10
01
2022

Reading Journal 2022: O Que Mudou

Semana passada eu contei para vocês como ficou o reading journal todo preenchido de 2021, além de ter mostrado o mês de dezembro. Agora, quero mostrar como preparei o Reading Journal 2022. Eu mudei algumas coisas, tirei algumas páginas, adicionei outras… Enfim, tudo que aprendi em 2021 que funcionava e não funcionava para mim. E vim mostrar para vocês, quem sabe inspirar algumas ideias novas. Esse é um projeto que eu sinto um baita orgulho, porque consigo ver claramente a minha evolução durante o ano. Vamos ver como ficou o meu reading journal 2022?

A Capa

Claro que a primeira página que vou mostrar para vocês é a capa. Como agora estou trabalhando bastante com colagens e nessa vibe vintage, a capa do meu reading journal 2022 reflete isso. Utilizei até o papel de presente da Livraria da Vila, que tem vários desenhos relacionados a livros e que sim, eu guardei só para isso.

Além disso, usei vários materiais que comprei na Scrapmood, inclusive o adesivo maior com o desenho da menina em frente à estante. Fiz a caligrafia do título num papel separado e foi isso. Gostei bastante de como compus essa capa.

O Caderno

Um dos principais motivos para ter começado um journal novo em 2022 e não continuado no anterior foi a gramatura das folhas. O meu reading journal de 2021 estava num caderno da Cicero que tinha uma gramatura de 80 g/m2, que é um pouco mais do que uma folha sulfite. Isso me causava alguns problemas, principalmente com canetas hidrográficas. Toda vez que eu fazia algum desenho ou escrevia um pouco mais forte, já fazia uma sombra no verso da folha. Várias vezes tive que colar um papel no verso para conseguir usar.

E olha que eu nem sou muito preocupada com isso, mas em alguns momentos me atrapalhava a usar as folhas. Por isso, decidi que em 2022, iria usar um caderno novo. O escolhido foi o Book Capa Dura da BooksDecor. Ele é um caderno artesanal que pode ser personalizado com seu nome ou algum detalhe em foil. Mas o mais importante: a gramatura das folhas é 120 g/m2. Além disso, as folhas são brancas, enquanto do caderno da Cicero, elas eram papel pólen couché.

Essas mudanças fizeram muita diferença e estou gostando demais de usar meu journal novo, agora menos preocupada com minhas brush pens na folha. É importante lembrar que não é um papel infalível, mas já diminuiu demais qualquer sombra no verso da folha.

A Estante de Livros de 2022

O desenho da estante em branco que vai sendo preenchido durante o ano é clássico na maioria dos reading journals. No meu reading journal 2022 não podia faltar, até porque foi algo que eu curti bastante preencher no ano passado. Nesse ano, tentei fazer a estante um pouco mais clean. No começo, a ideia era fazer a lombada dos livros maior, para que eu pudesse escrever o nome do livro ali. Porém, como eu queria que a mesma página tivesse mais de 100 livros para eu colorir, logo vi que não teria espaço suficiente. Além disso, por causa da minha letra, acho que poderia parecer um pouco poluído depois de tudo preenchido.

Então, eu fiz os livros mais finos mesmo. A decoração da página ficou por conta dos adesivos da loja Love Paper. Tentei fazer algo que não deu muito certo no canto inferior direito e pode ser que durante o ano eu dê um jeito de arrumar. Mas no geral, gostei muito de como ficou essa página. Minha ideia esse ano é determinar uma cor diferente para cada mês, assim criando uma estante arco-íris. Como eu não vou fazer isso na minha estante real porque não consigo separar séries, por exemplo, pelo menos faço no reading journal.

A Lista de Livros Lidos

Como eu não vou conseguir anotar os títulos na estante, decidi fazer uma lista geral, com todos os livros lidos, em ordem. No journal passado, essa lista ficou separada pelos meses, mas nesse ano eu quero saber, por exemplo, qual foi meu 80º livro lido, que é quando completo meu desafio do Goodreads.

Tive que fazer duas páginas, onde cabem 100 títulos, e ainda deixei mais uma página em branco, para o caso de precisar aumentar no fim do ano.

Essas páginas estão decoradas com o papel kraft que veio no calendário do advento da Paperzone Queen, além de adesivos da Love Paper e também da loja Life Paper. Vou deixar no fim do post uma lista com os links de todas as lojas que eu citar.

