29
11
2019

A Mulher Com Olhos de Fogo – Nawal El Saadawi

Quando recebi o e-mail apresentando A Mulher Com Olhos de Fogo, logo fui atraída pela história. Com um subtítulo “O Despertar Feminista”, o livro chama a atenção. Fiquei curiosa por conhecer a história escrita pela autora, considerada a Simone de Beauvoir do mundo árabe. O livro é curto, mas a história contada em suas páginas é de certa forma angustiante. Porém, é toda essa carga de emoções que faz dessa leitura tão impactante.

Título Original: امرأة عند نقطة الصفر (Woman At Point Zero)
AutorNawal El Saadawi 
Editora: Faro Editorial
Páginas: 158
AdicioneSkoob | Goodreads

A história de A Mulher Com Olhos de Fogo

A Mulher Com Olhos de Fogo é a história contada por Firdaus a uma psiquiatra no seu último dia de vida. Firdaus está presa e condenada a morte por assassinato no Egito. Porém, nunca ninguém tinha ouvido sua história. Até que a psiquiatra consegue que Firdaus concorde em se encontrar com ela.

Logo no começo da entrevista, Firdaus logo impede a psiquiatra de falar. “Não tenho tempo para ouvir você. Amanhã de manhã eu certamente já não estarei mais aqui”. E assim começa a contar sobre sua vida.

Firdaus conta então como foi crescer na miséria. Como desde pequena via o pai bater na própria mãe e então vestir sua melhor túnica para ir à mesquita orar. Ela vai passando por sua vida, nunca realmente identificando ninguém. É quase como se todas as pessoas fossem iguais. Mas isso é explicado pela forma como Firdaus é jogada de um lado para outro.

No Egito, onde Firdaus nasceu e viveu a vida toda, a mulher não tem direito a nada. Nem a ter sua própria opinião, nem a seu próprio corpo. E Firdaus passa como se fosse um produto de guardião abusivo a guardião abusivo.

Finalmente, sua única opção parece ser a prostituição. Mas mesmo na prostituição, nada é seu. Conforme a história é contada, é possível perceber que nenhuma das escolhas de Firdaus durante a vida foram escolhas realmente.

Por fim, lendo a história de A Mulher Com Olhos de Fogo, não dá para condenar Firdaus pelo que ela faz. É um crime realmente? Conhecendo sua história, entendendo por tudo o que ela passou, é fácil compreender tal atitude.

As reflexões de A Mulher Com Olhos de Fogo

Como já deu para perceber, a história traz muitas reflexões. A história de Firdaus é ficção, porém é real. Firdaus é uma mulher que vive e sofre todos os dias. Ela tem vários nomes e sofre de várias maneiras diferentes, mas existe.

A Mulher Com Olhos de Fogo nos faz pensar muito sobre escolhas. Quando você vive numa situação como a de Firdaus, suas escolhas são realmente escolhas? Porque a sensação que eu tinha enquanto passava pelas páginas do livro, de maneira angustiada, era que não. Firdaus nunca pode ter nada seu. Nem ao menos suas escolhas eram suas. Quando finalmente chega ao ponto em que comete o crime, não há como julgar Firdaus.

Mas toda a angústia com a história dela também traz toda a sua coragem. Enfrentar sua condenação à morte talvez seja seu ato mais corajoso. Talvez seja o momento em que ela retoma seu destino. Ainda que, mais uma vez, outro homem decida por ela.

Recomendo a leitura de A Mulher Com Olhos de Fogo. É uma história séria e relevante que pode mudar a maneira como você vê o papel da mulher no mundo. E por isso uma leitura importante para ser feita nos dias atuais.

* Esse livro foi recebido em parceria com a editora.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver