30
01
2018

Enraizados – Naomi Novik

Ser um leitor assíduo pode ser uma caixinha de surpresas. Às vezes você arrisca num livro que você jurava que não ia gostar e que acaba amando. Outras, você ama tudo: a capa, o gênero, a sinopse… E simplesmente não consegue se envolver com a história. Enraizados infelizmente acabou caindo nessa última categoria. É uma obra que tinha tudo para dar certo e veio inclusive com ótimas recomendações. E quando eu comecei a ler… Vamos dizer apenas que não rolou. E eu vou explicar para vocês porque.

Título OriginalUprooted
AutorNaomi Novik 
Editora: Fantástica Rocco
Páginas: 384
AdicioneSkoob | Goodreads

A história de Enraizados

Primeiro, vamos à história: Agnieszka vive numa vila protegida por um Dragão. Mas ele não é um dragão de verdade. Ele é um mago imortal que protege a vila da Floresta que fica na fronteira. Essa Floresta é corrompida e quem é capturado pode sumir ou voltar como se estivesse possuído.

Para exercer essa proteção, o Dragão cobra um preço. De tempos em tempos, ele desce até a vila e leva uma das meninas para morar com ele. Ninguém sabe exatamente o que ele faz com elas, mas depois de dez anos, elas voltam. Muito diferentes do que eram quando foram levadas. Inteligentes, sofisticadas… Talvez até um pouco demais para o vale. Vão morar nas cidades grandes, onde, ricas, visitam seus parentes e trazem presentes caros. Ou seja, não seria uma coisa ruim, se as meninas não passassem tanto tempo longe de seus familiares.

Agnieszka sabe que não será a escolhida pelo Dragão. Não, todos na vila sabem que quem será a escolhida é a bela Kasia, que foi preparada desde pequena para morar com o Dragão. Porém, como essa é a história de Agnieszka, como vocês podem imaginar, todos são surpreendidos.

O que não funcionou para mim na leitura de Enraizados

Essa história é baseada em contos de fadas escandinavos. A autora revisitou esses contos de fadas e lhes deu uma cara nova. E a história em si, toda a fantasia, é realmente maravilhosa. A construção de mundo é magnífica. Os personagens como Agnieszjka, o Dragão e Kasia, são personagens complexos.

Mas então, por que eu não me envolvi na história? Meu principal problema foi a narrativa. E isso é algo extremamente pessoal, claro. Mas comigo a maneira como a autora conta a história simplesmente não me envolveu.

Existem muitos parágrafos de descrição. São muitos detalhes, nem todos necessários para a construção da história, que acabaram cansando a leitura. Eu queria muito pular páginas quando estava lendo. Não um parágrafo ou outro. Páginas.

Não me identifiquei com nenhum dos personagens e não consegui realmente torcer para ninguém. Aliás, são muitos personagens, alguns com nomes bem diferentes e parecidos. E como a história dependia inclusive de toda uma intriga no passado do Reino, tudo isso junto, acabou sendo demais.

Eu insisti muito nessa leitura. Como eu disse, várias pessoas me recomendaram, por isso resolvi não abandonar o livro pela metade. Mas para mim não valeu a pena. Eu conseguiria ter explicado a história toda em bem menos páginas do que as 384 do livro. E que para mim pareceram bem mais do que 384.

Mas eu recomendo que você leia, se tiver a oportunidade. Sei que sou uma das únicas pessoas que se sentiu assim, por isso existe uma grande possibilidade de você gostar. E é um mundo totalmente interessante, bem diferente do que estamos acostumados a ler.

Mas se você ler e se sentir assim, por favor, venha me contar para que eu não me sinta tão sozinha?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

56
Deixe um comentário

avatar
28 Comment threads
28 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
29 Comment authors
AngelicaIsabelaFábrica dos ConvitesJéssica MeloErika Monteiro Recent comment authors
  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Rafaela Flor

Olá, td bem?
Não conhecia essa história e também não é o tipo que estou acostumada a ler. Mas vou tentar dar uma chance ao livro e vou lê-lo . E depois volto para dar minha opinião.

Andrea Morais

Olá!
Ainda não conhecia esse livro e pelo título e capa, se visse na livraria não prestaria atenção. Adorei a construção muito bem feita de sua resenha e sua opinião sincera, afinal, ninguém é obrigado a gostar de nada.
Achei bem interessante o fato dessa história ser baseada em contos de fadas escandinavos, os quais não conheço ainda! Mas, sua opinião me fez ficar um pouco ressabiada com esse livro, talvez o melhor seja conhecer os contos originais mesmo….
Bjs

PATRICIA FURNI COUSSEAU

Oii,
Nossa preciso voltar a ler com urgência, confesso 🙂
Mas, super acontece da gente achar que é uma coisa e ser outra! 🙁

Saga Literária

Olá, tudo bem?
Eu já li algumas resenhas sobre “Enraizados” e achei todas particularmente interessantes. Eu estou com vontade de ler Enraizados e espero ter essa oportunidade durante o ano de 2018. Gostei da sua resenha, ficou bem feita e organizada!
Abraço!

Marcia Lopes Lopes

Eu me interessei bastante pela história, nunca li contos de fadas escandinavos, seria uma experiência bem nova rs p agora que to lendo contos de fadas rrs
Parabéns pela resenha! Bjs

Joanice Oliveira
Joanice Oliveira

Olá linda,

Eu fiquei meio desnorteada com essa ideia das meninas serem levadas por dez anos e depois vem transformadas e cheias de presentes para os parentes. É meio sem noção e como você ressaltou que a narrativa é descritiva demais, já fico longe, porque odeio obras com inúmeras páginas para descrever algo ou alguém, como em It que o livro é bom, mas só depois de 600 páginas temos o início de tudo.

Beijos!

Morgana Brunner
Morgana Brunner

Mari que demais essa dica, adoro livros de fantasia e aventura, gostei também do fato de ter magos, sempre são os meus livros favoritos, linda capa!
Bjs

Clayci

Mari, no primeiro momento eu me interessei pela leitura. A capa é linda, mas ao ler a sinopse e descobrir sobre esse tal dragão, perdeu a graça. Adoro Dragões e por isso havia me interessado, porém olhando a proposta achei sem sentido =/.. enfim.. não sei se daria uma chance pra leitura,

Lorena

Oi.

Assim, infelizmente eu não curto muito esse estilo de leitura. Tenho medo da leitura ficar um pouco chata. Porém gostei da premissa o que me fez repensar sobre o livro.

Barbara Mazzo Cabalero
Barbara Mazzo Cabalero

Oiii.
É horrível quando todo mundo parece ter amado uma história e nós não conseguimos gostar tanto assim, né? Bom, esse livro tem muito elementos que eu gosto: fantasia, baseado em lendas, aquele mistério… Por isso eu leria apesar das suas ressalvas. Mas confesso que você baixou minhas expectativas, principalmente ao mencionar que não se identificou com os personagens. E acho que isso pode ser até bom.
Depois que eu ler venho contar o que achei.
Beijos,

Valéria

pra ser sincera eu preferia ler os contos nos quais a autora se baseou do que na obra dela em si… e com um enredo que nao ajuda mto por soar cansativo… dessa vez deixo passar a dica de leitura…
bjs…

Beatriz Andrade

É tão ruim começar a ler uma obra recomendadíssima e não curtir tanto assim né? Enfim, eu estava curiosa com esse livro, sempre vejo elogios, ainda quero ler, mas agora com menos expectativas.

Lara xavier
Lara xavier

Ola, por mais que eu goste de fantasia e essa historia me pareca interessante eu vou deixar a dica passar. Pois não estou no clima de ler fantasias

Camila de Moraes

Olá!
Você pontuou algo muito interessante e que também me prejudica demais principalmente em leituras desse gênero, se a narrativa não for fluida certamente pra mim será um fracasso.
A premissa parece boa, mas eu não me arriscaria no momento.
Beijos!

marijleite
marijleite

Olá, eu vi alguns comentários não muito positivos sobre esse livro em um grupo que participo. Pena que também não curtiu muito a leitura. A premissa com essa releitura de contos escandinavos me parece interessante.

