06
01
2023

Retrospectiva 2022: As Melhores Leituras do Ano

Vocês leram bastante no ano que passou? Porque eu li demais. E algumas das leituras foram maravilhosas, outras me decepcionaram… Teve até leitura que me deixou irritada de tão ruim. Porém, o objetivo desse post de retrospectiva 2022 não é focar no negativo. Pelo contrário, nesse post pretendo mostrar para vocês um geral das minhas leituras. Além disso, é claro, vou comentar sobre os melhores livros que li em 2022. Depois você me conta se concorda ou discorda das minhas escolhas, ok?

Como registrar suas leituras

Eu não tinha o costume de fazer qualquer tipo de retrospectiva. Quer dizer, sim, eu olhava aquele apanhado que o Goodreads e o Skoob fazem todo final de ano. Mas como nem sempre eu registrava todos os livros que lia, nunca era algo muito exato.

Então, quando comecei a anotar tudo no reading journal, em 2021, essa visão ficou muito mais completa. Durante o ano eu ainda registrei todos os dados numa planilha do Google Sheets que baixei de um blog literário, como eu contei na retrospectiva do ano passado. Eu usei essa planilha esse ano também, mas o blog que disponibilizava essas planilhas está meio que abandonado, o que é uma pena.

Por isso, para 2023 resolvi procurar outra. Apesar de não ser uma prática comum entre os blogs e social medias literários brasileiros, vários gringos disponibilizam esse tipo de planilha de graça.

Acabei baixando a do Book Riot esse ano. O bom é que está um pouco mais fácil de editar essas planilhas, porque eu precisei adicionar manualmente as opções para livros nacionais/em português. Não sei vocês, mas sou uma negação em qualquer editor de planilhas, seja do Google, seja Excel. Se não fosse, provavelmente eu mesma faria uma planilha.

Sobre Aplicativos e Plataformas

A vantagem dessas planilhas é que elas criam suas estatísticas de leitura durante o ano e você não depende do cadastro do livro no site. Infelizmente, o Goodreads mudou as regras para cadastrar novos livros e agora ficou muito mais complicado. Para quem lê livros nacionais, isso é horrível, pois demora para livros que não sejam de língua inglesa serem cadastrados na plataforma.

Isso tudo para explicar para vocês também porque nem todas as minhas leituras serão cadastradas no Goodreads. Esse ano estou experimentando tanto o aplicativo Storygraph quanto vou tentar deixar meu Skoob um pouco melhor atualizado. Durante o ano vou contando sobre a minha experiência para vocês.

Mas toda essa confusão só deixou mais claro porque eu preciso ter meus próprios registros, independentes de aplicativos e plataformas. Então, vou manter principalmente meu reading journal atualizado com todas as minhas leituras e essa planilha. Aliás, o meu reading journal é a principal forma de registro, já que normalmente deixo para alimentar a planilha com os dados que já anotei no reading journal.

Retrospectiva 2022

E com isso, eu vou mostrar para vocês os dados da minha retrospectiva 2022.

dados da retrospectiva 2022 com decoração vintage e a imagem de uma moça de vestido verde com um livro aberto nas mãos

Alguns pontos chamam a atenção, por exemplo, a maioria esmagadora de livros que li foram em formato digital. Já expliquei algumas vezes por aqui, mas para mim é muito fácil usar o Kindle para fazer minhas leituras. Gosto da praticidade de baixar vários livros e poder levá-los na bolsa sem carregar muito peso. Também acho mais confortável do que segurar um livro físico.

Dica Para Quem Quer Ouvir Audiobook

Também aumentei um pouco o número de audiobooks que li durante 2022. Isso tem a ajuda do Storytel que é sinceramente a melhor plataforma para audiobooks que eu já experimentei. E vou ser chata: não acreditem na propaganda que alguns booktubers fazem para a Skeelo. Eu tenho por causa do meu plano de celular e o catálogo de audiobooks deles é horroroso. Também não vi vantagem nos ebooks não. O Storytel é muito melhor, principalmente mas não exclusivamente para quem tem domínio sobre a língua inglesa.

Número de Lidos e Metas de Leitura

O mês que mais li foi dezembro e sobre isso eu já falei no post sobre o reading journal de dezembro. Eu li 155 livros em 2022, algo que fazia muito tempo que não atingia. Minha meta era 80 livros, mas sinceramente eu sabia que ia ultrapassá-la, só não sabia que ia ser tanto.

Aliás, não sou uma pessoa de metas ou de desafios. Por isso vocês não vêem esse tipo de página no meu reading journal. Eu sou uma leitora que escolhe o que lê pelo humor do momento e não quero mudar isso. Isso porque não gosto da ideia de me forçar a ler nada. Leitura para mim é lazer e não uma forma de provar nada para ninguém.

Releituras e Autores

Fiz sete releituras esse ano e queria ter feito mais, mas toda vez que pensava nisso, eu mudava de ideia porque tem tantos livros novos que quero ler ainda. Li 122 autoras diferentes e sim, foram todas autoras. Eu li um homem (hahaha) que foi o autor de Willa: A Salvação da Floresta. Nem coloquei aí por conta da insignificância. E a autora que mais li foi a Meghan Quinn, que eu não tinha lido antes mas gostei e acabei lendo vários.

O Vencedor da Batalha dos Livros

Quanto às minhas melhores leituras do ano, eu fiz aquela batalha dos livros no reading journal. Basicamente, escolhi as melhores leituras de cada mês e fiz elas batalharem entre si. Os três finalistas foram Terms And Conditions – Lauren Asher; Book Lovers – Emily Henry (no Brasil, Loucos Por Livros); e Heartbreaker – Sarah MacLean.

No fim, o grande vencedor foi Book Lovers. Escolhi baseada no fato de que os livros que Book Lovers enfrentou foram melhores do que os que rivalizaram com os outros livros.

Outras menções honrosas: Things We Never Got Over, da Lucy Score (que será publicado no Brasil como As Coisas Que Nunca Superamos, pela Alt Novel); All Downhill With You, da Julie Olivia, que se passa num parque temático; Se Não Fosse Por Você, que é um romance nacional e concurseiro.

desenho de uma estante com vários livros coloridos e título na parte superior: livros de 2022

E é isso, foi assim que preenchi minha estante de 2022. O que vocês vão colocar na estante de 2023? Eu já tenho algumas ideias e logo mostro por aqui. Obrigada por acompanhar os posts e as leituras em 2022 e espero que vocês continuem comigo em 2023.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

 

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments