18
08
2017

Acabei de Ler: Minha Vida Fora dos Trilhos – Clare Vanderpool

Minha Vida Fora dos Trilhos não é o primeiro livro da Clare Vanderpool que eu leio. A Darkside Books já tinha publicado no Brasil outro livro da autora, Em Algum Lugar nas Estrelas. Inclusive, já falei sobre ele aqui no blog. Portanto, quando vi o novo lançamento, fiquei bem interessada na leitura. Gostei bastante da obra e vou compartilhar com vocês a minha opinião aqui no blog.

Título Original: Moon Over Manifest
AutorClare Vanderpool
Editora: Darkside Books
Páginas: 305
AdicioneSkoob | Goodreads
Para comprar, clique:

A História de Minha Vida Fora dos Trilhos

Nesse livro, Clare Vanderpool nos apresenta a Abilene Tucker. Ela tem 12 anos e vivia com seu pai, Gideon, de cidade em cidade. Isso acontecia porque o pai trabalha com construção e reparo de trilhos de trem. Porém, após Abilene se machucar, ele decide mandá-la para passar um tempo na cidade de Manifest, Kansas. Lá, ela fica sob os cuidados de Shady, pastor interino da cidade.

Abilene quer muito que seu pai volte para buscá-la, mas tem medo que ele a esqueça na cidade. Ela encontra então, perdida num vão em seu quarto, uma caixa com várias cartas e objetos. Quando começa a trabalhar para a Srta. Sadie, a vidente da cidade, e a mulher passa a contar a ela uma história, Abilene vai entendendo como os objetos se encaixam na história. E com a ajuda de velhas colunas do jornal municipal e as histórias da Srta. Sadie, ela vai conhecendo melhor o passado de Manifest.

Sobre A Leitura

A história na verdade é contada em dois momentos diferentes. Existe a história de Abilene, que acontece em 1936; e a história de Ned e Jinx, os personagens principais da história da Srta. Sadie e das cartas que Abilene encontrou, em 1918. Também é enriquecida através de recortes de jornal e propagandas que circulavam na época. E visualmente é muito bonito (uma edição da Darkside não seria diferente) mas para mim, atrapalhou um pouco a leitura.

Aliás, confesso que para mim, a história demorou bastante para fluir. Eu meio que sentia que deveria me forçar para ler mais algumas páginas. Por isso, demorei bem mais para ler esse livro do que é o normal para mim. Para falar a verdade, até interrompi a leitura para ler Desejo à Meia-Noite. Foi só nas últimas 100 páginas que senti um pouco mais de fluidez.

Outro ponto que me atrapalhou foi a grande quantidade de nomes e personagens. Somado a isso o fato que haviam basicamente duas histórias acontecendo paralelamente, a leitura tornava-se um pouco confusa. Lembrar de vários personagens e ter que voltar a eles é algo que não ajudou.

Pontos Positivos

Porém, a leitura também teve vários pontos positivos. Gostei muito da personalidade de Abilene e de como ela vai se adaptando a Manifest. É interessante que a história seja do ponto de uma criança de 12 anos, pois isso fica claro na maneira como ela entende o mundo a sua volta. Ela faz amizade com outras duas meninas, Lettie e Ruthanne, e elas se metem em aventuras, como aliás deveriam todas meninas de 12 anos.

Os personagens adultos, apesar da grande quantidade, também foram bem desenvolvidos e tem uma função na história. É possível perceber como cada um tem uma personalidade própria e como alguns aparecem na história em seus dois momentos.

Por fim, a resolução da história é muito boa. Quando passado e presente começam a se alinhar e tudo parece fazer sentido, a leitura começa a valer a pena. E dá para acabar o livro com o coração cheio. O fim é emocionante.

É uma boa leitura, mas não se tornou uma das minhas favoritas devido a meus problemas com a obra em seus primeiros capítulos. Porém, tenho certeza que muitos de vocês não se sentirão da mesma maneira, por isso recomendo a leitura.