Lilian de Souza Farias

Gosto de saber que é baseado nos contos de fadas escandinavos, uma forma de conhecer a produção do local, pena que a narrativa não te envolveu, vou procurar para ler.

Paula

Olá! Não conhecia essa obra e é uma pena que não tenha te agrado em si, ainda mais por ter indicações, mas acontece! Se um dia tiver a oportunidade, vou ler e tirar as minhas conclusões.
Beijos,
Overdose Literária – Paula Juliana
https://overdoselite.blogspot.com.br/

Thalia
Thalia

Olá!
Não conhecia o livro e autora.Achei a história super diferente,infelizmente nem todo mundo consegue se envolver com um livro é algo realmente relativo o gostar de algo.
Bom,espero ter a oportunidade de ler e vim compartilha o que achei com você.
Beijos

Ana
Ana

Oiii!

Poxa, que pena que não foi uma boa leitura. Eu não tenho costume de ler livros escandinavos pois todos que já tentei tinham muitas descrições e isso me deixou muito irritada pq eu não gosto de muita descrição. Acho que é possivel fazer uma boa obra sem usar 6 páginas descrevendo o cenário e os sentimentos.
Fiquei feliz em ver sua sinceridade e por entender seu lado, sei que não seria uma boa leitura.

Beijinhos,

Kamila Villarreal
Kamila Villarreal

Olá!

Amo a Escandinávia, mas não sou a maior fã de contos de fada. Mas ainda assim vou me arriscar na leitura, curti demais a premissa. Que pena que vc não se sentiu tão envolvida, mas acontece, quem sabe se você reler em outro momento, vc tenha outra opinião…

Catharina Mattavelli Costa

Olá
poxa que legal que a leitura te fez bem, parece realmente um livro bom, apesar d ecertos pontos, gostei da capa e do enredo então quem sabe funcione para mim

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Tahis
Tahis

Olá!
Não conhecia o livro, a premissa não me interessou muito, só fiquei curiosa para saber o que esse Dragão faz com as meninas e o porque delas voltarem tão diferentes. Eu não gosto de abandonar livros, leio me arrastando até o final, é duro, mas as vezes acabo desistindo para saber o que outras pessoas acharam de tão bom no livro e as vezes acabou me decepcionando ! Mas faz parte da vida de um leitor! ótima resenha, bem sincera!

beijos!
http://blogdatahis.blogspot.com.br/

Ana Souza

Eu, infelizmente não curto muito fantasia, então, essa dica eu vou deixar passar.
Mas vale dizer que eu não conhecia a obra e não conheço mitologia escandinava…. Me deixou curiosa em saber um pouco mais… rs

Parabéns pela resenha!!

Beijinhos!

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com

Erika Monteiro

Oi, tudo bem? Se deparar com um título que não nos conquista num primeiro momento é bem natural, ainda mais quando tantas pessoas fizeram propaganda dele e vamos com grande expectativa. Nunca li nenhum conto de fadas escandinavo e fiquei bem curiosa pra conhecê-los. Beijos, Érika =^.^=

Jéssica Melo

Olá Mari, que pena que você não conseguiu se envolver com a leitura, pelos seus comentários sobre o enredo fiquei mega curiosa para lê-lo então vou anotar o nome e dar uma chance para ele em breve *-*

Fábrica dos Convites

Oi Mari, não conhecia o livro, mas é uma pena que a narrativa não tenha te conquistado apesar do bom enredo. Não lembro de já ter lido algo sobre contos escandinavos.
Bjs, Rose.

Isabela
Isabela

Fiquei curiosa para ler. Imagino que essas longas descrições também me cansariam um tanto, mas a história me chamou atenção. Adorei a resenha <3

Angelica
Angelica

Oi, tudo bem?
Essas narrativas com muitos parágrafos de descrição me desanimam totalmente, só de saber isso já tiro o livro da lista, mas achei a premissa até interessante.
Bjs