30
04
2024

Porque Escrever Sobre Livros Na Internet

Último post do BEDA. Sim, eu consegui, eu escrevi e publiquei trinta posts no mês de abril no blog. Fazia três anos que eu não fazia isso, desde 2019. E olhando nos arquivos do blog, esse é meu terceiro BEDA, pois foi um em 2016 e um em 2019. Porém, acho que das outras vezes eu fiz em agosto (são os dois meses que dá para fazer). Então foi uma aventura diferente esse ano, mesmo que o desafio tenha sido o mesmo. E para finalizar essa série de posts, decidi trazer uma reflexão sobre porque escrever sobre livros na internet.

Minha História

Como eu já comentei, não sou nova nisso por aqui: o Pequenos Retalhos mesmo tem seu primeiro post datado de 15/11/2010, ou seja, são 14 anos de internet. Mas eu já escrevia sobre o que eu lia até mesmo antes disso. Eu sempre gostei de ler e de escrever, então naturalmente comecei a procurar por pessoas que tivessem o mesmo interesse que eu. A ideia de criar um blog literário sempre esteve comigo. Eu já tive Livejournal, também, que é uma outra plataforma que eu nunca vi muita gente aqui do Brasil ter, além de ter tido um Tumblr que em certa época foi até famosinho. Porém quando foi pra abrir o blog, eu sabia que meu assunto principal seriam livros. E hoje o Pequenos Retalhos abrange tudo o que der na minha telha, mas sempre volto com os livros porque nunca parei de ler.

Eu não vou me aprofundar muito na minha história com os livros, mas para quem quiser, eu tenho um post sobre isso no blog. E é um post de 2012, o que só prova mais uma vez que eu não estou aqui desde ontem. Porém, como uma forma de encerrar esse BEDA com chave de ouro, vou contar para vocês porque escrever sobre livros na internet.

Razões Porque Escrever Sobre Livros na Internet

A primeira razão para mim é óbvia: para se conectar com outras pessoas que também amam ler. Afinal, a gente precisa de alguém com quem compartilhar quando lê aquele livro que mexeu profundamente nos nossos sentimentos. E infelizmente nem todo mundo tem amigas no presencial que vão aguentar ouvir nosso choro ou nossos berros. Então, às vezes a gente faz isso do home office mesmo.

A segunda é muito importante para quem ama livros: para saber das novidades. Claro que isso você pode saber somente como leitor, mas quando você escreve sobre livros, algumas vezes, você descobre informações antes de todo mundo. E isso é muito legal. As editoras às vezes entram em contato com você para ajudar com alguma divulgação, por exemplo.

E numa junção interessante dessas duas razões, um ótimo motivo é poder descobrir livros novos pelas recomendações de outras pessoas. Sabe, um tempo atrás, no Threads (quem quiser pode me seguir por lá também) existiu a discussão do porquê contratar publi. Alguns autores reclamando de bookstagrammers e o contrário também. E alguns dos autores achavam que não adiantava nada contratar alguém para ler e divulgar seus livros. Eu não faço esse tipo de trabalho, já disse por aqui, mas acho que é um trabalho super importante.

Porém, não só isso, já cansei de ler algum livro por ter visto a recomendação ou lido uma resenha de alguém em uma das redes sociais ou em blogs literários. Acho muito mais efetivo você ter a recomendação de alguém especializado do que simplesmente um resumo e uma foto na internet. Muitas vezes me convenceram a ler um livro que eu nunca achei que ia pegar para ler.

Não vou ser hipócrita e dizer que a comunidade literária é um amor (não é) e que tudo são flores (na verdade é uma treta atrás da outra). Porém, tem muita coisa boa, muita gente legal e muito para se descobrir ainda nessas redes. E aí está porque escrever sobre livros na internet.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments