19
09
2017

A Lógica Inexplicável da Minha Vida – Benjamin Alire Sáenz

A Lógica Inexplicável da Minha Vida é do mesmo autor de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo. Esse livro colecionou críticas positivas quando foi lançado. Benjamin Alire Sáenz ganhou muitos fãs no Brasil e despertou minha curiosa. Pude ter contato com a sua escrita graças à caixinha do Turista Literário. Logo que chegou aqui em casa, queria muito ter lido. Mas tive que colocar essa obra na fila. Aliás, essa edição é especial para os assinantes da malinha. E curti bastante a leitura.

Título OriginalThe Inexplicable Logic of my Life
AutorBenjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte (selo da Companhia das Letras
Páginas: 439
AdicioneSkoob | Goodreads

A História de Sally, Sammy e Fito

Nesse livro, conhecemos Salvador. Sal é um menino que mora com seu pai, Vicente. Vicente é gay e adotou Sal depois que ele perdeu a mãe quando ainda tinha 3 anos. Sal está começando o último ano do colegial e por isso tem que pensar no seu futuro. Como Sal vive nos EUA, isso quer dizer preencher os formulários de admissão para as faculdades.

Porém, ao mesmo tempo, tem que lidar com a notícia do câncer terminal de sua avó, que ele chama de Mima. Com sua melhor amiga, Samantha (Sammy), e um novo amigo, Fito, ele enfrentará esse último ano de colégio e todas as mudanças que ele trará.

Sammy e Fito também vão ter várias mudanças em suas vidas, algumas bem dolorosas. Porém, juntos, eles poderão enfrentar tudo, pois terão o apoio da amizade para passar pelas tribulações.

O que eu achei de A Lógica Inexplicável da Minha Vida

A sinopse desse livro pode parecer simples e batida, mas aí está a magia da leitura. É por ser uma história simples que Benjamin Alire Sáenz nos encanta tanto. A sua escrita é bastante poética e os capítulos são bem curtos. A história é toda contada sob o ponto de vista de Salvador, por isso conhecemos suas indagações a respeito de seu passado e seus sentimentos por todos aqueles que o cercam. Sally, como Samantha o chama, é um menino certinho, calmo… mas talvez nem tanto quanto ele achava que era.

A cultura latina está presente em todo o livro, inclusive no vocabulário. A família de Sal é mexicana, mesmo que ele não seja, já que é adotado. Porém, ser chamado de branquelo é algo que o magoa.

Os personagens

Sal é um menino bastante maduro para a sua idade. Porém, tem várias perguntas sobre o seu passado, mais especificamente, a respeito de seu pai biológico. Isso não quer dizer que não ama seu pai, aliás, a relação de Salvador e Vicente é muito bem resolvida. Os dois tem uma comunicação muito honesta, mas Sal sente como se o tivesse traindo por ter todas as perguntas a respeito de seu passado.

Samantha é outra personagem muito bem construída. Ela é uma mulher bem determinada e que gosta de tomar a liderança de tudo. Ela pode ser um pouco controladora, mas sua amizade com Sally é maravilhosa. Os dois se conhecem desde crianças e por isso sabem tudo um do outro.

Fito é um menino que tem uma vida familiar muito difícil. Tendo que lidar com os vícios da mãe e tentando fazer de tudo para ter uma vida melhor daquela que todos parecem esperar que ele tenha. A maneira como o personagem é introduzido e incluído na história enriquece bastante a narrativa.

A leitura de A Lógica Inexplicável da Minha Vida traz muitas reflexões sobre o amor, a família e a morte. E mesmo tratando de tantos assuntos pesados, é uma leitura rápida e cheia de significados. Consigo entender porque o autor tem tantos fãs e recomendo bastante a leitura.

