05
03
2018

Boa Noite – Pam Gonçalves

Resolvi ler Boa Noite por acompanhar o trabalho da Pam Gonçalves no YouTube há algum tempo. A Pam é uma referência no booktube e esse é seu livro de estréia. Eu já tinha lido um conto da Pam no livro Uma Viagem Inesperada. Como eu tinha gostado bastante da maneira como ela contou sua história lá, resolvi conferir seu livro solo. Apesar de alguns pontos serem bem clichês, acho que é uma leitura que muitos vão gostar. E por isso resolvi compartilhar minha experiência com vocês.

AutorPam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240
AdicioneSkoob | Goodreads

A história de Boa Noite

O livro conta a história de Alina, que está indo morar fora de casa pela primeira vez. Isso porque ela acabou de entrar na faculdade, onde vai cursar Engenharia da Computação. A Alina já vai enfrentar alguns problemas na sala de aula, já que a maioria esmagadora dos alunos é homem. Mais do que isso, Engenharia da Computação é visto como um curso masculino e muito machismo vai se tornar presente ali.

Alina está indo morar numa república. No colégio, era sempre a certinha e estudiosa, e por isso quer mudar um pouco nessa nova fase. Isso quer dizer tentar participar mais ativamente das festinhas e outras interações sociais, tão comuns nesse momento da vida. Para isso, terá ajuda dos outros moradores da república, em especial a Manu, que decide ajudar a pobre caloura.

Muito da história vai ser acompanhar a Alina em seu primeiro ano na faculdade, expondo situações de racismo, machismo, relacionamento abusivo, estupro… E é o ponto de vista de Alina, uma mulher nesse ambiente, que vai identificar esses vários problemas. Por exemplo, uma página de fofocas vai surgir, dando notas às meninas da faculdade. Situações comuns que não deveriam ser comuns.

Lendo a história de Alina

A leitura de Boa Noite é importante por se tratar de uma história que muitos vivem ou já viveram. Esse primeiro momento de sair da casa dos pais e começar a morar em outra cidade é um marco na vida de todo jovem. E é nesse momento que se acaba tendo que lidar com a pressão social para se encaixar, por exemplo. É quando várias novas experiências são vividas. E Pam conta essa história muito bem.

Mais que isso, Alina acaba se envolvendo em uma história um pouco mais séria dentro da faculdade, em situações que inclusive envolvem estupro. E como sempre, essa é uma discussão muito importante. É uma fase em que o jovem se sente dono do seu próprio nariz, mas que lhe são apresentadas situações diferentes e que é um pouco difícil lidar com tudo isso da primeira vez.

Obviamente, já faz um bom tempo que passei por essa fase. Aliás, como fiz faculdade na minha própria cidade, foi só depois que vivi a situação de sair da casa dos meus pais. Mas achei interessante como a Pam utilizou seu livro para expor algumas situações corriqueiras que acontecem dentro da faculdade.

A história em si é bem simples. É uma leitura leve que peca um pouco por depender demais de vários clichês. Mas é possível perceber tanto o desenvolvimento da personagem como a evolução da própria escrita da autora durante a leitura. Para mim, não é o melhor livro do mundo, mas acredito que o público alvo do livro tenha ficado bem feliz com o romance de estréia da YouTuber.

Vocês já leram algum livro da Pam? Comentem aí embaixo!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
31 Comment threads
31 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
32 Comment authors
Tatiany SalazarNina TavaresMaraDriely MeiraAna Paula Medeiros Recent comment authors
  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Fernanda Santos Barroso

Olá!

Esse parece ser um livro que carrega alguns clichês, realmente, mas, ao mesmo tempo, parece ser um liro voltado ao público juvenil e ser muito interessante levando isso em consideração. Não sei se leria no momento, mas gostei da dica e de sua resenha.

Abraços

Andrea Morais

Olá!
Não conheço essa youtuber, nem tinha ouvido falar desse livro.
Gostei da premissa, parece piegas, mas ao mesmo tempo aborda temas importantes. Como você também não passei por essas situações, logo, essa leitura se torna mais interessante.
Bjse obrigada pela dica!

ClayciOliveira

A autora é uma fofa, né? Eu iniciei a leitura desse livro, mas não consegui dar continuidade por conta dos clichês, mas ainda sim quero dar uma noca chance =D

Eliziane Dias

Eu acho interessante a história desse livro, mas ainda não li.
Minha irmã passou por uns problemas semelhantes na faculdade de química na época em que ela fez e foi um pouco semelhante a essas questões de machismo e racismo vivenciadas pela Alina.
Não gosto nem da capa e nem do título do livro, mas o importante é que a história é reflexiva, né? É o que importa!
Gostei muito da sua resenha!
Sucesso!

daniele

Olá
Eu conheço a Pam mas faz tempo que não acompanho mais, acho legal ela trazer o tema é as dificuldades de sair da casa dos pais e se ver sozinha em um lugar estranho, mas infelizmente para mim parece que faltou alguma coisa que me disse preciso ler o livro, quem sabe mais para frente.

Cabine de Leitura

Apesar do enredo clichê o livro parece focar nos tabus abordados no desenrolar da trama. Realmente bem simples, diria até despretensiosa o estória, ótima para curar ressaca literária. Dica anotada

Abraços.

Beatriz Andrade

Eu estou muito curiosa com esse livro, eu gosto bastante da Pam e quero conhecer a escrita dela, a premissa do livro me interessa e gostei de ver a sua resenha sobre a obra.

Fábrica dos Convites

Gosto quando um enredo fica com aquele ar de que poderia ser eu ali no texto, e mesmo você falando que há um excesso de clichês, confesso que não ligo.
Bjs, Rose

marijleite

Olá, ainda não li esse livro. Ótima sua resenha. Interessante os temas que ele aborda, realmente são temas importantes na vida dos jovens.

Sara Kerolen Souza Oliveira

Oii tudo bem ?
Eu conheço a pam faz um tempo confesso q esse livro não me interessou mais tem outro dela q estou louca pra ler
Quem sabe eu leia em breve os dois pra saber como e a escrita dela hahaha
Adorei a resenha .
Bjss

Dayhara Ribeiro Martins
Dayhara Ribeiro Martins

Fizeram tanto suspense com esse livro que eu estava esperando uma coisa e nem foi tudo isso, sabe? Uma pena. Eu gostei muito dos temas abordados, bissexualidade, estupro, é tudo que realmente precisa ser falado para esse publico, mas esperava um pouquinho mais de aprofundamento nos personagens, ainda assim foi uma leitura bastante válida.

Cris

Oi Mari tudo bem? Apesar de ser clichê para nós tem sempre alguma coisa a ensinar, a mocinha saindo de casa para conhecer novos horizontes é muito legal, pois cada coisa é uma descoberta nova, parabéns pela sua resenha o tema abortando todos tipos de abuso, é realmente bom de se ler. Obrigado pela dia, bjs!

Ana Caroline dos Santos

Olá, tudo bem? Confesso que apesar de conhecer a Pam, e seu canal, nunca me interessei muito por seus livros. Imaginava que seria uma história que cairia no clichê quando li a sinopse, e tentando não me decepcionar e acabar tendo várias leituras ruins, acabo fugindo de livros assim que sei que não tão legais para mim. Já vi muita gente falando bem da escrita dela e tudo mais, no entanto acho realmente que não é mais minha vibe. Com certeza o público certo deve ter adorado. Ótima resenha!
Beijos,
diariasleituras.blogspot.com.br

Tânia Bueno

Mari, não conhecia o livro e gostei muito do enredo por tratar de temas tão relevantes e que creio temos que entrar em contato e debater. Dica anotada.

Bjo
Tânia Bueno

Milena
Milena

Ainda não li um livro da Pam, mas vejo comentários positivos sobre sua obra. Pretendo ler algum dia para tirar minhas próprias conclusões.
Adorei saber mais a sua opinião.
Beijos

Sâmela Faria

Olá!
Achei sua resenha tão sincera! Normalmente não leio resenhas antes de ler o livro, mas como ainda nem comprei esse, arrisquei. E gostei bastante de sua visão tão sincera, exaltando pontos que devem ser exaltados, mas não deixando de mencionar sua visão negativa também. Adorei! Ainda pretendo ler algum livro da Pam. Tô meio ansiosa com esse último sobre a turma da Mônica adulta (não é isso? Hahaha).
Enfim, amei a resenha e o blog! Seguindo já. 😉
Beijos,
Sâm
Blog Escrituras da Alma

Mari Barros

Hey! Eu adorei sua resenha, devo dizer que não tive curiosidade em ler o livro da Pam e talvez ele demore a entrar na minha tbr, mas vale considerar.

