29
08
2016

Acabei de Ler: A Teoria de Tudo – Jane Hawking

Recebi da Editora Gente, parceira do blog, o livro A Teoria de Tudo para resenha. Publicado pelo selo Única, o livro foi escrito pela Jane Hawking, que foi mulher do Stephen Hawking. Nessa biografia, ela conta sobre sua vida com o famoso físico e todas as barreiras que tiveram que enfrentar. O livro foi o que inspirou o filme com o Eddie Redmayne e a Felicity Jones e inclusive rendeu o Oscar de melhor ator para Redmayne.

teoria-post

Título Original: Travelling to Infinity
Autor: Jane Hawking
Editora: Única (selo da Editora Gente)
Páginas: 448
Adicione: Skoob | Goodreads

Modelo2-3

Não é muito o tipo de livro que costumo ler, mas nesse caso me chamou muito a atenção. Especialmente porque a vida particular de Stephen Hawking sempre foi alvo de muitas especulações. Então, foi interessante ler o lado da história de quem realmente viveu com ele. A versão dos fatos de Jane Hawking mostra um pouco da intimidade da família e de como várias barreiras foram aparecendo na vida dos dois. teoria-01

Na obra, Jane conta sua história com Stephen. Desde como foi conhecê-lo, passando pelo seu diagnóstico e todas as mudanças de sua vida com a doença. Stephen e Jane foram casados por 25 anos e tiveram três filhos. Durante todo esse tempo, Jane permaneceu ao seu lado e o auxiliou em tudo o que foi necessário. Porém, no começo, nenhum médico acreditava que Stephen iria sobreviver por muito tempo. Ele contrariou todas as previsões médicas e muito disso se deve aos cuidados incessantes da (agora ex) esposa e demais pessoas que o ajudavam.

É interessante também compreender um pouco melhor tudo o que passou Jane. Apesar de estar ciente da doença do marido quando se casou, ela também sofreu as consequências. É fácil julgar as ações de alguém quando não se sabe exatamente por tudo o que a pessoa passou. Posso não concordar com algumas das decisões de Jane, mas lendo o livro, consegui entender os motivos que a levaram a tomá-las. ateoriadetudo-janehawking

Gostei bastante da maneira como o livro foi escrito. É quase como se ela se sentasse ao seu lado e contasse a sua história. Por isso, a leitura é bastante fluida e não é cansativa, mesmo que o assunto seja denso e complexo. As descrições de Jane colocam o leitor dentro da história, ficando fácil imaginar as situações.

Pretendo assistir o filme para comparar as adaptações que foram necessárias, mas com certeza ler o livro antes foi melhor. Afinal, é quase impossível contar com toda a riqueza de detalhes uma história dessas no cinema. Mas sabendo de toda a história escrita, acho que vai dar para entender melhor o filme.

E vocês, já leram ou assistiram ao filme? O que acharam?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
JulianaPriscila Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Priscila

Só ouço falar bem dessa obra, mas também não é um tipo de livro que gosto de ler 🙁
Quem sabe não me interesso um dia?
Pode surpreender né
Beeeijos

Juliana

Eu assisti ao filme e gostei bastante! 🙂
Achei ele bem tocante, mas com certeza muita coisa da história teve que ficar de fora, por isso ainda tenho curiosidade de ler o livro.
Ainda mais por saber que é uma leitura fluida. Não leio tantos livros assim, mas até me interesso pelo gênero. Quem sabe ainda pego pra ler!

Beijos!