09
01
2023

Ano Novo, Reading Journal Novo

O reading journal de 2022 acabou. Quer dizer, como em novembro eu tive que mudar de caderno, eu até teria espaço para continuar 2023 ali. Porém, sempre foi minha intenção ter um reading journal novo em 2023, começando do zero. Acabou que fiquei com dois meses e a retrospectiva de 2022 no caderno anterior e agora comecei um novo em 2023. Algumas coisas eu alterei: tem algumas páginas que não funcionaram, outras eu acho que funcionam melhor de outra maneira. Assim, sem mais, aqui estão as páginas do meu set-up do reading journal novo.

Fiz uma capa um pouco mais minimalista, ou pelo menos mais minimalista para mim, que ama fazer colagens com mais elementos. Demorei muito para decidir como escrever as palavras reading journal, mas no fim a ideia de escrever em pedaços de papel e colar foi o que mais me agradou. Além disso, uma mudança é que eu usei as duas páginas e não só a folha da direita, como é meu costume.

Estante de Livros Lidos em 2023

Em seguida, claro, veio a clássica estante de livros. Eu gostei muito da estante que eu fiz no reading journal anterior, mas ela ficou pequena. Sim, eu li mais livros do que desenhei naquela estante. Por isso, esse ano desenhei mais espaços. Tomara que nesse ano não faltem livros.

Reading Log

As próximas páginas são as que vou usar para listar os livros lidos em 2023. Ou seja, o Reading Log. Essas páginas não podem ter muita decoração, já que eu preciso de espaço para anotar os livros. Utilizei washi tapes que vieram num kit especial da DS Planner Girls e adesivos da Draw My Life Papelaria. Fiz várias páginas porque adivinhe só? Também faltou espaço em 2022.

Batalha Literária

Então fiz a minha página da Batalha Literária e mudei de novo a forma dela. Dessa vez o grande vencedor vai ficar bem no meio da página. E a primeira fase vai ser melhor de 3 e não melhor de dois, como foi no ano passado. Outra coisa que pretendo fazer é alterar a ordem dos meses, ou seja, janeiro não necessariamente vai batalhar com meu preferido de fevereiro e março. Só um experimento porque quero ver se muda um pouco.

Controle de Livros Recebidos e Parcerias

Fiz uma página e deixei espaço para mais, se precisar, com a tabela de ARCS e livros que recebo eventualmente de parceiros. Esse ano tomei a difícil decisão de deixar a parceria com a Faro Editorial, uma editora que gosto muito e vou sentir falta. Porém, senti que era o momento de fechar o ciclo e quem sabe dar oportunidade para outros blogs terem a experiência.

Apesar disso, eu ainda recebo vários livros em parceria, principalmente ebooks com cópias antecipadas, e quero ter um lugar de controle disso. Inclusive deixei colunas nessa tabela para marcar em que plataforma postei, algo que pra mim é importante. Essa página existiu no reading journal de 2022, mas veio com alterações no reading journal novo. Acho que conseguirei usar melhor dessa forma.

Prioridades Kindle

A próxima página é algo novo para mim. É algo meio que adaptado daqueles desafios “23 LIVROS PARA LER EM 2023” e outros assim. Isso porque eu não sou muito de seguir lista de livros para ler, mas ao mesmo tempo tenho vários não lidos no Kindle. A ideia é anotar aqui quais desses ebooks são prioridade. Dessa forma, quando eu não tiver ideia do que ler, posso consultar nessa página quais livros eu baixei no Kindle e devem ser prioridade na leitura.

Lançamentos Literários 2023

Eu trouxe a página de Lançamentos para o reading journal novo, mas confesso que fiquei em dúvida. Não usei muito bem no anterior, porém acho que é interessante ter um lugar para anotar os livros que vão sair em 2023 e que me deixam mais empolgada. Até porque depois eu esqueço e não vou atrás.

Abandonei (DNF)

Por fim, uma página nova para anotar as leituras que abandonarei em 2023. Isso porque, apesar de não ter marcado em 2022, eu abandonei alguns livros sim. Só que acontece de eu simplesmente abandonar e nem marcar que eu tinha começado. Muitas vezes o livro não me prendeu, eu comecei outro e esqueci aquele para trás. Pois bem, talvez com essa página eu lembre de anotar. Até porque pode acontecer de eu querer voltar a leitura depois de um tempo.

Séries Literárias

A última das páginas do meu set up é a de séries. Talvez eu não devesse ter trazido essa para o reading journal novo. Mas eu ainda quero fazer ela funcionar para mim. Eu leio muito livros em série. A maioria dos romances que leio são parte de uma série, na verdade. Porém, eu esqueço de anotar. Vamos cruzar os dedos para que eu consiga usar esse ano.

O Que Não Veio Para o Reading Journal Novo

Uma página que não trouxe para o reading journal novo de 2023 é a de releituras. Isso porque acho mais fácil marcar quais livros estou relendo durante o journal mesmo, não vi necessidade nem usei direito a página no reading journal anterior. Outra que sumiu foi a de favoritos. São duas informações que acho mais fácil anotar junto com as minhas impressões do livro, durante o ano.

Enfim, foi assim que montei meu reading journal novo para 2023. Espero que possa servir de inspiração para alguns de vocês, já que eu pelo menos sempre procuro novas ideias para meu reading journal.

Como vocês pretendem registrar suas leituras em 2023?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
renata
15 dias atrás

Ainda tô esperando meu binder chegar e não terminei nenhum livro esse ano, mas querendo rabiscar logo! hahaha

Marcela
Marcela
6 horas atrás

Ótimo artigo! Conteúdo rico em informações interessantes e úteis. Obrigado por compartilhar.

Meus apps