20
02
2018

O Anjo e a Fera – Elissande Tenebrarh

O Anjo e a Fera é uma versão de A Bela e a Fera. Sei que nos últimos dias uma outra versão gerou polêmica, mas essa aqui é bem diferente. O Anjo e a Fera se passa na França, em 1820. A autora é brasileira e resolveu escrever uma nova versão desse conto de fadas. Eu sempre gostei de A Bela e a Fera, por isso decidi dar uma chance a esse romance. 
AutorElissande Tenebrarh
Editora: Kindle (Amazon)
Páginas: 433
AdicioneSkoob | Goodreads

O Anjo e a Fera

O Anjo e a Fera conta a história de Rosaleen e Stephen. Ele é um duque, mas se esconde da sociedade desde que teve parte do seu rosto coberta por cicatrizes em uma batalha. Ele usa constantemente uma máscara para esconder as cicatrizes.

Rosaleen é órfã. Perdeu o pai e, cansada de viver da caridade dos outros, resolve tentar a vida na cidade. Porém, logo vira vítima de homens inescrupulosos que a atacam violentamente. Rosaleen acaba sendo estuprada por esses homens e largada para morrer na porta da casa de Stephen.

A princípio, Stephen se compromete apenas a manter a jovem segura para que se cure. Depois, quando Rosaleen finalmente acorda, ele lhe diz que deve trabalhar como criada para pagar os cuidados. Rosaleen aceita e faz amizade com os criados da casa dele, apesar de nem sempre concordar com as ordens do patrão.

Porém, um novo obstáculo logo se faz presente: é provável que Rosaleen esteja grávida, resultado do terror pelo qual passou. Stephen começa a pensar nas possibilidades e acaba escolhendo a que lhe parece mais sensata: casar com a moça. E então, muita coisa vem à tona, desde os fantasmas do passado dele, até o desejo de Rosaleen de finalmente fazer parte de algo.

Lendo O Anjo e a Fera

A história é um pouco batida, mas não se pode pedir muito de uma versão de contos de fada. A autora trouxe vários elementos novos para sua história. Desde a maneira como sua Bela chega até o castelo da Fera até o porquê dele ser tão recluso. Tudo acaba tendo um tom bem mais adulto do que o conto de fadas contado pela Disney.

Achei Rosaleen um pouco inocente demais, mas acho que o que mais me incomodou foi como pareceu fácil para ela superar tudo o que passou. O estupro é contado de maneira detalhada e pode-se perceber que foi uma situação aterrorizante. Porém, não vi muito na personagem as consequências disso. Mesmo a proximidade física com Stephen, algo que acreditava que seria mais difícil, logo se resolve.

Stephen não é um personagem fácil de se gostar. O que no começo faz todo o sentido, já que ele representa a Fera, o recluso que não quer contato com ninguém. Mas mesmo quando passamos por sua transformação, por assim dizer, ainda não consegui me conectar com o personagem, o que atrapalhou um pouco a leitura.

Apesar desses pequenos revezes, é um livro interessante. A forma que a autora encontrou para recontar a história foi bem criada. Mesmo com alguns pontos que eu acredito possam ser melhorados, a leitura é uma boa dica para amantes de romances de época. E com o bônus de podermos apreciar a literatura nacional.

Vocês já leram recontagem de contos de fadas? Quais mais gostaram?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
23 Comment threads
23 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
24 Comment authors
Michele LopezLilian de Souza FariasKamila Villarrealtamara padilhaCatharina Mattavelli Costa Recent comment authors
  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Jessie

Oi Mari!

Tudo bem? Não conhecia o livro ou a autora e fato de achar a história “batida” não me incomodaria porque adoro um clichê, maaaaaaas ele tem que ser muito bem escrito e por causa de alguns poréns da sua resenha eu acabei não tendo interessante para mim porque uma coisa em comum dos romances que li e amei foi que eles trazem uma questão mais profunda e atemporal do que uma mocinha se apaixonando por um cara bem rico.

Beijinhos
http://www.paraisoliterario.com

Viviane Dutra

Oi Mari, eu sou fascinada por contos de fadas e suas versões recontadas. Acho que vou gostar muito deste, adoro quando tem uma tragédia, um drama e sofrimento. Dica anotada.
Bjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

Karini

Oi Mari, tudo bem?
Já tinha visto esse livro na estante virtual do skoob de uma amiga.
As vezes ainda que a história seja clichê, ou se veja muito por aí, ela nos conquista de alguma maneira; que vai desde à escrita ou mesmo um personagem e sua maneira de se portar.
Então acontece comigo, que muitos temas comuns em vários outros livros consegue superar minhas expectativas e me deixar feliz com a leitura.

Adoro contos, fábulas.. Ainda não sei se vou ler esse, mas estou de olho.

http://www.alempaginas.com

Beatriz Andrade

Levei um susto quando li o título e vi a capa, achei que era aquele livro da polêmica mesmo kkkk
Enfim, eu até já conhecia esse livro, mas não sabia quase nada sobre ele. Gostei de ver a sua opinião e conhecer um pouco mais sobre o enredo.

Kah Fernandes
Kah Fernandes

Nossa eu amo romance de época mas não sabia sobre esse livro, e eu adorei sua resenha, parabéns por ela, ainda bem que gostou, mesmo que com ressalvas. Parabéns, está lindo.

Bjs

Nat

Eu sou louca pra ler esse livro! Tenho a Elissande no Facebook e ela parece ser um amorzinho <3 é uma pena que não tenha te agradado totalmente, mas realmente parece ser interessante!

