27
02
2016

Acabei de Ler: Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven

Por Lugares Incríveis foi o primeiro livro que eu li por indicação do Book Club, um grupo no Facebook onde todos leem o mesmo livro e comentam sobre ele. O projeto é muito legal e ainda escolhe uma tag por mês para os participantes responderem (inclusive, já postei a de fevereiro no blog). Quem tiver interesse, vale a pena dar uma olhada. E esse primeiro livro foi uma ótima indicação.

porlugaresDois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Título Original: All the Bright Places
Autor: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Adicione: Skoob | Goodreads
5 Estrelas e Favoritado

Apesar da capa brasileira remeter à infância, com os bloquinhos de madeira, Por Lugares Incríveis vai tocar em assuntos muitas vezes considerados tabus, como depressão e impulsos suicidas. O livro conta a história de Finch e Violet, que estudam na mesma escola mas fazem parte de dois grupos totalmente diferentes. Apesar de parecer que não tem nada a ver um com o outro, os dois acabam se encontrando de uma maneira bem inusitada: no topo da torre da escola, olhando para baixo e contemplando como seria morrer.

A partir daí, um elo parece ter se formado entre os dois. Finch vê em Violet a possibilidade de poder ser ele mesmo, de alguém para quem poderá contar segredos obscuros sem ser julgado ou chamado de maluco. Graças a um projeto para a aula de geografia, os dois passam mais tempo juntos, visitando locais incríveis de seu estado.

Logo, Violet também começa a entender que a amizade com Finch é algo que a ajuda a lutar contra seus próprios medos. Desde um acidente de carro onde perdeu a irmã mais velha, ela se sente pouco a pouco morrendo por dentro: não anda mais de carro, não escreve mais (algo que amava fazer) e se sente cada vez mais sozinha. Finch a ajuda a sair um pouco de sua bolha, a experimentar novamente novas sensações.

A história de Finch e Violet é uma história de superação, mas também mostra que os rótulos que normalmente colocamos nas pessoas à nossa volta podem ser extremamente prejudiciais, já que nunca sabemos exatamente pelo que o outro está passando. Por Lugares Incríveis põe à prova essa mania ridícula que nós temos de julgar e ainda mostra a importância do apoio familiar, principalmente em oferecer ajuda e não ignorar sinais.

O livro traz muitas lições e conforme nos apaixonamos pela complexidade de Finch e Violet, conseguimos entender um pouco melhor, talvez, que nem tudo é preto e branco. O enredo com certeza nos leva à lugares incríveis, mesmo que não sejam pontos turísticos e sim, locais onde aprendemos um pouco mais sobre a natureza humana.

Siga o blog nas redes sociais:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

03- Post Banner

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Victória
5 anos atrás

Adorei sua resenha, Mari! Eu sou da moderação mas fui basicamente a última a entrar no Book Club e em pouco tempo achei muito legal pois estou entrando em contato com vários que livros que normalmente eu não leria. Por Lugares Incríveis é um desses, achei que ia ser um “romance adolescente” ou algo assim, mas me deparei com uma história maravilhosa que mistura sim o lado bom da vida, mas também retrata temas bem pesados e importantes, como depressão e suicídio.

Beijos, Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net

izabella
5 anos atrás

Que legal Mari! Me apaixonei pela capa do livro, lembro-me de quando tinhas esses bloquinhos quando criança.
Sobre o livro, achei super interessante, pena que minha lista literária tá enorme, mas vou coloca-lo na lista de espera. Acho que seria uma boa leitura.

Ps: te indiquei para responder uma tag http://izcordeiro.blogspot.com.br/2016/02/tag-7-coisas.html

Karol
5 anos atrás

Te marquei em uma tag lá no meu blog, venha conferir! <3

Elfo Livre

Clayci
5 anos atrás

Eu li a resenha desse livro hoje,e agora sinto que tenho que comprar esse livro logo hahahahahahahah

Júlia Rosa
5 anos atrás

Já adicionei na listinha de livros que preciso ler. Já tinha visto ele diversas vezes nas livrarias, mas só agora que bateu mesmo a vontade de ler.
Obs.: acabei de conhecer o blog, e estou adorando! Parabénsss
Beijos de uma nova leitora
juliasrose.com.br

Cailin
5 anos atrás

Esse livro é MARAVILHOSO! Eu nunca vou superá-lo, ele se tornou um dos meus favoritos por me fazer chorar que nem uma louca HAHAH faz sentido?

Beatriz Cavalcante
5 anos atrás

Esse livro é tudo de bom. Lembro que quando li senti tanta coisa que nem sei descrever. Mexeu muito comigo e é um queridinho que eu vou levar sempre comigo. <3

Beijos!

Tati Santana
5 anos atrás

Fiquei com vontade de ler esse livro depois dessa sua resenha! Irei ler e te contar depois o que achei <3

Cris
5 anos atrás

Eu já li uma resenha desse livro por aí e fiquei com muita vontade de ler! Confesso que metade dessa vontade é a capa porque eu tinha esse bloquinhos de madeira hahahaha Mas a outra metade é a história, porque me parece ser interessante.
Beijos! =**

Cecília Maria
5 anos atrás

Esse livro <3 Entrou para a minha lista de preferidos sem fazer esforço. É muito, muito lindo, muito intenso e verdadeiro. Amo muito e tô indicando pra todo mundo hahaha Fico feliz que você tenha gostado (:
Beijo

Thaíssa
5 anos atrás

Que livro lindo Mari!
Já tinha visto a capa em alguns site mas não tinha pesquisado a história. Gostei muito da resenha e adorei o tema do livro. É muito bom que livros e filmes mostrem temas pesados de forma mais leve para que possamos entender e respeitar o mundo e as pessoas.

Abraços!

Tatiana
5 anos atrás

Adoro esse tipo de livro, que fala sobre coisas importantes e que nem todo mundo fala. <3 Tô louca pra ler esse livro. Espero comprar ele logo. haha Beijo!

Alice
Alice
6 meses atrás

Eu queria muito ler só que tenho 13 anos tem algo explícito?

Mari
Mari
Reply to  Alice
6 meses atrás

Olá. Não é exatamente explícito, porém é um livro que trata de um assunto bastante pesado e que lida com temas delicados, então pode ser que não seja o ideal para você.