23
07
2019

Um Momento, Uma Manhã – Sarah Rayner

Hoje, nosso papo é sobre um livro que fala sobre encontrar forças após passar por momentos difíceis na vida. Um Momento, Uma Manhã também vai mostrar como é importante ter apoio nas horas mais tristes. E sobre como esse apoio às vezes pode vir de pessoas que você ainda nem conhecia. Porque a vida é imprevisível e não importa nossos planos, às vezes ela vira de cabeça para baixo.

Título OriginalOne Moment, One Morning
AutorSarah Rayner
Editora: Onyria (Selo da Editora Fundamento)
Páginas: 318
AdicioneSkoob | Goodreads

Uma Viagem de Trem

A história começa num trem. Mais especificamente, no trem das 07h44 de Brighton para a estação Victoria, em Londres. Lou está indo para seu trabalho e observando as outras pessoas no trem. Um casal acaba chamando sua atenção. Karen e Simon são casados e tem dois filhos. Tudo parecia ir bem, até que de repente, Simon começa a passar mal e cai no chão, inconsciente. Ninguém sabia naquele momento, mas Simon teve um ataque cardíaco fulminante e acaba morrendo dentro do trem.

Por conta disso, o trem acaba tendo que ficar parado até que os paramédicos cheguem para todos os procedimentos. Lou sai então do trem e por acaso encontra Ana, que estava em outro vagão. Ana só sabe que foi uma emergência médica, mas ela precisa ir para Londres pois tem uma reunião. As duas acabam dividindo um táxi.

O que Ana não sabia é que conhecia e muito bem o homem que havia morrido no outro vagão. Quando descobre que se trata do marido da melhor amiga, Ana volta para Brighton para dar apoio para Karen.

Tudo Muda Muito Rápido

A perda de Simon muda a vida inteira de Karen. De repente, ela tem que explicar para seus filhos pequenos que o papai não vai voltar para casa. Os planos que os dois tinham para o futuro, tudo tem que mudar.

Ana, enquanto tenta dar todo o apoio possível para a amiga, também está lidando com problemas pessoais. Steve, seu namorado, está tendo problemas cada vez mais sérios com bebida. Por conta disso, ela se sente um pouco perdida. Ter conhecido Lou nesse momento é muito importante, pois ela precisa de alguém para ajudá-la.

Já Lou está tentando se encontrar no mundo. Ela é gay e gostaria muito de ter uma namorada, mas no momento está sozinha e se sente sozinha também. Sua relação com a família é um pouco complicada. Por isso, a amizade inesperada com Ana acaba sendo uma luz para ela.

Lendo Um Momento, Uma Manhã

Um Momento, Uma Manhã explora bastante a vida e os sentimentos de suas três protagonistas. Ao mesmo tempo que a perda de Simon provoca tristezas, também serve para mostrar como a amizade é essencial nesses momentos. Já conversei algumas vezes aqui no blog sobre como é importante que amizades entre mulheres sejam retratadas de forma positiva na literatura. Esse livro mostra bastante isso.

Karen, Ana e Lou são mulheres diferentes entre si. Cada uma delas tem sua própria voz e lida com a vida de maneira diferente. Porém, a amizade entre elas possibilita que encontrem seus interesses em comum. Existe um começo de cura na história.

Particularmente, gostei bastante da leitura. Talvez, para mim, o único ponto negativo seja o tempo verbal. A história é toda contada no presente e embora eu possa entender o porquê da escolha, às vezes me incomoda. Mas, no geral, o livro nos leva numa jornada bastante emocionante a respeito da vida dessas três mulheres. Confesso que rolaram algumas lágrimas durante a leitura, mas não é o tipo de leitura que foca na tristeza. Pelo contrário, é sobre encontrar maneiras de seguir em frente, com o apoio de quem está do seu lado.

Esse livro foi cedido em parceria com a editora.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Kênia CândidoClayci OliveiraAna Caroline SantosAline Martins de Oliveira Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Aline Martins de Oliveira

Oi! Eu achei muito legal essa aproximação que a autora fez dos personagens, e de como ela foi colocando pequenos alentos na vida de cada um, deixando claro que é possível sim, ser feliz, mesmo sentindo tristeza e outros sentimentos não tão legais, comuns na vida. Gosto de livros que vêm com essa temática de poder melhorar nossos pensamentos e dar alguma lição valiosa.. Obrigada pela dica!

Bjoxx ~ Aline ~ http://www.stalker-literaria.com

Ana Caroline Santos

Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas se tem algo que me chama bastante atenção nas leituras é o poder da amizade, principalmente a feminina. E isso com certeza é destaque aqui. Já quero MUITO ler. Espero poder me encantar assim como você.
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com

Clayci Oliveira

Eu também me incomodei com a narrativa. Mas gostei MUITO dessa história.
Tirei vários aprendizados

Kênia Cândido

Oi Mari.

Achei a história deste livro bem interessante, até fiquei curiosa para conferi-la inteira. Deve ser um enredo emocionar bem forte pela sua opinião e já estou adicionando ele na lista de desejados para conhecer Karen, Ana e Lou. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.

Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/