25
10
2017

Uma Viagem Inesperada – Contos da Turma da Mônica Jovem

Fiquei super feliz quando recebi a notícia de que o blog havia sido selecionado como parceiro do Grupo Autêntica. Esse grupo editorial inclui a Editora Vestígio, a Editora Gutenberg e a Editora Nemo. Mais feliz ainda fiquei quando pude solicitar para resenha o livro de contos da Turma da Mônica Jovem, Uma Viagem Inesperada. Meu coração de fã quase não se conteve. Cresci lendo os gibis da Turma da Mônica.  Fizeram parte da minha infância. Por isso, acho sensacional que hoje existam histórias em quadrinhos dos personagens já adolescentes.

A ideia desse livro de contos é simplesmente fantástica. Foram chamadas quatro autoras nacionais para escrever cada uma um conto sobre uma personagem diferente. Babi Dewet escreveu o conto da Mônica, a nossa eterna dona da rua. Carol Christo ficou responsável por nos trazer a história da comilona Magali. Melina Souza conta a história da desenhista Marina. E, por fim, é a vez de Pam Gonçalves mostrar um pouco da vida da Denise.

AutorBabi Dewet, Melina Souza, Carol Christo, Pam Gonçalves
Editora: Nemo, selo do Grupo Autêntica
Páginas: 336
Adicione: Skoob | Goodreads

Eu curti demais essa leitura e como já é tradição aqui no blog, vou contar um pouquinho sobre a leitura de cada um dos contos.

Uma Aventura na Coréia do Sul – Babi Dewet

Essa é a história da Mônica, que ganhou uma promoção na rádio e vai conhecer a Coréia do Sul. Apesar de a Mônica não conhecer muito sobre K-pop, a outra ganhadora, Lelê, ama e conhece todas as bandas e por isso as duas se metem em várias aventuras para tentar conhecer os meninos.

Eu não conheço muito k-pop, mas Babi fez um ótimo trabalho explicando termos para leigos como eu. Além disso, as duas conheceram vários pontos turísticos e outros aspectos culturais, que eu achei muito legal para aprender. Outro ponto que gostei na leitura foram as mensagens trocadas entre a Mônica e a turma e das vezes em que ela fica brava com o Cebola, que esquece de respondê-la.

Um Menu de Surpresas – Carol Christo

Minha personagem da Turma da Mônica preferida é a protagonista desse conto. Das quatro autoras, a Carol Christo era a única que eu não conhecia. Ela escreve sobre a viagem inesperada da Magali, que acaba sendo obrigada a ir para Paraty com seus pais para ajudar sua Tia Nena. Ela fica brava, pois já tinha até uma lista de experiências que queria viver naquelas férias e viajar acaba com seus planos.

Lá ela (ainda relutante) faz novas amizades com Carina e Fred e ainda conhece bastante da gastronomia local. Achei legal conhecer um pouco mais de Paraty com a Magali e da maneira como ela se abre para novas experiências.

Londres Para Leigos – Melina Souza

Eu conheço a Melina, claro, do seu blog Serenpidity. As suas fotos são lindas e tem um estilo único, bem suave e fofo. E posso dizer que um total de 0 pessoas que a conhecem ficaram surpresas quando ela fez sua personagem ir para Londres. Aliás, até a descrição do quarto que a Marina fica na capital inglesa lembra muito aquele que a Melina ficou em sua primeira estadia por lá. Como o meu amor pela cidade não é segredo, amei a viagem da Marina. Ela ganha dos pais um curso de fotografia em Londres de surpresa e passa lá três semanas. É maravilhoso poder ler sobre os vários locais de Londres, os costumes britânicos, o dia-a-dia de Marina descobrindo a fotografia. E o projeto do fim do curso dela é muito interessante também.

Férias na Serra Catarinense – Pam Gonçalves

“Oi gente, aqui é a Pam”. Se você conhece os vídeos da Pam Gonçalves, com certeza leu a saudação dela ouvindo a sua voz. Apesar de conhecer o canal da Pam, ainda não havia lido nada dela. Para ser muito sincera, não lembrava quase nada da Denise, protagonista desse conto. Acho que a personagem começou a aparecer nas histórias em quadrinhos mais tarde. Gostei bastante de conhecer um pouco mais a região da serra catarinense. Aliás, a Denise é mandada por seus pais para a serra como castigo, após ter sido pega com o celular ligado durante uma prova.

Senti a história dela um pouco mais estruturada do que as outras, como se a autora tivesse um caminho claro de onde queria chegar. Foi uma história bem original e eu curti bastante a leitura.

As Viagens Inesperadas das Meninas da Turma da Mônica

É um livro muito gostoso de ler. Mesmo que você não tenha tido na infância tanto contato com os gibis, ainda assim as histórias prendem. Por serem contos, não há um grande aprofundamento dos personagens em cada uma das histórias. Eu senti um pouco a falta disso, mas entendo que são curtos e por isso não há como aprofundar.

No geral, recomendo a leitura para quem ama a Turma da Mônica mas também para quem curte ler contos juvenis leves e descomplicados.

A edição da editora Nemo está muito caprichada e cada um dos contos conta com ilustrações de suas personagens. Eu amei a leitura.

E vocês, também cresceram com a Turma da Mônica?

* Esse livro foi recebido em parceria com a editora.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Caio Santos

Eu nunca li nada da Turma da Mônica Jovem e pode apostar que fiquei curioso para ler depois do seu post. Esses contos parecem ser bem legais!! Fiquei curioso pelo “Londres Para Leigos”.

Helana Ohara

Devio confessar que achei legal a Pam usar a serra de SC como plano de fundo da história ♥ Não gosto dela e te confesso que ela ganhou um ponto comigo, porque nossa terrinha tem coisas lindas e são raramente exploradas em livros 🙁
Vou comprar, fiquei curiosa em ler o da Babi, apesar de ser bem a cara dela no conto, acredito que tenha seu charme.
Beijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

Beatriz Almeida sobrinho

Eu sempre fui leitora da Turma da Mônica, até hoje! Da turma da mônica jovem, gostei bastante quando adolescente. Atualmente ainda leio bastante os gibis. Adorei a proposta desse livro, só pela capa deve ser muito legal a leitura, gostei também da sua resenha contando um pouco da história de cada conto. Abraços

Morgana Brunner

Oii Mari tudo bem?
Que demais essa postagem linda, realmente eu também iria adorar ler assim, até riria bastante, independente a idade, monica sempre fizera parte da minha vida, dica anotada e lindas fotos.
Beijinhos

Ariane Eleuterio

Que invejinha de você, rs. Estou doida para ter esse livro desde quando a Babi Dewet divulgou o lançamento. Amei sua resenha, só fiquei com mais vontade rs.

Beijos

InFan Online

Eu cresci assistindo e lendo os gibis de “A Turma da Mônica”, pra mim é uma das maiores e mais perfeitas obras feitas no Brasil. Eu tenho um gibi que a turma está adolescente e é bem legal também. Esse eu ainda não li, mas já quero muito.

Lari

Olá, tudo bem? Ahhh, eu adorava ler a turma da Mônica, e quando vi esse lançamento, fiquei pirada, principalmente por ter autoras que admiro tanto. Adorei tua resenha e o conto que mais fiquei curiosa para ler foi o da Pam!

Clayci

Ai que estou morrendo de vontade de ler essa coisa linda.
Mas ainda não consegui comprar o meu *_*

Neyla Paula

Oi Mari!
Tô doida por esse livro desde que foi anunciado seu lançamento. Turma da Mônica começou a fazer parte da minha vida quando eu ainda nem sabia ler e até hoje sou louca pelas histórias. <3
Confesso que minha vontade maior de ler é por conta do conto da Babi, que eu amo demais da conta! Hahahahaha. As outras meninas eu conheço (adoro a Mel), mas não li nada delas ainda.
Fico feliz que tenha gostado da leitura, espero ler em breve. 🙂
Beijos

Cabine de Leitura

Eu comprei as 16 primeiras edições dos quadrinhos deles na fase “adulta” e a algum tempo fiquei encantada em saber que tinha este livro de contos.
è um tipo de história que gosto muito e para quem iniciou a leitura através dessa turma, vale a pena ler. Adorei ver está dica aqui.

Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

Crystal

Eu queria muito ler porque conheço todas as autoras, mas confesso que to com preguiça hahaha
Ler a sua resenha saciou essa minha vontade 😀
Já era de se esperar que a Pam conseguisse conduzir melhor a história, por ela já ter lançado outros livros. 🙂 Fiquei feliz em ler isso!
E curti que os destinos mesclam com o nacional, achei que fossem todos internacionais… legal poder despertar a curiosidade dos leitores para explorar o Brasil 😀

Marcia

Parabéns pela. Parceria.
Eu tenho muita curiosidade bem ler essa fase jovem da turminha.
Bjs

Tatiana Castro

Nossa, voltei a minha infância lendo essa resenha. Certamente A Turma da Mônica foi meu primeiro contato com a literatura. A ideia dos personagens crescerem também é brilhante, pois senti falta disso na minha época. Desde livro só conheço a Mônica e a Magali.
Beijos!
Gatita&Cia.

Thainá Christine
Olá! Eu também lia os gibis da Turma da Mônica quando era mais nova, engraçado que eu só lembrei disso agora quando estava lendo a sua resenha, rs. Os gibis eram da minha avó, mas, ela sempre me emprestava, contanto que eu devolvesse sem nenhum estrago. É nesses momentos que a gente percebe a quem puxou, não é? Hahaha. Eu gostei muito da resenha, adorei como você explorou um pouquinho de cada conto e nos passou a essência deles. Não sei se leria, pois agora não faz parte do meu gosto literário, mas, acho que seria um ótimo presente para… Ler mais
Lily Viana

Olá!
Eu sou super fã da turma da mônica, praticamente cresci a minha infância e a parte da adolescência lendo os gibis. Eu gostei muito desse livro, tem uma premissa muito boa e a historia e bem interessante, com certeza seria um livro ótimo para ler em um dia.

Blog:
Tempos Literários

Fábrica dos Convites

Oi Mari, sou apaixonada pela turma da Mônica, e quando vi o lançamento deste livro pulei de alegria. mas infelizmente ainda não comprei para ler. A edição está uma graça mesmo, cheguei a folhear um. Que legal que gostou e veio falar um pouco dele, assim eu pude conhecer um pouco das histórias.
Bjs< Rose

Kah Fernandes

Eu não sou nada a favor de contos, na verdade é um tipo de leitura que nunca me atraiu, eu sempre enrolo e nunca consigo terminar satisfeita. Minha amiga pediu esse livro para ler e está gostando até o momento assim como você. Não é um tipo de leitura para mim, mas fico feliz que tenha funcionado para você.

Beijos

Dayane Dantas

Nunca li a Turma da Mônica Jovem, apenas os gibis. Mas acho que merecem uma chance.

Sandra Mendes

Hey, Mari!

Eu achei muito legal essa ideia da editora e to doida pra ler esse livro e ver como ficou. Como não sou fã de K-pop, o primeiro conto não me interessa muito, mas os outros 3 eu estou bem curiosa pra ler! Espero conseguir ler logo.

Beijos!

sabrina nunes miranda

Oi!
Que graça esse livro!
Minha irmã adora ler tudo da turma da mônica, vou recomendar essa leitura pra ele porque com certeza com o toque dessas autoras tudo ficou ainda mais lindo e moderno.
Adorei a resenha

Grazy Bernardino

Eu amei saber que a Denise (minha personagem preferida) viaja pra serra catarina (nasci e cresci por lá). Já estou desejando pra ontem esse livro! ♥♥

Mia

Eu cresci lendo a Turma da Mônica e tô bem curiosa pra saber o que as gurias escreveram nesse livro. Releituras sempre são bacanas e tenho praticamente certeza de que vou gostar dessa.