Vocês já conhecem o autor?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Morgana Brunner

Oi Mari essa parece ser uma leitura fantástica menina, cheio de envolvimento e magia em relação de prender o leitor, com toda certeza adoraria ler e que parece trazer uma mensagem incrível, além disso, essa capa é uma fofura.
Beijinhos

Juliana França

Faz uma vida que estou babando por esse livro, além dessa capa maravilhosa a leitura deve ser fantastica. Adorei sua resenha e só me deixou com mais vontade.

Cabine de Leitura

Apesar de não conhecer as obras do autor já ouvi muito bem sobre ele, inclusive este livro está na minha lista de desejos, então espero muito em breve fazer a leitura do mesmo, ainda mais sabendo das reflexões que a leitura pode nos despertar,

Beijos Mari.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/o-bilhete-na-garrafa-thiago-andrey.html

sara Kerolen

oii tudo bem ?
esse livro tem a capa linda *-*
ainda não conhecia fiquei curiosa pra ler irei adicionar na lista , fiquei com bastante curiosa pra conhecer a obra ainda não li nada do autor então talvez comece por ele.

bjsss

Thais

Uma história que permite envolver o leitor e aguçar a curiosidade. Parece ser uma ótima leitura, seu resume me deixou curiosa. Já quero!
Parabéns.

Helana

Sempre gostei de ler livros com personagens novos e maduros para idade deles, a gente parece que aprende tanto…
É um livro simples, porém nem escrito e isso trás todo um diferencial, Sal deve ser um personagem limdo de acompanhar

No Conforto dos Livros

Olá!! 🙂

Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro mas fiquei muito curioso com ele! Ainda bem que gostaste!..

Bem, adoro quando os personagens cativam e conseguem ser maduros. E esse toque de cultura latina dá-me vontade de ler XD

Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Camila Mondaini

Olá! Eu ainda não conhecia o autor mas conhecia o livro anterior a esse, o de Aristóteles e Dante… achei a obra super interessante e realmente lendo apenas a sinopse você acha que vai ser algo sem grande conquistas e pelo que você disse é totalmente o contrário. Fiquei um pouco preocupada no quesito de a escrita dele ser meio poética, pois não gosto muito de escritas assim, mas acho que vou arriscar futuramente!

Tais Burigo

Oi tudo bem?
Não conhecia o livro mas me parece ser uma daquelas leituras que nos prende do começo ao fim e nos sentimos órfãs quando chega ao final daquelas que trás várias reflexões para nossa vida, fiquei curiosa para conhecer o menino Sal.

Beijos

Aline Furtado

Olá!
Não conhecia a obra, mas adorei a capa e achei a premissa interessante.
Adoro histórias que trazem reflexões e esta parece nos fazer pensar bastante.
Com certeza entrou para minha lista de desejados.
Ótima resenha.
Beijos.

Fábrica dos Convites

Oi Mari, não conhecia o livro e achei interessante a trama. Acho normal Sal querer saber mais a respeito de seu passado, como também acho normal ele sentir que está traindo seu pai adotivo por querer saber sobre o seu pai biológico. Particularmente eu não teria problema em relação a isso, mas sei que muita gente teria.
Bjs, Rose

Andrea Morais

Como você disse: “a sinopse desse livro pode parecer simples e batida”, mas só o fato de promover inclusão e mostrar personagens que saem dos padrões já é algo muito diferencial e interessante! Há tempos quero ler esse autor e assinar o Turista Literário também hahaha
Vou prestar mais atenção a essa caixinha! =)

Jennifer Silva

Oii! Eu não conhecia o autor, mas fiquei curiosa para conferir a sua escrita, apesar de ter alguns temas pesados, a história parece ser muito linda e envolvente. Sua resenha está ótima, espero gostar dessa história tanto quanto você. Bjss!

