06
04
2017

Reading Planner – Como Eu Montei O Meu

Uma das coisas que mais gosto de fazer é ler. Porém, sem uma organização, minhas leituras acabam ficando bem confusas. Eu sou o tipo de leitora que lê mais de um livro ao mesmo tempo. E por mais que eu evite, se não estou envolvida na leitura, acabo abandonando-a. A vida é muito curta para perder tempo lendo livros chatos. A gente já é obrigado pela escola a ler muita coisa que não gosta. Não vou me forçar a fazer a mesma coisa nas minhas leituras de lazer. Por isso, montei um Reading Planner, ou, em português, um planner de leituras. Falei um pouco sobre ele no post sobre como planejar as suas leituras. Como eu havia prometido, vou falar agora especificamente sobre ele.

Montar um reading planner é fácil e vai ajudar bastante na organização das suas leituras.

Montando Meu Reading Planner

Eu montei um planner separado para as minhas leituras. Como eu tenho vários (problemas de quem é viciada) não foi difícil separar um. Peguei um planner argolado para a função, tipo um fichário, no tamanho A5.

Controle de Leituras

A partir daí, passei a definir o que era importante ter por ali. O controle dos livros que estou lendo era essencial. Claro, a primeira divisória do planner tinha que ser dedicada a isso. Para isso, estou utilizando dois inserts que baixei de forma gratuita. O primeiro é do blog Globo Literário. Esse eu uso para fazer uma lista rápida dos livros que eu quero ler e dos que eu já li.

Freebie do blog Globo Literário

Outro insert que eu uso é o que a Renata, do Uma Pamplona, disponibilizou no blog dela. Eu compartilhei na página do Facebook, onde eu compartilho vários freebies para planner, mas deixo aqui também o link pro post dela. É um insert bem completo. Eu uso a versão para quem tem blog literário, mas ela também tem uma para quem quer acompanhar suas leituras simplesmente.

The Bookworm Tracker, freebie do blog Uma Pamplona

Se você tem interesse em comprar inserts já impressos, a Magic Arts Studio tem um voltado para o controle de livros. Eu já usei o insert de lá no tamanho personal e achei de ótima qualidade.

 

Anotações Gerais

A próxima divisória do meu planner de leituras é mais simples, com folhas quadriculadas. Essa eu uso para anotar o que acho importante, para ler depois. Não uso muito, porque acabo usando mais meu diário de leituras, que é um caderno separado só para eu ir relatando minha leitura. Mas volta e meia aparece alguma coisa que eu acho que deve ser anotada lá.

Livros Abandonados

Uma outra divisória é a que anoto os livros que eu vou abandonando. A maioria dos livros que eu abandono estão em formato ebook. Talvez seja coincidência, ou talvez seja porque eles são mais baratos ou mesmo de graça, então não me sinto tão culpada. O bom de ter isso anotado é que você vai entendendo os tipos de livros e autores que você não lê.

Meus Gastos Com Livros

A última divisória é a divisória da vergonha. É onde eu anoto todos os livros novos que eu compro. Esse ano essa lista tá pequena, ainda bem, mas é sempre um perigo. Sabe aquilo de ter livros não lidos na estante e estar sempre comprando mais? Essa sou eu, culpada. Mas se tem uma coisa que tem ajudado a me controlar é anotar tudo que eu compro e os valores. Assim, eu vejo quando estou passando dos limites.

Outro recurso que uso bastante são os adesivos. Existem vários específicos para ajudar na organização das leituras. Os meus preferidos eu comprei numa lojinha do Etsy chamada Creating&Co. Foram mais caros, mas são ótimos para marcar quando comecei e quando terminei a leitura.

E foi assim que eu montei meu reading planner. Ele tem sido ótimo para me ajudar a planejar melhor minhas leituras. Mas, acima de tudo, estou me conhecendo melhor como leitora também. É estranho pensar, mas tem muita coisa que você não sabe sobre si mesma.

