20
10
2017

Diário de Viagem: Arraial D’Ajuda – Bahia

Eu amo viajar. Semana passada, tive a oportunidade de conhecer Arraial D’Ajuda, um distrito de Porto Seguro, na Bahia. Foi uma ótima viagem para conhecer um local novo. Na Bahia, eu só conhecia muito pouco Salvador e a Praia do Forte. Depois de tanto ver fotos de Arraial e de Trancoso, chegou a hora de conferir a beleza das praias da região.

Praia do Espelho

 

A Viagem

Como eu disse, Arraial D’Ajuda é um distrito de Porto Seguro. Por isso, é no aeroporto de Porto Seguro que eu desci, bem de madrugada. Aliás, acredito que a maioria dos vôos procedentes do Sul e Sudeste chegam no Nordeste depois da meia-noite. Nem sempre é uma viagem fácil de se fazer. Por exemplo, eu passei quase doze horas entre vôos e aquelas horas intermináveis nos aeroportos. Mas vale a pena para conhecer um lugar incrível, não é?

Por chegar tão tarde, acabamos ficando uma noite em um hotel em Porto Seguro. Ficamos no Atlantida Park, um hotel que é lindo, mas só tem um probleminha: muitos pernilongos. Não sei se foi a época que pegamos, mas o quarto estava infestado de pernilongos. O que é uma pena, porque os quartos são bem espaçosos e o banheiro era ENORME.

Passamos a manhã numa praia em Porto Seguro e depois pegamos a balsa para Arraial D’Ajuda. É engraçado, mas a ida é cobrado um valor para o carro + motorista e um valor por cada passageiro. Já na volta é cobrado só o valor do carro mesmo.

A pousada em Arraial D’Ajuda

Em Arraial D’Ajuda, ficamos na pousada Pé na Estrada. A pousada é pequenininha e bem charmosa. Os quartos são bem bonitinhos e o café-da-manhã é muito gostoso e conta com tapioca, panqueca e omelete feitos na hora. A localização é muito boa: a pousada fica pertinho do centro e dos principais restaurantes de Arraial. Aliás, Arraial é cheia de restaurantes e bares maravilhosos. A gastronomia local é bem variada e também existem várias lojas de roupas e arte da região. A noite por ali é bem agitada e em vários locais você encontra música ao vivo.

Já da praia, dá uma distância de 700m. Mas esse é um pequeno problema em Arraial D’Ajuda: pode parecer perto, mas existe uma bela ladeira entre o centro e a praia do Mucugê, a mais próxima do centro. A ladeira é curta, mas bem íngreme, o que pode atrapalhar um pouco a chegada à praia. Porém, acho que o mais legal é aproveitar os dias por ali para conhecer as outras praias da região. São muitas e com aquele mar azul maravilhoso.

Nas Praias

Aproveitei bem os dez dias que passei por ali. Todas as praias possuem aquele sistema de barracas e a maioria oferece o serviço de espreguiçadeira. O esquema da grande maioria dessas barracas de praia é que você almoce ou petisque com eles para usar suas espreguiçadeiras e guarda-sóis. Só achei estranho que em alguns casos eles proíbem o cliente de consumir qualquer coisa dos ambulantes da praia.

Já quanto aos preços, variam bastante. As praias mais distantes e portanto consideradas as mais bonitas eram as que tinham os preços mais altos. Na Praia do Espelho, por exemplo, se paga R$ 20,00 só para estacionar. O pior é encontrar barracas nesses locais mais afastados que não aceitam cartão de crédito. Quando um prato para duas pessoas custa cerca de R$ 100,00, o mínimo que se espera é que aceitem cartão. Foram poucas, mas encontramos sim. Quando eram barracas em praias mais próximas da cidade, os preços ficavam bem mais em conta, o que é compreensível.

O último dia em Porto Seguro

Já no último dia, voltamos para Porto Seguro para passar um dia, já que nosso vôo saía às 05:40 da manhã. Dormimos no mesmo hotel da chegada e tivemos novamente o problema com os pernilongos. Mas passamos um dia maravilhoso numa barraca na Praia da Coroa Vermelha. Até dou a dica aqui, porque é uma barraca um pouco mais difícil de achar, mas que tem uma ótima estrutura e um ótimo atendimento: Cabana da Jana. Foi ótimo passar o último dia da viagem por lá.

Infelizmente, tudo o que é bom acaba, mas ficam aqui essas dicas para quem ainda não conhece e tem a oportunidade conhecer o local. Já conhecem a região? Deixem aqui suas dicas.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Fernanda Barroso

Uau, parece mesmo ser uma viagem linda para quem gosta de praia. Sempre ouço falarem maravilhas das praias do Nordeste e acho que não é pra menos, não é mesmo? Eu não sou muito fã de praia (fujo de calor), mas essa parece uma viagem boa para lindas fotos também.
Fico feliz que tenha aproveitado e gostado, apesar dos pernilongos, mas onde não tem hoje em dia, né? kkk

Abraços.