Angelica

Oi, tudo bem?
A capa deste livro é tão lindinha!
Amo essas histórias que encantam pela simplicidade, não conhecia o livro mas gostei!
Bjs

Bruna Costabeber

Oi Mari!
Tenho lido tantas coisas positivas sobre esse livro que ando querendo ele para ontem, isso porque nunca li nada desse autor. Adorei saber que o autor consegue trabalhar o simples e transformar em algo tão extraordinário e incrível assim.
Fiquei interessada para conhecer o Sal com mais profundidade.
Beijos

Beatriz Andrade

Eu já conhecia o livro e estava curiosa com ele gostei de poder ver a sua opinião sobre ele e acredito que seria uma boa leitura. Acho a capa muito bonita.

Melissa Espínola

Seu blog é muito lindo e sua resenha nos faz querer ler o livro. Acabei de conhecer e já entrou pra lista de blogs literários favoritos 🙂

Luiz Alberto Portes

Gostei! Parece ser um livro muito rico. Traz temas bacanas e que com certeza necessitam de uma dose de reflexão profunda. E se há isso, gosto muito. Valeu a dica. Beijo.

Daniele

Olá
Acabei não me empolgando tanto com o primeiro livro do autor e acabei nem sabendo do lançamento deste livro, a história parece bem bonito e ter uma bela mensagem, meu problema é com esse ambiente mais adolescente que não me agrada muito, quem sabe mais para frente.

Lari

Olá, tudo bem? Acho essa capa muito linda. A estória parece ser muito boa, pelo o que tu disse, fiquei curiosa. Adorei a resenha!

Raquel

Oi
Não conhecia livro nem autor. Infelizmente não me chamou muita atenção a ponto de eu querer adquirir o livro mas gostei de saber que ele existe. A capa realmente é muito bonita
Beijos
Raquel machado
Leitura kriativa

andy-raa@outlook.com

Li Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo e quero muito ler outro livro dele. Gostei da resenha, a capa é bonita.

Kamila Villarreal

Olá!

Conheci esse homem na Flipop e me apaixonei por ele, foi aplaudido de pé e tudo! Ainda não li o livro, mas sei que é uma linda história!!!!

Valéria

bem, confesso que a premissa do livro nao me cativou, apesar dos temas abordados ao longo da história e a inserção da cultura latina, que amo. <3 já tinha ouvido falar do autor mas não tive vibe pra ler nada dele…
bjs…

Cidália

Olá!
Não tive o prazer de conhecer a escrita do autor, mas fiquei encantada com a premissa e a capa desse livro! A história do menino Salvador parece bem reflexiva como você comentou. Leitura como essa, mesmo com assuntos pesados, transmitem algumas lições de vida!!
Bjs

Catharina Mattavelli Costa

Oie
muito legal sua resenha, só não curti muito a edição, mas ainda assim parece valer a pena por ser um enredo tão instigante e gostoso, bela dica

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Ana Paula Lima

Oiii!

Eu conheci o autor quando estava na Flipop e AMEI saber um pouco mais dele. É incrivel e apaixonante. Não cheguei a ler o livro ainda, maaaaas pretendo ler. Gostei de saber sua opinião sobre obra <3

Beijinhos

haise

Já li outro livro desse autor e gosto muito de como ele introduz certos temas na narrativa que nos fazem refletir, quero muito ler esse e já está na minha lista há um tempo. Adorei a resenha.

Beijos!

Aline Coelho Cury

Que legal que o livro te agradou tanto, principalmente por fazer parte de um projeto onde vc recebe livros surpresas não é!? Já li alguns elogios ao trabalho do autor, mas confesso não ter tido minha curiosidade despertada ainda para os livros dele. Mas acho sempre positivo conhecer um pouco melhor as obras mesmo que eu não pretenda ler em um futuro próximo. Valeu pela dica. Beijos

Leituras. Vida e paixões!!!

