23
02
2018

O Ceifador – Neal Shusterman

Fazia tempo que eu não curtia um livro sobre um futuro distópico como eu curti O Ceifador. Com um equilíbrio ideal entre ação, mistério e romance, a história me conquistou. As possibilidades de reflexão que a leitura proporciona também são eletrizantes. Bom, já deu para perceber como eu amei a leitura, não  é mesmo? Então, chega aqui que eu vou explicar direitinho porque você deveria ler esse livro também.

Título Original: Scythe
AutorNeal Shusterman
Série: Scythe #1
Editora: Seguinte (Companhia das Letras)
Páginas: 440
AdicioneSkoob | Goodreads

Conhecendo o universo do livro O Ceifador – Scythe

A humanidade conseguiu o que parecia impossível: vencemos a morte. Sim, a evolução tecnológica encontrou a cura para todas as doenças. Ainda mais, graças à Nimbo-Cúmulo, um programa que guia tudo o que acontece na humanidade, nem acidentes acontecem mais. Ah, e a sua consciência pode ser salva, assim caso você sofra um acidente irreversível, é só passar por uma revivificação, ganhar um corpo novo e poder continuar sua vida. Fácil e indolor, já que os nanitos regulam a dor e curam muito mais rápido.

O problema é que toda essa prosperidade resultou em um problema: sem a morte, a humanidade cresceria sem ter limites. Para resolver o problema, criaram-se os ceifadores. Uma vez escolhido para a coleta por um ceifador, o indivíduo não tem escolha: irá morrer. Real e oficial, ou seja, nada de revivificação para ele. Por isso, os ceifadores são tão temidos pela humanidade.

Citra e Rowan são adolescentes que foram escolhidos pelo ceifador Faraday para serem seus aprendizes. Mas mais que aprender a dominar a arte da coleta (ou seja, matar) logo vão perceber que nem tudo funciona tão bem na Ceifa e que algo sombrio começa a se espalhar por lá.

Lendo O Ceifador

Uma das sensações mais interessantes que uma distopia pode causar no leitor é fazer com que ele reflita acerca de seus próprios valores. Lendo O Ceifador, muitas vezes me peguei pensando na morte e em como a eliminação desse medo mudaria nossas prioridades e a maneira com que vivemos.

Achei interessante que a Nimbo-Cúmulo, basicamente uma super nuvem com todas as informações do mundo, não é a grande vilã dessa história. Pelo contrário, seu algoritmo faz com que ela sirva a humanidade e tente realmente encontrar a solução mais satisfatória para todos os problemas. Não há mais governos, mas também não há mais guerras. Sua programação é tão inteligente que a desigualdade social não foi totalmente eliminada, mas sim reduzida a um parâmetro em que não há mais pobreza mas há diferenças para agradar a todos.

O único assunto em que a Nimbo-Cúmulo não pode interferir é na Ceifa. Essa, totalmente governada por humanos, deveria honrar os princípios éticos. Porém, onde há homens, há ganância e há sede de poder. A Ceifa está sendo corrompida. E armações mirabolantes estão tomando conta de tudo.

Conhecendo os personagens

O universo criado pelo autor pode ser o que mais me atraiu na história, mas seus personagens também merecem destaque. Citra e Rowan vem de famílias bem diferentes, mas tem muito em comum. Para começar, os dois não querem ser ceifadores. Acabam aceitam serem aprendizes para que suas famílias tenham imunidade (não possam ser selecionadas para a colheita). Mas ser um ceifador também significa várias privações. É isso que os dois vão descobrir, aos poucos, em seus treinamentos.

A escrita é bastante fluída, não dá vontade de parar de ler. Não há espaço para o tédio e a história surpreende bastante. Mesmo nos momentos de explicação, o leitor deve estar atento para pequenas informações que serão importantes mais à frente. É um livro que te faz pensar, que te faz sofrer, que te faz torcer pelos personagens… Uma história bastante envolvente.