;*

Nilda de Souza

Eu trabalhei uma vez com a Turma da Mônica jovem na escola que eu dava aula. Mas confesso para você que não sou muito fã da Mônica. Talvez porque na minha infância eu não tenha lido os gibis. Sobre essa edição: fiquei interessada no conto da Babi Dewet. Ando querendo saber mais sobre k-pop

Gleyse Vieira

Olá, muito feliz pela sua parceria, bom pra nós que iremos ver novidades por aqui. Sou fã da turma da Mônica, mas ainda não tive a oportunidade de ler a versão jovem. Adorei esse formato tipo livro, deve ser uma leitura incrível!!! Bjs

Nati Rabelo

Oi Mari!
Eu to doidinha nesse livro, ainda mais porque nunca li nada da Turma da Mônica Jovem, acredita? Também fico curiosa porque nunca li nenhum outro livro das autoras.
Beijos

Erika Monteiro

Oi Mari, tudo bem? Acredito que todas as pessoas já leram gibi pelo menos uma vez na vida. É impossível não curtir as histórias da Mônica, sendo no gibi ou em desenho ela cativa todo mundo. Adorei a ideia de unir escritoras e fazer um trabalho assim tão diferente. Amei a indicação e já quero ler. Beijos, Érika =^.^=

Bia Lourenço

Eu sou muito fã de Turma da Mônica e confesso que fiquei muito tensa quando esse livro foi lançado, mas aparentemente o trabalho foi bem feito. Quem sabe dou uma chance. rsrsrs

César Rezende

Achei interessante ver que dois contos são de personagens que, na minha época de leitura dos HQs clássicos de Turma da Mônica, eram personagens beeeeeeem secundárias! Não me atraiu tanto, mas é um produto muito bem sacado e me parece ser obrigatório para quem acompanha essa fase nova da Mônica & cia.

ALICE MARTINS

Oi Mari, tudo bem?

Não conhecia a obra, mas como sou apaixonada pela Turma da Mônica desde sempre, já fiquei apaixonada. Ainda não li nada das autoras, então isso me deixa mais curiosa ainda. Como o conto da Pam é o mais estruturado, creio que seria o que me agradaria no geral, mas como amo as outras personagens, também curtiria. Parabéns pela resenha!

Beijos!

priscila

Fiquei LOUCA quando vi esse livro, e mais ainda quando vi que nao podia comprar (ainda!). Amei a resenha e conhecer um pouquinho sobre a historia. Tb nao conhecia a Carol, adoro Turma da Monica, desde sempre. A Denise nao era muito popular mesmo nao, acho que ficou mais com a TMJ. Legal o fato da Babi escrever a cultura para os leigos, pois tb nao sou muito chegada. Amo Paraty, iria morrer de saudade de la quando lesse. E queria ganhar uma viagem pra SC de castigo dos meus pais HAHAHA
Bjo grande floooor

http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/10/29/a-criada-clarice-lispector-projeto-clarice-se/

Jennifer Silva

Awnn que lindoo! Os gibis da Turma da Mônica também haviam sido o meu primeiro contato com a leitura, e lendo a sua resenha me deu uma nostalgia maravilhosa. É bem legal ver o quanto os personagens cresceram e amadureceram, mas ao mesmo tempo continuam bem divertidos. Achei interessante unirem autoras para escrever uma história sobre os personagens tão queridos da nossa infância. Sua resenha está ótima e eu adoraria ler essas histórias um dia, bjss!