Kenia Cândido

Oi Mari.

Eu já tinha visto algumas resenha sobre este livro, mas confesso que não despertou tanto interesse, ainda mais sabendo que a história é simples. Não vou descartar por causa dos assusntos abordados no enredo e posso ficar com vontade de ler futuramente. Parabéns pela resenha.

Bjos

Camila de Moraes

Olá!
Estou bem curiosa pra conhecer a escrita da Pam. Tenho lido algumas resenhas e parece ser uma autora que constrói personagens leves e de linguagem fácil dentro de uma narrativa envolvente.
Ainda pretendo dar uma chance esse ano.
Beijos!

Jéssica Melo

Olá Mari, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, além do enredo parece esta bem bacana e uma leitura bem leve *-* Adorei a dica.

tamara padilha
tamara padilha

Oi, ainda não li nada da Pam, mas tenho curiosidade. Gostei de saber que é bacana, apesar dos clichês, e é interessante quando o autor aborda esses temas polêmicos e instigantes. Espero ler um dia.

Kelly

Olá!
Já vi algumas resenhas desse livro, e apesar do tema abordado ser bem bacana, um tema que merece ser discutido, não consigo sentir vontade de ler ele. Uma pena!
Bela resenha

Bjs

Evy

Faz tempo que vejo sobre este livro e sinto certa curiosidade em ler. Apesar de achar que a história não combina comigo tenho curiosidade para saber como é a escrita da autora (já que aconpanhava ela antes da publicação do livro).
Adorei seu post, parabéns 🙂
by: atravesdaescrita.blogspot.com

Livia

Olá Mari!!!
Pela sua resenha percebi que trata-se de um livro voltado para o público juvenil!!
Acho válido a abordagem dos temas como machismo, a entrada da faculdade, morar longe dos pais e por aí vai. Por eu não acompanhar quase nada do que rola na cena do YouTube não conheço a Booktuber!!!
Adorei a resenha e parabéns pelo blog.

Lilian de Souza Farias

Realmente, deixar a casa de papai e mamãe torna-se um teste de maturidade, de conhecer a vida no real e saber o quão cruel pode ser a sociedade. Já conheço o livro da autora, acho uma dica legal para jovens.

Camila Paulino
Camila Paulino

Olá!
Eu já conhecia o livro mas não sabia do que se tratava. Gostei de saber melhor a respeito de Alina e também gostei de saber que vai abordar temas importantes como o preconceito. Fico feliz que tenha gostado da obra e espero ler em breve para saber se vou gostar também!

Beijinhos!

Ana Paula Medeiros
Ana Paula Medeiros

Oi! Não sou muito chegada a acompanhar vídeos de Youtubers, portanto não conheço a Pam Gonçalves. Mas a proposta do livro é bem interessante. Condiz totalmente com os assuntos atuais, que são gritantes. Achei a dica bem legal e anotei aqui! Beijos!

Driely Meira

Oiee Mari ^^
De início – quando o livro foi lançado – eu não tinha sentido muita vontade de ler, achei que era uma história boba ou leve demais. Mas aí fui lendo várias resenhas que falavam sobre como a Pam soube abordar os assuntos “mais pesados” muito bem e que construiu a personagem e a história (num todo) maravilhosamente. Aí eu fiquei curiosa, né? haha’ fico feliz em saber que gostou.
MilkMilks ♥

Mara

Eu li e tive uma experiência ótima com esse livro… Acho que a Pam levantou ponto bem interessantes para reflexão e mostrou quantos problemas/situações precisam ser debatidas pela nossa sociedade!!!

Nina Tavares

Oi Mari!
Li Boa Noite ano passado e tive a mesma sensação que você: é uma boa história, mas peca pelos clichês. Como primeiro livro da Pam, acho que ela até foi bem e imagino que os próximos serão melhores.
Bjs!

Tatiany Salazar

Eu adoro a Pam, faz muuuuuuito tempo que acompanho ela no youtube, adoro seus vídeos, uma lindeza de mulher.
Mas nunca tive a oportunidade de ler um de seus livros, na verdade li um conto e achei bacana, tenho esse livro aqui em casa e espero ter a chance de ler em breve.
Amei a resenha.