21
12
2016

Dica de Viagem: Ilha do Mel – PR

Em Outubro desse ano fiz uma viagem muito legal: passei dez dias na Ilha do Mel, que fica no litoral paranaense, perto de Pontal do Paraná. A Ilha do Mel é área de preservação ambiental e, embora parte dela esteja sob proteção ambiental, existem áreas reservadas para o turismo. Mas mesmo essa parte tem suas regras. A preocupação em diminuir o consumo de água, por exemplo, é grande.

A Ilha

Na Ilha do Mel não entram carros e motos. Toda a circulação é feita a pé ou em bicicleta. O único veículo motorizado da ilha que vi foi um carrinho de golfe que faz a coleta de lixo. O único acesso do continente é, obviamente, por barco. Se decidir visitar, prepare-se para andar bastante.

Para chegar lá, fui de avião até Curitiba. De lá, usei o serviço Aeroporto Executivo, micro-ônibus que liga os principais pontos da cidade ao aeroporto. Fui até a Rodoviária da cidade para pegar um ônibus que, apesar de muitas paradas, nos deixa no porto de embarque para a Ilha do Mel. Dali saem as barcas para a ilha. Na baixa temporada, uma a cada hora, e na alta temporada, a cada meia hora.

São dois pontos de desembarque na ilha: Encantadas ou Nova Brasília. Uma dica é, se for ficar em pousada, procure saber para qual você deve pegar. Se for passar um dia na ilha, é bom saber que na parte das Encantadas fica a Gruta das Encantadas e em Nova Brasília, o Farol e a Fortaleza. Dá para ir andando de um local ao outro, mas além de ser uma boa caminhada, a trilha passa por morros e pedras. É preciso tomar cuidado com a maré. Outra maneira é pegar o barquinho que faz a travessia entre os dois pontos. A travessia se dá em 20min e custa R$ 20,00 por pessoa – ida e volta.

Passeios

Todos os passeios são feitos por trilhas de areia. Nada na ilha é asfaltado. Quando se está caminhando, é fácil imaginar que se está perdido no meio da floresta. Porém, é tudo bem sinalizado e existem cestos de lixo para todo lado. Não dá para falar que não achou um, logo, nada de jogar lixo no chão. Eu não vi quase nada jogado no chão, o que é ótimo. Fui em época de baixa temporada, é verdade, mas espero que as pessoas tenham essa consciência o ano todo.

Outro passeio legal de fazer é para a Baía dos Golfinhos. Aliás, os golfinhos estão sempre por ali, ao redor da ilha. Para a Baía dos Golfinhos, pegamos uma lancha e depois almoçamos na Ilha das Peças, que fica ali do lado. O almoço foi feito pelas mulheres da associação dos moradores do local e estava uma delícia. O único problema é que fui bem na época que aconteceu aquela super ressaca e o mar estava bem agitado. A volta foi assustadora.

Alimentação

Quanto à parte de alimentação, a Ilha do Mel está muito bem servida. Locais como a Pousada das Orquídeas e a Fim da Trilha trazem uma grande variedade de pratos para você escolher. Quer algo diferente? A dica é a comida árabe que achei uma delícia no Shams, que fica logo ali, na beira do mar.  Tudo isso em Encantadas.

Hospedagem

Fiquei hospedada na Pousada Caraguatá, que fica a 50m do desembarque em Encantadas. Essa pousada é uma delícia e tem toda uma preocupação com o tratamento de esgoto e reaproveitamento da água da chuva. Aliás, na ilha, cada um é responsável pelo seu próprio esgoto, portanto observe como o local escolhido trata desses assuntos.

Dica

Ah, lembre-se de levar todos os remédios que precisar, na ilha não há farmácias, só posto de saúde. E também leve dinheiro em espécie, não existem caixas eletrônicos e vários locais não aceitam cartão.

Realmente recomendo o passeio, é um local maravilhoso para se passar alguns dias.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Clayci

Esse lugar é maravilhoso mesmo *_*
Compensa o cansaço rs

Giulia

Oi, Mari!
Que delícia de lugar, não conhecia a Ilha do Mel!
É uma delícia visitar lugar assim, né? Faz bem pra alma e recarrega as energias 🙂

Beijos e feliz Natal,
Giulia | 1livro1filme.com.br

Silvana

Eu não sou muito chegada a trilhas, mas pelas fotos, percebe-se o quanto o lugar é lindo e vale a pena conhecê-lo <3

bjs

http://www.tpmbasica.com.br
youtube.com/tpmbasica

Silvana

Eu não sou muito chegada a trilhas, mas pelas fotos, percebe-se o quanto o lugar é lindo e vale a pena conhecê-lo <3

bjs

http://www.tpmbasica.com.br
youtube.com/tpmbasica

wpDiscuz