05
06
2017

Acabei de Ler: Um Ano Inesquecível

Lembro que comprei esse livro para conhecer o trabalho das autoras. Um Ano Inesquecível é dividido em quatro histórias, uma para cada estação. Cada uma delas foi escrita por uma autora nacional de livros young adult. São elas: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças. Eu ainda não havia lido nada delas. Tenho na minha coleção os livros da Bruna e um da Paula, mas não deu tempo de ler. Achei uma boa ideia começar por Um Ano Inesquecível. Nesse post, falo um pouco sobre o que achei de cada uma das histórias.

AutorasPaula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 397
Adicione: Skoob | Goodreads
Para comprar, clique:

Enquanto a Neve Cai – Paula Pimenta

O livro começa com a história que a Paula Pimenta escreveu para o inverno. A personagem principal, Mabel, está indo contra a sua vontade para uma viagem com a família para esquiar no Chile. Ela queria ir com as amigas para um acampamento, principalmente por causa de um garoto. Para resumir a história, esse garoto é um babaca e todas as amigas dela tentam convencê-la disso, mas a Mabel é uma iludida. Então, ela basicamente faz da viagem dos pais e do irmãozinho um inferno e se mete em um monte de perigos porque se recusa a ouvir o que os outros estão falando. Isso vai continuar até ela encontrar um outro menino na viagem.

Lendo essa história, me perguntei novamente se não estou velha demais para ler esse tipo de história. Será que eu fui uma adolescente tão egocêntrica assim? Eu achei a Mabel chata demais. Tudo o que ela fazia me irritava.  Outro problema que tive com a história é que a Paula Pimenta infelizmente cai nas armadilhas do clichê da ex, vilã que quer porque quer roubar o menino da personagem principal. Não tenho mais paciência para isso.

O Som dos Sentimentos – Babi Dewet

A história de João Paulo e Anna Júlia é bem fofa e gostei da maneira como a música é utilizada aqui. Anna Júlia está se preparando para o vestibular e fazendo uma espécie de estágio num escritório de advocacia. No seu caminho, ela passa por João Paulo, estudante de música que canta na Paulista em troca de alguns trocados.

Não sei se em outros estados é muito diferente, mas achei bem estranho a história da Anna Júlia fazer um estágio específico ainda estando no colegial. Onde eu moro, os advogados só pegam estagiários estudantes de Direito. Fora isso, que achei meio irreal, gostei da maneira despretensiosa que a história é contada.

A Matemática das Flores – Bruna Vieira

Nessa história, Jasmine está no terceiro ano do ensino médio e quase reprovando em matemática. Sua mãe então conversa no colégio para que ela tenha aulas de reforço. Seu professor iria dar as aulas, mas acaba tendo que passar a incumbência para Davi, estudante de engenharia.

Novamente, vemos a figura da menina vilã, dessa vez movida por inveja, mas mesmo assim, um tipo de personagem que cansa. E por que ficar alimentando essa ideia de que tudo tem que ser uma competição entre mulheres? Não entendo.

Amor de Carnaval – Thalita Rebouças

Até aqui, eu estava achando todas as histórias muito parecidas. Mas Thalita Rebouças mudou o jogo aos 45 minutos do segundo tempo. A história de três amigas no Carnaval é bastante divertida. Tati quer ser famosa, Kaká quer casar com um príncipe e Inha quer esquecer o ex, que a trocou por outra.

A sorte das meninas começa a mudar quando o irmão da Tati começa a namorar com uma funkeira famosa. Por isso, as três conseguem ingressos para um camarote VIP no carnaval do Rio. É nessa noite muito maluca que elas conhecem pessoas que vão mudar suas vidas.

Eu realmente gostei bastante dessa última, que com suas reviravoltas me fez rir bastante. Aqui também existem os clichês, mas de uma forma mais leve, por isso não me importei tanto.