Vocês já leram esse livro? O que acharam?

Siga-me por aí:

Twitter | Facebook | Instagram

Skoob | Goodreads

Deixe um comentário

Notificar-me quando houver
avatar
Juliana

Eu também tenho problemas para lembrar dos personagens quando eles são muitos. E isso acaba atrapalhando a minha imersão na história também porque não sei direito sobre quem está sendo falado.
Ainda não li nenhum dos livros da Clare Vanderpool, mas tenho curiosidade com os dois. E fiquei ainda mais motivada sabendo que o final do livro é bom! Fico muito frustrada quando tô gostando de uma história e ela termina de um jeito não muito bom.
Depois que ler te conto o que achei! 🙂

Beijos!

Ariane Eleuterio

Amei sua resenha, a forma como vc analisou o livro com os pontos negativos e positivos sem detoná-lo. Que bom que no final valeu a pena
Essa capa esta linda, quero mto ler ele.

Aproveita para participar do clube do livro no meu blog, esse mês é o livro da dark side e vc pode participar do sorteio.

Beijos
Blog LivrosdaNane

lara torch

olá, amei sua resenha e amei a capa do livro serio S2 acho que vou ler mais por causa da capa rsrs

Andrea Morais

Olá!!
Ainda não tive oportunidade de ter contato com a escrita dessa autora, mas só ouço elogios a respeito do trabalho dela, você foi a primeira pessoa que trouxe algumas críticas construtivas que destoam desse parecer de “essa autora é perfeita”, algo que acho muito, muito válido para que possamos fazer uma leitura crítica e reflexiva de verdade.
Obrigada pelas considerações!

Déborah

Mari, eu li o primeiro livro da autora e eu senti ele muito arrastada.
Pelo que você disse acho que também sentiria esse lento e não sei se gostaria, pois não curti tanto o outro.
Mas quem sabe mais para a frente dê uma chance a ele.

Camila de Moraes

Olá!
Estou curiosa sobre essa obra. Acho que ficaria meio perdida também com tantos personagens. Espero não ter dificuldades em engrenar nessa leitura pela lentidão dos primeiros capítulos.
Beijos!

Marcia Lopes

Olá!
Parece ser, pelo que entendi uma história dentro da história rs
Achei bastante curioso e me deu vontade ler apesar de sua ressalvas.
Bjs

Isabela

Oi! As edições da Dark Side são maravilhosas, essa capa está linda! Mas acho que também me atrapalharia um pouco com a grande quantidade de personagens e não sei se teria terminado o livro caso tivesse interrompido a leitura para ler outro após achá-lo lento. Acho que acabaria a abandonando..
Beijos

Fábrica dos Convites

Oi Mari, já conheço o livro, mas não o li ainda. Tem enredos que me confundem também com muitos personagens, tem alguns que não, isso depende. Esta visão de narração ser de uma criança de 12 anos é um ponto que achei interessante.
Bjs, Rose

Kênia Cândido

Oi Mari.

Eu estou bem curiosa com este livro. É uma pena que a história demorou bastante para fluir. Mesmo assim ainda quero dar uma chance para a história, principalmente porque ainda não li nada da Clare Vanderpool. Parabéns pela resenha.

Bjos

Rafaella Viegas

Oiiii tudo bem??

