29
05
2018

A Barraca do Beijo x Mais Que Amigos

Hoje vamos fazer um Filme vs. Livro um pouco diferente. Todas as vezes que fiz esse tipo de post antes, comparei a mesma obra em filme e em livro. Agora resolvi mudar um pouco. Portanto, nesse post, vou comparar um filme e um livro que, apesar de tratarem do mesmo assunto, fazem de maneira diferente. E é um tema que eu particularmente amo, mesmo sendo clichê: afinal de contas, é possível que um homem e uma mulher sejam só amigos?

A Barraca do Beijo

O filme da Netflix, A Barraca do Beijo, é uma comédia romântica adolescente. Ele conta a história de Elle e Lee, que são melhores amigos desde antes de nascerem. E nunca houve entre eles nada mais do que amizade. Mas para a amizade funcionar, eles criam várias regras que devem ser obedecidas. Uma delas diz respeito a não se envolver com familiares do outro.

Imagem: Divulgação/Netflix

Lógico que é aí que a coisa complica, já que Elle tem uma bela paixonite pelo irmão mais velho e popular de Lee, o Noah. E quando Elle e Lee resolvem administrar uma barraca de beijo num evento escolar, Elle tenta fazer com que Noah participe, o que desencadeia uma série de problemas que afetam a amizade de Lee e Elle.

Mais Que Amigos

Já o livro Mais Que Amigos conta a história de Parker e seu melhor amigo Ben. Os dois se conhecem no primeiro ano de faculdade e passam a ser muito amigos. Ben é aquele tipo de cara que sai com uma garota diferente a cada noite, enquanto Parker tem um namorado já há algum tempo.

Título OriginalBlurred Lines
AutorLauren Layne
Série: Love Unexpectedly #1
Editora: Paralela
Páginas: 224
AdicioneSkoob | Goodreads

Os dois moram juntos, inclusive, e sempre foram muito amigos. Não só aquele tipo que dá apoio, mas também aquele tipo que briga pela água quente do chuveiro, feito dois irmãos mesmo. Porém, quando Parker vê seu namoro acabar, uma proposta que faz para Ben pode mudar, e muito, o relacionamento dos dois.

Como deu para perceber, as histórias em si são muito diferentes. Mas o que me chamou a atenção foi na maneira como o filme e o livro trataram a questão da amizade entre um homem e uma mulher de maneiras diferentes.

Ah, esse post pode conter spoilers mínimos do filme ou do livro. Nada que seja essencial para a história, aliás são alguns fatos que podem ser deduzidos das sinopses.  Mas se você é do tipo que não quer saber de absolutamente nada, talvez seja melhor parar de ler por aqui. Lembre de me contar nos comentários se acredita que amizade entre homem e mulher pode existir sem nenhum tipo de interesse romântico!

Quer continuar? Então vamos lá.

Eu acredito que sim, é possível existir uma amizade entre homem e mulher, sem que exista nenhum outro tipo de interesse. Mas também acho que essas amizades podem se transformar em algo mais. Só que não da maneira como muita gente coloca, ou seja, que sempre que um homem e uma mulher forem amigos, necessariamente vão existir sentimentos românticos entre os dois.

E com esses dois exemplos é possível analisar as duas faces da moeda. O filme passa longe de qualquer insinuação entre um envolvimento romântico entre o Lee e a Elle. E sinceramente eu fiquei esperando por isso. Fiquei esperando que alguém os chamasse de namoradinhos ou algo assim. Ou que um deles questionasse essa parte do relacionamento. Mas isso não acontece e todo o enredo acaba se voltando para o interesse de Elle em Noah e como isso afeta sua amizade com Lee.

Já o livro vai para o outro lado da história. No livro você tem Parker se vangloriando de sua amizade com Ben. Dizendo que ela era a prova de que homens e mulheres podem sim ser amigos, sem interesses. Então, quando seu namoro acaba, Parker decide que deve experimentar uma vida mais agitada. Para isso, pede a ajuda de Ben. Quando percebe que não é tão fácil para ela, acaba fazendo uma proposta para o amigo: de virar uma amizade colorida. Sabe aquele velho amigos com benefícios?

Claro que isso não dá certo. Mas para que os dois entendam o que está acontecendo, ainda demora um pouco. O livro tem outros aspectos que ajudam a entender melhor o seu relacionamento. Por exemplo, como os dois lidam com a família e com as expectativas que tem para si. Mas o principal acaba mesmo focando em seu envolvimento emocional.

