31
07
2018

Onde a Luz Cai – Allison Pataki e Owen Pataki

Recebi de surpresa da Editora Gutenberg o livro boneca de Onde a Luz Cai. Esse é um romance histórico que se passa três anos após a queda da Bastilha. Como a gente aprende sobre a Revolução Francesa, esse foi um período bastante violento, em todos os sentidos. Os personagens principais dessa história estão justamente vivendo todas as mudanças e por isso passam por vários momentos doloridos. Foi uma leitura enriquecedora e surpreendente e como sempre, vim aqui compartilhar com vocês essa experiência.

Título OriginalWhere the Light Falls
AutorAllison Pataki e Owen Pataki
Editora: Gutenberg
Páginas: 368
AdicioneSkoob | Goodreads

A História de Onde a Luz Cai

O livro é dividido em três partes, cada uma acompanhando um personagem diferente. Temos o jovem advogado Jean-Luc, que se muda para Paris com o desejo de ajudar como pode nessa mudança. Ele se muda para a capital com a esposa e um filho pequeno e acaba se tornando responsável por catalogar os bens da antiga nobreza, que deveriam ser distribuídos para a população. Apesar de apoiar as mudanças, ele não pode deixar de observar as injustiças que estão sendo cometidas. Mas quem realmente me encantou foi sua esposa, Marie, que segura as pontas.

André é um ex-nobre que renunciou ao seu título e resolveu se alistar no exército francês. Com a queda da monarquia e a família real deposta, a França estava desestabilizada. Isso tornava o país vulnerável ao ataque de exércitos estrangeiros, o que fazia essencial que os franceses defendessem seu território. Por isso, eles recrutavam o maior número de homens que pudessem e André era um deles.

Sophie é sobrinha do General Murat que deve viver sob sua proteção. Ela tinha sido obrigada a se casar aos quatorze anos com um homem bem mais velho que ela. Quando ele morre, ela vai morar com o tio. Mas a vida não é fácil para Sophie e logo ela se vê tendo que lutar por sua liberdade.

A vida deles se entrelaça e os acontecimentos políticos vão aos poucos ficando cada vez mais complicados.

Lendo Onde a Luz Cai

Esse foi um livro que me assustou quando chegou. Como eu disse, foi de surpresa. E é um livro mais grosso. Quando li a sinopse, logo percebi que seria uma leitura diferente das que estou acostumada a fazer. Mas achei super interessante e fiquei bastante curiosa para saber como os autores desenvolveriam a história e intercalariam com os tão importantes acontecimentos da época.

Gostei muito da forma como a história de cada um dos personagens se encaixa ao período histórico. Ao estudar sobre a Queda da Bastilha e a Revolução Francesa nas aulas de história do colégio, passamos pelos fatos de maneira rápida. Esquecemos que por trás de todas as grandes revoluções existem pessoas comuns, que acreditam em seus ideais e lutam por eles, mas às vezes se decepcionam também.

É fácil se envolver com a história. No fim das contas, os quatro personagens principais (porque não posso deixar de contar Marie aqui) são todos bem complexos. E isso quer dizer que, mesmo que às vezes não concorde com algumas atitudes de alguns, existe uma razão para isso. E claro, outros personagens acabam sendo o mal encarnado.

Com certeza, é uma obra que vai levando o seu leitor a um carnaval de emoções. Preparem-se para torcer muito por alguns e depois ficar com muita raiva de outros. O final, mais especificamente um dos acontecimentos, não me agradou nem um pouco, e eu acho que isso me frustrou bastante. Mas foi uma ótima experiência e uma leitura formidável, com certeza.

Esse livro foi cedido em parceria com a editora.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
22 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
22 Comment authors
Divulga AutorespriscilaKékéAndyCabine de Leitura Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Amilton Júnior
Amilton Júnior

Livros que têm como pano de fundo algum fato histórico são sempre os melhores, aprendemos sempre mais! Fiquei tentado a conhecer esse livro, primeiro porque a história da França é fascinante e segundo porque os personagens vão nos mostrar diferentes pontos que, como você mencionou, não aprendemos na escola.
Ótima sugestão!
Abraços!

Gabriella

Faz tanto tempo que não leio, muita saudades de ler
adorei esse livro.

Camila

Concordo com o Amilton, adoro quando a realidade se entrelaça com a ficção, isso nos leva mais perto para os acontecimentos, gostei da tua resenha: leve e sucinta!

Clayci Oliveira

Sem dúvidas vc saiu da sua zona de conforto com esse livro, hein? Eu deu pra sentir que vale a pena <3
Não sabia desse livro e gostei do período trabalhado e fiquei curiosa para conhecer os personagens (amo narrativas assim, com várias perspectivas). Fiquei com vontade ler =D

VANESSA BRUNT

Que lindeza de resenha! Adorei essa divisão da obra, abordando tantas angulações diferenciadas e entrelaçadas. Esses quesitos históricos que acabam tratando tanto do hoje são pontos enriquecedores e instigantes, principalmente quando abordados assim, com sensibilidade de fato.

http://www.semquases.com

Online Dreamer

Quero esse livre para ontem! Amei o post, está super cmpleto. Adoro livros que nos ensinam, são bem interessantes! Meu sonho era ler esse livro na França, deve ser super fascinante

Nique

Não é meu estilo de leitura, mas achei uma ótima resenha.

Letícia Guedes
Letícia Guedes

Olá! Tenho uma velha rixa com romances históricos: por algum motivo, sempre que tento lê-los, a leitura não flui. Porém, algumas recentes indicações (incluindo a sua) vêm me fazendo repensar esse afastamento entre mim e esse gênero. Agora, sobre a história… Primeiro de tudo, ao você dizer que não gostou de uma das ocorrências finais, imaginei logo que a Marie morre. Isso seria bastante desanimador, confesso. Fiquei curiosa para saber por que você gostou tanto da personagem, aliás. Tendi a pensar que ela é aquele tipo de mulher-rocha, que se mantem firme nas tempestades, e isso me deixou bastante animada… Ler mais

Bruna Costabeber
Bruna Costabeber

Oi Mari, tudo bem?
Eu gosto muito do gênero e estou bem ansiosa para ler esse livro, pois estou lendo muitos comentários positivos. Fiquei muito contente por você ter ressaltado que os quatro personagens principais são complexos, eu gosto quando isso acontece. Também acho muito legal a obra retratar a revolução francesa, algo tão importante para nossa história.
Vou anotar a dica.
Beijos

Camille

É muito bom ler um livro que foge do nosso nicho e acaba nos agradando e, eu confesso que sou apaixonada por cenários históricos como o que foi apresentado. Amo a França também, acho incrível! Eu gostei das tuas impressões, simples e diretas. 😉

Parabéns pela resenha e pela parceria. 🙂

Fabiana
Fabiana

Olá Mari, tudo bem?
Que bom quando um livro nos surpreende de forma tão positiva não é?
Ao ler a sua resenha notei um tom histórico e preciso dizer que isso me chamou imediatamente a atenção. Fiquei intrigada em saber como essas três partes se encaixam e especialmente como é e como termina a história da Sophie. Não conhecia a obra ou os autores, mas confesso que fiquei muito curiosa. DIca anotada!
Beijos

Fábrica dos Convites

Que legal que você se surpreendeu com o livro! É ótimo quando isso acontece. Só discordo de voce no quesito grossura, não achei ele tão grosso.
Bjs, Rose

Alice Martins
Alice Martins

Oi Mari, tudo bem?

Ainda não conhecia a obra, mas quando você falou que continha fatos históricos, já me interessou. Gosto de livros que trazem esse viés, pois sinto que acabo aprendendo muitas coisas que passaram rapidamente por mim no colégio, é como se minha mente se clareasse completamente. O fato de o livro está focado em três personagens diferentes, também me instiga, gosto deste tipo de narrativa. Com certeza vou colocá-lo na minha listinha. Belo post!

Beijos!

Gustavo

Gosto de livros assim, que possuem esses conflitos constantes e esse aguçou minha curiosidade porque aborda passagens que existem ou existiram, como monarquia e o exército. Anotei a dica.

leide Lorenzatto

Pela Sinopse eu acredito veemente que seja uma excelente leitura.
Me atrai esse estilo de historias. rsrs

Raíssa Zaneze

Oi Mari! Preciso começar dizendo que to me sentindo maluca haha. Quando comecei a ler a resenha, imaginei que Jean-Luc estivesse no nosso tempo e os outros personagens no passado. Acho que é mt livro da Jojo Moyes na mente haha.
Achei a premissa hiper interessante, ainda mais quando tu falou de Revolução Francesa. Amo esse período histórico e sei que vou amar ler um livro que se passe nesse período.
E foto engana, né? Não imaginava ele tão grossinho. Enfim. Sua resenha foi incrível e eu to louca pra ler ele. Parabéns! Beijos
https://almde50tons.wordpress.com/

andy
andy

Amei essa capa, chamou demais minha atenção rs. A Resenha está ótima, fiquei curiosa e está bem escrita, vou adicionar o livro na minha lista♥

Cabine de Leitura

Não conhecia o livro, mas tenho que dizer que para mim também seria uma leitura diferente, mas gosto da ideia da ficação dos personagens se encaixar com o período histórico. Apostandp nestas emoções eu anoto a recomendação.

Abraços.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

Andy

Olá!
Confesso que romances históricos não são os meus livros favoritos, mas sempre que leio um aprecio bastante e fico admirada com o trabalho de pesquisa que os autores do gênero fazem e a vantagem, claro, além do entretenimento da leitura em si é a aula de história que acompanha essas obras, acho essa a melhor parte e esse período de revolução e mudanças na França eu gosto bastante, então acho que curtiria a leitura, mesmo não sendo um gênero ao qual eu leia muito.
Abraços,
Andy – Blog StarBooks

Kéké

Não conheço nem os autores nem o livro, mas fiquei bastante curiosa com a história. Gosto desses livros que nos surpreendem!

Beijo

http://www.keke.pt

priscila

Acho tao importante e legal quando os romances se passam em momentos importantes da historia mundial. E realmente, a gente tem que se abrir para novidades né? Quem bom que vc leu e gostou. E compartilhou. Preciso ler mais livros assim tb
Bjos flooor

Divulga Autores

Gostei muito da sua resenha e fiquei querendo muito ler esse livro. Gosto de história que me surpreendem, como esse te surpreendeu. E sem falar que é um período que gosto muito. Ótica dica de leitura.