Teofilo Tostes

Não conhecia esse autor. Achei bem interessante a resenha. Sobretudo, quando você enfatiza que, apesar da relativa simplicidade do enredo, a linguagem do livro é bem poética. Isso para mim faz toda a diferença. Uma linguagem poética que sustente uma história. Afinal, na literatura, acho que mais importante do que se conta é como se conta, não é? 🙂

LETICIA DELICOR

Oii
Todo mundo fala super bem desse autor! Gosto muito de ler livros sobre amizade e que fazem muitas reflexões sobre a vida em geral. Quero muito ler esse livro, mas quero ler o primeiro livro dele antes.
Bjus

Saga Literária

Olá, Mari! Tudo bem?

Eu não conhecia o livro, parece ser uma leitura envolvente, fantástica e maravilhosa. Achei a capa e o marcador lindos. Fiquei bem interessado no livro, a sua resenha ficou muito boa, dica mais que anotada!

Janiele Silva

Oieee, achei a capa linda e a sinopse já deixa a gente com vontade de conhecer a estória do Sal, não conhecia a obra mas gostei muito de sua resenha e espero poder ler em breve pois com certeza sei que vou gostar, obrigada pela dica!

lilian farias

ouwn ainda em débito com Aristóteles e Dante 🙁
Eu gosto mais de um texto poético que romântico, ganha muitos pontos para eu comprar um livro, acho que preciso ler a obra.

Roberta Gouvêa

Olá, tudo bem?
Todo mundo fala muito bem desse autor, então fico curiosa para ler algo dele. Além disso, essa capa parece ser bem fofinha, assim como o conteúdo. Beijos <3

Thayenne

Olá,

A premissa desse livro me chama muito a atenção, assim como os livros do Benjamin, pois ouvi coisa sobre excelentes sobre ambos.

Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

Paac Rodrigues

Eu adoro essa capa mas não sei o motivo mas não sinto conexão pra ler a obra sabe? acho que a história não me fisga a ponto de ler.

NIZETE RIBEIRO

Olá! ainda não li “Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo” e tenho muita vontade de ler por causa das diversas indicações que recebi. Parece que vamos repetir a dose com este novo livro, não é mesmo? Pelo que você disse, é um livro repleto de reflexões e ensinamentos, vou amar ler!
Nizete
Cia do Leitor

Mara

Ganhei esse livro no evento da editora na Bienal do Livro… Me apaixonei pela capa e mais ainda pela história… Depois de ler a sua resenha, estou achando que vou pular alguns livros da fila de leitura para lê-lo logo!!!

Driely Meira

Oiee Mari ^^
Eu já tinha visto a capa deste livro, e a achava bem bonita, mas não sabia que era do mesmo autor de “Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo”, que eu ainda não li, mas quero MUITO! Ver que você gostou tanto de “A lógica inexplicável da minha vida” e que o recomenda me deixou ainda mais ansiosa para ler os livros do autor. Mas acho que vou de Aristóteles e Dante primeiro.
MilkMilks ♥

Grazi Souza

Parece um livro fofo mesmo, mas a temática não me atraiu.
Adorei essa edição! Super quero tentar a caixinha do turista literário, mas outras coisas sempre se tornam prioridade :/

Vivianne Sophie

Olá,

Gostei muito da sua resenha e consegui ter um vislumbre excelente da história. O livro parece ser uma leitura que vale a pena e com certeza já está na minha lista. Excelente post!

Abraços,
Cá Entre Nós

Carolina Gama

Tenho interesse pelo livro, mas não é um dos que quero ler com urgência. Amei a resenha, está bem bacana. Beijos!

Krislaynne Monneska de Oliveira Souza

Oi tudo bem,
eu não conhecia o livro, achei a capa bem bonitinha e a sua resenha conseguiu despertar a minha atenção assim como o meu interesse, espero ter a chance de ler um dia,
beijoos

Lorena Caribé

Olá! O livro parece ser muito bonito. Ainda não conhecia e vou anotar essa indicação para ler logo que tiver oportunidade. Gosto de leituras que nos fazem refletir. super bjoooo