31
08
2019

Chegamos Ao Fim do BEDA 2019

Chegamos ao fim do BEDA. Foram 31 posts para cada um dos 31 dias de agosto. Confesso que nem sempre foi fácil, mas com certeza valeu pela experiência. Dá um orgulho danado passear pelo blog e ver todos os posts escritos nesse mês. Aprendi muito com esse BEDA, talvez até mais do que na primeira vez que encarei essa loucura. Porém, o mais importante: eu fiquei muito feliz com o resultado. E para comemorar o fim do BEDA, resolvi usar esse último post de agosto para conversar sobre o que anos de blog me ensinaram. E vou fazer isso em forma de uma carta aberta para todos os blogueiros ou aspirantes a blogueiros que existem na internet.

fim do beda

Photo by Emma Matthews on Unsplash

Caro amigo blogueiro,

produzir conteúdo para publicar na internet não é uma tarefa fácil. Você se expõe a todo tipo de crítico quando decide tornar um post público. Não interessa se seu blog é pessoal, se você se dedica a um nicho exclusivo ou se quer apenas um lugar para publicar seus textos. Esse é um ato de coragem.

Além disso, um blog sempre dá trabalho. Criar conteúdo exige sim um preparo, um planejamento. Você não só deve saber sobre o que vai falar, como a maneira como vai colocar isso no ar. Não é só a ideia, mas são as imagens que devem ir junto com ela, os pontos que devem ser analisados.

E ainda vai ter gente que vai te dizer que é fácil. Se você escolher ter um blog para ser sua fonte de renda, com certeza vai ouvir muito que escolheu uma maneira fácil de ficar rico. Claro que milhares de blogueiros podem afirmar, com razão, que ter um blog exige cuidado e determinação. E que ganhar dinheiro com isso é um trabalho em tempo integral.

Para piorar a situação, o nicho de blogs, canais de Youtube ou perfis do Instagram estão bastante saturados. E não dá para negar: a internet está cheia de gente copiando esse ou aquele porque quer uma receita certa de sucesso. Pois é, essa receita não existe. Ainda acho que ser original é a melhor solução.

Aliás, prepare-se para ser copiado. É errado, é horrível, mas muita gente ainda prefere dar só ctrl + c e ctrl + v ao invés de tentar criar algo novo. A sensação de ser copiado assim, na cara dura, não é boa. Não existe nenhum sentimento de admiração nessa cópia. Apenas o sentimento de que tem alguém querendo ganhar em cima do seu esforço.

Não posso deixar de comentar sobre as propostas absurdas que você vai receber. É loja querendo que você fale bem de produtos que eles nem vão te mandar. É autor que quer que você divulgue os livros dele, mas só se for para falar bem. Às vezes, desanima.

Photo by Emma Matthews on Unsplash

O Lado Bom

Mas tem um lado muito bom. É o de poder dividir seu entusiasmo por algo que você ama. Seu blog (ou qual for a plataforma que você escolher) vai trazer amigos que você nunca conheceria de outra forma. Gente que ama as mesmas coisas que você. A sensação de ver que alguém leu um livro porque eu indiquei aqui no blog é maravilhosa. Afinal, é para isso que eu comecei o Pequenos Retalhos.

O meu blog é hoje para mim uma maneira de partilhar com seus leitores um pouco do meu mundo. Seja pelas minhas leituras preferidas, ou pelas séries que eu assisto, ou ainda pelos assuntos que considero mais relevantes. Também é uma forma de eu conhecer pessoas que gostem das mesmas coisas que eu e que possam me indicar livros e séries que nunca daria uma chance.

Espero que seu blog também tenha essa importância. Pois eu garanto: é isso que faz valer a pena.

Com amor,

Mari.

Photo by Emma Matthews on Unsplash

As Minhas Conclusões Com o Fim do BEDA

Hoje, eu estou muito feliz com o meu blog. Portanto, essa é uma avaliação importante que faço com o fim do BEDA. Ao me forçar a escrever um post por dia, percebi como criar novos posts me faz bem. Talvez por isso fui me empolgando e notando como aos poucos ia escrevendo mais e mais. Consegui escrever sobre alguns assuntos que sempre quis, mas que acabava me segurando. Também fiquei feliz de colocar em dia os posts de livros que estavam parados na minha lista de ideias. Finalmente poder escrever mais posts sobre autoras para ler em inglês foi algo bastante importante para mim.

Espero que vocês tenham gostado dessa jornada tanto quanto eu. E continuem por aqui, porque o fim do BEDA chegou, mas o blog continua firme e forte.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver