25
01
2017

Utilizando Melhor Seu Planner – Planejamento Pessoal

Aí você resolveu começar 2017 com o pé direito e começar a utilizar um planner. Depois de investir em um ou então montar o seu (tem dicas aqui no blog sobre isso), você tá com ele lá, bonitinho. Mas como utilizar o planner? Qual a maneira de tirar o melhor proveito do seu planner? Aqui vão algumas dicas de quem já está há algum tempo nesse mundo. 

1. Encontre qual a melhor periodicidade para fazer seu pré-planejamento

O pré-planejamento é o momento quando você senta e organiza seu tempo. Basicamente, é quando você anota tudo o que tem fazer durante um certo período de tempo. A maioria das pessoas acaba fazendo o pré-planejamento semanalmente, mas algumas preferem planejar uma metade da semana e depois a outra. Outras preferem fazer o planejamento dia-a-dia, ou o “plan as I go”, como é conhecido na comunidade gringa. Não existe uma maneira certa ou errada, o importante é que funcione para você. Logo, se quiser, pode misturar uma ou mais maneiras de planejar. É interessante que você defina uma periodicidade e a siga, entretanto. Dessa maneira, você se organiza melhor.

2. Não desista de planejar

Pode acontecer que você não consiga seguir seu planejamento à risca. Vários imprevistos vão acontecer e, por mais satisfatório que seja ver todas as tarefas ticadas no planner, nem sempre isso vai se tornar realidade. Isso pode desanimar mas o jeito é não desistir. Outra coisa que a gente aprende depois de começar a usar um planner é organizar as tarefas de modo a aumentar a produtividade. É mais fácil, depois de colocar tudo no papel, entender quais tarefas vale a pena fazer no mesmo dia ou quais realmente é melhor reservar dias diferentes para a realização, por exemplo. Mas isso só é possível se você não desistir.

3. Não se prenda no que não funciona para você

Talvez você, como eu, considere decorar o planner algo que relaxa, quase uma terapia. Porém, para muitas pessoas, a decoração acaba sendo uma distração para o planejamento. Se esse for o seu caso, não hesite em deixar adesivos e washi tapes de lado. Eu posso me tornar repetitiva, mas já vi tanta gente ditando regras no mundo dos planners que faço questão de deixar isso bem claro: o mais importante é encontrar o que funciona para você. Os posts sobre planner aqui do blog são exatamente para tentar mostrar as várias maneiras de se planejar. Assim, você pode ir conhecendo cada uma delas e testar o que agrada mais. Por exemplo, tá na moda fazer bullet journal. Eu já tentei e para mim, não funciona.

4. Use seu planner todo dia

Não é necessário que você faça o pré-planejamento todo dia, mas tem que dar uma olhada nele todo dia. É importante para ver o que vai acontecer no dia seguinte, para observar as tarefas que você tinha se programado a fazer e ver o que foi realizado e o que teve que ser deixado para depois… Você também pode, por exemplo, anotar as encomendas que chegaram e outras tarefas que surgiram naquele dia. Fora que a lista de afazeres normalmente é preenchida no dia anterior. O planner começa a funcionar melhor se você abre ele todo dia. O ideal é que você carregue ele com você, mas caso isso não seja possível, pelo menos no fim do dia, observe tudo o que escreveu.

Espero que essas dicas ajudem para que você tire o máximo de proveito do seu planner. Uma vida mais organizada é uma vida mais calma.

O que mais vocês gostariam de ver por aqui? Deixe nos comentários!

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Valentina Navarro
Eu amo planners! Minha best friend imprimiu um da net pra mim ano passado e que dá pra esse ano, daí estou amando e escrevo tudo nele, tudo, tudo, tudo. Acho que isso prova que não é difícil se organizar se vc tiver as orientações corretas. Adorei as suas dicas, eu realmente peguei o hábito de planejar a semana todo domingo de noite e minha semana começa péssima se eu não faço isso! Todo ser humano devia a começar a vida com um planner do lado, como requisito obrigatório, e nem sai caro se você der uma pesquisada na internet.… Ler mais
letras e costuras

adoro posts sobre planners, organização, dicas etc! é tudo! :***

Káh Souza

Amo Planners! Sou louca para ter um, acho tão fofo e amo organizar,então seria otimo. Qeuro logo ter um para mim! amei seu post,com certeza ajuda muito!

