14
09
2021

Um Acordo e Nada Mais – Mary Balogh

Continuando a série Clube dos Sobreviventes, hoje vou conversar com vocês sobre Um Acordo e Nada Mais. Esse é o segundo livro da série e conta a história de Vincent, o Visconde Darleigh. Ele era muito novo quando perdeu a visão no campo de batalha. Após uma recuperação dolorosa, Vincent acabou por receber o título de Visconde, algo que não era esperado. Porém, devido a sua cegueira, as mulheres de sua família acreditam que ele precisa de alguém para cuidar dele. Logo, Vincent se vê tendo que escapar de arranjos e armadilhas. E por isso acaba fugindo para a sua cidade natal. Porém, mal sabe ele que as armadilhas continuam até por ali…

Título OriginalThe Arrangement
AutorMary Balogh
Série: Clube dos Sobreviventes #2
Editora: Arqueiro
Páginas: 321
AdicioneSkoob | Goodreads

Lendo Um Acordo e Nada Mais

Vincent era um jovem muito impulsivo, o que não é uma boa qualidade num campo de batalha. E infelizmente, para Vincent, essa impulsividade acaba custando caro. Um acidente com um canhão que não disparou na hora correta o deixa cego e surdo. Como dá para imaginar, tal situação foi algo desesperador, já que sem ver nem ouvir, era como se ele houvesse perdido, de uma hora para a outra, todo o contato com o mundo. Se não fosse a insistência do Duque de Stanbrook, que nos piores momentos abraçava Vincent para que ele se sentisse menos sozinho, talvez ele tivesse desistido de tudo.

A audição de Vincent acabou voltando e aos poucos ele se adaptou à sua nova vida, bem como ao inesperado título. O problema maior era sua família, sua avó, mãe e irmãs, que insistiam que Vincent precisava se casar. O principal motivo era porque acreditavam que ele precisava de alguém para cuidar dele.

Como Vincent e Sophia se Conhecem

Se vendo encurralado, Vincent foge para a casa do campo onde nasceu. Lá, numa festa em sua homenagem, é salvo de outra armadilha pela tímida Srta. Sophia Fry. Ela morava com seus tios, porém era tratada como uma criada. Até mesmo suas roupas eram todas de segunda mão. Porém, mesmo sabendo que irritaria os tios que queriam casar a filha com o Visconde, ela intervém. Mas seus tios ficam tão bravos que simplesmente expulsam Sophia de casa, sem nenhum dinheiro para sobreviver.

Ao ficar sabendo da situação de Sophia, Vincent decide que a solução para os problemas dos dois seria o casamento. Dessa forma, eles fazem um acordo e se casam. Entretanto, com a convivência, os dois descobrem que esse acordo pode ter muitas outras vantagens.

Sobre a Leitura

Como é algo comum aos livros do Clube dos Sobreviventes, Um Acordo e Nada Mais traz mais um herói que passou por uma tragédia. De repente, Vincent tem que se adaptar a uma vida totalmente nova. E no começo, claro que se desespera. Não é fácil para ele aceitar sua nova condição. Num primeiro momento, nem ao menos se vê como alguém que poderá ser independente. Porém, aos poucos entende que é uma questão de adaptação e com a ajuda de seu valete e dos amigos do Clube dos Sobreviventes, passa a superar as adversidades.

Vocês já sabem, sou uma mulher com deficiência. Por isso, nunca acho que uma deficiência é uma tragédia. Às vezes, a forma como ela chega na vida de alguém é traumática, que é o narrado com Vincent. Mas é natural que após esse primeiro momento, a pessoa descubra que apesar de precisar de mudanças e adaptações, a vida continua com tantas possibilidades como antes. Gostei que é dessa maneira que a história de Vincent é descrita.

Sophia

Sophia é uma mulher que foi negligenciada por todas as pessoas de sua vida. Desde seu pai que a amava mas simplesmente esquecia-se dela, até os tios com quem foi morar após sua morte. Ela foi vista sempre como um incômodo e ainda pior, não era vista. Ninguém se perguntava como ela estava ou se ela tinha algum desejo. Ela não podia ser uma criada, porque havia nascido em uma classe social mais alta. Porém, era simplesmente descartada e não tinha qualquer perspectiva de uma vida melhor.

E mesmo assim, ela arrisca tudo ao perceber que os tios armaram uma arapuca para casar sua prima com o Visconde. Ao atrapalhar e frustrar o plano, ela acaba mais uma vez descartada sem qualquer perspectiva. E aí entra Vincent, cansado de ser usado como peão nas maquinações das pessoas a sua volta. Ele percebe que um casamento entre os dois pode dar independência e segurança para Sophia.

Ela é uma protagonista tímida e insegura, mas que observa tudo e por isso consegue encontrar soluções para problemas que passam desapercebidos por outros. E essa é uma qualidade valiosa em relação a Vincent. Ela cria adaptações para que ele possa viver de maneira cada vez mais independente. Não é a toa que os dois acabam se apaixonando.

No geral, gostei muito de Um Acordo e Nada Mais. O arco dos personagens e do casamento é desenvolvido de forma a valorizar suas diferenças, sem apresentar soluções milagrosas para os problemas. Uma ótima adição para a série.

Os Bedwyns: Ligeiramente Maliciosos – Ligeiramente Escandalosos – Ligeiramente Seduzidos – Ligeiramente Pecaminosos – Ligeiramente Perigosos

Clube dos Sobreviventes: Uma Proposta e Nada Mais

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carol Mancini
2 meses atrás

Tem sido muito bacana acompanhar essa saga de leitura por aqui! Parecem livros gostosos de ler, o pano de fundo é interessante também. Espero ver mais!

Ana
Ana
2 meses atrás

Que bacana. Eu não conhecia essa até o presente momento, confesso que você me despertou a curiosidade e a vontade de ler.

Tenho um blog literário também, se puder dar a passadinha lá para conhecer eu ficaria muito feliz. Eu tinha começado ele em 2013, mas com faculdade, bebê, casamento, trabalho, acabei ficando sem tempo para o blog, mas esse ano fiquei com saudade do blog e resolvi o reviver. Ficarei muito feliz se puder visitá-lo.

https://livrosetal.com.br/