13
01
2017

Acabei de Assistir: 3%

Esse ano, a Netflix trouxe uma baita novidade: a sua primeira série original brasileira. E 3% veio com uma história meio distópica, do tipo que não é muito comum aqui no Brasil. Pode ser que você tenha desanimado após ler algumas críticas negativas, mas esqueça elas. Vale a pena sim assistir 3%.

A História

A série conta a história de uma sociedade dividida entre o Lado de Cá e o Lado de Lá. O Lado de Cá é o continente, onde vivem 97% da população numa situação de pobreza e miséria. O Lado de Lá é para onde vão os 3% selecionados após passarem pelo Processo. O Maralto, como é chamado, é um lugar onde as pessoas são ricas, tem condições de se vestir bem, onde a medicina é muito melhor… Ou seja, basicamente um paraíso.

Quando os jovens do Lado de Cá completam 20 anos, são chamados para passarem pelo Processo. Existem várias etapas para garantir que o selecionado mereça ir para o Maralto. São entrevistas, exames e as mais diferentes provas, onde são testadas suas habilidades físicas, psicológicas e também seu senso de moral.

Vou ser sincera: quando comecei a assistir, achava que as provas iam ser ao estilo de Jogos Vorazes, todo mundo se matando para conseguir entrar para os 3%. Mas não é bem assim. Algumas das provas são bem violentas, sim, mas nenhuma tem a função de matar o candidato. Sinceramente, achei isso bom e bem mais crível.

Os Personagens

A série nos apresenta, em seus 8 episódios, personagens dos dois lados. Entre o grupo dos candidatos, está Michelle, que aparentemente quer ir para o Maralto se encontrar com seu namorado. Entretanto, logo descobrimos que não é bem assim. Temos Fernando, um cadeirante que acredita no Processo sem pestanejar. Temos Rafael e Joana, personagens que farão de tudo para conseguir seu lugar no Maralto. Temos Marco, que conta para todos que sua família inteira passou pelo Processo. Do outro lado, conhecemos Ezequiel, o chefe do Processo e Aline, funcionária que está ali para observá-lo e preparar um relatório. Logo descobrimos que no Maralto a politicagem corre solta e que as pessoas também fazem tudo se manter no poder. Ah, e do Lado de Cá também temos a Causa, movimento que se opõe ao Processo por acreditar que todos merecem, não só 3%. E pode ser que eles estejam tentando se infiltrar no Maralto.

A história é muito boa, com muitas reviravoltas, mas sim, existem pontos fracos. Um deles diz respeito ao português perfeito que todos falam. Às vezes, uma atuação ou outra parece um pouco forçada. Ou ainda, ao fato de que apesar de eles viverem inclusive num racionamento de água, seus dentes são perfeitos. Por isso, nem todas as críticas negativas não são merecidas. O problema é que muitas não teriam sido feitas se a série fosse americana. Parece que os críticos são mais ferrenhos e implacáveis com as produções nacionais.

Fazendo algumas críticas a um Processo que seleciona 3% para usufruírem de melhores condições, 3% ganhou sim meu coração. Quero muito saber como a história continua, já que a série foi renovada para uma segunda temporada. E convido você, que ainda não assistiu, a dar uma chance.

Todos os episódios da primeira temporada de 3% já estão disponíveis na Netflix.

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Ana Claudia

Eu adorei 3%! Claro que, a atuação e a produção não são as melhore, mas a primeira temporada de nenhuma série é a TEMPORADA MAIS BEM PRODUZIDA DE TODAS… Geralmente conforme a série vai fazendo sucesso, vai aumento o patrocínio e a quantidade de investimento nela… A série é ótima, e só tem como melhorar! Só tô esperando para ver a próxima temporada e descobrir o que a Michelle vai aprontar!

Ana Letícia

Olá, andei lendo algumas resenhas sobre 3% e percebi que essa serie deixou o pessoal bem dividido e isso aumenta mais a minha vontade de assistir. Gostei muito da sua resenha, tem tanto o lado positivo quanto negativo, acho que as falhas do roteiro não vão me incomodar se o roteiro for envolvente.

Tchau e até logo. ^-^

lua

Mesmo com todas as criticas eu quero ler!

wpDiscuz