O filme vs. O livro

Apesar de o filme ser adolescente, achei que foi bem trabalhado. É uma comédia romântica com muitos acontecimentos absurdos? Sim, é. Apesar de todos serem para fazer rir, confesso que não achei muito engraçado. Mas gostei dos personagens e do relacionamento entre eles. Também acredito que é um filme que condiz com o momento atual. Existem certas discussões sobre a maneira como as meninas são tratadas no colégio, por exemplo. Nem tudo é perfeito, existem alguns deslizes, mas ainda é um filme que entretém.

O livro… bem, é uma história clichê. Eu falo isso bastante, mas vocês já devem ter percebido que eu gosto de alguns clichês. Acho que o interessante é procurar o que faz cada história diferente. Para quem ama romance, esse livro é gostoso de ler. E a história da amizade entre Parker e Ben é envolvente, ainda que o Ben seja um pouco difícil de gostar logo de cara. Mas a gente acostuma, no fim das contas. E ele não é um daqueles personagens bad boy tão populares, o que eu acho um ponto positivo.

E vocês, gostam de filmes e livros com essa temática? E acham que homens e muheres podem ter uma amizade sem nenhum tipo de interesse romântico?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
29 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
28 Comment authors
Nina TavaresFlorescendo LivrosLilian de Souza FariasBeatriz CavalcanteAna Caroline Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Amanda Soldi

Eu estou doida pra ver esse filme, muita gente tem falado super bem sobre ele. Agora, falando sobre amizade entre homem e mulher eu acho super possível e normal não ter interesse. Eu mesma tenho diversos amigos homens e nunca sequer passou pela minha cabeça ter algo a mais com eles. Minha família faz insinuações, mas eles sabem que somos só amigos mesmo e eu adoro nossa amizade.
Beijos,

Amanda
http://www.amandasoldi.com

Kammylla Riquelme

Tá aqui uma contradição terrível em mim, me recuso a assistir o filme por ser clichê, mas quero o livro por ser clichê? Isso é certo? Bem, talvez sim talvez não. No caso devo adiar o filme por estar “modinha ultimamente” e isso me desanima a assistir até que talvez um dia pegue e assista na Netflix. Já o livro vou comprar a versão digital pra namorar a leitura mesmo sendo clichê. Sobre amizade entre homem e mulher ai é bem difícil falar, no meu caso tenho mais amigos homens do que mulheres, só que antes de ser mais sensata… Ler mais

Livia

esse filme parece ser uma gracinha, to vendo várias resenhas dele pela internet e vou tentar ver agora no feriado

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Nayla
Nayla

Eu prefiro o livro pq simplesmente não aguento mais ouvir falar do filme
Hahahaha
Mas em relação a amizade homem e mulher, acredito sim que possa acontecer, mas sempre tem um riscozinho mesmo que seja mínimo, mas ninguém deveria se deter nisso, amizade hoje em dia é tão difícil independentemente de ser homem ou mulher.

Ananda
Ananda

Vejo tanta gente comentando sobre esse filme ultimamente, mas confesso que ainda não tive aquela vontade de parar pra ve-lo, e também não sei se me atrairia pelo livro. Mas quem sabe eu dê uma chance.
É, bom, eu acredito sim que existe amizade entre homem e mulher sem haver nenhum interesse, o que pode ocorrer em alguns casos é confundir os sentimentos.

xx

MICHELLE RUSSO
MICHELLE RUSSO

Olá, tai duas coisas que quero muito fazer ler este livro que estou vendo comentários positivos sobre ele e assistir esse filme que já esta em minha lista no Netflix, adorei sua postagem criativa, beijos!

Anna Caroline

Olá,
Eu já vi o filme e o que me agradou mais foi o fato dos dois serem somente amigos e nada mais, sem interesse romântico, como irmãos. Eu tenho muitos amigos homens e acredito sim na possibilidade de amizade pura e verdadeira. Claro que existem pessoas que guardam por traz de uma amizade um interesse romântico, mas já estava cansada de ver isso sendo retratado em filmes.
Quanto ao livro mais que amigos espero lê-lo em breve, amizade com benefícios nem sempre acaba bem. Espero ter a oportunidade de ler em breve e formar a minha opinião sobre ele.
Beijos

Renata

Oi Mari! Eu não li o livro, mas assisti o filme, então acho que estou 50% qualificada para opinar… ahahaha Eu achei o filme total nova geração sessão da tarde, mas não no ponto positivo, tem uma comediazinha, aquelas mensagens legais pelo caminho, mas não comoveu e muito menos cativou. Mas achei legal a parte da amizade dos protagonistas, justamente porque eles não ficam se reafirmando como amigos e, mesmo a questão do Lee não querer que ela namore com o irmão não tem relação com sentimentos dele para com ela, e sim no ciúme que ele sente do irmão.… Ler mais