E por isso, foi um livro que eu gostei, mas não foi uma leitura que me deixou boquiaberta. Poderia ter sido muito melhor, mas vários problemas e o fato de as três primeiras histórias usarem basicamente a mesma estrutura, fez a leitura ficar um pouco cansativa.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Célia

Oi, tudo bem? Eu nunca li livros dessas autoras justamente por não achar muita afinidade nos pensamentos das mesmas. Mas achei esse livro lindo, a capa perfeita, só não gostei muito da história, pelo fato da intimidade mesmo, compatibilidade de pensamento. beijos

Aline

Olá. Tenho esse livro mas ainda não li, gostei da resenha. Eu conheço as autoras e amo a Paula Pimenta. Ela usa bastante esse fato de menina tentando roubar menino da personagem principal então não tenho certeza se você iria gostar, mas pelo que me lembro o “fazendo meu filme” não tem muito disso não, quem sabe você não gosta? Beijos.
amorliterarioblog.blogspot.com.br/

Jenni Magalhães

Olá! Adorei o jeito que você descreveu cada história. Eu gosto muito da Thalita Rebouças justamente por ter poucos clichês e mais humor. Também não entendo essa competição entre as mulheres nos livros, isso é tão passado. Zzzzz

sinopsedoslivrosjenni.blogspot.com

Inês

Young adult não é o tipo de livro que costumo ler. Mas para quem gosta, essa ideia de juntar 4 autoras pareceu-me muito boa. E a capa é linda!
Gostei da tua resenha.

Marina Brum

Sou louquinha para adquirir esse livro. Adoro a escrita da Thalita Rebouças em particular, quando mais nova amava ler os livros dela e gosto até hoje nunca me canso das engraçadas história da escritora! Adorei a resenha, beijos.

Zizella

Nossa amei seu post. Gostei mais do RESUMO do livro som do sentimento, vou ver se encontro ele por aki na minha cidade.. bjs sucesso

Maihara

Olá, tudo bem?
Não tive a oportunidade de ler nenhum livro dessas autoras, mas achei a capa desse livro muito fofa, sua resenha sobre a ultima historia me deixou curiosa para ler.

Yasmim

Ola Mari, tudo bom?
Otimo post, viu? Muito boa análise das histórias. Vendo suas opiniões sobre cada um, cheguei a conclusão de que todos os 4 contos tem personagens chatos e que me irritariam demais! Não senti vontade de ler nenhum deles, infelizmente. Gosto muito das autoras, mas não é um livro pra mim. Gostei da sua sinceridade! Otimo blog, beijão, Yasmim.

Blog: http://literarte.blog.br

ludmila cabral
hey, eu ja li dois livros da paula pimenta e realmente o que me fez desistir da continuar a serie foi esses cliches que a autora cai; tb acho que ja passei da idade para ler esse tipo de coisa (msm sendo jovem) eu so nao tenho mt paciencia para isso… do da babi, eu ja li um livro dela e apreciei a leitura; pela sua escrita, tb achei irreal o fato de a menina conseguir um estagio em advogacia sendo que ainda esta fzndo vestibular (eu que faço direito nao consigo pq ta dificil kkkk), talvez seja pq o… Ler mais
Ilane

Que legal não sabia que elas tinham feito um livro juntos! Só li livros da Thalita Rebouças e adorei ela é muito descontraída na sua escrita.
aleituramagica.wordpress.com

Júlia Raquel

Oi Mari, tudo bem? No início da sua resenha comecei a gostar da obra, me agradou o fato de cada conto ser em uma estação, mas ao longo fui ficando meio com o pé atrás. Realmente são muitos clichês e esse fato de colocar mulheres contra mulheres me incomoda muito. Gostei da sua resenha e me fez mudar um pouco a opinião sobre a obra. Agora não sei se daria uma chance hahahha Muito obrigada pela resenha tão sincera.

Beijos,
http://www.paginasincriveis.blogspot.com.br/

tuanny sampaio

É um dos poucos livros que ainda não tenho da Bruna, fora as outras autoras que eu também amo! Amei a sinopse de cada conto! Quero muito esse livro, mas farta money!rsrs

Fabiana

Olá, tudo bem?
Nossa que máximo não conhecia esse livro. Amo livro de contos e adoro a escrita da Tata e da Paula. só por elas eu já comprava. Amei a premissa e vou correndo conferir a sua dica. Preciso desse livro para ontem. beijos

Nanna

Adorei as resenhas! Também tive a sensação que li ele tarde demais. Muita coisa já não fez sentido pra mim.
Eu não tinha parado pra pensar nas mulheres rivais, mas como tem isso nesse livro ne? Que horror.

Wild Belles

Ahh, eu adorei seu blog, é uma fofura só! Quanto ao livro, não é muito bem meu tipo de leitura mas eu adorei a ideia de ter 4 autoras em um só 🙂 parabéns pelo seu site! Beijos

Tabata Shaiene

Sempre vejo esse livro pelas redes sociais, até o momento só li algo da Bruna Vieira, que por sinal foi minha primeira leitura. To bem interessada nele e louca para conhecer mais sobre as escritas dessas autoras. Uma pena você não ter gostado tanto do livro.

Hanna Carolina

Oi flor, acho que eu tb não curtiria mt esse livro, pois assim como vc tb não tenho mais paciência pra essas coisas de ex querendo roubar o namorado de volta e afins… rs
Bjks!

http://www.mundinhodahanna.blogspot.com

Amilton Júnior

Não conheço esse livro, mas por ter Thalita Rebouças como uma das autores acho que daria uma chance, gosto do estilo dela. Clichês algumas vezes se torna inevitável, mas pela vilã que você descreveu ficou sem graça nesse contexto, também acho que está um tanto batido. Abraços

Nathália

Também nunca li nenhuma coisa das autoras, mas fiquei curiosa para ler algum livro da Thalita Rebouças. Pelo que você falou, entre as autoras, ela é a que mais inovou. Amo o carnaval, então acho q n vou gostar Suas antigas obras também são bem famosinhas, mas acho q vou tentar ler pelo menos a parte da Thalita desse livro. Obrigada pela dica!!

Aline Oliveira

Olá!!
Faz tempão que quero ler esse livro!
Conheço a escrita dessas autoras e acho incrível tudo que passam através de suas histórias <3
Em especial, quero muito ler o conto da Babi Dewet haha'
Esse livro tem um jeitinho tão fofo e singelo, minha estante necessita dela (e eu também! haha')

Beijo, beijos
relicariodehistoriasma.blogspot.com.br

Malu Silva

Adorei a resenha. Sou muito afim de ler esse livro pelo mesmo motivo que você: conhecer o trabalho das autoras! Qualquer dia eu dou uma chance e compro ^^

sorria sempre 🙂
http://www.malusilva.com.br

Marijleite

Olá, eu já li um livro da Paula Pimenta e alguns textos da Bruna Vieira, apesar de ter na estante um livro da Babi. Uma pena que essa rivalidade entre garotas esteja presente na obra. Mas que bom que, pelo menos, o conto da Thalita se salvou (achei a premissa dele bem interessante).

Alice Martins

Oi Mari, tudo bem?

Ainda não li nada das autoras, mas tenho muito curiosidade para conhecer as escritas delas, pois sempre vejo muitas pessoas elogiando-as. Diferente de você, gosto dessa pegada mais juvenil e de certa forma clichê, então livros com esta temática sempre me encantam completamente. Uma pena que os 3 primeiros contos não tenham sido tão bons para você. Mas, mesmo assim, ainda quero ler esse livro! Adorei sua opinião!

Beijos!

Oscar Calixto

Parece um título interessante e é literatura nacional, né?? Só por isso, já merece um estímulo. Tenho acompanhado o desenvolvimento da Thalita de de longe. Faço votos de que seja um sucesso.