Cabine de Leitura

Amo releituras, então mesmo sendo uma história batida fiquei super interessada com a leitura, mesmo com essa falta de trauma no anjo. Dica anotada.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

No Conforto dos Livros

Olá!! 🙂

Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura, mesmo que com alguns inconvenientes…

Enfim, e realmente muito mau quando não nos conseguimos ligar as personagens como deveríamos… Isso atrapalha mesmo a leitura!

Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Clayciele Oliveira

HAHAHAHAH
Ainda bem que você se explicou no começo pq logo pensei no horror que gerou polêmica.
Mas esse ano, esse parece ser bem bonitinho e gostoso de ler. Adoro clichês, não vou negar.

Beijos

Alice

Oiieee

A Bela e a Fera nunca foi meu clássico favorito, pra ser bem sincera não senti curiosidade nem pelo tão falado filme com a Emma Watson, então esse retelling também acho que deixarei passar, por enquanto não é meu tipo de leitura, quem sabe um dia…

Beijos

http://www.derepentenoultimolivro.com

Raquel Machado

Ola
Infelizmente por esse ser o meu clássico preferido da Disney até hoje não encontrei nenhuma releitura que ficasse a altura e nem mesmo nenhum filme. Sei que saiu um há pouco tempo mas ainda me neguei a ver porque sinceramente prefiro ficar com aquele meu sentimento de infância mesmo do belo desenho clássico que a Disney criou.
Beijos
Raquel Machado
Leitura Kriativa
https://leiturakriativa.blogspot.com.br

Marcia Lopes Lopes

Olá!
Eu nunca fui fã de contos de fadas, embora goste muito da Bela e a Fera por ter assistido na TV.
Acho bacana essas recontagens, provavelmente tem um pouquinho de como quem escreveu gostaria que fosse a história e um toque atual, isso não me incomodaria nem um pouco.
Bjs

Fábrica dos Convites

O livro está unindo duas gostas que eu gosto, romance de época e o conto da Bela e a Fera. Eu não conhecia o livro e vou anotar a dica, apesar de já ficar com um pé atrás por conta deste trauma que não é bem retratado.
Bjs, Rose.

Fernanda
Fernanda

Oi!
Não conhecia o livro, mas gostei muito, fiquei curiosa para ler 🙂 Já coloquei na minha estante do Skoob de desejados. Amei a indicação *-*

Bjs!

Kris Monneska

O pessoal entoou em releituras da bela e a fera mesmo, e eu fico com os dois pés atrás, principalmente depois do ultimo que deu o que falar. Gostei bastante da sua resenha, mas vou passar a dica, não ando afim de leituras batidas.
Beijooos

Marijleite

Olá, eu amo releituras de contos de fadas e romances de época. Esse livro eu ainda não li, pela sua resenha me parece que a história poderia mesmo ter sido mais trabalhada, mas ainda me parece ser interessante.

Camila de Moraes

Olá!
Eu baixei esse livro no meu Kindle e fiquei animada pra ler, por gostar muito de releituras. Mesmo com esses pontos que você mencionou que a obra poderia ter pra melhorar, ainda quero conferir a trajetória desses personagens.
Beijos!

jis Rocha

Ola
Gosto muito da Elissande e suas histórias, ela foi a culpada por me fazer ler romance de época, pois O Anjo e a Fera e O Príncipe do Deserto são de época, e sai totalmente da minha zona de conforto. Ainda leio muito pouco, mas devagar os livros de época vão entrando pra minha lista.
A autora ainda tem na ´serie Novos Contos de Fadas um spin off curtinho do Lorde Matthew, e A Tentação do Lobo (que não é de época).
Se vc se aventurar pelas outras obras da autora nos conte o que achou..(Dissoluto esta no meu coração).
Bjus

Catharina Mattavelli Costa

Olá
bom saber que apesar dos pesares é uma leitura legal, eu gosto de histórias inspiradas em contos de fada e espero poder pesquisar mais sobre essa que ainda não conhecia, parabéns pela sinceridade na resenha e pela dica

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

tamara padilha
tamara padilha

Oi, li algumas releituras de contos de fadas e gosto delas, mas precisam ser muito bem trabalhadas. Alguns pontos dessa história me chamaram atenção, como o fato de a moça chegar no castelo de forma bem diferente, mas a pouca exploração dos sentimentos dela em relação ao acontecido já me trava um pouco, sem contar que ando saturada de coisas de época. Bom, de qualquer forma eu anotei a dica para o futuro.

Kamila Villarreal
Kamila Villarreal

Olá!

Poxa, não cansam de fazer releituras de A Bela e a Fera? Como não sou fã de contos de fada, com certeza não lerei, mas pra quem gosta (muita gente, eu sei) será uma leitura maravilhosa.

Lilian de Souza Farias

Sim, a história parece batida, mas a lembrança de um conto de fadas me deu vontade de ler, não conhecia o livro e gostei da proposta inicialmente.

Michele Lopez
Michele Lopez

Olá,
EU já vi algumas imagens sobre a obra, mas é a primeira resenha que leio.
Dos contos de fadas, o único que consegue me despertar alguma curiosidade é o de A bela e a fera.
Aqui, eu achei as mudanças bem interessantes. Mas acho que também me incomodaria um pouco com essa facilidade de Rosaleen após o evento traumático em seguir em frente.
Adorei conhecer a dica.

LEITURA DESCONTROLADA