O único problema: é uma série e o segundo livro ainda nem saiu no Brasil. O terceiro deve ser lançado lá fora em 2019. Ou seja, vamos ter que esperar um pouco…

Vocês curtem histórias assim?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

50
Deixe um comentário

avatar
25 Comment threads
25 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
26 Comment authors
MaraNaylane SartorKrislaynne MonneskaAna SouzaLuciana Souza Recent comment authors
  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Fernanda Santos Barroso

UAU

Não tem outra forma de começar comentando que não essa. Caramba! Esse livro parece ser muito bom. Além do mais, é uma distopia, né? Como eu amo distopias! Tenho certeza que irei gostar desse livro, pois já estou imensamente curiosa sobre ele. Obrigada pela dica, super anotado!

Abraços

Viviane Almeida

Oi Mari, tudo bem?
Eu li esse livro ano passado e fiquei apaixonada por ele, amo distopias!
Esse livro é incrível, vou fazer a leitura dele novamente assim que comprar o segundo volume, para não deixar passar nada na hora de escrever a minha resenha também.
Fico chateada quando gosto de uma série e ainda não está completa..rss

Beijos e abraços Vivi
http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

Milena
Milena

Oi!
Sempre vejo comentários positivos sobre o livro, mas não sabia que ele tinha continuação. É tão triste ter que ficar esperando, né? Adorei sua resenha, me parece ser um livro bem envolvente, vou anotar a dica.

Beatriz Andrade

Oi, mari. Eu sou muito chata com distopias, mas às vezes encontro alguma que me interesse e quando isso acontece eu preciso muito ler o livro. Esse é um desses. Eu adorei a sua resenha e espero poder ler em breve. Parece ser um livro excelente

Alessandra Salvia

Oi Mari,
Minha mãe comprou esse livro e adorou!
Agora, também quero ler. Só estou esperando o 2 sair logo por aqui, porque odeio esperar anos por uma continuação, rs.
Beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com.br

Alice

Oiieee

Eu super amei esse livro, o universo que o autor contrói e seus personagens são tão inconstantes e surpreendentes, eu adorei todas as reviravoltas da trama e fiquei presa na leitura até o final. Agora estou na expectativa pela segunda parte.

Beijos

http://www.derepentenoultimolivro.com

Caverna Literária

Oi, Mari!

Ahh acho que o segundo volume logo sai! Pelo menos lá fora já saiu, então a publicação aqui está num futuro próximo, esperamos hahha eu adoreei O ceifador também, uma história muito bem construída e completamente envolvente, super interessante mesmo o fato da Nimbo não ser a vilã, e a sociedade até que viver bem com esse método. Não vejo a hora de chegar o próximo volume! Adorei a resenha!

xx Carol
Vai rolar Booktour do meu livro O Poder da Vingança, vem participar!
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

Dayhara Ribeiro Martins
Dayhara Ribeiro Martins

O segundo livro logo sai! Tanto é que vai rolar leitura coletiva do primeiro, alguns booktubers estão organizando e eu queria tanto ler essa obra, apesar de nao ser meu gênero favorito, a história me deixa bastante curiosa.

Isa

Oi, Mari! Agora entendi porque falam tanto desse livro! Não sabia que ele era tão interessante assim! Já está na minha lista de livros a serem lidos rs.

Adriana

Oi Mari!

Eu gosto bastante de distopias e estou super ansiosa para ler esse livro, tanto que já comprei o meu, mas ainda não chegou!
Ahhhh, tomara que antecipem as publicações dos próximos volumes da série, né!

Beijos
http://espiraldelivros.blogspot.com

Sophia Merkauth

Oi, tudo bem?
Já tinha visto o livro, mas não tenha e interessado por ele. Lendo sua resenha lembrei da série “A Morte lhe Cai Bem” que passa na Netflix! Não é o gênero literário que gosto de ler, então dessa vez passo a dica! Adorei sua resenha, mas fica para a próxima!

Kamila Villarreal
Kamila Villarreal

Olá!

Já li várias resenhas dele, mas não consigo me conectar, é o tipo de leitura que não vou conseguir aproveitar. Espero que a editora consiga publicar toda a série.

Kenia Cândido

Oi Mari.