Descomplica os Trinta

Oi Mari, não conhecia nem o livro e nem as autoras, mas confesso que por sua resenha muito bem escrita alias, não me despertou a vontade de ler não rs
Como você disse, parece bem repetitivo e bastante clichê.
Beijos Flor

O Outro Lado da Raposa

ai também estou cansada dessas antagonistas invejosas e da competição constante entre mulheres nos livros. Além de ser previsível só alimenta um esteriótipo que não é verdadeiro!
Não curto muito livros nesse estilo, acho que minha impressão seria parecida com a sua…

bjs
http://www.ooutroladodaraposa.com.br

Marcia

Eu tenho muita vontade de ler T.Rebouças já que tenho uma priminha (11 anos)apaixonada por ela.
Acho que talvez por ser uma leitura voltada ao público infanto juvenil não ficamos boquiabertas como vc mesmo disse.
Adorei saber sua opinião e conhecer este livro que ainda não tinha ouvido falar.
Bjs

Tanise

Eu também não curto nada esses velhos clichês, gosto de histórias que te surpreendem, do tipo que o personagem principal não fica com o seu par perfeito, que o ”vilão” não é aquele que tu imaginava, coisas diferentes..
Ainda bem que uma das partes se salvou né? hahaha
Adorei tua resenha! Bem sincera ♥

Gilvana Rocha

Oi, acho a capa desse livro muito linda, ele está na minha listinha de futuras leituras, gostei de ver sua opinião sobre os contos, e acho que agora irei aguardar mais um pouco, pois estou querendo outro tipo de leitura no momento, algo que seja mais empolgante. Bjs

Fábrica dos convites

Oi Mari, conheço o livro, mas não o li ainda. Livros de contos é mais ou menos isso né, acabamos gostando de uma ou outra história. Difícil aquele livro que nos encanta com todas.
Bjs, Rose.

Heloisa

“Será que eu fui uma adolescente tão egocêntrica assim?” Eu sempre me pergunto isso, mas nunca consigo lembrar de exatamente como foi hahahaha
Achei interessante a temática do livro e adoro indicações de literatura brasileira.

Cidália

Se você está se achando velha demais para esse tipo de história, imagine eu, rsrsrsrs. Gostei muito da sua opinião sobre cada história e da sua sinceridade! Eu não tive a oportunidade de conhecer a escrita das autoras citadas.

Bjos,
http://contosdacabana.blogspot.com.br/

Maria Luíza Lelis
Oi, tudo bem? Que pena que não gostou tanto da leitura. Eu tenho muita vontade de ler, porque amo os livros da Paula Pimenta e da Babi Dewet, mesmo já tendo passado muito da idade haha. Sobre a questão de você ter achado meio irreal o conto da Babi, na verdade, tem sim empresas que oferecem estágios para alunos de ensino médio ou oportunidades como menor aprendiz. Então, não é tão irreal assim. Das autoras do livro, a única que não curto muito foi justamente a que você mais gostou. Não tenho a menor paciência com a escrita da Talitha… Ler mais
Valéria

hun, apesar de já ter ouvido falar das quatro autoras, nao senti vontade de ler, ainda mais por nao curtir o gênero YA… sem contar essa questão de ficar uma obra meio repetitiva… bem, não rola…
bjs…

Paula Sesterheim

Oii, tudo bem?
Ainda não tinha ouvido falar dessa obra, mas já conhecia as autoras. Ainda não li nada delas e imaginava que esse livro seria um boa pedida para conhece-las, mas seus comentários me fazem achar que eu não curtiria muito. A disputa entre elas me deixa bem desanimada e o fato delas terem usado basicamente a mesma estrutura é realmente cansativo.
Por enquanto vou passar a dica

Thaisa

Olá!
Gostei da sua resenha! A capa do livro é lindo, mas não é uma leitura que me agrada muito, gosto da Thalita, mas não são todas as histórias. E essa história A Matemática das Flores, porque enfatizar competição entre mulheres? Não entendo…

Beijos
https://aventureirasliterarias.wordpress.com/

Ana Caroline Cruz dos Santos

Olá, tudo bem? Exatamente por esses motivos citados, que infelizmente não dou chances para algumas escritoras juvenis. Para achar a história boba prefiro nem começar. E isso de vilã de fato cansa mesmo. Thalita acho que é a única que consegue fazer isso de modo atemporal. Gostei da sua opinião sincera. Ótima resenha!
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br