Ilmara Fonseca

Olá! O seu planner é igualzinho ao meu, da Meg e Meg! Eu tenho tentado desde 2016 me tornar uma pessoa mais produtiva e organizada e o uso de planner, como de outras ferramentas de organização tem me ajudado bastante. Adorei as dicas! Beijão!

luana souza

Eu não costumo usar planner… na verdade, nunca usei! O maximo que eu tenho é um fichário onde eu me organizo e anoto tudo que anda acontecendo; posso chamá-lo de planner-journal hehe 🙂

Claro que suas dicas podem ser usadas para muitas outras coisas, tipo agendas <3 adorei o post!

KARINE

adorei seu post! fiquei muito tentada a entrar no mundo dos planners em 2017, mas acabei resistindo a tentação de comprar algum dos modelos maravilhosos que vi, e preferi aderir ao buJO, porque acho que ele vai se adaptar melhor ao que eu preciso. mas vamos ver, né? esse ano é meu primeiro testando esse método tb, e como você disse: a gente tem que achar o que funciona melhor pra gente.

Karen

Ameiiiiiii! Já quero um pra por em prática suas dicas, só me falta o dimdim, porque eu nunca gosto dos disponibilizados de graça. 🙁

Amanda

Não sei se é a mesma coisa, mas eu uso uma agenda, eu NECESSITO de uma agenda na minha vida. Não sei ser eu sem uma, fico toda perdida. Andei procurando uns para imprimir, vou testar algum dia como é usar um planner.

Amei seu blog 🙂

http://barrados-nobaile.wixsite.com/meusite

Amanda

Só queria dizer que tem dois comentários no meu comentário ali em baixo e eu não sei porque, eu acho que meu computador me odeia. hahaha Beijos

Laysa

Eu tenho Que começar a me organizar, adorei seu post.

Karoline Coimbra

Olá!!

Eu nunca utilizei planner, na verdade tenho costume de anotar as tarefas do dia em qualquer agenda mesmo. Adorei as suas dicas e estou com vontade de montar um, pois planner é muito caro e vendo o seu surgiu a ideia de montar com um fichário. Quem sabe não da certo, não é mesmo? Adorei as dicas

Beijos!!

Fernanda

Cara, estes posts e vídeos de planner estão me deixando com muita vontade de ter um Haha adorei o post ❤️

Francine

Amei as dicas ♥ Esse ano resolvi investir em um planner, e vou admitir que não estou usando ele da maneira certa. Ê vou usar a sua dica de olhar ele todos os dias ♥ Acho que dará mais certo mesmo rs Beijos

Gabriel

Eu amo planners, mas não consigo seguir muito eles. Mas neste ano creio que será diferente, já comecei a me organizar melhor e bom, mão na massa né?!

Isabelle Felicio

Eu amo usar adesivos, decoração super funciona pra mim. Na verdade, acho que se não decorar nem consigo fazer as coisas. E acho muito legal isso de fazer testes. Eu tentei bujo e adorei, pretendo tentar de novo, mas usar o planner é maravilhoso. Eu gosto de escrever todas as coisas que tenho que fazer nas anotações da semana e depois vou distribuindo nos dias.

Lukas Reis

Eu amo planner, e amo decorar planner!
Ano passado usei um da Isabelle do blog Globo Literário, e no fim do ano ele ficou todo decorado, cheio de adesivos e post-its haha
Adorei seu post, muito bem explicado haha
Beijoxx!

Rebeca

Amei suas dicas!! Eu sempre tento usar um planner e nunca consegui, deve ser pela minha falta de organização etc. Mas vou começar a seguir essas dicas!!
Beijos
https://oceanosdeideias.blogspot.com.br

Beatriz

Eu não tenho planner mas todo ano eu faço um caderninho com as coisas do blog. Ideias, metas e etc. Esse ano eu quero colocar minha listinha de livros e filmes vistos, wishlist e uma parte para finanças, coisinhas legais do mês e tals então vai virar meio que um planner. HAHA E quero usar bastante anotando tudo para lembrar de algumas coisas quando chegar o fim do ano, sabe? Tava vendo uns vídeos de como decorar e tô bem animada com a ideia de fazer meu caderninho de 2017 mais bonitinho no estilo planner. Espero aproveitar bastante ele. <333

Amanda Querobino Cordeiro

Olá!
Que matéria ótima, muito boas as dicas de organização!!
Amei muito as fotos também, super fofas!
Gostei da ideia de não nos prendermos ao que nao funciona pra gente, afinal tantaas vezes seguimos os modelos de organização dos outros mas acaba nao funcionando, o melhor é sempre adaptar pra nossa rotina mesmo!

Beijos e Sucesso!

AMANDA ALMEIDA

Oi Mari, tudo bem?
gostei muito das suas dicas. Adquiri um planner há pouco tempo e estou tentando utilizá-lo todos os dias pra não desanimar.
Abraços,
Amanda Almeida

wpDiscuz