29
08
2019

5 Dicas Para Ser Mais Produtivo

Produtividade é uma meta que todo mundo quer alcançar, não é mesmo? Afinal, quem não gosta de refletir no final do dia e perceber quanto conseguiu fazer? Mas para ser produtivo nem sempre é tão fácil. A vida corrida, a falta de organização, o mau uso do tempo útil… Tudo contribui para que se perca tempo em atividades que no fim não levam a lugar algum. Foi por isso que resolvi passar aqui as 5 dicas para ser mais produtivo que mais funcionam comigo. Quem sabe elas não ajudam você também?

As 5 Dicas Para Ser Mais Produtivo

1. Conheça Seu Tempo

Uma das maneiras mais efetivas de se perder tempo é não conhecê-lo. Conhecer seu tempo significa, por exemplo, saber qual a média de tempo você normalmente leva para completar certa atividade. Isso porque é fácil se frustrar ao colocar na lista de afazeres muitas tarefas que exigem mais tempo para serem terminadas. E aí, chegar no fim do dia e perceber que não fez metade do que tinha planejado porque uma das tarefas demorou mais da metade do seu tempo útil é frustrante.

Outra dica importante é conhecer o horário do dia em que você é mais produtivo. Se você se sente mais energizado pela manhã, concentre os afazeres mais complexos nesse horário. Nem sempre isso vai ser possível, afinal dependemos de horário de funcionamento do comércio e agenda de médicos, etc. Mas um esforço consciente para adaptar os compromissos nos horários que são melhores na sua rotina pode fazer muita diferença.

2. Planeje Pausas Para Descanso

Se você já tentou utilizar o método Pomodoro, sabe que ele consiste em intercalar momentos de foco total e pausas para descanso. Isso porque a mente humana cansa ao focar muito tempo em uma única atividade. Se você estiver trabalhando na frente de um computador, por exemplo, pode sentir a vista um pouco embaçada. Mas o cansaço mental ainda é pior. Sem nenhum tipo de intervalo, é provável que sua linha de pensamento vá aos poucos tornando-se mais lenta, o que afetará diretamente a sua produtividade. Essa é uma das mais importantes dicas para ser mais produtivo.

Além disso, é importante lembrar que não é bom para o corpo ficar muito tempo sentado na mesma posição. Tenha intervalos para levantar da cadeira e esticar as pernas. Lembre-se também de mover o olhar. Para quem trabalha em ambientes fechados, faça algumas pausas para olhar pela janela, se possível.

3. Deixe Espaço Para Ser Flexível

Você preparou uma lista de afazeres, programou o dia minuto a minuto… E um imprevisto aconteceu. Aliás, imprevistos sempre acontecem. Por isso, é importante lembrar de estar preparado para ser flexível. Tente organizar-se para concluir as tarefas que são prioridade, mas sempre que possível, seja flexível com seus horários.

Saber o que necessariamente precisa ser feito naquele dia e o que pode ser deixado para outro momento ajuda bastante. Assim, você pode tentar alterar a sua estratégia para completar as tarefas mais importantes e não se sentir um fracasso quando não conseguir fazer tudo o que queria.

dicas para ser mais produtivo

4. Ao Completar Uma Tarefa, Marque-a Como Completa

Eu obviamente penso em planners e agendas quando falo sobre isso, mas você deve adaptar essa dica para o seu método de organização preferido. Mesmo se você não for de anotar em papel ou no celular, tente fazer isso mentalmente. Uma das maneiras de se manter motivado e consequentemente mais produtivo é chegar ao fim do dia ou da semana e perceber o quanto conseguiu realizar.

5. Foque No Resultado Positivo

Sempre que começar uma tarefa, mantenha o foco no resultado positivo. Tente visualizar o que você quer dando certo. Se você acredita em energias positivas, provavelmente já faz isso. Mas mesmo se você não acreditar em nada disso, treinar o seu cérebro para esperar o melhor ajuda e muito. Afinal, precisamos estar animados para manter uma boa produtividade. Se você começa uma tarefa já pensando em tudo que pode dar errado, acaba não concretizando nada. E isso por achar que se nada vai dar certo, porque me esforçar?

Manter uma mentalidade positiva é mais do que querer que o universo conspire a seu favor. É manter-se preparado para o sucesso ao invés do fracasso. É saber que os passos que você está tomando eventualmente vão resultar no que você almeja.

E essas são 5 dias para ser mais produtivo. Não são mágicas, mas ajudam e muito. Organização e foco são fundamentais, mas não exija demais de si mesmo. Passo a passo você chega lá.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
10 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
10 Comment authors
KAROLLINE VICENTE DA SILVAGustavoGaroto de Outro Planetajacqueline Florêncio GomesLucas Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Letícia Franca

Olá,

Eu bem ando precisando ser mais produtiva nos últimos meses.
Ultimamente ando sempre protelando as coisas que preciso fazer… o que acaba me deixando irritada quando preciso fazer tudo às pressas.
Vou anotar suas dicas para tentar mudar isso.

Grande beijo,
https://almde50tons.wordpress.com/

Bianca Ribeiro

eu sempre fui uma pessoa bem organizada, acho que desde que entrei no ensino médio e comecei a ter muita coisa pra fazer eu senti a necessidade de me organizar melhor, se não nada iria sair.
Adorei suas dicas, eu uso meu planner e um app de tarefas que eu compartilho com a minha esposa, ajuda muito a fazer tudo!
E a dica de planejar as pausas é fundamental, se não for a mais essencial de todas!

julia

Oi,
Tudo bem?

Eu tento me organizar da melhor maneira possível, mas as vezes queria que tivessem 30 horas no meu dia hahaha.

Alice Martins
Alice Martins

Oi Mari,

Eu amei essas suas dicas para ser produtivo, pois é algo que sempre luto para alcançar. Eu gostei bastante sobre a dica de conhecer seu tempo, pois é realmente necessário sabermos quanto tempo levamos para fazer determinada atividade, isso faz toda a diferença.
Já vou começar a aplicar algumas dessas dicas e espero melhorar e muito a minha produtividade.

Beijos!

Anne Ferreira

Isso de terminar uma tarefa do dia e marcar como completa tem funcionado demais comigo. Estou amando.

Lucas
Lucas

Não sou uma pessoa muito produtiva, mas seu post com certeza vai me ajudar ♡ adorei o post e as fotos

jacqueline Florêncio Gomes

Oi,tudo bem ?

Nossa, amei esse post e estava precisando mesmo. As dicas são super válidas e ajudam bastante…vou tentar me organizar mais e colocar em prática.

Garoto de Outro Planeta

Oi, tudo bem? Amei as dicas e eu aplico algumas delas no meu dia-a-dia e realmente vejo diferença. Principalmente a questão da organização porque se eu já mantenho tudo organizado, não preciso perder tempo com isso toda vez que vou trabalhar.

Muito obrigado por este post, beijos! <3

Gustavo

Dicas essenciais, absorvi cada uma e guardei para mim, pois esse conjunto de sugestões me ajudarão demais a obter sucesso em meus projetos. Valeu!!!

KAROLLINE VICENTE DA SILVA

Eu tenho uma grande dificuldade com disciplina e isso afeta bastante na minha produtividade ;/
Adorei o post, pois resgatou alguns “energias” e me deu um empurrãozinho para eu melhorar. Sei o quanto é complicado para mim, mas vou tentar colocar suas dias em ação e espero conseguir fazer o meu melhor (da melhor forma) daqui pra frente! <3