Roberta gouvêa
Olá, tudo bem? Quando esse livro saiu, fiquei bem curiosa para l~e-lo, sabe! Eu gosto muito das três autoras (não muito da Paula Pimenta, porque já tentei ler, mas vi que os livros dela não são mais pra minha idade hehe). Da Bruna e da Babi não li nada, mas adoro as duas, acho elas super fofas e conheci a Babi em uma bienal do Rio. Já a Thalita, que maravilhosa! Não interessa o que ela escreva nem a idade do público alvo dela, eu sou a maior fã! Acho ela querida e divertidíssima! Espero poder ler esse livro ainda,… Ler mais
Priscilla Neves Batista

Olá, eu tenho alguns livros da Paula Pimenta e da Thalita Rebouças, as outras autoras só conheço de nome. Até gosto das autoras, mas às vezes acho que falta um pouco de “sal” nas histórias, se é que me entende. Amei a capa, achei uma fofura, gostei da resenha e indicação.

http://missdiva.com.br/

Erika Monteiro

Oi Mari, tudo bem? Esse livro é tão amorzinho. Primeiro por ter sido feito por autoras que gosto demais que são a Bruna Vieira e a Paula Pimenta. Acompanho o trabalho delas desde o início e a cada trabalho fico encantada com tanto carinho que elas dispensam ao escrever. Uma pena você não ter gostado muito da estrutura do livro, quem sabe o próximo te surpreenda. Beijos, Érika =^.^=

Laís

Eu ADOOOORO a Bruna Vieira e a Thalita. As duas são uns amores. Não sabia que tinha publicado um livro juntas, já estou curiosa pra ler

Amanda Caldas

Hey!

Não sou muito fãs das escritoras, e o pouco que conheço delas sei que são diferentes na escrita, sem conexão, então fiquei em dúvida sobre ler a obra ou não. Mas a capa me atraiu, sim eu conto a capa, mas suas impressões me mostraram que a leitura não seria do meu agrado mesmo.

Bjos.

Ana Paula Medeiros
Oi! Realmente é meio maçante quando as histórias seguem sempre o mesmo padrão, com um ritmo clichê e não apresentam nada de novo. Li só um livro da Paula Pimenta, então não posso argumentar se ela vai sempre pelo enredo previsível, mas nesse que li lembro de ter gostado bastante da escrita dela. E a Thalita é mesmo hilária. Adoro os livros dela e sempre me pego rindo sozinha durante as leituras rsrs As outras duas autoras não conheço, mas tinha visto esse livro faz um tempinho e despertou meu interesse. Vou anotar a dica. Parece o tipo de leitura… Ler mais
Vêvévi

Esse livro é muito fofo.
Li dois dos contos, porque contos acabo lendo aos poucos mesmo e intercalando com outro leitura. Mas os que li amei.
Adorei a resenha.
Beijos

Gleyse Vieira

Olá, confesso que nunca li nada de nenhuma das autoras, apesar de conhecê-las de nome.
Amei a capa, os títulos e as premissas, achei todas fofinhas, apesar de não ser meu gênero. Mas gostaria de conhecer a escrita dessas meninas. Bjs

Juliana Xavier

Já tinha ouvido falar bem do livro, pena que pra você não funcionou tão bem assim, mas tem tipos de histórias que não são pra gente mesmo, também já me cansei de algumas coisas.

Débora Alves da Costa

Eu achei esse livro bem fofinho, e eu amo a escrita da Babi, ela é uma maravilhosa. Mas confesso que eu não sou a maior leitora de contos, então não seria um livro que eu colocaria na estante.

Mila Cris VthSotis

Ahh! Esse livro é uma fofura, todos os contos são jovens e particularmente eu curti muito todas as leituras. Mas, meu favorito é O Som dos Sentimentos – Babi Dewet, achei romântico e muito bem construído, os outros também são lindos só que esse me tocou mais! João Paulo e Anna Júlia são inesquecíveis!Bjs

Stéfani

Já tinha ouvido falar e não me interessou muito, mesmo eu sendo muito fã da Bruna.

Catharina Mattavelli Costa

Oie
poxa, eu fui no lançamento do livro e peguei autografo de todas as autores mas ainda não li por falta de tempo, quero muito e espero conseguir ainda esse ano pois tenho muita curiosidade

beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/

wpDiscuz