19
03
2016

Acabei de Ler: Perdida – Carina Rissi

perdidaSofia vive em uma metrópole e está acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. Ela é independente e tem pavor à mera menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são aqueles que os livros proporcionam.

Após comprar um celular novo, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século dezenove, sem ter ideia de como voltar para casa – ou se isso sequer é possível. Enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de retornar ao tempo presente, ela é acolhida pela família Clarke.

Com a ajuda do prestativo – e lindo – Ian Clarke, Sofia embarca numa busca frenética e acaba encontrando pistas que talvez possam ajudá-la a resolver esse mistério e voltar para sua tão amada vida moderna. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos…

Autor: Carina Rissi
Série: Perdida #1
Editora: Verus
Páginas: 364
Adicione: Skoob | Goodreads

Modelo2-4

Quando escrevi sobre O Refúgio do Marquês, lembro que comentei sobre a minha vontade de ler romances históricos nacionais que se passassem no Brasil. Após a leitura de Perdida, da autora Carina Rissi, posso dizer que esse livro é o mais próximo que já cheguei de um romance histórico brasileiro. Só não consigo classificá-lo totalmente como romance histórico por suas particularidades.

Perdida conta a história de Sofia, uma jovem moderna que, como todo mundo, é totalmente dependente de seu celular. Ela vive uma vida agitada numa metrópole (que o livro nunca chega a identificar), trabalha, vai para o barzinho com sua melhor amiga… Enfim, mais século 21 impossível. Até que derruba seu celular dentro da privada e sai desesperada à procura de um novo aparelho para chamar de seu.

Porém, o que ela não sabia é que seu novo e moderno telefone celular possuía uma função única e a manda de volta no tempo, para o século 19. Ali, acolhida pela família Clarke, que conta com Ian e sua irmã Elisa, Sofia começa a procurar uma maneira de voltar para casa.

Não é difícil entender qual rumo o livro vai tomar, mas não é tão fácil adivinhar o desfecho final. Confesso que conforme o livro ia chegando ao fim, ainda estava em dúvida sobre qual caminho a história tomaria. Também achei interessante a maneira como Carina Rissi nos apresenta seus personagens. Ela os constrói de maneira a torná-los cativantes. Além disso, acredito que eles são personagens com os quais é fácil se identificar. Fora que o fato de não existir um vilão propriamente dito ajuda bastante.

O grande problema para mim foi a insistência de Sofia em utilizar gírias modernas. Talvez tenha sido uma forma encontrada pela autora para enfatizar as diferenças entre as duas épocas, mas em alguns momentos as palavras utilizadas por Sofia pareceram bem forçadas. Afinal, para alguém que viajou duzentos anos no tempo, e mais ainda, que se diz fã de livros de Jane Austen, quão difícil seria parar de usar a palavra “valeu” e trocá-la por um simples “obrigada”? Ninguém fala tanto “valeu” ou “tipo” assim. Um deslize ou outro em seus diálogos teria sido suficiente.

Foi uma leitura gostosa e divertida. O fato de ser uma autora nacional também ajuda bastante. Pretendo continuar a ler os livros da série.

Vocês já leram Perdida? Gostaram da escrita da Carina Rissi?

Siga o blog nas redes sociais:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Dani Santos

Nossa, super curti! Lendo a sinopse imaginei que se tratava de uma autora estrangeira, mas que legal saber que é brasileira mesmo! Adorei a ideia, e vou acrescentar na minha listinha de livros a comprar. <3

Tamires
Oi, Mari, tudo bem? Eu já li Perdida e amei. Concordo com você em relação aos comentários. Sofia fala gírias demais, ninguém fala assim! Na minha resenha acho que cheguei a comentar esse fato também. Eu já li quatro livros da Carina…Pedida, Encontrada (que não curti muito, achei que tem muita enrolação), Procura-se um Marido e No Mundo da Luna. Até agora os meus preferidos são Perdida e No Mundo da Luna. Tenho Destinado, mas ainda não li. Todos os livros da Carina tem uma característica em comum: são muito divertidos. E apesar de todos serem relativamente grandes, a leitura… Ler mais
Bruna
Já li todos os três livros e são todos incríveis! O meu favorito é o segundo, apesar de que o terceiro também é maravilhoso e tem um desfecho lindo pra história do casal. Confesso que não me importei com todas as palavras “tipo” e “valeu” dela porque são duas coisas muito presentes no meu dia a dia haha Talvez seja erro meu, mas falo mais “valeu” do que “obrigada”… De qualquer forma, recomendo os três livros e espero que você possa ler os outros dois logo pois acredito que vá curtir bastante. Ah e sim, fiquei bem perdida quanto ao… Ler mais
Ludi

Quando o livro lançou fiquei bem interessada pra ler pois amei a capa *-*
Mas depois perdi um pouco o interesse.
Mas pelo post e os comentários acabei me interessando de novo!

Beijos!

https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

Giovana Oliveira

Também não consigo classificá-lo como romance histórico! O livro entrou entre os favoritos quando li pois em geral foi uma novidade para mim, o livro Encontrada já deu a pinta de que só bastava ser um livro não uma série e Destinado deu a certeza, pura enrolação mas o que salvou foi a escrita da Carina que é bem gostosa, e virou a única razão de continuar querendo ler tudo dela (adorei No Mundo da Luna btw), mas Perdida vai me encher muito ainda por ser série!

Dai Castro

Eu tenho curiosidade de ler esse livro, acho a premissa interessante, mas acho que esse detalhe da gíria deve nos passar um sentimento de “forçado” mesmo. Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas todo mundo fala muito bem dela, espero ler um dia haha 😀 Beijos!

Michele Lima

Oi Mari!

Li Perdida já e ri em muitas partes! As gírias também me chamaram atenção, mas concordo que é uma narrativa muito boa! Também quero ler a continuação em breve

Bjs, Michele

http://www.oquetemnanossaestante.com.br/

Mila

Mari estou com ele aqui mas ainda não li. Vou por logo na minha pilha de leitura!
Bjs

www,achadosdamila.com.br

wpDiscuz