Gislaine Motti

Oi Mari! Tudo bem?
Que pergunta difícil! Eu adoraria dizer que acredito sim, na amizade sem interesses entre homem e mulher, mas olha… minhas experiências gritariam que eu tô mentindo haha mas enfim. Gosto de assistir e ler essas comédias românticas bobinhas e clichês de vez em quando, então vou deixar anotado para quando quiser alguma coisa mais leve para passar o tempo! Achei interessante a postagem, comparando obras diferentes.
Literalize-se

MARCIA LOPES ASSIS

Ola!
Eu não sabia que tinha o livro e já esbarrei com o filme na Netflix só não assisti pq a sinipse não tinha me atraído e tbm não tinha lido nenhuma resenha.
Gostei da sua opinião e vou dar uma conferida!
Bjs

No Conforto dos Livros

Olá!! 🙂

Eu confesso que achei estranho o facto de serem filmes e livros diferentes, com uma historia e personagens distintas, ainda que com um tema semelhante!

Que bom que encontraste bons pontos tanto no livro como no filme! E quanto à questao colocada… É claro que podem! 🙂

Boas leituras!! 😉
no-conforto-dos-livros.webnode.com

Luana Souza

Li o livro “Mais Que Amigos” recentemente e achei muito fofo. O final me deixou com um quentinho no coração, e é muito legal ler coisas assim.
Quanto ao filme, comecei a assistir, mas ainda não terminei. Fiquei aliviada quando você disse que não tem envolvimento amoroso por parte dos dois melhores amigos, pois eu não estava torcendo por isso. Embora eu ainda tenha minhas dúvidas sobre amizade entre homem e mulher, acho que é possível sim em alguns casos 🙂
Adorei o formato do post e a forma como você analisou cada uma das histórias <3

Fany

Olá linda, tudo bem?
Eu assisti esse filme há alguns dias, e eu confesso que adorei. É um filme muito gostoso de se assistir, quando acabou eu queria mais. Quanto ao livro, eu ainda não li, mas me parece ser muito bom, mas talvez eu nunca leia, já que prefiro os filmes na maioria das vezes.

Grande bj

http://www.mundodefany.com.br/

Erika Monteiro

Oi Mari, tudo bem? Tenho visto muitas pessoas indicando esse filme e achei a dica bem legal. Está na minha lista do Netflix mas ainda não vi. Acredito que pode haver sim amizade entre homem e mulher sem envolver sentimentos de amor. Desde de adolescente a maioria dos meus amigos eram rapazes e nunca “me apaixonei” por nenhum deles. Mas um deles já gostou de mim, mas eu levava de boa sem tocar no assunto (risos). Beijos, Érika =^.^=

Wanderlea Diogenes
Wanderlea Diogenes

Olá! Assim como você ama acredito na amizade entre homens e mulheres, ainda não assistir ao filme, apesar de que fiquei atentada. Sobre o livro não conhecia, mas gosto de clichê principalmente quando estou com aquela ressaca literária.

Kimberly Camfield

Oi Mari, tudo bem? Eu sou dessas que adora um romance clichê. Sinto que por mais que muitos digam que é apenas mais do mesmo, ou água com açúcar, é aquela água que adoça a vida e o coração. Sem falar que cada autor tem um jeito de trabalhar isso, de escrever, de contar a história. E acho isso incrível. Adorei o filme A Barraca do Beijo e confesso que já estava esperando desde o início do filme que no final ela ficaria com o melhor amigo, mas foi assistir um pouquinho mais para perceber que eles se gostavam só… Ler mais

GILVANA ROCHA

Olá, ainda não assisti o filme e nem li o livro, mas estão na lista, quanto a pergunta eu acredito sim na amizade entre um homem e uma mulher, eu mesmo não faculdade onde eu fazia um curso predominantemente masculino fiz bons amigos sem segundas intensões. Bjs

Daiane

Olá, Mari. Tudo bem? Não é a primeira vez que vejo uma resenha sobre este filme e em todas elas, falam-se muito bem. De fato me atrairia pelo livro por ele ser do jeitinho que eu gosto, aquele clichê básico. Sobre a amizade entre homem e mulher, meus melhores amigos são homens e o respeito e a lealdade que nós temos é algo pra vida toda.
beijos
http://www.cheiadeassunto.com

Alice

Oiiii Mari

Eu não sou uma super fã de romances mas Mais que amigos parece ser tão fofo e doce que tenho vontade de ler, acho que iria gostar, mesmo sendo clichê, pois há clichês que são gostosos de se ler.
A Barraca do Beijo parece ser um filme que entretém, diverte, e é essa a finalidade ao fim das coisas. Eu adoraria assistir ele tb

Beijos

http://www.derepentenoultimolivro.com

Kenia Candido

Oi Mari.

