19
03
2021

O Plano Perfeito Para Dar Errado – Cameron Lund

O último livro que recebi da parceria que mantenho com a Faro Editorial foi O Plano Perfeito Para Dar Errado. Esse romance young adult da autora Cameron Lund junta alguns clichês mas também lida com assuntos centrais da adolescência. Nele conhecemos Keely, que acaba de fazer 18 anos e se sente deslocada entre sua turma porque é a última menina virgem. Essa preocupação com a virgindade é algo bastante comum na adolescência e por isso costumamos ver vários livros e filmes sobre o assunto. Eu gostei bastante da maneira como o assunto é retratado nessa história, pois achei que foi feito de forma bastante realista.

Título Original: The Best Laid Plans
Autor: Cameron Lund
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304
AdicioneSkoob | Goodreads

Lendo O Plano Perfeito Para Dar Errado

Keely é uma adolescente que mora na cidade de Vermont, nos EUA. Ela está no último ano do ensino médio e por isso se prepara para ir para a faculdade. Mas sofre as pressões comuns aos adolescentes nessa fase da vida. Na sua cidade pequena, todos sabem da vida de todo mundo. Isso também inclui, é claro, o status de virgindade. E Keely é a última virgem da turma.

Isso a incomoda ainda mais quando começa a ficar com Dean, um universitário que trabalha com ela. Ele é mais velho e não nasceu ali, por isso não sabe que Keely é virgem. E claro, quer ir para cama com ela, porque para ele é a evolução natural do relacionamento. Mas Keely sequer tem coragem de contar para Dean que ainda é virgem.

Então sua melhor amiga Hannah dá uma ideia inusitada: por que não “treinar” com o melhor amigo, Drew? Keely e Drew são melhores amigos desde sempre e ele já teve várias namoradas. Keely já acompanhou vários relacionamentos dele, inclusive suas reclamações. Ora, não seria difícil que ela a ajudasse a se livrar da virgindade, não é mesmo?

Porém, esse plano só funcionará se os dois continuarem amigos após tudo acontecer. Será que isso funciona? Ou é esse o plano perfeito para dar errado?

A História, O Clichê e o Diferencial

Talvez você que me acompanha a mais tempo aqui no blog já saiba, mas existem alguns clichês que eu amo. Um deles é o que envolve o relacionamento de melhores amigos que talvez seja algo mais. Por isso, quando li a sinopse de O Plano Perfeito Para dar Errado, já acreditei que poderia ser um desses. Porém, não dava para ter certeza.

A verdade é que quando falamos em melhores amigos, o relacionamento pode ser tanto amoroso quanto apenas amizade. Já toquei nesse assunto quando escrevi o post comparando Mais Que Amigos e A Barraca do Beijo. Porque não importa o que tantos livros e filmes colocam, amizade entre homens e mulheres existe sim. Assim como existe também uma amizade que se transforma num namoro.

Porém, em O Plano Perfeito Para Dar Errado, esse ponto não está tão claro desde o começo. Ainda assim, a história se desenvolve de maneira bastante realista. Ao contrário do que imaginei, o livro não foca totalmente nesse plano de Keely, mas também desenvolve as demais relações da vida jovem adulta. Por exemplo, os tipos de amizade mais comuns, os tipos de namoro, as pressões quanto às amizades… A história é mais complexa e desenvolvida em suas várias camadas, o que faz você torcer por relacionamentos que nem são o ponto central. Ou ainda ficar preocupada com as decisões que personagens secundários tomam.

Apesar da personagem principal ser Keely, as amizades entre os outros membros do grupo, como Danielle e Ava, também são aprofundadas. E de forma bastante realista. Nada de ter uma heroína e uma vítima, ou alguém que só acerta em suas decisões. Os personagens de Cameron Lund são cheios de qualidades e defeitos e a visão geral da história é como acontece na realidade.

Gostei muito da história e com certeza recomendo para quem quer um young adult que não caia na mesmice.

* Esse livro foi recebido em parceria com a editora.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments