10
06
2016

Você Precisa Mesmo de Um Relacionamento?

Dia dos namorados chegando e é aquele desespero na timeline do Facebook, do Twitter e na rodinha de amigos: quem está namorando, sai caçando ideias para ter um dia dos namorados especial, e quem está solteiro, começa a querer achar um parceiro o mais rápido possível, para não ficar sozinho no dia mais romântico do ano. Eu, porém, comecei a me perguntar: será que todo mundo precisa mesmo de um relacionamento?relacionamento

Não me levem a mal, não sou contra relacionamento nenhum e acho super legal os casais que se dão bem e são verdadeiros parceiros um do outro. É ótimo ter alguém do seu lado que lhe completa, que faz você procurar ser cada dia melhor, que escuta os seus problemas e que dá conselhos quando você precisa. O problema é que vejo cada vez mais pessoas entrando em relacionamentos simplesmente por medo de ficar sozinhas e aí o que era para ser algo muito legal acaba que só tira o sabor da vida.

Por isso, na contramão de outras dezenas de blogs que vão, nesse dia dos namorados, propor para você, leitor, que não desista, que o amor vai acontecer para você, eu venho trazendo uma reflexão: será mesmo que um relacionamento é a melhor coisa para você nesse momento?

Toda a sociedade acaba pressionando para que você encontre sua metade da laranja. Os filmes, livros e novelas estão aí para afirmar que o único final feliz é aquele em que você encontra o príncipe ou a princesa encantada e vão os dois juntos cavalgando em direção ao pôr-do-sol. Parece que a única maneira de se alcançar a felicidade é se casando. Mas será que essa é a única maneira de ser feliz?

Cansei de aconselhar amigas minhas que estavam em dúvida entre duas pessoas a ficarem sozinhas. Porque na maioria das vezes, na pressa, você acha que ficando com alguém é o único caminho e esquece que existe sim a opção de tirar esse tempo para você. Se existe a dúvida entre duas pessoas, é porque nenhuma delas realmente chamou a sua atenção. Então, por que não dar tempo ao tempo?

Descubra-se. Quem é você quando não está com ninguém? O quanto você se define de acordo com o seu parceiro e como você se define por si só? Tem gente que perde totalmente a identidade quando está namorando, parece que se molda de acordo com os gostos do parceiro. Uma maneira de evitar isso é saber quem é você primeiro. Um jeito de se doar para um relacionamento é não se perder dentro dele.

Dê ao namoro a importância que ele tem, nem mais, nem menos. É uma parte importante da sua vida e pode trazer inúmeras alegrias, mas não deve ser seu centro. Você nasceu para algo muito maior do que achar seu príncipe ou sua princesa encantada. Encontrar alguém para dividir tudo isso é maravilhoso, mas não é essencial nem vai resolver todos os seus problemas.

Por isso, antes de sair procurando por um relacionamento nessa véspera de dia dos namorados, ou em qualquer outro dia do ano, avalie se é mesmo o melhor caminho para a sua vida. Às vezes, vale mais a pena deixar essa ideia de lado e procurar outras oportunidades. Existem milhares de maneiras de ser feliz. O felizes para sempre dos contos de fada é apenas uma ilusão. A realidade é construída todos os dias e não apenas resumida no “para sempre”.

E às vezes, você precisa mais de um chocolate quente ou até de uma xícara de café. 😉

cafepfvr

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Subscribe
Notificar-me quando houver
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

55 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vera
6 anos atrás

Adorei Mari!
Concordo com tudo!
beijos

THAIS
6 anos atrás

Adorei!
Falou tudo! Vejo muita gente com relacionamentos “falidos” justamente por causa disso: estar em algo que não deveria nem ter começado.
Estar em um relacionamento não é fácil nem quando você ama loucamente alguém, imagina se for só pq você está querendo tapar um buraco então?!
http://www.adivinhahoney.com.br

THAIS
6 anos atrás

Ahhhhhhhhhhhhh preenchimento automático me zuou ali em baixo! hahahha

Thamyres Gambim
Thamyres Gambim
6 anos atrás

Muito bom e reflexivo. Com a chegada do dia dos namorados as pessoas ficam desesperadas por um namoro. É horrivel. Às vezes é melhor estar sozinha do que com alguém que nos faz mal. Somos nossa melhor companhia.

Larissa Alves
6 anos atrás

Adorei, eu namoro a quase dois anos mas compartilho da mesma opinião que você e sempre dou o mesmo conselhos as amigas solteiras, é como diz o ditado antes só do que mal acompanhado rs. Também acho super chato quem começa a namorar e muda totalmente de personalidade para agradar o parceiro(a), quando a gente namora é fato que muitas coisas mudam e pode ser que até alguns pensamentos mas isso tem que partir de você e de sua realização pessoal e não para agradar o outro. Ótimo texto.

Beijos.
Larissa | http://www.feminicesdalari.com

Karoline
Karoline
6 anos atrás

Eu AMEI esse texto. É bem o que eu penso. Eu sou feliz com meu namoro, mas isso não significa que todo mundo deva sair namorando também. Inclusive, se isso me fizer cuidar menos de mim, é hora de terminar. Essas coisas vem para agregar e não para completar. A gente tem que ser completo por nós mesmos, temos que ser feliz sozinho pra poder ser feliz em casal. E se a gente não é, ou se gosta de estar sozinho, então tem que ficar, tem que se amar e aproveitar cada momento da nossa ilustre companhia ♥

Indahiá Santos
6 anos atrás

Adorei, falou exatamente TUDO !!! Existe milhares de maneira de ser feliz <3 melhor frase ADOREEEI

Cíntia de Melo
6 anos atrás

muito bom o post! estou muito feliz com meu namoro, mas eu também era inteiramente feliz solteira. Acho que isso que me ajudou a encontrar alguém especial <3

Beatriz Aguiar
6 anos atrás

Texto muito lúcido, Mari. Concordo que as pessoas não tem que se relacionar por obrigação. Tudo tem o seu tempo certo. Nem antes, nem depois. Bacana essa proposta coletiva do grupo. ♥
P.s: chocolate quente ou uma xícara de café tem amor de sobra pra gente! HAHAHAHAH

Um beijo grande!

Isabelle Felicio
6 anos atrás

Eu nem consigo acreditar que pessoas fazem isso. Eu nunca me senti pressionada pela sociedade a ter um namorado no dia dos namorados e nem em nenhum outro momento, e não acho normal uma pessoa que se sinta assim. Sei lá, acho que falta um hobbie ou algo assim na vida de quem pensa dessa forma :s

Flavi - Memórias de uma Guerreira
6 anos atrás

Taí!Agora sim eu vejo uma postagem decente!
PENSO EXATAMENTE IGUAL A VOCÊ!
E sempre me frusto dando conselhos que nunca serão ouvidos.
Até que aprendi a filtrar essas coisas.
E olha, chamo isso de amadurecimento. Muita gente cresceu desse detalhe.

Gabbe
6 anos atrás

Gostei muito do texto, penso que como você disse, devemos dar a importância certa pro relacionamento, mas temo que as vezes seja muito controladora e gaste tempo que deveria pensar em mim, pensando no meu relacionamento :c

Fernanda Pereira Silva
6 anos atrás

Acho muito triste saber que algumas pessoas querem namorar por medo de ficarem sozinhas e não por gostar do outro, mal sabem elas que o amor mais bonito é o próprio.

Mariana
6 anos atrás

Achei essa texto bem importante, principalmente para os desesperados que aparecem quando o dia dos namorados está se aproximando.
Bate aquela famosa bad, mas eu me recuso a começar um relacionamento só pela pressão da sociedade e só para passar o dia acompanhado. As pessoas esquecem o verdadeiro significado, tirando toda a estratégia de marketing pra vender horrores, que é celebrar o amor, e não arranjar alguém só pra mostrar para os outros e para não ficar sozinha.

Mariana Fialho
6 anos atrás

Será que isso tem a ver com o nome? Porque sério, concordo com tudo o que você disse! hahah Eu sempre vejo pessoas agindo como se não pudessem viver sem um namorado. Inclusive, ontem mesmo vi algumas “piadinhas de sofrimento” por não ter ninguém no dia dos namorados e pensei nisso: é vital ter um relacionamento? E concluí que não. É claro, se a pessoa encontrou alguém que ama, tudo bem. Mas estabelecer um “relacionamento” pra dizer que tem um é inexplicável! Como a pessoa viveu até então? Acho que falta amor próprio nas pessoas. Falta identidade. Quando cada um… Ler mais

Polyanna
Polyanna
6 anos atrás

Difícil ler coisas e se identificar, né?! 🙁
Concordo MUITO com você. Preciso melhorar muito ainda nessa vida…rs

Carolina Delacroix
6 anos atrás

Gostei muito do seu texto, às vezes eu me pego pensando se era mais ou menos feliz quando era solteira!

As vezes me surge a dúvida, se eu preciso ou não de um relacionamento. :/

Beijos

http://www.senhoritamarmelada.com/

Priih
6 anos atrás

Achei muito bacana você mostrar o outro lado da história, ou melhor, da felicidade, Mari! Já passei por relacionamentos que só me deram dor de cabeça (e ainda estou sendo generosa), consumiam a minha vontade de fazer as coisas como eu realmente queria, me magoavam… enfim. Hoje estou solteira. Às vezes, ao ver casais fofos e que REALMENTE deram certo, me bate uma bad, mas automaticamente busco os lados positivos de não estar num relacionamento. Tudo tem seu lado bom e ruim, né? Precisamos apenas olhar mais para nós mesmos e enxergarmos isso, ao invés de tentar incansavelmente encontrar alguém… Ler mais

Pollyanna
6 anos atrás

Tudo real!
Viver o presente, e o se tiver que ter alguém ele aparece sem avisar. As melhores coisas da vida não são procuras, elas vem do nada.
<3

Erica Oliveira
Erica Oliveira
6 anos atrás

A própria sociedade pressiona demais, eu por exemplo, tenho 34 anos e sou vista pelos mais velhos como solteirona. A sorte é que tenho uma cabeça super legal e consciência de que não preciso de relacionamento para me sentir feliz ou completa. E como vc disse isso não quer dizer que eu seja contra relacionamentos 🙂

Kari
6 anos atrás

Concordo com você. Aliás, acho que “ir procurar um amor” nunca é saudável. Não é algo que a gente sai correndo atrás, como nossa carreira, nossos objetivos, mas sim algo que acontece. Eu sei que não é muito o que quem sonha com um relacionamento gostaria de ouvir, mas é isso mesmo; acontece. Dito isso, eu também já busquei muito relacionamento, pelas razões que você disse; medo de ficar sozinha feat. pressão da sociedade. Posso garantir que não dá certo. Acabei ficando com gente que eu não gostava de verdade ou que tinha pouquíssimo a ver comigo (dai você acaba… Ler mais

Plataforma Viajante
6 anos atrás

Lendo o teu texto, me veio em mente outra coisa. Na verdade, o que mais vejo são pessoas fugindo de um relacionamento. Às vezes, até se apaixona por alguém, mas prefere acreditar que estará melhor curtindo tudo e todos, ao invés de compartilhar momentos com a pessoa amada. Namoro por quase 10 anos, e já ouvi muito disso. haha Não há nada de errado em não estar namorando, mas assim como também não há em estar namorando. Se a pessoa estiver feliz, é o que importa, e não as opiniões exteriores. Seria maravilhoso se as pessoas entendessem o real sentido… Ler mais

Djessica
6 anos atrás

Amei seu texto. Eu fui na contramão igual você e também fiz um post sobre o tema rs.
Te convido a conhecer meu blog http://www.maisfeminice.com.br

beijos

Erika
6 anos atrás

Oie, tudo bem? Apesar de estar namorando a bastante tempo, penso da seguinte forma, só devemos entrar em um relacionamento quando ele nos faz pessoas melhores e quando podemos fazer a outra pessoa crescer também, afinal um relacionamento é uma estrada de duas vias, você dá, você recebe. Quando damos mais, ou recebemos mais, e a balança pende mais para um lado, em um momento ou outro um dos dois se sentirá vazio, deixado de lado, ou que não está sendo correspondido e aí a relação pode acabar. Acredito também que para namorar, casar, é necessário ter maturidade, se formos… Ler mais

Isabele
6 anos atrás

Que post maravilhoso, Mari. De uma lucidez sem tamanho. Nós mulheres fomos ensinadas que o ideal de sucesso é ter um marido, que mulher sozinha é incompetente. E acabamos por ter pavor de passar pela vida “sozinha”. Na minha família tem muitos casos de mulheres que preferem o lixo a ficarem solteiras. Lamentável.
É bem como você disse, dar ao relacionamento a importância que ele merece. Nem mais nem menos. E nunca mais do que o amor próprio.

Stephanie Ferreira
6 anos atrás

Amei este texto! Tenho amigas que ficam tão desesperadas no Dia dos namorados que ficam o dia todo off para não ficarem triste e eu fico?? mas gente, você não precisa de ninguém pra ser feliz, só de você mesmo. É bom namorar, casar, etc? É. Mas não é o segredo da felicidade não

Beijão Mari

Vanessa Bayer
6 anos atrás

Quem dera se as pessoas pensassem como você, aliás, acho tão complicado esse assunto… Essa história de dia dos namorados, pra mim, é só mais uma data comercial, ainda mais no Brasil, que começou a comemorar a data de fora também. Eu penso assim, presente se dar a qualquer momento e quando pode, não quando precisa. Estar com alguém é sempre muito complicado, principalmente nessa história de vida a dois… As pessoas deveriam pensar em felicidade e não em necessidade… Um beijo grande ♡

Paloma Silva
6 anos atrás

Às vezes, tudo o que a gente precisa é da comida que mais gostamos e uma maratona maravilhosa de alguma série. hahahahaha. Eu nunca namorei (é, tenho quase 21) maaaas, ao ler seu texto e pensar sobre a vida que levei/levo, namorar seria um problemão agora. E, para minha alegria minha vida já está cheia de problemas que estou com dificuldades em resolver, então…. Não é o melhor momento e isso não me faz mais ou menos mulher ou qualquer outra coisa. É engraçado esse fardo que a vida/sociedade coloca na gente.

Muito bom sua reflexão!

Bjss

http://www.silenciosahighway.com.br