Eu li uma critica sobre o livro que me deixou bem curiosa para assisti-lo. Vou tentar assistir neste final de semana. Com a sua postagem comparando o filme e um livro que tratam do mesmo assunto,mas são diferente, meu interesse aumentou ainda mais. Vou ter que assistir o filme e já estou anotando a dica do livro também. Adorei o post.

Bjos
http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

Maria Luíza Lelis

Oi, tudo bem? Eu assisti esse filme tem umas duas semanas e li o livro semana passada. Amei os dois, mas acho que o filme me conquistou mais. Confesso que, quando comecei a assistir, fiquei esperando o momento que um dos dois ia revelar que era apaixonado pelo outro e ia mudar da amizade para o romance. Porém, achei ótimo isso não ter acontecido e eles serem de fato amigos. Além disso, como não amar o Noah? Torci muito pelo casal. Já sobre o livro, eu gostei bastante também. Adorei o casal e, apesar de ser mesmo bem clichê, foi… Ler mais

Ritchelly Galani

Olá! Gostei muito da ideia do seu post em trazer comparação entre filme e livro.. Ainda não tinha visto este filme apesar de ler muita coisa já que esta em alta.. e o livro eu achei tão bonitinho que fiquei com vontade de ler hahaha..
Na minha humilde opinião, eu acho que dá sim pra homens e mulheres serem amigos sem visar outro tipo de relacionamento.. é tão amorzinho ter amigos haha..
No mais, amei seu post!

Beijos,
Conta-se um Livro

Catharina Mattavelli Costa

Olá
eu adorei o filme, achei bem legalzinho e gostos apara passar o tempo mas não sabia do livro e pelo jeito é beeem diferente, ainda assim adorei o post

beijos
http://www.prismaliterario.com.br/

Ana Caroline
Ana Caroline

Olá, Mari.
Eu assisti o filme, é uma história bem clichê, mas é um filme gostoso de assistir e que ficamos torcendo o tempo todo para o casal principal dar certo.
Não conhecia o livro, mas como estou na fase dos clichês, irei anotar a dica, mas parece que o final já é um pouco previsível.
Adorei suas comparações, e sobre a pergunta principal, eu acho que existe sim amizade entre homens e mulheres, é só os dois saberem o que querem, mas hoje em dia isso está um pouco difícil!

Beatriz Cavalcante

Tem tanta gente falando desse filme que eu tô doida para assistir. E eu acredito super na amizade entre homem e mulher. Eu tenho dois amigos homens que são meus melhores amigos e a gente tem uma amizade normal, sem nenhum interesse já vai fazer uns 10 anos. Acho que as vezes acontece sim de se apaixonar por um amigo, mas não é uma regra. 😀

Beijos!

Lilian de Souza Farias

Sim, é possível amizade entre homem e mulher, entre mulher e bactéria, é possível existir amizade sem rótulos, apenas como uma relação de amor. Tenho amigos de todas as tribos e gosto da temática amizade em filmes, livros e séries. Não li o livro e nem vi o filme, então vou pela ordem do mais fácil, assisto este fim de semana.

Florescendo Livros

Olá, bom eu não sei se acredito em amizade entre homem e mulher já que comigo nunca rolou, mas eu adorei o filme e assisti umas 3 vezes já e estou muito curiosa para ler Mais que amigos, todas as resenhas que li sobre ele foram maravilhosas até agora.
Beijos

Nina Tavares

Oi Mari!
Estou com Mais que Amigos aqui para ler e estou mega ansiosa por ele. Eu adorei Barraca do Beijo (apesar de ter achado bem teen) e foi bom saber que o livro trata do tema de outra forma. Eu acredito muito na amizade e acho que ela não deve ter relação com gênero, somos amigos e pronto, não importa se homem ou mulher. Mas também acho que uma amizade pode virar amor sim, e com o bônus de ser o namorado e o melhor amigo na mesma pessoa. ( Meu caso! kkkkk).
Bjs!

trackback

[…] vocês podem ir atrás do livro se acharem interessante. Em Pedaços é um livro da mesma autora de Mais que Amigos, que já apareceu aqui no blog. Eu gostei daquela história, o que foi mais um motivo para ter […]