08
07
2016

Como Faço Meu Planejamento Semanal

Uma dúvida que muitos têm quanto aos planners é como começar a utilizar. Afinal, depois que você adquiriu o seu planner, como fazer o planejamento semanal? Não existe uma regra, cada um tem que encontrar o seu jeito. Mas uma ideia é descobrir como outras pessoas usam o planner, assim você pode começar a testar. planejamento

Pensando nisso, resolvi mostrar aqui no blog como eu faço o meu planejamento mensal. A verdade é que acabei utilizando várias ideias que vi pela internet. Fui testando e conforme encontrava algo que funcionava, incorporei ao meu método. Espero que possa lhe ajudar a encontrar algo que se adapte bem à sua rotina.

1. Organização do planejamento mensal.

Antes de começar a planejar minha semana, eu sempre checo a minha visão mensal no planner. Por isso, procuro deixar essa seção sempre atualizada. É na visão mensal do planner que eu marco aniversários, feriados e eventos, como casamentos, por exemplo. Assim, quando chega a hora de planejar minha semana, sei quais são os acontecimentos que devo passar para lá. Outra forma de fazer isso é marcar com antecedência na página da semana, usando notas adesivas (os post-its). Quando for planejar a semana, é só tirar e anotar com caneta. Esse método também é muito bom para eventos que podem mudar de data: é só mover a anotação de lugar. planejamento02

2. A decoração da semana.

Depois de ter uma ideia do que vai acontecer de diferente naquela semana, chegou a hora de tirar os adesivos e as washis da caixa. Tenho uma coleção de adesivos para planner, alguns mais funcionais e outros nem tanto, e uso eles toda semana. Na maioria das vezes, escolho um tema ou um esquema de cores para saber quais vou usar. Então, faço uma decoração mais básica, lembrando de deixar espaço para os compromissos que acontecem toda semana e para o que mais pode aparecer.

Normalmente, reservo um espaço para montar uma lista com minhas tarefas do dia. Também acabo colocando aqueles adesivos full box, ou seja, aqueles que preenchem o espaço de uma caixa. Por fim, utilizo adesivos que remetam às atividades corriqueiras, como por exemplo minhas aulas de pilates ou contas a pagar.

Já a barra lateral, uso para duas funções: anotações gerais e hábitos que eu queira seguir. Por exemplo, sempre anoto os dias em que cumpri minha meta de ler pelo menos 50 páginas por dia. Assim, é um incentivo para que eu continue a leitura atual. Além disso, é interessante observar quais dias não li e porque acabei não o fazendo. planejamento01

3. Anotações.

Chegou a hora de pegar a caneta e anotar tudo o que você quer fazer durante a semana. Às vezes, ajuda muito colocar os objetivos mais gerais da semana na barra lateral de anotações. Vou me organizando dia-a-dia, repassando mentalmente todos os compromissos e anotando o que é importante. Se lembro de algo, volto na mesma hora para anotar no local certo.

O importante é deixar todas as informações que você precisa de forma acessível. Quanto mais claras foram suas notas, mais você vai conseguir entender tudo só com uma olhadinha. E o objetivo do planner é facilitar a sua vida nesse sentido.

Tudo pronto, é hora de fechar o planner e começar a semana, certo? Só que não. Lembre-se de abrir o seu planner todos os dias, se possível carregue ele com você. É importantíssimo que você o alimente com as novas informações que vão aparecendo. Isso facilitará e muito sua vida.

Eu repito esses passos toda semana e sempre atualizo o planner antes de dormir. Vejo o que foi cancelado, o que foi adiado e o que surgiu que vai exigir minha atenção. Também anoto os compromissos que vão sendo marcados. Por isso acabo consultando o planner várias vezes ao dia.

E é assim que faço meu planejamento semanal. Como vocês fazem? Deixem aí nos comentários, às vezes pode funcionar para mim ou para mais alguém.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
23 Comment threads
23 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
24 Comment authors
MariYasminBárbara NassarMilaThamy Rodrigues Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Rayanne Buchweitz

Adorei tantoooo as fotos do seu planner, ele é tão lindinho. O método de uso é quase igual, sempre anotando e inserindo novas informações pra se manter bem orgaizada hahah
Beijão

Ana Claudia

Mari, você é uma inspiração! Sério!
Eu sempre tento fazer um planner, mas sempre falho porque eu acabo ficando com preguiça de atualizar ele… Mas ver que pode ser tão prazeroso esse processo tá me dando uma vontadezinha de voltar pro meu planner…
🙂

Gabriela Alegre

Oiii, que planner mais lindo. Adorei a ideia, deveria seguir teus passos, criar vergonha na cara e fazer um ! hahaha

Primeira vez visitando o blog e te falar, gostei muito do layout tb!
Beijos,
Gabriela Alegre
http://www.itsgaby.com

Brunella Vettorato

Aprendi com meu marido que planejamento nessa vida e tudo
no inicio pra mim foi complicado pois sou bem desorganizada com certas coisas
mas com o tempo aprendi a ter controle sobre os meus deveres.
hoje levo uma vida organizada mas do meu jeito , com apoio do meu marido ficou mais fácil

Parabéns pelo post

Flavi - Memórias de uma Guerreira

Gostei muuuuito das suas dicas eu sou mega desorganizada das ideias hahaha, com certeza isso vai me ajudar a controlar melhor meu tempo xD
Obrigada!