Tenho dificuldade de engrenar em leituras dos livros da DarkSide e pra piorar, eu tenho todos, e tô sempre comprando, pois acho as edições maravilhosas!!!!
Ainda não peguei esse pra ler, mas já vi resenhas positivas, mas acredito que possa ser mais massante mesmo.
Adorei a sinceridade e a resenha.
Bjus Rafa

Ana

Então, já li o outro livro dela e não curti muito. E pela sua resenha, percebi que também não vou curtir muito esse….
É bem YA os livros dela e essa vertente literária não me agrada muito.
Gostei de conhecer mais sobre o livro aqui no seu blog. Me deixou mais preparada! 😀

Beijinhos

#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/

Morgana Brunner

Mari ter problemas com personagens para lembrar já se torna meu segundo nome menina, esse é um dos livros que fiquei bem curiosa para ler, ainda mais sendo da tal editora linda, eu não li o outro livro, mas sei que iria gostar, você sempre traz ótimas imagens.
Beijinhos

Tais Burigo

Oi tudo bem?
Menina assim como você eu tenho um trabalho danado para lembrar nome de personagens viu? E quando são muitos pior ainda e isso faz com que eu desista da leitura 🙁 Mesmo vendo que também há vários pontos positivos a leitura não me chamou a atenção e vou deixar passar a dica.

Beijos

Lucy

Oi, Mari!
Confesso que não me chamou a atenção. Acho que pelos problemas que você mencionou, eu também ficaria bem incomodada. Deixo para a próxima, então.
Bjs
Por essas páginas

Dai Castro

Eu gostei bastante da obra mari e fiquei com vontade de conhecer o outro livro da autora. A história não tem muitas reviravoltas então acaba ficando um pouquinho lenta mesmo, mas eu me dei bem com o ritmo e achei o finalzinho bem emocionante também!
Beijos ♡
Colorindo Nuvens

Ana Caroline

Olá, tudo bem? Nossa, acredita que não fiz nenhum link da autora com o outro livro? Chocada hahaha Leitura inicial que não flui é bem ruim, e confesso que melhorar só nas 100 páginas finais é ruim. Por ler muita fantasia, já estou acostumada a gravar diversos nomes, então isso não seria problema para mim. Aliado a personagens bem construídos, no que você diz ter gostado, isso me anima mais a ler. Dica anotada e ótima resenha!
Beijos,
http://diariasleituras.blogspot.com.br

Ana Lícia

Eu já li um livro da autora e foi agradável, mas ainda não sentir vontade de ler este. Mas gostei muito de saber mais do enredo, pois não tinha ideia do que se tratava. Gostei muito da sua resenha, e compraria para dar de presente, pois espero logo uma leitura gostosa. 🙂

Mara

OI, Mari! Achei a capa do livro lindíssima e a diagramação também parece ser maravilhosa, mas a história não me chamou a atenção e quando você destacou alguns pontos, eu realmente não me interessei, mas de qualquer forma a dica está anotada, quem sabe em outro momento a história não me interessa?!

Leticia Golz

Oi, Mari
Começa a bater um desânimo, né, quando a leitura não flui direito. Mas que bom que não é de toda ruim. Ouço muitos elogios sobre o livro, acho que a opinião sobre ele é bem dividida.
Confesso que não me sinto muito atraída por ele.

Aline Coelho Cury

Não conhecia esse livro e confesso que não li nada da autora, mas escuto muitas opiniões divididas então foi ótimo conferir mais uma opinião e a sua ficou bem estruturada. Parabéns pela leitura e pela resenha sincera. Quem sabe eu leia um dia!? Valeu pela dica.

Hoje é dia de livro

Eu amo as obras da autora! Minha vida fora dos trilhos me tocou profundamente, até mais que Em algum lugar nas estrelas. Que pena que houve algumas dificuldades para vc, mas é assim mesmo. Adorei a resenha!

fernanda

Não curto livros dessa editora, acho mal escritos, mas suas capas são lindas

Ana

Tô lendo agora e também tá meio difícil de fluir. Tá difícil entender direito o que, como e quando acontece a história rs. Mas estou tentando.

Driely Meira

Oiee Mari ^^
Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei um pouco curiosa, mesmo tendo em vista que a leitura demorou a fluir para você :/ Acho que, com duas histórias acontecendo ao mesmo tempo, e ambas com vários personagens, eu ficaria que nem barata tonta…haha me perderia rapidinho.
MilkMilks ♥

wpDiscuz