Favoritos

Essa é uma página simples para eu anotar os meus livros favoritos do ano. Como eu disse no meu post de retrospectiva, eu uso essa página em conjunto com a de Batalha dos Livros, mas nem sempre os livros das duas listas batem.

Parcerias e ARCS

Aqui era para ter a página de Batalha dos Livros, mas eu errei na hora de fazer as caixinhas e aí para consertar fiz uma colagem. Na outra folha, deixei espaço para anotar todos os livros e ebooks de parcerias e ARCS que eu pegar para fazer resenha durante o ano. É importante eu ter todos os títulos num só lugar, para controle. Também vou anotar aqui se já fiz o post ou a resenha no Goodreads.

Mais uma vez, os adesivos utilizados foram da loja Life Paper.

Batalha dos Livros

Pronto, aqui eu acertei o número de caixinhas para anotar meu livro preferido de cada mês durante o ano. Eu alterei o número de batalhas nesse reading journal 2022. Em 2021, escolhi um preferido a cada três meses, que viraram quatro livros, que viraram dois e desses dois saiu o vencedor. Nesse ano, vou fazer a cada dois meses, para virar seis livros, para eu ter um top 3 e daí escolher o vencedor.

Essa página é uma das minhas preferidas. Aqui usei principalmente os adesivos da Scrapmood e alguns da Love Paper, além da washi floral de livros que comprei da Carol, na Shopee.

Lançamentos Mais Desejados

Essa página é nova no reading journal 2022. Senti que faltou uma página ano passado para ver de forma clara os lançamentos que estou mais entusiasmada. No meu journal de 2021, eu tinha uma wishlist, mas como ela não separava por mês, por exemplo, utilizei muito pouco. Esse ano pretendo fazer de forma mais organizada, inclusive já estou preenchendo com os próximos lançamentos literários, para não perder nenhum.

Séries e Vale a Pena Ler de Novo

Muitos dos livros que eu leio fazem parte de séries que muitas vezes eu até pretendo acompanhar, mas esqueço. Essa página é uma forma de eu registrar todas as séries literárias que eu pretendo continuar lendo em 2022, para não caírem no esquecimento. Aqui pretendo anotar quantos livros há na série, quantos eu já li e quantos ainda faltam eu ler.

Já a Vale a Pena Ler de Novo nada mais é que minha página de releituras. Em 2021, eu reli alguns livros e alguns deles foram sem querer, ou seja, eu não lembrava que já tinha lido. Porém, em 2022, pretendo reler alguns livros. Meu primeiro projeto? Reler a série Bridgerton antes do dia 25/03, quando a segunda temporada lança na Netflix.

Mas além de Bridgerton, ainda pretendo ler novamente outros livros preferidos. Por isso vou deixá-los todos anotados aqui.

Essas páginas foram decoradas com adesivos das lojas Life Paper e Love Paper.

Meu Reading Journal 2022

E assim ficou meu reading journal 2022. Já preparei o mês de janeiro, porém sem alterações quanto às páginas mensais de 2021. Como sempre, conforme for preenchendo o journal, vou postando no meu instagram, o @pequenosretalhos. Qualquer dúvida, é só deixar aqui nos comentários ou me procurar nas redes sociais.

Obrigada por ter lido até aqui. Como você vai registrar suas leituras em 2022?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

LISTA DE LOJAS DOS MATERIAIS UTILIZADOS:

BooksDecor: https://www.booksdecor.com.br/index.html

Scrapmood: https://www.scrappmood.com.br/

Paperzone Queen: https://www.paperzonequeen.com.br/

Love Paper: https://www.lovepaperstore.com.br/

Life Paper: https://www.lojalifepaper.com.br/

Carol_AmoPapelaria (Instagram): https://www.instagram.com/carol_amopapelaria/

Universo Papéis: https://www.universopapeis.com.br/index.html

Papelaria da Gabis: https://papelariadagabis.com.br/home/

Maria Fulô Papelaria: https://www.mariafulopapelaria.com.br/

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lucy
8 meses atrás

Meu Deus, Mari! Cada vez eu gosto mais do seu Reading Journal! E eu que nem comecei o meu ainda!
Sucesso!
Bjos

Carol Mancini
8 meses atrás

Ficou ainda mais bonito, Mari! Que sucesso!