Francisco

Queria ser bem organizado hahaa Parabéns pelo post, gostei bastante 🙂

Lih

Aaaaah, eu amo essas coisas de organização. Atualmente estou usando o Bullet Journal, eu mesma que fiz o meu e estou achando tudo uma maravilha, consigo me organizar até na hora de beber água. Haha’ beijos.

Andreia Faria

Muito bom o seu planejamento mensal, gostei. Queria ser assim também, fica tudo mais organizado e também não corremos o risco de perder algum compromisso .
Ainda pretendo ter um planner, planejo para o proximo ano. Bjs

Paloma Wancleia

Maaari, quero esse planner – lindo, lindo, lindo – pra mim.
Sou aquele tipo de pessoa fissurada em planners, agendas, diários. Enfim, adorei o post e já vou pegar essa dica da visão mensal para mim.
Obrigada pelo post.
http://www.amordevaranda.com

daniele

Não é sempre que eu faço, mas quando faço geralmente é recheado de canetas coloridas e muitos pontos pra chamarem bem atenção, porque sou muito esquecida uhauahuahuah

Karen

Me da um pouco da sua organização! Vou levar essas dicas pra vida, sou péssima nisso e preciso melhorar bastante! Amei o chaveirinho de macaronssssss!!!

Amanda

Tem um tempo que estou querendo me organizar com um planner, mas nunca paro quieta e fico com dó de preencher. Mas agora com o blog estou começando a ver que realmente preciso de um norte pra mim hehehe

Bruno

Ai, Mari. Eu acho demais quando a gente ajuda outros blogueiros, essa ideia de organizar nossa forma de criar conteúdo é essencial para alcançar nossas metas e desejos, além de produzir um conteúdo competente. Eu tenho um quadro que sempre fica a minha vista, lá eu anoto tudo que posso, e mesmo quando não consigo cumprir tudo, eu sempre sei o que eu preciso fazer e me culpo pelo que não fiz ainda!

http://www.brunocabe.com.br

Larissa Alves

Depois de muito procurar dicas, a que mais está me ajudando é justamente fazer primeiro um planejamento mensal para conseguir organizar minha semana e mesmo assim ainda acabo esquecendo muitas coisas que vão parar nas minhas anotações rs.

Beijos.

Mariana Fialho

Vou me inspirar nesse seu post, sério! Eu sou dessas que até começa, mas não olha o planner nunca mais. hahah
O mais interessante é que eu não vivo sem a minha agenda da escola, mas um planner para o blog ou para a “vida” eu esqueço de olhar. 😛
Vou seguir essas dicas e ver se torno disso um hábito. ❤
Bjs

Wendy Faquim

Pensa em alguém que sempre pensa em se planejar e nunca consegue NJOASNJOASNJOAS As dicas são boas, eu vou tentar colocar em prática. Apesar de não estar trabalhando ou estudando no momento, é bom eu ir praticando desde já.
Beijos ;*

Carolina Delacroix

Adorei o post, seu planner é lindo e você é super organizada. Queria ser um pouco mais organizada. rs

Beijos

Blog: http://www.senhoritamarmelada.com/
Instagram: @caroldelacroix

Sarah Rayssa

Ain, eu amo planejar minha semana também *-* Eu faço esse planejamento de compromissos e tarefas à cumprir na minha agenda fofa do snoopy haha. Não ela por nada, sempre carrego ela comigo. No domingo, anoto e organizo as coisinhas que preciso fazer lá durantes os dias da semana e isso me deixa segura e produtiva! Também amo colar adesivos e decorar, pois fica mais bonitinho e dá um ânimo há mais! Adorei o post :33
Beijinhos com amor,
http://pequenomundodesarah.blogspot.com.br/

Isabelle Felicio

Estou usando o Bullet Journal de uma forma bem resumida, e sinto muita falta de um espaço para essas anotações aleatórias que compromissos que surgem para a semana. Ainda sim, amo tanto o bujo ♡ kk
Acho que vou usar post it, são bem versáteis. Como tu disse, se a data mudar é só mudar ele de lugar.

Thamy Rodrigues

Que post mara! Adorei as dicas, vão me ajudar muito! Beijos <3

Mila

Ultimamente, Mari, meu planejamento semanal não rende nada. Tem aparecido muitos imprevistos para lidar.
Mas quero tentar fazer ele funciona e gostei das suas dicas!
Bjs

http://www.achadosdamila.com.br
Fanpage – Achados da Mila

Bárbara Nassar

Eu queria ter um planner escrito, só consigo seguir com material digital, mas acho isso ruim ): Queria ter um caderninho para levar para todos os lugares sabe?

Beijos, Love is Colorful

Yasmin

Oi! Fico contente de ver como melhor me organizar e devo dizer que suas postagens andam me auxiliando, viu? 😀
Ah, que planners gracinha, quero um… <3
Beijos