Ariane Eleuterio

Ameiiii seu post. Que lugar lindo. Quero muito conhecer. Até salvei o post para minha p´roxima viagem.

Beijos

Larissa Dutra

Olá, tudo bem? Realmente, viajar é tudo de bom… Esse lugar deve ser ótimo para conhecer e passar uns dias, é lindo demais!

Luíza Braz

Meu Deus que lugar maravilhoso, sou louca para conhecer Porto Seguro mas ainda não tive oportunidade.

leide

Ain, me deu vontade de viajar também kk
Muito lindo esse lugar, um dia eu ainda vou lá conhece. 😀

Sávio França

Olá!
Nunca tinha ouvido falar de Arraial D’Ajuda, mas achei o lugar lindo pelas imagens. Espero conhecer um dia.

Abraço!

Kamila Villarreal

Olá!

Linda viagem, com certeza poder descansar num lugar assim é maravilhoso! Sorte a sua… Adorei as fotos!

Luca Creido

Nossa, lindas d+ as fotografias. Bem, nunca fui, mas, depois de seus comentários… poxa, fica difícil não ir! 🙂

Falkner Moreira

Um casal de amigos foi pra Arraial d’Ajuda ano passado e se encantaram! Mas não teve esse problema dos pernilongos, acho que depende da época do ano… E essa coisa das barracas proibirem consumo de produtos dos ambulantes, isso acontece em todo o nordeste, infelizmente

Thiago

Nossa que muito louco, tenho vontade de fazer viagens também.
estou até com passagem comprada para floripa, gostei da ideia de escrever sobre a viagem, vou comentar no meu blog quando eu viajar.

Daniele

Olá
Nossa parece ter sido uma muito gostosa mesmo, não sou muito de Praia, mas essas praias mais afastadas são muito lindas.
Pena os pernilongos, sou meio alérgica a eles.

Camila de Moraes

Olá!
Que lugar lindo hein!
Não conheço a Bahia, mas tem verdadeiros paraísos que gostaria de ir. Quem sabe um dia consiga fazer uma viagem dessas.
Adorei essa dica.
Beijos!

Beatriz Andrade

Que bela viagem, eu ainda não tive o prazer de ir à Bahia, mas tenho muita vontade. Você deve ter passado excelentes momentos por lá, eu não sou muito de praias, mas de vez em quando bate uma vontadinha =D

Rob Camilotti

Caramba, que lugar bonito! Praias tão paradisíacas e azuis que, se não dissesse que é a Bahia, poderia jurar que estava vendo um cartão postal daquelas ilhas caribenhas.

Ô inveja! kkkk

Raquel Machado

Oi,
Que viagem maravilhosa! Essas praias realmente são lindas né? Estamos tentando nos organizar para conhecer Macéio no fim do ano nunca fomos ao Nordeste e não temos muita noção da coisa aliás se tiver alguma dica e quiser nos passar (raquel.machado2014@yahoo.com.br). Achei meio carinho o preço das coisas será que em todo nordeste é assim? Mas deve valer a pena né?
Adorei o post.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
leiturakriativa.blogspot.com

Valéria

nossa, já fiquei aqui com a vontade absurda de cnhecer esse paraiso baiano *-*
nunca fui na Bahia e acho que seria uma ótima opção começar por Arraial…
bjs…

Jessica

Oi Mari,
Porto Seguro é sensacional não é? Fui apenas em porto quando tinha 15anos e não conheci arraial d’ajuda. Espero poder voltar algum dia e conhecer! As fotos são lindas!
Beijos
Blog Relicário de Papel

Jessica

Que praia mais lindas, faz muito anos que eu não vou à praia sinto até saudade amei as ficaram lindas.

http://www.descrevendonuvens.com

Déborah

Mari, eu não viajo muito, mas amo.
Adorei as dicas.
Apesar de não ser muito fá de praia acho que iria gostar.
Pernilongos são um saco.

Claudia Del Santo
Olá, como vai? Nunca fui na Bahia, mas morro de vontade de conhecer. Suas fotos me convenceram de que preciso conhecer essas praias. *-*Que delícia de viagem, hein? Tudo que eu queria agora era uma rede, de frente pro mar, num sol de rachar, tomando água de coco geladinha. Hmmmm! Obrigada por compartilhar conosco sua viagem. Li uma reportagem há pouco tempo que dizia que o dinheiro mais bem gasto é aquele empregado em viagens, pois construímos memórias e isso ngm tira da gente. Passeie mesmo, sempre que tiver oportunidade. Um beijo e que a vida nos traga muitas viagens… Ler mais
Dani Ramos

Eu conheci Arraial D’ Ajuda em 2016 e me apaixonei…lugar lindo demais

Dani Ramos
http://www.donaengenhosa.com.br

wpDiscuz