E vocês, o que acham importante colocar num planner de leituras? Se fossem montar um, como seria? Deixem nos comentários, quero muito mais ideias!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

 

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Bia Lourenço

Esses são os fichários mais fofos que eu vi na vida! Ai meu Deus, eu quero!!!! <3
Morri com a "divisória da vergonha". HAHAHAHA

Já disse isso e vou repetir, quero ser tão organizada quanto você quando eu crescer. HAHAHAHA

Beijos

Jaqueline Campos

Ahhh, que organização mais linda! Eu não tinha o costume de ler vários livros ao mesmo tempo, mas me peguei atualmente lendo três simultaneamente. Aí como gostei mais de um, já o finalizei e continuo enrolada com dois, heuhe! Enfim, adorei o seu planner, e ” A vida é muito curta para perder tempo lendo livros chatos.” – Disse tudo, moça! Grande beijo…

4sphyxi4.blogspot.com.br

letras e costuras

UAU! primeiro, achei lindo os inserts! já vou olhar aqui!!!
eu só leio no máximo 2 livros ao mesmo tempo. quase sempre um por motivo acadêmico e outro de literatura mesmo! pq eu fico embaralhada, num consigo!!!! :c
amei as capinhas também dos seus planners <3 um arraso!
ri alto com a divisória da vergonha! HAHAHAHA eu tb anoto o quanto gasto, mas coloco no meu bullet journal. e quando preciso fazer anotações ou algo pra lembrar, uso post its, coloco na primeira página do livro. já os acadêmicos, tenho um caderno normal mesmo, para fichamentos!
ótimo post! adorei 🙂
:******

Monique D. Chiarentin

Que lindo e organizado o seu reading planner! Amei <3
A capa ficou muito fofinha!

Beijos 🙂

Bruna Morgan

É muito útil um planner de leitura *-* Acho que também farei um, assim minha leitura ficará mais organizadinha huahua AMEI as capas de melancia!

Clayci

Mari eu fico babando nas fotos que vc publica com seu planner.
Eu fiz um pra mim, tentei usar.. MAS NÃO CONSEGUI me organizar hahha
Quero dar uma nova chance!

Fran Scandolara

Amei a forma como você se organiza <3
Onde você comprou o fichário argolado? Não encontro em lugar nenhum 🙁

Parabéns pelo blog!

Último Biscoito | Nayandra Ramos

Nossa que incrível! Assim como você eu baixei planners na internet pra usar e isso é uma das melhores coisa da vidaaa! Queria muito um fichário tamanho A5 pra colocar meu planner também, ainda não encontrei, tem algum site pra indicar?

Adorei esse tipo de organização. Eu também estou com a mania de ler mais de um livro por vez e sou muito igual a você quanto a livros que não me envolvem, me sinto meio mal, mas abandono. Eu acho que vou tentar aprimorar essa sua dica para séries e filmes também hahaha

http://www.ultimobiscoito.com

Tabata Shaiene

Esse ano decidi montar um planner geral e to amando! Nele anoto minhas provas, tem a parte de livros, onde coloco quais comprei, quais ganhei, quais li, quais abandonei … e ainda tem a parte pra blog literário que ta bem legal também. Vou dar uma olhada nesses seus links e quem sabe não coloque algo a mais no meu planner. Beijos.

liz

aii que amooooor esse planner! já vi alguns pra comprar mas nenhum fofo como o seu <3 eu quero fazer um de filmes, cinema, seriados…curti muito os adesivos tbm!

Débora Vicente
Que fichário mais lindo! Amei sua organização ❤️ No começo do ano eu abri mão da agenda pra usar planner, mas já me declaro culpada! Imprimi as folhas e não usei 1 sequer, kkkkk Não tenho costume de LER mais que um ao mesmo tempo (porque série vejo trocentas de uma vez só, haha), mas especialmente essa semana, optei por isso. Estava lendo um com mais de 600 páginas e a leitura dele estava me deixando enjoada, então peguei outro de genero (e tamanho) totalmente oposto pra dar uma “desafogada” Quanto a “divisória da vergonha”, passei a usar um apk… Ler mais
Kassia Gular

Que lindooo *-*
Amei, estou querendo montar um para mim também, ai que vem aquela grande questão, se comprar ou eu mesma fazer. Comprar ainda acho mais fácil porque sou muito detalhista e vou querer deixar completamente impecável…rs
Bjs ♥

Patricia Christmann

Muito lindos!
Adorei as dicas e acredito estar pronta pra ter o meu!

Beijinhos