Catharina Mattavelli Costa

Oie
ouvi falar do livro e achei a ideia mega legal, eu nunca cheguei a ler nada da turma jovem mas sempre quis e tenho vontade até hoje então quem sabe eu não arrisque lendo o livro, bela dica

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Beatriz Andrade

Eu quero muito ler esse livro, eu cresci lendo os quadrinhos de A Turma da Mônica e estou bem animada para realizar essa leitura, mas ainda não me preparei para isso, preciso me desligar um pouco dos personagens como eu conheço antes de começar a ler. Amei a tua resenha e ver a tua opinião.

Ana Souza

Own! Que lindinho!!! Eu lia Turma da Monica sim, mas eu me perdi um pouco e quando eu descobri a turma jovem, já tinha muito gibi… aí não deu.
Mas adorei esse essa história!
Vou super anotar a sua dica!

Beijinhos!!

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com

Eli - Leitura Entre Amigas

Oi, Mari!
Gosto muito da Turma da Monica, e sempre que posso e principalmente quando era criança/adolescente lia um gibi! Muito amor por essa turminha!
Essa leitura parece ser bem divertida e prazerosa, pelo fato delas passarem por situações bem diferentes!
Parabéns pela resenha!

Beijos,
Eli – Leitura Entre Amigas
http://www.leituraentreamigas.com.br/

Lilian de Souza Farias

Que gracinha, não conhecia o livro e já estou babando, cresci lendo a Turma da Mônica e preciso dessa obra. eu amo a Turma ^^

Paac Rodrigues

Eu achei a premissa bem bacana mas pra mim turma da mônica é meio que ”sagrado” kkk então não tive coragem de ler mas confesso que to curiosa kkkk

Krislaynne Monneska

Oi tudo bem,
Esse livro deve ser de uma fofura sem tamanho, adoro a turma da mônica e já passei esse gosto pra minha filha, beijos

Lucy

Oi, Mari!
Eu gosto da Turma da Mônica e ainda mais A Turma da Mônica Jovem! Já tinha ouvido falar desse livro e acho que ia adorar ir pra Coreia do Sul – tenho descoberto algumas coisas sobre K-pop e até curtido rsrs. Parece um livro bem bacana de se ler e para todas as idades.
Bjs
Lucy Por essas páginas

Kamila Villarreal

Olá!

A Turma da Mônica chegou um pouco mais tarde aqui em casa, muito antes eu já lia os gibis do Mickey e os livros da Mafalda, porém, é impossível não amar essa turma que muito me representa. Morro de vontade de ler o livro, ainda mais com histórias da Babi e da Pam, que tanto gosto – leia Sonata em Punk Rock (Babi) e Boa Noite (Pam) e você vai se apaixonar!

Luan Jonathan

Eu fiquei muito curioso para saber como cada personagem é retratada, tipo, como essas autoras fizeram essa personagens! É uma enorme responsabilidade e gostei muito da resenha e fiquei curioso.

Até!

Papo Inverso: http://www.youtube.com/channel/UCeQUfVde5W5VCE4rprOyDIA
Lendo Ferozmente: lendoferozmente.blogspot.com.br

Saga Literária

Olá, tudo bem?

Eu lia muito Turma da Mônica na minha infância e isso já faz mais de 20 anos. Confesso que desde então não li mais nada sobre esse universo bem legal e divertido. Achei bem legal a sua resenha e as fotos ficaram boas. Parabéns!

Ana

Oiii!

Eu estava com muita vontade de ler esse livro e é a primeira resenha para ele que leio, acredita?
Gosto muito da Babi e não li nada da Pam, mas tenho vontade. Fiquei feliz em saber que todas fizeram um bom trbalaho e mais ainda por saber que o da Pam é o mais estruturado.
Enfim, quero ler

Camila de Moraes

Olá!
Sempre que vejo algo da Turma.da Mônica fico com vontade de ler já que há muitos anos não leio nada.
Espero um dia retomar e conhecer mais dessa fase adolescente dessa turminha.

wpDiscuz