fez questão de criar suas personagens cheias de falhas e por isso Emma é claramente mimada e arrogante, mas também tem o coração no lugar e aprende muito no decorrer da história.

damebyhercover10. Uma personagem que faz tudo por amor

Para esse item, escolhi a Lady Georgiana, personagem principal de Nunca Julgue Uma Dama por Sua Aparência. Ela é uma personagem que faz tudo por amor… à filha. Ela fugiu da sociedade para ser mãe solteira (algo impensável na época, principalmente para uma irmã de Duque) e poder criar a filha sem ter que dá-la para adoção. Depois, sentindo que a filha precisará de um título para conseguir ser ao menos aceita na sociedade, ela se dispõe a achar um Visconde que preencha o requisito e logo mexe seus pauzinhos para conseguir que o seu pretendente aceite se casar com ela. Gosto muito da personagem e da maneira prática como vê tudo, mas que sabe que sua filha é sua maior prioridade.

Quem quiser pode participar do Book Club também! Confira na fanpage do grupo como fazer parte! 😉

Venha discutir com a gente a leitura do mês, além de conhecer pessoas muito legais que também amam ler e conversar sobre livros, personagens e autores diferentes.

Siga o blog nas redes sociais:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cecília Maria
4 anos atrás

Eu me sinto muito mal por admitir que nunca li HP 😡 mas gosto bastante da ideia e da construção de alguns personagens, mesmo conhecendo só pelos filmes. Eu vi que bastante gente se identifica com a Cath em algum momento do livro, inclusive eu.

Asphyxia
Asphyxia
4 anos atrás

Eu adorei essa TAG! Qualquer hora vou roubá-la pra responder também!
Também gostei das suas respostas. Só que sou mais fã da Hermione! Hauhauha!
Adorei o blog! Beijão! <3
4sphyxi4.blogspot.com.br

Vanessa Bayer
4 anos atrás

Toda vez que vejo o livro Fangirl eu fico com vontade de ter ele, só pela capa hahaha A história não me cativou muito, sei lá ): Adorei a TAG. Um beijo ♡

trackback
3 anos atrás

[…] é a primeira vez que falo sobre essa série aqui no blog. Quando respondi a tag Mulheres na Literatura, no ano passado, citei Alexia Tarabotti. Não podia deixar ela de lado, decidida como ela só. Mas […]