25
10
2015

Acabei de Ler: O Casamento da Princesa – Meg Cabot

O Casamento da Princesa é o 11º livro da série O Diário da Princesa, e foi publicado 15 anos depois do primeiro livro da série ter sido lançado. O livro continua a história da Mia, que, ainda adolescente, descobre que é uma princesa de um pequeno país da Europa. Como o príncipe era seu pai e ela morava com a mãe em Nova Iorque, Mia só descobriu que era herdeira do trono porque seu pai tem um problema de saúde que acaba por impedir que ele tenha mais filhos. Então, Mia é obrigada a herdar o trono e para isso deve passar por aulas de princesa com a mãe de seu pai. Mas isso é apenas o começo do primeiro livro.

IMG_1710

 Dez livros depois, Mia é uma adulta, namorando há mais de 10 anos com Michael Moscovitz, sua paixão da adolescência e irmão de sua melhor amiga, Lilly. Ela comanda um centro de ajuda a adolescentes em NY e também tem que lidar com todos os compromissos reais que vem com o cargo.

Porém, todos esses compromissos e os problemas que vem com eles acabam por deixar Mia estressada, então por recomendação médica, ela volta a escrever em seu diário. Essa é a justificativa para termos esse livro novo.

E os problemas não são poucos. Entre os sites da Internet que fazem um ranking da realeza baseado nas atitudes dos membros das famílias reais ao redor do mundo, todos os sites de fofocas que acabam inventando histórias mirabolantes sobre ela, e ainda por cima seu pai que parece estar tendo uma crise de meia idade algo complicado para quem é um príncipe, Mia com certeza tem muito com o que lidar. Ainda por cima existe a expectativa de todos a respeito de seu casamento. Detalhe: Michael nem fez o pedido ainda.

IMG_4864

Muitas pessoas criticaram o livro por achar que a Mia não havia crescido. Por se passar 10 anos depois do último livro, Mia já está com 26 anos, ou seja já é uma adulta. Então, é de se esperar que a suas atitudes tenham amadurecido. Porém, apesar de Mia aprontar algumas, eu consegui ver um desenvolvimento da personagem. Não achei que ela continuava a ser a mesma pessoa do último livro da série. Aliás, consegui ver várias mudanças em seu comportamento. Por exemplo, ela não é mais tão impulsiva. Consegue pensar um pouco antes de agir.

 Claro, Mia ainda mantém várias características que estavam lá nos 10 primeiros livros. Mas isso é normal. Afinal de contas ela não poderia ter se tornado uma pessoa totalmente nova simplesmente porque cresceu. Por exemplo, Mia é muito hipocondríaca. Sempre foi. Sempre achava que estava com doenças mirabolantes e ia ao médico sempre que possível. Mas essa é Mia. Ela não mudaria simplesmente porque amadureceu.

No final das contas, gostei muito do livro. Não, não é um livro que vai mudar a sua vida. Não é um livro que é um clássico da literatura. Mas é um livro feito para os fãs da série, que como eu, sentiam falta dos personagens (aliás, aparecem todos aqui, até alguns que você imaginaria que nunca mais voltariam a dar as caras). O enredo em geral é um pouco forçado. Cheguei a comentar na resenha do Goodreads que É o tipo de enredo que eu só aceitaria em um livro da série O Diário da Princesa. Porque sim, existem certos fatos que acontecem no livro com o objetivo óbvio de arrumar certas partes da história. Alguns acontecimentos são bem fantasiosos, mas mesmo assim, é totalmente aceitável aqui.

Como todos os outros livros que li da autora, esse também é uma leitura leve e rápida, com várias partes engraçadas, com várias partes absurdas e várias partes que te fazem suspirar. É um livro que te faz voltar no tempo e se sentir uma adolescente novamente. Mas, ao mesmo tempo, você percebe que a Mia cresceu com você e como você, se tornou uma adulta. Porém sem deixar de ser a mesma pessoa que era. Definitivamente, para mim, uma ótima leitura.mari

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luana
8 anos atrás

Gente do céu! Eu não fazia ideia que tinha tudo isso de livro da série O diário da princesa! Lembro que um tempo atrás eu tinha colocado os primeiros na minha lista de “quero ler” e acabou que nunca li 🙁 Se eu começo hj tenho que correr atrás de mta coisa! hahahaha O bom é que Meg Cabot geralmente é uma leitura gostosa que vai rapidinho!

Cintya Plem
8 anos atrás

Que resenha incrível é essa :O vou colocar na minha listinha de leituras.
Estou seguindo seu blog ><
http://livrodoreseconspiracao.blogspot.com.br
Beijos

Chell
8 anos atrás

Sou super fã do DdP e to doida pra ler esse novo!!! Quero saber como Mia está depois de tanto tempo =D

Mila
8 anos atrás

Que legal! Nunca li o livro, só vi os filmes… mas parece que os livros são muito legais e como ela é uma princesa coisas impossíveis sempre podem acontecer!
Bjs

http://achadosdamila.blogspot.com.br/

trackback
8 anos atrás

[…] não é e acaba sendo cenário de várias histórias, como por exemplo é a cidade da Mia de O Diário da Princesa (lembrando que a Mia dos livros é de Nova York, só nos filmes que ela mora em São Francisco), a […]

trackback
8 anos atrás

[…] Mia, da série O Diário da Princesa. Acho a Mia super atrapalhada, mas muito natural e acho as convicções da personagem, ainda que […]

trackback
7 anos atrás

[…] não se apaixonar por esse livro? O último livro da série A Mediadora veio nos mesmos moldes de O Casamento da Princesa. Um livro mais adulto, trazendo a personagem principal da série alguns anos mais tarde, lidando […]