Eu tenho muita curiosidade nessa história e sabendo pela sua resenha que ela é bastante fluída, não resta dúvida que preciso ler este livro. realmente parece ser uma história surpreende. Sua dica já está anotada na lista de desejados.

Bjos

Saga Literária

Olá, tudo bem Mari?
Eu acho essa capa bem legal, tem tempos que quero ler “O Ceifador”, li inúmeras resenhas super positivas sobre esse livro do Neal Shusterman e espero conseguir ler esse livro agora em 2018!
Abraço!

Clayciele Oliveira

Esse livro está aqui me esperando. Acabo deixando ele de lado e passando outras leituras na frente (o tamanho me assusta ahuhauha), mas quero dar uma chance pra história ainda esse ano. =D

Sara

Tenho esse livro na minha lista, por ser apaixonada por distopia. Iniciei a leitura há algum tempo e larguei-a por motivos que não me recordo, mas estava a gostar imenso! Adorei a sua edição do livro, muito bela mesmo! Eu adoro a premissa do livro, superar a morte mas ser necessário controlar o nível de população algo que, se pensarmos, encaixa-se tão perfeitamente na nossa atualidade que deve ser aterrorizante ler. Nesse género, é tão bom descobrir as fraquezas do que aparenta ser inquebrável. É sempre uma leitura fantástica!

Renata

Oi Mari! Tudo bem?
Confesso que a proposta desse livro ainda me choca muito porque não consigo mesmo imaginar alguém tendo que ceifar vidas porque isso é necessário em razão do excesso populacional porque a morte não é mais uma realidade. Juro que isso me lembra MUITO José Saramago e “As Intermitências da Morte”, um livro que eu até hoje não terminei.
Abraços e beijos da Lady Trotsky…
http://galaxiadeideias.com
http://osvampirosportenhos.blogspot.com

Camila de Moraes

Olá!
Eu quero muito ler esse livro, ai fiquei sabendo que tem continuação e acabei deixando um pouco de lado por ser um gênero que leio pouco. Sua resenha me deixou animada quanto a essa leitura e vou acabar lendo em breve.
Beijos!

Nanna
Nanna

AMO um futuro distópico! Adorei a ideia desse livro e to muito curiosa pra ler <3

Ritchelly Galani

Olá! Estou com muita vontade de ler esse livro, só estou esperando uma promoção hahaha… Amei toda a premissa do livro, e como tudo foi tão bem trabalhado! Gostei bastante da sua resenha principalmente por você separar por tópicos relevantes deixando a leitura mais fluida! E as fotos ficaram lindas!

Beijos,
Conta-se um Livro

Luciana Souza

Apesar de seu resenha ter sido bem empolgante não sei se eu gostaria de lê – lo, não é um livro que faz muito o meus estilo e bem acho que não entraria na minha tbr.

Ana Souza

Eu ja ando namorando esse livro a algum tempo, mas é como você falou. Ainda nem temos o segundo lançado, embora a editora já esteja avisando que vai lançar ainda esse ano.
Eu vou esperar sair toda a trilogia e depois eu compro tudo junto e inicio a leitra pra não ter erro.
Adorei sua resenha!!

Beijinhos!

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com

Krislaynne Monneska

Oieee tudo bem?
Eu já estava louca para ler esse livro desde que ele foi lançado e agora após ler a sua resenha mais ainda, ela está super atrativa e esclarecedora. Obrigada.
Beijos

Naylane Sartor

Oie! Tudo bem?

Olha não vou negar que li sua resenha bem por cima mesmo, pois estou louca para ler essa obra, tipo contando os minutos para poder comprar e devorar a obra, já li tanta coisa positiva sobre essa história que quando dou de cara com uma resenha eu meio que fujo delas, mas espero amar essa leitura!

Bjss

Mara

Oi, Mari! Apesar de não ser muito o meu estilo, Ceifador foi um livro que me chamou a atenção, mas quando soube que era uma trilogia dei uma desanimada… Mas ele continua na lista, vamos ver se crio coragem de ler e esperar os outros…