22
08
2019

Proibir a Distribuição de Canudos de Plástico Não É A Solução

De uns tempos para cá, muito tem se falado em proibir a distribuição dos canudos de plástico nos restaurantes. Várias cidades chegaram a formular leis nesse sentido. E essa é uma tendência mundial, tudo levando em conta o impacto dos canudos de plástico que acabam indo parar nos oceanos. Tudo começou há alguns anos, quando um vídeo de uma tartaruga marinha asfixiada por um canudo de plástico viralizou na internet.

Photo by Foto T on Unsplash – copo com canudos

Passados alguns anos, aqui estamos nós, simplesmente proibindo estabelecimentos comerciais de distribuírem canudos para seus clientes. Grandes redes de fast food anunciam que não mais disponibilizam canudos de plástico com orgulho. Aliás, pelo tom de algumas pessoas, aparentemente essa é a solução para acabar com a poluição e aquecimento global. Mas não é bem assim. E o pior: isso está prejudicando uma minoria. Pois muitas pessoas com deficiência necessitam dos canudos para tomar líquidos. E as alternativas dadas não são viáveis para substituir o uso dos canudos de plástico.

A Polêmica dos Canudos

Esse é um assunto polêmico e eu já vi muita gente recebendo comentários cheios de ódio por expor essa situação na internet. Fiquei um pouco receosa de falar sobre isso por aqui, mas decidi usar o meu espaço para educar um pouco. Não tinha percebido como isso era importante até compartilhar uma publicação da AACD nos meus stories sobre o assunto. Graças a ela, alguns amigos me disseram que não sabiam como canudos de plástico são importantes para as pessoas com deficiência. Então, se você veio aqui e está pensando em deixar um comentário mal educado me dizendo como estou errada, convido que leia o post até o final. Tente ver a situação por outro ponto de vista. E, acima de tudo, pratique a sua empatia.

Eu sou uma pessoa com deficiência e já falei sobre isso várias vezes aqui no blog. A falta de canudo plástico nos restaurantes não me afeta pessoalmente. Eu consigo tomar líquidos diretamente do copo sem problema algum. Porém, sei que essa não é a realidade de muitas pessoas com deficiência. Por isso, eu defendo o direito que as pessoas com deficiência tem de ter a sua disposição canudos de plástico. É uma questão de qualidade de vida.

Porque Pessoas Com Deficiência Precisam de Canudos de Plástico

Muitas pessoas com deficiência não conseguem mexer o pescoço ou os braços para levar o copo à boca. Algumas tem problemas com a estabilidade das mãos, tendo que beber seus líquidos com o copo apoiado em uma mesa. Outras, por conta da posição de seus corpos na cadeira de rodas ou mesmo por ficarem deitadas, precisam da ajuda de um canudo.

E as alternativas que estão sendo dadas ainda não são boas o suficiente. Canudos de metal, por exemplo, não são flexíveis. Além disso, podem machucar a pessoa com deficiência, por serem rígidos. Canudos de papel se desmancham fácil e não são tão recicláveis quanto parecem. Se forem encerados na parte interna, não podem ser reciclados. Canudos de bambu podem machucar. Canudos de silicone não ficam na posição em que são colocados.

Então, não, para a pessoa com deficiência que precisa, ainda não foram encontradas alternativas viáveis para o canudo de plástico.

Muita gente coloca como solução para o problema que o restaurante só forneça canudos para quem pedir. Ou então que seja feito um cadastro para que a pessoa com deficiência consiga os canudos. Porém, é mais uma vez colocar o ônus para a pessoa com deficiência. Cada vez mais se colocam barreiras para que possamos viver com qualidade de vida. Essa história do cadastro é um absurdo. Se para tirar um carro com as isenções de impostos que a pessoa com deficiência tem direito já é um parto…

Proibir Canudos de Plástico Não é a Solução

Ah, e tudo isso para quê? Para salvar o meio ambiente é que não é. Os canudos de plástico não são os vilões da poluição dos oceanos. A maior parte do plástico nos mares é proveniente de redes de pesca de grandes navios pesqueiros. Mas você ouviu alguma comoção para mudar isso? Não? Pois é, nem eu.

Além disso, o que nós precisamos é de uma maior conscientização. Se a reciclagem fosse feita de maneira correta e se nós diminuíssemos o consumo de embalagens de plástico em geral, o impacto seria muito mais positivo.

Photo by Olivier Guillard on Unsplash

Por isso, vamos pensar diferente? É fácil para as grandes empresas manipularem a opinião pública e colocarem a culpa toda nos canudos plásticos. Afinal, isso as exime de procurar soluções para os grandes problemas, o que lhes custaria muito dinheiro. Mas não é justo que uma parcela tão frágil da população sofra para que grandes empresas tenham sua imagem de defensoras da natureza intacta.

Para Entender Melhor o Assunto

Espero ter esclarecido de maneira objetiva os principais pontos da discussão. Deixei alguns vídeos da Jessica Kellgren-Fozard (um deles com legendas em português), a publicação da AACD e uma thread da Marina (@rodandopelavida) no meio do texto para vocês entenderem melhor a questão.

E por favor, isso não é um texto para vocês acharem que não devemos cuidar do meio ambiente. Mas antes de banir algo, devemos pensar também em quem essa decisão está prejudicando. Vamos considerar outras opções. Vamos procurar uma solução que não atinja a qualidade de vida de uma parcela tão grande da população. Nada impede que quem não tenha problemas em beber direto do copo deixe de usar os canudos. Mas proibir sua distribuição é isolar cada vez mais as pessoas com deficiência.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Stephanie Ferreira Recent comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notificar-me quando houver
Stephanie Ferreira

Esse post deve ser compartilhado com o mundo inteiro. Meu avô no fim da vida só conseguia beber qualquer coisa através do canudo plástico. As empresas jogam a culpa do planeta estar morrendo na gente, mas estão vendendo canudo de inox em uma embalagem plastica que veem no correio embrulhado em plástico bolha…