25
01
2021

Planner ou Bullet Journal: Qual o Melhor Para Você?

Olá, querido leitor e viciado em organização e papelaria desse blog, tudo bem? Começamos mais um ano e sempre parece ser o melhor momento para se organizar melhor, não é mesmo? É como se um novo ano representasse uma folha em branco para que você possa começar do zero. É nessa época também que a maioria das pessoas começa a se perguntar sobre a melhor maneira de colocar os projetos no papel. Muita gente escolhe o planner para isso, outros se encantam com a ideia de um bullet journal (ou diário em tópicos)… Já falei por aqui que costumo usar planner. Mas percebo que muita gente fica em dúvida entre planner ou bullet journal. Por isso, nesse post vou explicar um pouquinho sobre cada um deles e o que você deve levar em consideração ao escolher entre planner ou bullet journal.

Planner Ou Bullet Journal

O que é cada um

Acho que a definição do que é um planner ou bullet journal é o que mais varia quando procuramos na internet. Muitas vezes eles são colocados como equivalente, mas não é bem assim. Se a gente for definir o que é cada um, eles não estariam nem mesmo na mesma categoria. Isso porque o planner é uma ferramenta de organização. O bullet journal é um método, inclusive patenteado pelo seu criador, Ryder Carroll.

Planner

Para entender como eles são diferentes, é só pensar. Quando pensamos em comprar um planner, normalmente compramos ele pronto. É a mesma coisa que comprar uma agenda. Você vai até a papelaria e existem vários modelos. Aliás, uma pausa aqui de quem usa planner desde 2016 e lembra da época que os únicos planners disponíveis no Brasil eram de papelarias que personalizavam. Sim, quando eu cheguei nesse mundo de planners, tudo isso aqui era mato, hahahaha. Hoje é muito mais fácil, já que companhias como a Tilibra e a Forloni produzem planners em massa e vendem em livrarias e papelarias.

E isso acontece por que? Porque o planner é uma ferramenta que você vai escolher como utilizar. Se você escolher utilizar como uma agenda, focando no seu cronograma e nos compromissos, você pode. Ou se você quiser anotar suas tarefas do dia e da semana para ajudar a se planejar, também pode. Também pode usar para ir anotando o que aconteceu durante o dia. É uma ferramenta que você escolhe o que fazer com ela.

Se você quiser conhecer mais a fundo sobre planners e tudo mais nesse universo, aqui no blog já escrevi muito sobre o assunto. Pode clicar nesse link.

E não se esqueça de seguir o meu perfil dedicado a planners e afins, o @maritheplanner.

Bullet Journal

Agora, vamos pensar em comprar um bullet journal. Não dá. O que algumas pessoas acabam chamando de bullet journal quando falam em comprar é aquela caderneta de capa dura com elástico. Mas aquela é uma caderneta, ela pode ser usada como você quiser: para anotações, para estudos… Não necessariamente ela se tornará em bullet journal.

Da mesma forma, você pode fazer seu bullet journal em outras ferramentas, como num caderno comum ou um daqueles com sistema de discos, ou num fichário… É possível até mesmo fazer um bullet num planner. Não é algo que eu aconselho, entretanto, já que você perde algumas vantagens tanto do planner quanto do bujo. Mas é possível.

Partes do Bullet Journal

Isso porque o que você vai aplicar é o método. Existem algumas partes que todo bullet journal tem, a mais importante delas talvez seja a “chave”, que funciona como uma legenda para os “bullets” que você utilizará para suas tarefas.  Também existem as coleções, páginas onde você pode fazer o registro de vários elementos da sua vida. Ou ainda os “trackers”, onde você poderá rastrear vários aspectos do seu dia-a-dia, como humor ou algum hábito. Ele é altamente personalizável e por isso é natural que você crie algumas páginas e depois não as use. Então, na próxima oportunidade, você provavelmente vai eliminar aquela página.

Tem muita gente que apresenta bullet journals sem utilizar bullets, e aí eu já acho estranho chamar de bullet journal. Também é uma forma válida de organização, mas não é um bullet journal. É por isso, por exemplo, que meu reading journal é só um journal (palavra que pode ser traduzida para registro diário). Porque ali a minha ideia não é planejar minhas leituras, mas sim manter um registro delas.

Minha Escolha

Eu nunca utilizei um bullet journal. Já tive vontade sim, mas acho que para utilizar esse método, é necessário muita disciplina e não sei se eu me adaptaria. Como eu expliquei no post sobre meu reading journal, sempre, o que mais me atraiu nos bujos que eu via por aí eram as coleções e os trackers, não o método em si.

Aliás, nesse sentido, o bullet journal é muito mais interessante. Num bujo você pode exercitar sua criatividade e habilidades artísticas de uma maneira mais ampla. Não que não dê para fazer isso no planner, mas com certeza você acaba ficando mais restrito ao modelo.

Sou uma utilizadora de planner pois a estrutura de um planner me agrada. Eu gosto de colocar as minhas tarefas e os principais eventos da semana, além de achar que essa representação visual do meu tempo ajuda. Explicando de uma maneira simples: olhando para a página semanal do meu planner, meu cérebro funciona. Decorar minha semana com adesivos tem uma função terapêutica e também de memorização.

Para Escolher

Por isso, na hora de escolher entre planner ou bullet journal, tenha em mente como cada um deles funciona. Pode ser que você já imagine que um funcionará e outro não, e pode ser que você tenha que experimentar. Lembre-se sempre que o que importa é como funciona para você. Está ajudando na sua organização pessoal ou está aumentando a sua ansiedade?

Espero que esse post tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas e também a você fazer sua escolha. Na dúvida, procure por outros posts ou vídeos no YouTube. Tem muito conteúdo de qualidade na rede sobre o assunto. E bom planejamento.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments