28
01
2016

[#Projeto100LEL]: Aventuras de Alice no País das Maravilhas – Lewis Carroll

Sempre quis ler Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Não só o livro é um grande clássico da literatura infantil, tendo sido adaptado de diversas formas para o cinema e TV, sendo a mais famosa delas a animação dos estúdios Disney, como também é presente em várias outras obras literárias e cinematográficas, sendo uma das leituras mais citadas. Afinal, quem nunca estava assistindo uma série e se deparou com uma citação de Alice?

alice

Alice’s Adventures in Wonderland, frequentemente abreviado para Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas) é a obra mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.

O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurda característica dos sonhos.

Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos. (sinopse retirada da Wikipedia)

Título Original: Alice’s Adventures in Wonderland and Through the Looking Glass 
Autor: Lewis Carroll
Editora: Zahar
Páginas: 320
Avaliação: 3/5

Por isso, aproveitei a ideia do Projeto 100 Livros Essenciais da Literatura para finalmente tirar da estante o livro. Eu tenho duas edições de Aventuras de Alice no País das Maravilhas, e as duas vieram também com Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá. Uma delas é linda, em inglês, da Barnes & Noble, cor de rosa choque com o corte dourado, e a outra é a edição de bolso de luxo da Zahar, toda ilustrada e também muito linda.

Acabei lendo a edição em português, porque apesar de linda, a edição da Barnes & Noble é super difícil de carregar por aí, porque é enorme. Já a edição da Zahar, apesar de ser de bolso, é super completa e toda a diagramação das páginas é feita com cuidado. Dá gosto de ler.

Eu gostei muito da história, mas tenho que dizer que tinha expectativas diferentes para ela. Esperava que fosse algo mais parecido com histórias infantis como O Menino do Dedo Verde, do Maurice Druon, ou O Pequeno Príncipe, do Antoine de Saint-Exupéry, mas Alice segue um outro rumo.

Para mim, Aventuras de Alice no País das Maravilhas é um livro dirigido para o público infantil mesmo, que brinca com o imaginário da criança. Claro, temos uma clássica alusão à passagem para a vida adulta e as perguntas que Alice faz durante sua incursão pelo País das Maravilhas representam seu crescimento, mas ainda assim, acredito que o teria aproveitado melhor se tivesse lido mais nova.

Por isso, esse é um livro que recebeu três estrelas no Goodreads e no Skoob. É um livro ótimo, apenas não é o livro certo para mim no momento.

Siga o blog nas redes socias:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Claudia
5 anos atrás

Sinceridade: não sou fã de Alice. Tinha muito medo do filme quando era criança e depois que cresci, apenas não consigo ter toda a reflexão que a história propõe.
Apesar disso, tenho vontade de ler o livro, e vou fazer isso um dia, só não sei quando. Vou guardar essa indicação da versão da Zahar. Afinal, edições de bolso legais são difíceis de achar.
🙂

Ane Reis
5 anos atrás

Oie Mari =)

Vou confessar que não curto tanto assim Alice. Tenho esse livro e já li, mas apesar de achar a história como um todo interessante, não sou daquelas apaixonadas por ela sabe.

Beijos;***

Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias…
@mydearlibrary

Bela
5 anos atrás

Todo mundo falando do Lewis em comemoração do Bday dele <3
Mesmo com os rumores de pedofilia, não há como negar que ele criou A obra!

Camila Carvalho
5 anos atrás

Sou apaixonada a tudo que se refere a Alice No País Das Maravilhas e essa edição é incrível, as ilustrações são lindas.
Realmente é um livro que vale ter na estante.
Beijo

http://www.tecontopoesia.com

Juliara Vasconcelos
Juliara Vasconcelos
5 anos atrás

Adoro a história de Alice. Eu acabo lendo de vez em quando só pela nostalgia mesmo hahaha.
Zona de Conspiração | Fanpage