11
01
2021

Reading Journal: O Que É e Como Montar o Seu

Existem muitas maneiras de registrar suas leituras ao longo do ano e uma das mais legais é o reading journal. Eu costumo usar bastante aplicativos como o Goodreads ou o Skoob, porque sâo práticos e fáceis de usar. Porém, nem sempre me lembro de manter os perfis atualizados ou o livro que li não se encontra cadastrado. E como vocês sabem, eu sou uma apaixonada pelo mundo da papelaria e planners. Por isso, eu sempre soube da existência do método bullet journal e acompanho vários perfis e canais sobre o assunto.

Entretanto, o método nunca foi o que me atraiu nos vídeos e posts do Instagram, e sim a maneira como as pessoas utilizam seus cadernos para registrar suas rotinas. Gosto muito da parte da decoração e da utilização dos controles de hábitos, mas nem tanto da maneira de organizar as tarefas. Para isso, prefiro o planner. Por isso, quando conheci o reading journal, ou caderno de leituras, resolvi que ia tentar fazer um para 2021. Há algum tempo mostrei como montar um reading planner e um diário de leituras, vale a pena ler aquele post também para se inspirar.

O que é um reading journal ou caderno de leituras?

Um reading journal é um caderno ou bloco de anotações onde você vai registrar suas leituras. Esse registro normalmente envolve diferentes seções para manter as informações mais organizadas. Assim como o bullet journal, você pode escolher o que incluir ou não, de acordo com seus objetivos e necessidades.

Dessa forma, você pode utilizar seu reading journal para registrar quantos livros leu no ano ou no mês, quantas páginas leu no mês ou no dia, quais livros leu… Tudo o que você achar interessante registrar em relação às suas leituras, você pode incluir. Eu, por exemplo, tenho uma página dedicada aos favoritos de 2021 e uma em que vou fazer uma batalha de livros para no fim do ano escolher o grande vencedor, entre outras.

Os Registros Escolhidos para o meu Reading Journal

A minha primeira página é uma clássica, basicamente desenhei uma estante com várias lombadas de livro em branco. Dessa forma, conforme for lendo durante o ano, vou colorindo as lombadas e escrevendo os títulos (ou uma abreviação, se não couber). A ideia é ter um registro visual o final do ano de quantos livros eu li.

A segunda é a página onde vou registrar meus favoritos de 2021. Nessa página pretendo escrever os títulos dos livros que amei durante 2021. Achei interessante o registro, porque vivo esquecendo sobre os melhores livros que li. Assim, quando chegar no fim do ano, vou poder voltar e lembrar daqueles que me marcaram.

Em seguida, tenho a batalha de livros. Basicamente, irei escolher um livro por mês e, de três em três meses, escolho o melhor entre eles. Esses livros batalharão entre si sucessivamente até chegarmos no grande vencedor de 2021.

Continuando, dois registros que provavelmente me farão passar vergonha, mas tudo bem. São a lista dos baixados no Kindle e a lista de desejos. Fiz a de baixados no Kindle para ter o registro de quantos e-books eu baixei e quantos eu efetivamente li. Para vocês terem uma ideia, na primeira semana de janeiro, já baixei dois e li um. A de desejos é porque quero lembrar dos livros que serão lançados nesse ano que estou mais empolgada para ler.

Por fim, reservei um espaço para registrar os livros que recebi em parceria para ter um controle melhor dos que ainda faltam para ser lidos e criado o conteúdo.

Os Registros Mensais

A partir daí, minha ideia é dividir o caderno pelos meses do ano. Vou marcando a média de páginas lidas por dia e também os livros que li naquele mês. Pretendo montar uma mini ficha com as principais informações do livro que li, além dos principais pontos que quero comentar no post que publicar por aqui.

Existem outras páginas que já pensei em acrescentar ao meu caderno, como por exemplo um controle de séries literárias que quero ler ou uma TBR, ou seja, uma lista dos livros a serem lidos. Estou amando criar minhas páginas e exercitar minha criatividade, seja tentando desenhar, seja fazendo composições utilizando washitapes e adesivos. Sinto que no reading journal tenho ainda mais espaço para isso e curto bastante procurar inspirações no Pinterest ou então assistir tutoriais no YouTube ensinando como fazer lettering.

Como Montar o Seu

Para montar seu reading journal, tudo o que você vai precisar é de um caderno e uma caneta. Claro que você pode ser a louca da papelaria como eu e usar adesivos, washitapes, papel craft e todo tipo de caneta para deixar ele do seu jeitinho, mas isso não é necessário. Com um caderno e uma caneta, já dá para escolher quais os registros que você quer manter no seu journal e ir se organizando.

Eu recomendo um caderno pontilhado, porque os pontinhos ajudam demais na hora de fazer linhas ou deixar as letras mais ou menos do mesmo tamanho. Porém nada impede que você utilize um caderno pautado, principalmente se seu objetivo for escrever suas resenhas no caderno. Ou qualquer outro tipo de caderno, sem pauta, quadriculado… A decisão é sua.

Procure inspirações: eu tenho uma pastinha no Pinterest com várias. Outra maneira legal é assistir vídeos no YouTube sobre o assunto. E vá adaptando ao que você precisa. O seu caderno de leituras é uma ferramenta, use como é melhor para você.

E não tenha medo de errar. Porque vou contar um segredo: a gente erra e muito. Mas estou me policiando para entender que faz parte do processo. Seu reading journal não vai ficar perfeito logo de cara, mas o importante é tentar até encontrar a melhor maneira de fazer esse registro.

No fim do ano, se eu me manter firme no propósito de manter meu reading journal atualizado, vou ter um registro visual do meu ano de leituras e tenho certeza que vai ser bem legal folhear e lembrar.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lucy
Lucy
9 meses atrás

Mari, super me inspirei com a sua ideia! Eu sou muito desorganizada, acho bacana fazer um book journal para me orientar!

Alisson Gomes
9 meses atrás

Oi Mari, tudo bem?

Olha eu amei a sua ideia, mas, para ser sincero eu morro de preguiça de fazer essas coisas tão bem organizadas kkkk eu ate começo fazendo, mas, chega um momento que fico entediado e deixo de lado, mas eu de fato preciso ao menos me organizar para escrever os nomes dos personagens mais importantes das histórias, porque eu sempre acabo esquecendo alguns

Beijos!
<a href=”https://eitajali.blogspot.com”/>Eita Já Li</a>

cris
8 meses atrás

Oi Mari!
Comprei um caderno para 2021 também e estou anotando tudo que é relacionado ao livro e as leituras, o ano passado fiquei um pouco desorganizada em marcação, só soube quanto que li pelo Skoob. Vale muito a pena perder um tempo e escrever pois depois fico relendo algumas coisas é muito legal, algumas de suas dicas vou usar, obrigado. Parabéns pelo post e pelas informações, bjs!

milca abreu
8 meses atrás

ai eu acho lindo demais, inclusive estou fazendo isso agora pela primeira vez, mas não está tão fofo assim rsrs
adorei seu reading journal e parabéns pela criatividade <3